Agora vai? Visto eletrônico para a Europa tem nova data para ser implantado


Agora vai? Visto eletrônico para a Europa tem nova data para ser implantado
Uma novela que já dura quase uma década! Mais uma vez foi adiada a entrada em vigor do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (Etias). Agora, a previsão para implementação do visto europeu é o final de 2026. Quando estiver em operação, turistas brasileiros que queiram viajar para algum dos 29 países do Espaço Schengen deverão preencher e pagar pelo Etias.
Segundo os Ministros dos Assuntos Internos da União Europeia, o adiamento na implementação se deve ao atraso do início da operação do Sistema de Entrada/Saída (EES), outra medida que visa reforçar a segurança nas fronteiras do Bloco. A nova previsão é de que o EES esteja em operação nos 29 países do Espaço Schengen em outubro deste ano. Agora é aguardar para ver se efetivamente esta implementação sai do papel.
O que é o Etias?
Etias significa Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem e foi anunciado pela Comissão Europeia em novembro de 2016 e implementado na legislação europeia dois anos depois. O objetivo é aumentar a segurança do Bloco e restringir a imigração ilegal, cadastrando e autorizando a viagem de estrangeiros que buscam entrar nos 29 países do Espaço Schengen, entre eles Portugal, Itália, Espanha, França e muito mais.
Com o novo sistema, todos os viajantes brasileiros e de outros 61 países serão obrigados a preencher um cadastro prévio e pagar a taxa de € 7 (R$ 43 no câmbio atual). Saiba todos os detalhes sobre o Etias, o futuro visto eletrônico para Europa.