logo Melhores Destinos

Acordo para facilitar retorno dos voos diretos do Brasil a Israel avança no Senado

Mari Kateivas
23/05/2025 às 16:05

Acordo para facilitar retorno dos voos diretos do Brasil a Israel avança no Senado

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Viajar entre Brasil e Israel pode ficar mais fácil e rápido nos próximos anos. Um acordo sobre serviços aéreos entre os dois países foi aprovado pela Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado brasileiro. O texto segue agora para votação no Senado e, se aprovado, a medida poderá facilitar o retorno dos voos diretos entre eles.

Segundo o senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), relator do projeto, o acordo fortalece a amizade e a cooperação entre os dois países, criando um marco legal estável para as companhias aéreas planejarem e operarem seus voos entre seus territórios. Neste post, te mostramos o que o acordo significa na prática aos viajantes.

Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo dos Melhores Destinos para acompanhar promoções de passagens aéreas e muito mais!

Voos e oportunidades

O novo tratado em questão é conhecido na aviação como acordo de “céus abertos”, um modelo para facilitar a entrada de novas rotas e operadores aéreos entre os países. Na prática, ele permite que as companhias aéreas operem livremente quantos voos desejarem entre os países, além de garantir outras liberdades.

Isso pode ajudar as empresas a iniciarem ou retomarem voos diretos entre Brasil e Israel. A companhia israelense El Al, por exemplo, operou entre 2009 e 2011 com voos entre São Paulo e Tel Aviv. Depois, a Latam começou a oferecer a mesma rota em 2018, mas suspendeu as operações em 2021 por considerar a demanda baixa.

A retomada dessas operações seria ótimo para os viajantes, já que o Brasil não tem nenhuma rota sem escalas para Israel. Eu, por exemplo, levei 34 horas para viajar de São Paulo até Tel Aviv por causa da escala que precisei fazer em Roma em 2022.

Atualmente, há voos com conexões em cidades europeias ou africanas, com companhias como a Turkish, Royal Air Maroc, Air France e Emirates.

Além disso, as facilidades burocráticas do novo acordo podem resultar em passagens aéreas mais baratas, mais opções de horários e conexões mais rápidas para quem deseja visitar Israel a partir do Brasil, ou vice-versa.

Acordo aéreo

O acordo assinado em Jerusalém em 2019, estabelece regras claras para o transporte aéreo entre Brasil e Israel. Isso inclui voos regulares, como os comerciais de passageiros, cargas e até correspondências.

Conforme o texto aprovado, as companhias aéreas de ambos os países terão o direito de:

  • Sobrevoar o território do outro país sem precisar pousar;
  • Fazer escalas técnicas em solo estrangeiro, desde que não envolvam atividades comerciais;
  • Operar rotas específicas previamente acordadas.

Além disso, o acordo trata de temas como tarifas, segurança e designação de empresas aéreas.

Tel Aviv, em Israel

Brasil e Israel

Mesmo que o tratado tenha sido assinado há alguns anos, sua aprovação agora ganha destaque pelo crescente interesse turístico e comercial entre Brasil e Israel.

Cidades como Tel Aviv e Jerusalém são destinos que atraem muitos turistas brasileiros, pelas religiões, história e cultura. Do outro lado, o Brasil continua sendo uma escolha dos israelenses como destino de praias e natureza.

Resta agora a aprovação final no Plenário e, depois, a implementação pelas companhias aéreas. Vamos ficar de olho nas novidades dos próximos meses!

Vale reforçar que, atualmente, viajar para Israel ainda apresenta riscos significativos devido ao conflito em curso com o Hamas e à instabilidade regional. Diversos governos e agências internacionais emitiram alertas desaconselhando viagens não essenciais ao país.

*Com informações da Agência Senado.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção