9 coisas para saber antes de ir a Caxias do Sul


9 coisas para saber antes de ir a Caxias do Sul
Caxias do Sul é um dos principais destinos de viagens de negócios da Região Sul e uma das portas de entrada da Serra Gaúcha. Isso significa que gente do Brasil todo passa por lá, seja a caminho de uma cidade turística, seja para participar de algum evento corporativo. E para facilitar a vida desse povo, eu listei 9 coisas para saber antes de viajar a Caxias do Sul.
Eu cresci em um município vizinho, a fofa Nova Petrópolis. Caxias era a minha referência de “cidade grande”, à qual recorria para consultar um médico especialista ou para dar rolê no shopping. E sigo visitando a cidade, então vou usar essa breve autoridade para dar as dicas mais completas e sinceras. Bora?
O que saber antes de viajar a Caxias do Sul
1 – Caxias tem aeroporto, mas considere POA
Caxias do Sul tem um aeroporto para chamar de seu. A apenas 5 km do centro, o Aeroporto Regional Hugo Cantergiani (CXJ) recebe voos de Azul, Gol e Latam. Mas costuma ter passagens mais caras do que para o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA) e é necessário levar em consideração o fator climático.
Não é incomum que voos sejam cancelados ou alterados por causa da neblina em Caxias, ou então que o pouso seja redirecionado a outro aeroporto. Em maio de 2024, quando o terminal da capital estava interditado por causa das enchentes, CXJ teve 23% dos trechos prejudicados por condições climáticas.
Então tem uma aposta a se fazer aí: se você der a sorte de um céu limpo, vai poupar um bom tempo, sem precisar se deslocar a partir de Porto Alegre. Mas leve em consideração possíveis contratempos, lembrando que são mais recorrentes no inverno ou meses próximos.
Ah, mais uma coisa importante: o aeroporto de Caxias está perto de Bento Gonçalves e do Vale dos Vinhedos, mas fica a pelo menos 1h20 de Gramado e Canela. Se você vai para esse lado da Serra, que chamamos de “Região das Hortênsias”, pouse no Aeroporto de Porto Alegre que é pouca coisa mais longe.
2 – A cidade tem hotéis para todos os bolsos
Tem bons hotéis em Caxias, incluindo opções para todos os bolsos. O Blue Tree Towers tem quartos amplos, com mesa e cadeira de escritório para trabalhar com mais conforto; o Swan tem boa localização, no Centro da cidade; e tem também hotel Ibis, que é uma rede econômica amplamente conhecida no país. O Intercity fica a 50 metros do Shopping Villagio Caxias (antigo Iguatemi) e tem business center.
Para quem quer algo no meio da natureza, tem o Samura (fotos abaixo), no Desvio Rizzo, que tem até quadras de vôlei e tênis.
- Fotos: Booking/Divulgação Samura
Seguem os hotéis mais reservados e bem avaliados da cidade:
Hotel | Nota | Reserva |
Cosmos Hotel | 8,9 | Ver preços |
Travel Inn | 8,8 | Ver preços |
Samuara Hotel | 8,7 | Ver preços |
Blue Tree Towes | 8,6 | Ver preços |
Tri Hotel | 8,5 | Ver preços |
Intercity | 8,4 | Ver preços |
Hotel Letto | 8,3 | Ver preços |
Swan | 8,3 | Ver preços |
Partner Hotel | 8,2 | Ver preços |
Ibis | 8 | Ver preços |
3. É uma boa oportunidade para comprar vinhos
Se Gramado e Canela foram construídas por imigrantes alemães, Caxias do Sul fica na parte da Serra colonizada por italianos. Sabe o que isso quer dizer né? Começa com V e termina com a gente rindo à toa hehe.
Até tem vinícolas em Caxias. A Cantina Tonet (foto abaixo) é uma que fica perto da região central, na Linha 40. Mas se você tiver mais tempo, vale visitar as das cidades vizinhas. Dá uma olhada no post de Vinícolas do Vale dos Vinhedos, em que minha colega sugere 15 lugares incríveis.
Também é uma baita ideia agendar um tour partindo de Caxias, veja algumas opções:
- Tour pelo Vale Trentino + Visita a duas vinícolas
- Excursão ao Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves
- Tour do vinho por Caxias do Sul e Flores da Cunha
4. Tem boas opções de excursão
Neste post, eu sugiro 9 rolês que você pode fazer por conta em Caxias do Sul. Mas se você quer conhecer um pouco das região e tem pouco tempo, se estiver sem carro, ou simplesmente se não quer perder tempo planejando, vale reservar algum passeio de agência para conhecer um pouco da região. Normalmente, eles te buscam na porta do hotel, é bem cômodo.
Veja alguns passeios:
- Excursão a Nova Petrópolis, Gramado e Canela
- Excursão de trem Maria Fumaça + Visita a uma vinícola em Bento Gonçalves
- Tour de compras em Farroupilha + Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio
- Tour por Caxias do Sul + Visita a uma vinícola

Labirinto Verde de Nova Petrópolis
5. A melhor coisa para fazer em Caxias do Sul é comer
Fui curta e grossa, mas duvido que alguém em Caxias discorde. A herança italiana está bem marcada na mesa de restaurantes, galeterias e mesmo de churrascarias como a tradicionalíssima Imperador, que serve rodízio desde 1970.
Radicci com bacon, salada de batata e massa com molho vermelho são outros pratos comuns a esses lugares, e o Famiglia Gelain é conhecido também pelo tortéi. A gente não conseguiu ir porque fecha cedo, às 13h15 já não recebe mais gente.
Essa mesa farta aí da foto é na Galeteria Alvorada, lugar de decoração bem simples e comida boa, servida super rápido. Destaque para a polenta frita recheada com queijo e para o sagu de vinho com creme, sou fã.
6. O xis de Caxias é um dos mais famosos do RS
Ainda falando de comida, eu precisava enaltecer o xis de Caxias. Xis não é só uma espécie de hambúrguer, é um patrimônio gastronômico do Rio Grande do Sul. E rola uma peleia entre cidades que reivindicam o título de melhor do Estado: Canoas, na Região Metropolitana, tem boa autoridade, Pelotas, no Sul, vem cavando espaço, mas, para os caxienses, não há nem discussão.
A favor deles, conta a icônica Jaime Rocha, no Centro. A hamburgueria é conhecida pelo xis ridiculamente grande, é difícil até de morder. Se não fosse motivo o suficiente para conhecer, o ambiente exala rock’n roll. Tem guitarras e quadros dos Rolling Stones, do Elvis, do Pink Floyd preenchendo cada pedacinho branco de parede e do teto. Mas o que mais chama atenção é a Harley-Davidson pendurada sobre a cabeça dos clientes.
Outros dois xis que dão orgulho para os caxienses são o Juventus e o da Gringa, que existe desde 1975 e se vende no próprio site como “o xizón mais gostoso que é a cara de Cassias” – suponho que é para ler com sotaque de gringo.
7. Vale tomar os cuidados de “cidade grande”
Não vou dizer que Caxias é perigosa, longe disso. Mas como a segunda maior cidade do Rio Grande do Sul, sua página policial é mais extensa do que das outras cidades da Serra Gaúcha, onde a sensação de segurança predomina.
Sendo mulher, eu evitaria caminhar sozinha de noite. Vale ficar de olho também nos pertences pessoais, especialmente celular, e evitar deixar o carro na rua de noite. Mas não quero fazer alarde também, nem se compara com Rio, São Paulo ou a maioria das metrópoles brasileiras.
8. Não subestime o frio, muito menos o vento
Eu já passei mais frio em Caxias do que Gramado. A altitude de ambas é parecida, em torno de 800 metros do nível do mar. Mas o vento gelado que bate em algumas regiões de Caxias gera uma sensação que, sério, arrepio só de lembrar. Como dizem os mais gaudérios: é frio de renguear cusco.
Atente que no verão pode fazer muito calor em Caxias. O RS inteiro tem as estações bem marcadas, com algumas pegadinhas de São Pedro pelo ano. Sugiro fortemente que você consulte a previsão antes de fazer a mala. E que leve um casaco para sair de noite, independente do mês em que vai viajar.
9. Caxias promove uma das maiores festas do RS
A Festa Nacional da Uva está para Caxias do Sul como a Festa Junina para o Nordeste, como o Carnaval para o Rio. Realizada desde 1931 para celebrar a viticultura, é o grande evento da cidade e um dos maiores de todo o Estado, realizado entre fevereiro e março.
A escolha da rainha e das princesas é coisa mais concorrida que Miss por aqui, a rivalidade é grande. Também rola desfiles com carros alegóricos pelas ruas da cidade e shows nacionais a preços populares — em 2024 teve Ana Castela, Raça Negra e Alok, por exemplo. Vende-se de um tudo nos Pavilhões da Festa da Uva, às vezes a gente até esquece que a festa é dedicada à uva hehe.
Dito isso, é interessante você consultar as datas exatas do evento no ano em que visitar Caxias, para curtir a festa ou mesmo para evitá-la, porque a cidade fica mais cheia nesse período.

Parreirais na Estada do Imigrante
Se você já conhece Caxias e tem mais dicas, escreve nos comentários. Com certeza vai ajudar os outros viajantes. Obrigada pela leitura e até a próxima!