12 destinos imperdíveis na França escolhidos por famosa votação internacional
12 destinos imperdíveis na França escolhidos por famosa votação internacional
A França é o país mais visitado do mundo. Por ano, cerca de 100 milhões de turistas desembarcam nos quatro cantos deste país riquíssimo em história, paisagens deslumbrantes, cultura vibrante e gastronomia requintada. Mas quais são os melhores lugares para serem visitados na França? Para te ajudar num futuro roteiro, a European Best Destinations elegeu em votação online os 12 destinos franceses imperdíveis.
12 – Estrasburgo
Começamos esta lista dos melhores destinos para serem visitados na França com uma das cidades mais lindas de todo o país. A capital da Alsácia, Estrasburgo traz em sua essência a mistura da cultura alemã e francesa em suas ruas do centro histórico patrimônio da Unesco. Na fronteira entre os dois países, a cidade guarda muitos atrativos arquitetônicos, culturais e boa gastronomia. Caminhar pelo centro histórico, mais especificamente na Petite France, é uma viagem no tempo com suas casinhas no estilo enxaimel, pontes medievais, canais e ruas de pedra. Para saber de mais detalhes, vale a pena fazer um passeio guiado grátis pelo centro ou por La Petite France. A cidade também encanta no Natal com um dos mercados natalinos mais famosos da Europa.
11 – Grenoble
Conhecida como a capital dos Alpes, esta joia francesa fica entre os rios Drac e Isere e em meio a altas montanhas. Com uma história que remonta ao Império Romano, Grenoble é o destino perfeito para quem busca cultura, paisagens de tirar o fôlego, contato com a natureza e aventura. A cidade conta com museus e restaurantes pra lá de charmosos, vistas incríveis e tem como uma de suas principais atrações o Museu da Resistência, que conta a história de um dos maiores centros de resistência na França durante a Segunda Guerra Mundial.

10 – Menton
Pertinho da Itália, lá no extremo sul da França na região da Cote d’Azur, fica esta encantadora e charmosa cidade à beira do Mar Mediterrâneo. Com belos jardins, clima ensolarado quase o ano todo, Menton tem um centro histórico magnífico repleto de casinhas coloridas, barcos a perder de vista, ruelas com restaurantes e lojas e igrejas barrocas no alto do morro com uma vista espetacular da costa. Vale destacar que Menton também é conhecida como a “Cidade dos Limões”, devido à alta produção e pelo famoso Festival do Limão. Entre os passeios mais populares na cidade estão a Excursão ao Maciço de l’Estérel, visita à Villa Kérylos e ao povoado medieval e Èze.

9 – Bordeaux
Conhecida na cena internacional pelo vinho renomado, Bordeaux vai muito além da bebida. É uma cidade encantadora com suas imponentes construções em pedra bege, parques, restaurantes e uma incrível promenade à beira do rio Garonne. Um dos destinos em alta da Europa e que vale com certeza a inclusão do seu próximo roteiro de viagem. Entre os passeios mais famosos por lá estão os tours pelos vinhedos de Sain-Émilion e a visita à Cité du Vin.

8 – Marselha
A mais antiga e segunda maior cidade do país é um importante destino turístico no sul francês. As praias de água cristalina na costa mediterrânea são os principais atrativos de Marselha, mas a região tem diversas outras atrações como museus, centro histórico preservado e atividades culturais realçadas pela mistura de raças devido a cidade ser a principal porta de entrada de imigrantes africanos. Não deixe de fazer um tour para apreciar as belas paisagens de Aix-en-Provence e Cassis!
7 – Bonifacio
A ilha da beleza é o outro nome que a deslumbrante Córsega é conhecida. No extremo sul do arquipélago fica Bonifacio, um dos destinos imperdíveis da França. Erguida sobre imponentes falésias de calcário, que erguem-se do mar Mediterrâneo de cor azul-turquesa, casinhas em tom pastel e ruelas de pedras de seu centro histórico medieval encantam todos que a visitam ao longo do ano. Para completar a viagem, não deixe de visitar as famosas ilhas de La Maddalena.

6 – Monte Saint-Michel
Uma das construções mais emblemáticas da França não poderia ficar de fora desta lista. No ilhote de pedra granítica, localizado na divisa entre a Normandia e a Bretanha, nasceu uma das mais incríveis obras do mundo. Diferente do que se imagina à primeira vista, o Monte Saint-Michel não é um castelo. O primeiro mosteiro foi construído na ilha no século VIII depois que, segundo a lenda, o arcanjo Miguel visitou St. Aubert, o bispo de Avranches, e o instruiu a construir uma igreja na ilha. O local é tão fascinante que já virou cenário de animação da Disney.
5 – Sénanque
No sul da França fica a maravilhosa e perfumada região da Provença, conhecida por seus campos de lavanda a perder de vista. Mas é lá também, em meio às flores perfumadas, que fica um dos destinos a serem visitados na França. A Abadia de Notre Dame de Sénanque é um dos poucos exemplos da construção cisterciense, ordem religiosa monástica católica beneditina. Erguida entre os séculos XII e XIII, a Abadia é aberta para visitação, mas é bom manter o silêncio já que o local ainda é habitado por monges.

4 – Falésias de Étretat
Em 1886 o pintor Claude Monet retratou as belezas desta região. A pequena cidade de Étretat fica a cerca de 200 km de Paris e atrai milhares de visitantes devido às suas praias à beira do Canal da Mancha, vilarejo pitoresco e, claro, devido às belas falésias brancas. Os paredões rochosos, esculpidos pelo mar e pelo vento com seus formatos em arco são as principais atrações da região e podem ser avistados por trilhas ao longo da costa, levando o local a um dos melhores a serem visitados na França.
- Falésias de Etretat
3 – Giverny
Esta pequena cidadezinha, a 80 km de Paris, entrou na lista dos melhores lugares para se visitar na França devido a um importante artista. Com pouco dinheiro no bolso, Claude Monet deixou a capital francesa e se mudou com a família para Giverny em 1883. Lá ele transformou a sua casa e os arredores num santuário pessoal, que mais tarde se tornaria uma grande atração turística. A residência e os jardins de Monet são espetaculares e o inspiraram para suas famosas pinturas impressionistas, especialmente as Ninféias.
As casinhas coloridas e de madeira desta encantadora cidadezinha francesa parecem ter saído de uma história infantil, só falta mesmo o Gato de Botas aparecer para empunhar sua espada em mais uma aventura. Colmar sempre está nas listas dos lindos vilarejos na Europa que parecem ter saído de um conto de fadas. As influências francesas e alemãs se misturam nesta vila bem preservada da região da Alsácia. Pelas ruas de paralelepípedos os estilos dos dois países se misturam indo do gótico alemão ao neobarroco francês. Com a chegada do fim de ano, Colmar fica mais charmosa e encantadora, é uma das cidades que ganham mais magia com as luzes de Natal.

1 – Paris
Chegamos ao primeiro lugar desta lista sem surpresas! Paris dispensa apresentações. É um dos destinos mais visitados do mundo e um importante polo econômico europeu há centenas dez anos. A sua arquitetura imponente e única é um dos principais charmes desta cidade, que também encanta por seu cafés, parques, museus e história. A bela e grandiosa Torre Eiffel pontua o horizonte e é, com certeza, o local mais clicado pelos turistas – descubra 32 lugares para as melhores fotos da Torre Eiffel. A Cidade Luz é repleta de atrativos e nada melhor do que usufruir sem pressa cada cantinho especial desta maravilhosa cidade, aproveite e veja as nossas dicas do que fazer em Paris.
____________________________________________________________________________________
O que achou da lista? Conhece algum dos destinos? Tem outros lugares para indicar? Deixe seu comentário logo abaixo.
Está se organizando para viajar? Confira os feriados 2026.