Atacama mais perto: Aeroporto de Calama agora pode receber voos internacionais

Yenifer Contreras
5/07/2019  ·  16:36Publicado 5 · jul · 2019  ·  16:36Atualizado 16 · set · 2019

Atacama mais perto: Aeroporto de Calama agora pode receber voos internacionais

O Atacama ficou um pouco mais próximo dos brasileiros. O Aeroporto El Loa, em Calama, recebeu ontem (05/07) seu primeiro voo internacional, vindo de Lima, no Peru. Com isso, o terminal do norte do Chile é o primeiro dos aeroportos regionais do país a ativar ações concretas do Plano “Mejores Aeropuertos”, anunciado há algumas semanas pelo Presidente Sebastián Piñera.

A proposta é a descentralização dos aeroportos no Chile, que busca evitar que os passageiros que chegam ao país tenham obrigatoriamente que passar por Santiago, como é hoje, ainda que seus destinos sejam o Deserto do Atacama, a região dos Lagos e Vulcões, como Pucón e Puerto Varas, ou a Patagônia.

aeroporto Calama Atacama

Avião da Latam vindo de Lima recebe o tradicional “batismo” em Calama

Rota direta de Lima a Calama

Assim, com a abertura deste novo terminal internacional, se você quiser viajar do Brasil para San Pedro de Atacama, não é mais necessário voar para Santiago e depois voltar para Calama. Você pode fazer a rota do Brasil para Lima e, em seguida, seguir de Lima a Calama, reduzindo sua viagem até 5 horas.

O voo LA2387, operado pela companhia aérea Latam, chegou ontem à tarde no aeroporto de Calama com 32 passageiros a bordo

A companhia aérea Latam anunciou que irá operar a rota direta Calama-Lima três vezes por semana, todas as terças, quintas e domingos com horário de partida às 14h00, em um voo que leva 2 horas e 30 minutos. Antes, fazendo esse mesmo trajeto, passando por Santiago, demorava pelo menos 8 horas.

Além da rota mais curta, para os brasileiros há agora a possibilidade de surgir algum voo direto do Brasil ao Atacama, facilitando ainda mais conhecer um dos melhores destinos do Chile. O mesmo pode ocorrer com outros aeroportos do país.

Plano de Aeroportos no Chile

O Plan de Mejoramiento de Aeropuertos anunciado pelo governo do Chile prevê a ampliação de El Loa, que passará de 9.450 m2 para 21.750 m2.

A partir de agora, espera-se que, progressivamente, vários aeroportos nacionais sejam habilitados a operar rotas internacionais, reduzindo o tempo de voo e o custo das passagens. Iniciativa que anda de mãos dadas com o anúncio da redução das taxas de embarque.

Quer saber porque essa é ma boa notícia? Leia nosso Guia do Atacama e veja as paisagens fantásticas que o deserto mais seco do mundo oferece a seus visitantes!