17 mercados incríveis no Brasil e no mundo para incluir em suas próximas viagens
17 mercados incríveis no Brasil e no mundo para incluir em suas próximas viagens
Mercados são atração em dezenas de cidades pelo mundo e que surpreendem por sua variedade de produtos. Seja para comprar, experimentar uma comida ou apenas observar, são um verdadeiro passeio turístico! Confira agora algumas dicas de mercados pelo mundo!
Desde o início das grandes civilizações os mercados estão presentes nas cidades. Muitas cidades nasceram, cresceram e se desenvolveram ao redor de onde existia um mercado, que era um espaço onde as pessoas podiam trocar seus produtos, conversar e adquirir os ítens que precisavam.
Hoje em dia esse hábito se mantém, mas em muitos lugares de maneira mais organizada e com um foco turístico. Alguns mercados permanecem de pé há séculos e outros, um tanto mais novos, agradam pela modernidade.
Ao longo dos países que visitamos, encontramos dezenas de mercados surpreendentes, não só pelos produtos que oferecem, mas por sua história e demonstração da cultura local! Visitar um mercado é um verdadeiro estudo sociológico, ideal para comprar e também para observar os hábitos de cada lugar.
Em muitos mercados você poderá encontrar pratos tradicionais da gastronomia do lugar, restaurantes variados, petiscos, frutas típicas, objetos que fazem parte daquela cultura, lembranças de viagens, bebidas e muito, muito mais! Confira a nossa lista de mercado pelo mundo que chamaram nossa atenção!
1. Mercado Municipal de São Paulo
Queridinho entre os turistas, o Mercado Municipal é parada obrigatória para quem gosta de feiras e boa comida. O espaço — projetado por Francisco Ramos de Azevedo e inaugurado em 1933 — é um verdadeiro paraíso para os apreciadores de bons ingredientes. E lá você encontrará desde temperos até suculentas postas de bacalhau. Se você é do tipo que gosta de levar novos sabores para casa, o Mercadão é o lugar certo! Muitos falam que os preços de lá são mais caros, o que não deixa de ser verdade. Mas, ainda assim, o passeio é válido; especialmente pelo ambiente belíssimo que remete os frequentadores aos bons tempos das feiras. Não por acaso o Mercado Municipal está em nossa lista das 25 coisas para fazer em São Paulo de graça (ou quase).
2. Mercado Central de Belo Horizonte
Seja para comprar os tradicionais queijos ou doce de leite mineiros ou apenas beber com os amigos, o Mercado Central de Belo Horizonte é um passeio imperdível em Bêagá. O lugar reúne comidas típicas, artesanato, restaurantes, locais para comprar temperos, frutos e muito mais. O espaço tem de tudo um pouco e mesmo que seja para olhar e conhecer o que ele oferece, é um passeio ótimo!
3. Mercado de Florianópolis, Santa Catarina
O Mercado Público de Florianópolis é um lugar para quem quer comprar todo tipo de produto — todo tipo mesmo! Por lá você encontra quiosques que vendem peixes, frutos do mar, carnes, especiarias, frutas e vários restaurantes e bares, que são uma boa opção para quem procura por um lugar para almoçar ou para um happy hour.
O local onde hoje fica o edifício era um espaço que mercadores e pescadores vendiam seus produtos ao ar livre. Com a notícia de que o Imperador Dom Pedro I visitaria a cidade, os comerciantes foram removidos do local e em meados do século XIX foi construída uma estrutura, que posteriormente foi ampliada e se tornou o edifício que hoje conhecemos.
4. Ver-o-Peso – Belém, Pará
Síntese dos sabores e cultura paraense desde 1625, o Mercado Ver-o-Peso é uma intensa experiência para os turistas que estão em Belém. Um dos maiores mercados a céu aberto do mundo, com 25 mil m² de área, o Ver-o-Peso tem variedade de produtos que impressiona, porém o que mais atrai a atenção dos visitantes é a quantidade de novidades (aos olhos de quem chega de fora) possível de se encontrar por lá.
5. Mercado Roma, Cidade do México – México
O Mercado Roma é uma espécie de galpão onde vários estabelecimentos funcionam em balcões abertos e oferecem os mais variados tipos de refeição. Muito popular entre os jovens descolados, o Mercado Roma é lugar para badalar e, claro, experimentar algumas iguarias na Cidade do México. É ótimo para quem não tem coragem de encarar as comidas de rua, mas ainda assim deseja experimentar os pratos. Com um certo requinte, gente bonita, comida saborosa, bom preço e ainda algumas bancas para compras de produtos variados, o Mercado Roma é parada obrigatória para os amantes da boa mesa e de uma balada diurna.
6. Mercado Central de Florença, Itália
Surpreendente, o Mercado de Florença é procurado pelos moradores da cidade para comprar frutas e verduras frescas. Entretanto, o que muita gente não se dá conta é que no andar superior desse edifício no centro da cidade fica um espaço cheio de restaurantes e barraquinhas vendendo as mais diversas comidas. É um espaço muito bacana, que tem de tudo um pouco!
7. St. Lawrence Market, Toronto – Canadá
Se tem um lugar que quem gosta de comida não deve perder em Toronto, esse lugar é o St. Lawrence Market. O mercado de Old York ocupa uma área cujo edifício começou a ser construído em 1831 e que, antes mesmo dessa data, já era tida como uma área de comércio de Toronto. Hoje em dia, o mercado é considerado um dos melhores do mundo, tem barraquinhas de comidas, petiscos, sopas, sanduíches, bolos e mais um monte de coisas maravilhosas!
8. Time Out Market, Lisboa – Portugal
Também conhecido como o “Mercado da Ribeira“, a primeira referência ao Mercado da Lisboa Velha acontece em 1100. Ao longo dos anos, esse mercado sofreu muitas mudanças, incêndios e reformas e em 2014 aconteceu a inauguração do Time Out Market Lisboa. O mercado abriga hoje diversos restaurantes, lugares para comer os tradicionais pasteis de nata, croquetes, comprar frutas, beber um vinho e muito mais! É um espaço delicioso na cidade de Lisboa para encontrar amigos e comer bem!
9. Mercado Árabe da Cidade Velha de Jerusalém
Não se preocupe em procurar por ele. Quando menos você esperar, o Mercado Árabe da Cidade Velha de Jerusalém (Arab Souk) irá brilhar na sua frente. Conhecido também como Souk Khan Ez-Zheit, esse mercado percorre boa parte das ruas do Bairro Árabe e muitas vezes se confunde com as rotas feitas pelos peregrinos. Entre uma estação e outra da Via Sacra, você certamente irá passar por lojinhas que vendem de tudo.
Os preços são muito parecidos entre as lojas, mas como os árabes adoram negociar, não custa pleitear um desconto. O lugar é especialmente interessante para comprar todo tipo de objetos de decoração e souvenirs que fazem referência à Terra Santa. É possível encontrar dos mais tradicionais temperos até camisetas que satirizam personagens famosos em Israel.
10. Grande Bazar – Istambul, Turquia
O mercado é uma das principais atrações turísticas de Istambul e um lugar onde você poderá ver de perto a rica cultura local. Ele é considerado um dos maiores mercados cobertos pelo mundo e hoje faz parte de um enorme complexo, que abriga não apenas vários corredores, muitas lojas, casas de câmbio e até delegacia. O Grande Bazar tem de tudo um pouco e é excelente para comprar presentes ou lembranças de viagem. Vale a dica de sempre negociar o preço quando estiver por lá!
11. Mercado de San Miguel, Madri – Espanha
Ótimo para conhecer a gastronomia local, petiscar e tomar uma bebida, o Mercado de San Miguel está constantemente cheio e com espaço disputado. O lugar é maravilhoso, cheio de comidas deliciosas e tem à venda lindas frutas, frutos do mar frescos, azeitonas recheadas, croquetes, vinhos, etc. Vale muito a pena visitar o lugar, seja para um happy hour como para um almoço descontraído em Madri!
12. Tsukiji Market, Tokyo – Japão
Um dos mais famosos mercados pelo mundo, o Tsukiji Market não é necessariamente um lugar bonito, mas é bem diferente. O Tsukiji Market é o maior mercado de peixes do mundo e estima-se que o lugar venda mais de 2.000 toneladas de animais marinhos todos os dias. O local é o ponto de venda de peixes e frutos do mar para moradores e principalmente para os restaurantes de Tokyo. No mercado, acontece diariamente um leilão de atum, em que peças enormes de peixes são vendidas para consumo. Anexo ao local fica também uma área com pequenos restaurantes, sempre muito frescos.
13. Chelsea Market, Nova York – Estados Unidos
Nova York é cheia de lugares onde você vê tantas coisas interessantes que pode visitar várias vezes sem se cansar. Um desses casos é o Chelsea Market, um mercado em Chelsea que tem diversos restaurantes e quiosques diferentes. Por lá você encontrará locais para comer peixes e frutos do mar, comida mexicana e italiana, bolos, comprar roupas, utensílios de cozinha e muito mais. E como fica próximo ao parque High Line, você pode aproveitar para conhecer os dois lugares no mesmo dia.
14. La Boquería – Barcelona – Espanha
Sempre cheio e animado, La Boquería é o principal mercado da cidade de Barcelona. O país é cheio de mercados maravilhosos e um deles é esse, que segundo documentos históricos funciona nessa região desde 1217. Ele fica na frente da Rambla, outro importante ponto da cidade e hoje está em um edifício histórico. Visitando o La Boquería você encontrará locais que vendem frutas e sucos, espaços com frios e o famoso jamón serrano, queijos, croquetes, sanduíches, doces, frutos do mar e mais um monte de coisas para cozinhar ou comer na hora.
15. Gold e Spice Souks, Dubai
O Oriente Médio é famoso pelos souks, como são chamados os maravilhosos mercados populares que vendem todo tipo de produto. Em Dubai não é diferente. Apesar de a cidade ter história recente, é possível encontrar mercados tradicionais em meio à modernidade do lugar. Os principais espaços dedicados à arte de pechinchar são o Gold Souk e o Spice Souk, os dois são vizinhos e estão localizados à beira do Dubai Creek, na região de Deira.
16. Fisherman’s Wharf, San Francisco – Estados Unidos
Quem caminha pela área do Fisherman’s Warf nos dias de hoje não imagina que em meados do século XIX o local era porto de pescadores – na maioria italianos – e o principal mercado de peixes da cidade. Remodelado nos anos 70, o local tornou-se um dos mais visitados pontos turísticos de San Francisco. No início do dia, muitos barcos ainda aportam por lá, trazendo o pescado fresco que será servido nos maravilhosos restaurantes da área. Tudo bem fresquinho!
O Fisherman’s Warf compreende a área que vai do Píer 39 à Ghirardelli Square, mas o trecho mais reconhecido pelo nome é na região do Píer 43, próximo àTaylor St. Lá você encontrará as deliciosas barraquinhas que vendem pratos preparados com os produtos recém-pescados. Entre as especialidades, não deixe de experimentar Dungeness Crab, um caranguejo gigante típico dessa região do Pacífico.
17. Marrakech Souk, Marrakech – Marrocos
A cidade de Marrakech tem diversos souk, que são os mercados locais. Eles estão espalhados por toda a cidade e oferecem todo tipo de produto. A cidade tem um dos maior mercados do mundo e ali os visitantes são bem disputados e há bastante assédio por parte dos vendedores que tentam vender seus objetos de prata, tapetes, cerâmica etc.
E você, já esteve em outros mercados pelo mundo? Compartilhe com a gente suas dicas durante suas viagens!