Que novela! Anac diz que não há prazo para conclusão do aeromóvel em Guarulhos
Que novela! Anac diz que não há prazo para conclusão do aeromóvel em Guarulhos
Parece novela mexicana, mas o roteiro é genuinamente brasileiro! Um pedido de acesso à informação feito à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) revela que o órgão regulador fez uma visita técnica em 1º de setembro às obras do aeromóvel (People Mover) do Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com a constatação de “continuidade do descumprimento contratual”. A agência afirma que “no momento, não há prazo definido para a conclusão do investimento“.
O prazo anterior era 31 de agosto, o que evidentemente não foi cumprido, e a nova promessa de finalização dos trabalhos seria para este mês.

Segundo a Anac, na visita técnica anterior, feita em fevereiro deste ano, “as obras civis estavam praticamente concluídas, com pendências pontuais como escada e elevador da Estação TPS2” (o que possivelmente se refere ao Terminal 2 do aeroporto).
De acordo com a agência, “o sistema ainda operava em modo provisório, com controle manual dos veículos e ausência de automação nos sistemas de frenagem, aceleração e sonorização”.
Na resposta dada pela Anac ao pedido de informação, a agência destaca que “os sucessivos adiamentos (na entrega da obra) foram causados por atrasos nas etapas finais de implantação, especialmente na automação, controle e certificação”.
Há, também, questões de segurança, que já haviam sido levantadas previamente – segundo a Anac, uma certificação de segurança ainda está em andamento.

A AeroGRU, consórcio responsável pelo aeromóvel, e a GRU Airport, que administra o aeroporto, já foram alvo, em maio, de um processo administrativo da Anac para apurar “o potencial descumprimento contratual pela concessionária do Aeroporto de Guarulhos”.
Segundo o órgão regulador, a infração pode gerar uma multa de mais de R$ 33 mil por dia de atraso, conforme prevê o contrato de concessão do terminal.
O Melhores Destinos questionou a AeroGRU há cerca de uma semana a respeito dos atrasos e ainda não obteve retorno.
Espera pelo aeromóvel já dura 12 anos

Nunca demorou tanto para que a construção de 2 km de trilhos saísse do papel! Ao todo, o aeromóvel de Guarulhos tem investimento de R$ 270 milhões, vindos de recursos federais e privados. As obras começaram em janeiro de 2022, com prazo de entrega até fevereiro de 2024.
Desde então, esse limite vem sendo adiado – primeiro para agosto de 2024 e depois para janeiro de 2025. Em março deste ano, o novo prazo passou para o “segundo semestre”. A expectativa passou a ser o mês de agosto, e depois passou para setembro.
O contrato para a obra atual foi finalizado em 2021, mas o projeto existe desde 2013! Portanto, são 12 anos de espera pela linha.
Aeroporto de Guarulhos é o pior do país em avaliação da Anac

O maior aeroporto do Brasil recebeu as piores notas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em uma avaliação anual dos maiores terminais nacionais entregues à iniciativa privada.
Segundo o Painel de Indicadores de Qualidade de Serviço dos Aeroportos Concedidos, mantido pelo órgão regulador, o aeroporto paulista foi reprovado em categorias como limpeza e conforto e o único a ficar com pontuação abaixo de zero em 2024 – pelo segundo ano seguido! – em um índice que influencia reajustes tarifários.