Após reforma, aeroporto de Buenos Aires reabre com voos para o Brasil
Após reforma, aeroporto de Buenos Aires reabre com voos para o Brasil
O Aeroparque Jorge Newbery, aeroporto que fica na cidade de Buenos Aires, reabriu hoje após vários meses em obras. Entre as reformas estão melhorias na pista e no setor internacional do terminal de passageiros. O aeroporto, que fica no bairro de Palermo, voltará ainda neste mês a ter voos a partir de cidades do Brasil com a Aerolíneas Argentinas, mas os brasileiros continuam proibidos de visitar a Argentina devido à pandemia.
Antes da pandemia todos os voos do Brasil para a Argentina haviam sido transferidos do Aeroparque para o aeroporto de Ezeiza, cidade que fica a cerca de 30 km da capital Buenos Aires.
Leia também:
O que fazer em Buenos Aires: 43 dicas para a sua viagem!
103 pontos turísticos de Buenos Aires!
Restaurantes em Buenos Aires: 50 lugares comer e beber
Dicas de compras em Buenos Aires
Dicas de transporte em Buenos Aires
Como ir de Ezeiza a Buenos Aires
25 passeios grátis em Buenos Aires
Maradona em Buenos Aires: um roteiro por 7 lugares que marcaram a vida do ídolo
As obras de modernização envolveram a pista e o setor internacional do terminal, onde vão operar voos para a América do Sul, que aqui na Argentina são conhecidos como “regionais”. O Aeroparque recebeu uma nova pista – a anterior datava da abertura do aeroporto na década de 1940 – e a extensão passou de 2.100 para 2.750 metros. A largura também foi aumentada de 40 para 60 metros, o que permitirá receber aviões maiores.
Após meses de trabalho, o Aeroparque passou a contar com novos estacionamentos e subsolos Sul em terrenos recuperados do rio, novos terminais de check-in e mais capacidade de terminais, entre outros. O investimento total foi de cerca de 5 bilhões de pesos.
Durante a obra, todos os voos domésticos estavam operando a partir do Terminal C do Aeroporto de Ezeiza, inclusive os das companhias low cost Flybondi e Jetsmart, desde o fechamento do Aeroporto El Palomar.
Voos da Aerolineas Argentinas no Aeroparque
Numa primeira fase, a frota dos Embraer 190 voltará para o Aeroparque, para cobertura de voos domésticos e para países vizinhos. A partir do dia 22 de março, será adicionada a frota de Boeing 737, cobrindo todas as rotas.
Com isso, a empresa poderá cobrir 39 destinos. A partir de amanhã, a companhia aérea nacional retomará os voos para Córdoba, Bariloche, Rosario, Mar del Plata, Jujuy e outros dez destinos na Argentina. Nos dias seguintes serão adicionados voos para outras 19 cidades, incluindo Puerto Iguazu, Ushuaia, El Calafate e Mendoza.
Para o Brasil serão operados voos do Aeroparque para São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis. Também haverá rotas a Assunção, Santiago do Chile e Santa Cruz de la Sierra. Como novidade, Lima se agrega como um novo destino operado a partir do aeroporto portenho.
No que diz respeito aos protocolos, serão respeitados os mesmos do Ezezia e todos os passageiros deverão comparecer com 3 horas de antecedência.
Voos low cost no Aeroparque
O Aeroparque também receberá voos domésticos das companhias Jetsmart e Flybondi . A Jetsmart terá voos de Buenos Aires a nove destinos na Argentina, incluindo Córdoba, Mendoza, Iguazu, Bariloche, El Calafate, Ushuaia e Salta.
Em função do solicitado pelas autoridades aeronáuticas, a Flybondi deverá continuar operando em Ezeiza até 31 de março. A partir de abril a companhia voará para 12 destinos, incluindo Bariloche, Córdoba, Iguazu, Salta e Mendoza.
A regra atual editada pelo governo argentino proíbe a entrada de estrangeiros até o dia 9 de abril. Porém nada indica que após esta data será possível voltar a visitar os hermanos, já que a proibição vem sendo prorrogada desde dezembro do ano passado. Mesmo assim, é ótimo será ótimo para os brasileiros chegar pelo Aeroparque no futuro e assim economizar algumas horas do deslocamento até Ezeiza.