Webjet, Trip e OceanAir anunciam grande ampliação da frota

Leonardo Marques 11 · agosto · 2009

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Nesse primeiro semestre de 2009 a Azul se destacou pela grande ampliação da frota, a Trip e a Webjet também receberam vários aviões. Nesse segundo semestre a OceanAir irá aumentar sua frota em 80%, a Webjet terminará 2009 com um crescimento de quase 100% da frota e a Trip, que já vem aumentando sua frota com consistência há mais de 1 ano, promete continuar essa expansão. A Azul vai dar um diminuída no crescimento mas continuará recebendo novos aviões, só não será no mesmo ritmo que vinha recebendo.

Bom, vamos aos números:

OceanAir

Inicio 2009: 12 aviões Fokker 100
Hoje: 12 aviões Fokker 100
Inicio 2010: 19 Fokker 100 + 2 Airbus A319
Futuro: até 2011 deve substituir todos os Fokker 100 por Airbus e Embraer E190/E195

Webjet

Inicio 2009:  11 aviões 737-300
Hoje: 16 aviões 737-300
Inicio 2010: 21 aviões 737-300
Futuro: 25 aviões 737-300 em julho de 2010.

Trip

Inicio 2009: 21 aviões(20 ATR + 1 Embraer)
Hoje: 27 aviões(22 ATR + 5 Embraer)
Inicio 2010: 34 aviões(27 ATR + 7 Embraer)
Futuro: 60 aviões até 2014
Obs: A Trip é a companhia brasileira aérea que voa para o maior número de cidades.

Azul

Inicio 2009: 3 aviões Embraer 190/195
Hoje: 12 aviões Embraer 190/195
Inicio 2010: 14 aviões Embraer 190/195
Futuro: terminar 2010 com 21 aviões Embraer 190/195

Novas cidades

Quando se fala em ampliação da frota as pessoas se animam logo na esperança de que novas cidades sejam atendidas por essas  companhias “menores” e as pessoas possam ter opção ao duopólio.

Bom as notícias de ampliação de frota dessa vez não são sinônimos de novos aeroportos.

A Webjet começou 2009 com 11 aviões, reduziu o número de cidades atendidas e diz que só irá atender novas cidades após julho de 2010 quando tiver 25 aviões.

A Azul, que teve forte expansão no primeiro semestre de 2009, deve atender mais umas 2 cidades em 2009 e mais umas 4 em 2010, mesmo aumentando sua frota dos 12 aviões que tem hoje para 21 no final de 2010.

Já a Trip foge à regra, ela hoje já atende 72 cidade e até o final de 2011 ela quer atender 100 cidades! é, pelo menos Trip você pode ter certeza que terá na sua cidade ;). O “problema” é que o foco da Trip são trechos curtos, então ela costuma ser uma boa opção apenas para vôos no mesmo estado ou estados vizinhos.

A OceanAir estava “parada” desde meados de 2009 quando foi reestruturada, a empresa que já foi muito criticada hoje virou a mesa e é muito elogiada. Ela vai receber 7 aviões esta ano mas não se pronunciou oficialmente e não se sabe se irá atender novas cidades.

A passaredo, que tem foco parecido com a Trip, tem expandido também sua frota e duas novas companhias aéreas regionais estão sendo criadas a SOL e a NOAR. O importante mesmo é que o mercado está se movimentando. Eu não temos nada contra TAM e GOL (aliás tenho sim 🙂 ) mas o mercado precisa de concorrência.

Claro que esse quadro que se desenha hoje pode ser modificado a qualquer momento mas certamente as expectativas que temos hoje são bem melhores que há um ano.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos