Maior do mundo, operadora espanhola assumirá Congonhas e mais 10 aeroportos no Brasil em outubro
Maior do mundo, operadora espanhola assumirá Congonhas e mais 10 aeroportos no Brasil em outubro
Onze aeroportos brasileiros, incluindo o de Congonhas (SP), devem passar por mudanças e melhorias a partir do próximo mês, quando serão assumidos pela maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros, a Aena Brasil.
O Aeroporto de Congonhas, por exemplo, será assumido pela nova concessionária em menos de um mês, no dia 17 de outubro, e ganhará um novo terminal de passageiros.
A operadora assumirá os aeroportos distribuídos em São paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pará entre os dias 10 de outubro e 30 de novembro. Confira a programação para a Aena começar a gerir os aeroportos brasileiros.
- 10/10 – Uberlândia (MG) 13/10 – Campo Grande (MS)
- 17/10 – Congonhas, em São Paulo (SP)
- 07/11 – Ponta Porã (MS)
- 10/11 – Corumbá (MS)
- 13/11 – Uberaba (MG)
- 16/11 – Montes Claros (MG)
- 21/11 – Marabá (PA)
- 24/11 – Carajá (PA)
- 27/11 – Santarém (PA)
- 30/11 – Altamira (PA)
As melhorias nos aeroportos acima, com exceção de Congonhas, ocorrerão em junho de 2026.
“Neste momento, os 11 aeroportos encontram-se na etapa de operação assistida, com contratação de consultorias para o desenvolvimento de projetos de ampliação e modernização para cada aeroporto”, destacou a empresa, informando que já contratou mais de 260 colaboradores para atuarem nos 11 novos aeroportos sob a sua gestão.
Investimentos e operações
Atualmente, a Aena Brasil opera seis aeroportos no Nordeste, nas cidades do Recife (PE), Maceió (AL), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Campina Grande (PB) e Juazeiro do Norte (CE).
Ao final do processo da nova rodada de concessão, a Aena estará presente em nove estados do país, com a gestão de 17 terminais, responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional.
A gestão dos aeroportos foi arrematada em leilão pela empresa em agosto de 2022, por R$ 2,4 bilhões. A empresa é grupo espanhol Aena.
Acha que os aeroportos a serem assumidos pela Aena podem melhorar? Participe nos comentários!