Webjet, Trip e OceanAir anunciam grande ampliação da frota

Leonardo Marques 11 · agosto · 2009

Nesse primeiro semestre de 2009 a Azul se destacou pela grande ampliação da frota, a Trip e a Webjet também receberam vários aviões. Nesse segundo semestre a OceanAir irá aumentar sua frota em 80%, a Webjet terminará 2009 com um crescimento de quase 100% da frota e a Trip, que já vem aumentando sua frota com consistência há mais de 1 ano, promete continuar essa expansão. A Azul vai dar um diminuída no crescimento mas continuará recebendo novos aviões, só não será no mesmo ritmo que vinha recebendo.

Bom, vamos aos números:

OceanAir

Inicio 2009: 12 aviões Fokker 100
Hoje: 12 aviões Fokker 100
Inicio 2010: 19 Fokker 100 + 2 Airbus A319
Futuro: até 2011 deve substituir todos os Fokker 100 por Airbus e Embraer E190/E195

Webjet

Inicio 2009:  11 aviões 737-300
Hoje: 16 aviões 737-300
Inicio 2010: 21 aviões 737-300
Futuro: 25 aviões 737-300 em julho de 2010.

Trip

Inicio 2009: 21 aviões(20 ATR + 1 Embraer)
Hoje: 27 aviões(22 ATR + 5 Embraer)
Inicio 2010: 34 aviões(27 ATR + 7 Embraer)
Futuro: 60 aviões até 2014
Obs: A Trip é a companhia brasileira aérea que voa para o maior número de cidades.

Azul

Inicio 2009: 3 aviões Embraer 190/195
Hoje: 12 aviões Embraer 190/195
Inicio 2010: 14 aviões Embraer 190/195
Futuro: terminar 2010 com 21 aviões Embraer 190/195

Novas cidades

Quando se fala em ampliação da frota as pessoas se animam logo na esperança de que novas cidades sejam atendidas por essas  companhias “menores” e as pessoas possam ter opção ao duopólio.

Bom as notícias de ampliação de frota dessa vez não são sinônimos de novos aeroportos.

A Webjet começou 2009 com 11 aviões, reduziu o número de cidades atendidas e diz que só irá atender novas cidades após julho de 2010 quando tiver 25 aviões.

A Azul, que teve forte expansão no primeiro semestre de 2009, deve atender mais umas 2 cidades em 2009 e mais umas 4 em 2010, mesmo aumentando sua frota dos 12 aviões que tem hoje para 21 no final de 2010.

Já a Trip foge à regra, ela hoje já atende 72 cidade e até o final de 2011 ela quer atender 100 cidades! é, pelo menos Trip você pode ter certeza que terá na sua cidade ;). O “problema” é que o foco da Trip são trechos curtos, então ela costuma ser uma boa opção apenas para vôos no mesmo estado ou estados vizinhos.

A OceanAir estava “parada” desde meados de 2009 quando foi reestruturada, a empresa que já foi muito criticada hoje virou a mesa e é muito elogiada. Ela vai receber 7 aviões esta ano mas não se pronunciou oficialmente e não se sabe se irá atender novas cidades.

A passaredo, que tem foco parecido com a Trip, tem expandido também sua frota e duas novas companhias aéreas regionais estão sendo criadas a SOL e a NOAR. O importante mesmo é que o mercado está se movimentando. Eu não temos nada contra TAM e GOL (aliás tenho sim 🙂 ) mas o mercado precisa de concorrência.

Claro que esse quadro que se desenha hoje pode ser modificado a qualquer momento mas certamente as expectativas que temos hoje são bem melhores que há um ano.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Em um país continental como o nosso, precisamos sim de mais companhias aéreas. A concorrência é sempre saudável ao mercado.

  • Denis

    Leonardo,

    Supondo que todas estas companhias – incluindo Tam e Gol – tivessem voos com preços e horários similares para um destino, qual seriam suas escolhas? Quais na sua opinião têm melhores serviços e são mais confiáveis?

    Um abraço e parabéns pelo site!

    • Leonardo (Melhores D

      hehe. muito boa a sua pergunta Denis, uma das melhores que já recebi por aqui e essa ninguém nunca fez 😉
      Primeiro preciso falar para você que sou fã de aviões e isso poderia influenciar na minha decisão. Diante das suas condições vamos às minhas escolhas:
      a pior pra mim…Gol – tenho 1.86 e viajar de gol é um aperto, o serviço de bordo oferecido é o pior e já tive grandes problemas com o site. Depois da gol a segunda pior pra mim seria a tam, as poltronas são tão apertadas quanto a gol, o serviço de bordo é um pouco melhor mas já tive sérios problemas com o site deles e estou inclusive brigando pra receber uma devolução no meu cartão de crédito. Tô quase escrevendo um post sobre essa história pra ver se a TAM acorda.
      Já percebeu que fiquei entre as citadas no post né 😉
      Em primeiro lugar eu escolheria a Azul, devido os aviões serem novos, modernos, brasileiros e com poltronas espaçosas, o serviço de bordo é pior que da webjet e da oceanair mas preferiria.
      Depois da Azul minha opção seria pela webjet(aviões velhos mas bem cuidados) empatada com a oceanair, o problema da OceanAir é conseguir comprar um passagem naquela site, fica mais fora do ar que funcionando . A Trip eu não me sinto a vontade para opinar sobre sua qualidade, mas não colocaria ela entre as piores não.
      O que me faria mudar de opinião seria voar em 777/767 (lembranças da transbrasil), nese caso optaria pela Gol/TAM, mas no momento a Gol não está operando 767 e a tam só tá usando 777 pro exterior.

      Quem sabe escrevo um post depois com esse comentário….

  • Denis

    Leonardo,

    Obrigado pela resposta! Acho que um post sobre este tema seria muito interessante! Até hoje eu só voei de Tam e Gol, mas agora estou propenso a experimentar as outras companhias, desde que o custo valha a pena.

    Um abraço

    • Denis, na verdade eu tenho um post escrito sobre o assunto só esperando a hora certa de publicar. Ainda não publiquei porque estou esperando que uma situação. Mas esse mês publico. A diferença é que esse post não é baseado na minha opnião.

  • Leo-BH

    Gente,

    Morro de medo do Fokker 100 chamado pela Oceanair de MK não sei das quantas. Outro dia até estourou um pneu na hora de decolar aqui em BH.

    Leonardo MD,

    conta pra nós os acidentes e incidentes com o FOKKER?

    Compra passagem gente! Compra avião gente! (Fokker não) srrsrsrs

    Abraço, gente!

    Leo-BH

    • Leo-BH, hehe você tem razão, os Fokker 100 tem uma péssima fama e isso assusta mesmo, não é só você…. tem muita gente mesmo. Mas, até hoje não vi nenhum especialista questionar os F100, muito pelo contrário eles são sempre muito elogiados, tanto pela economia quanto pelo conforto e não vejo críticas quanto a segurança, ao contrário dos Airbus que em geral são bastante elogiados mas há sim uma corrente que é contra a supremacia dos computadores em alguns modelos.
      Além dessas opiniões, olhando estatísticas também não há nada de anormal com o Fokker 100.
      Portanto, da próxima vez vai OceanAir/F100 você vai ganhar um serviço de bordo melhor que inclui até sobremesas bem selecionadas.

  • Fernando

    Bom, pessoal, assim como o Leonardo, eu sou um apaixonado por aviões. Em relação a escolher companhias pra voar, com certeza minha escolha também seria pela Azul pelos mesmos motivos expostos por ele. Agora preciso fazer um registro. Apesar do problemas em relação à Gol, que não é mais a mesma do início, o fato é que tenho viajado sempre por ela pela facilidade do cartão próprio que permite parcelamentos e pelo sistema de milhas (leia-se as recentes promoções). Mas a cia precisaria melhorar muito sim. Já voei pela Webjet algumas vezes e fiquei surpreso no bom sentido com o serviço, o que precisaria melhorar seriam os aviões (aliás, eles não tem planos de adquirir os Embraers?) Agora eu to ansioso pela chegada da Azul em Brasília.

    • Fernando, a webjet só tem planos de 737-300, o bom e velho (nada melhor para classificar os 733). As principais companhias aéreas to mundo todo usam aviões da Embraer e as brasileiras ainda resistem, mas é pela dificuldade de financiamento.

  • O medo de Fokker 100 é principalmente por causa dos acidentes da TAM nos anos 90, mas lógico q ficou uma pontinha de "medo" por isso, aí ta o motivo da Ocean Air ter colocado como MK-28, jogada de marketing. É uma aventura voar de Fokker 100 pelo histórico que nós temos. Mas eu axo mais aventura voar de Airbus e não só por causa da Air France!!! Vai que tão usando Windows Vista nakele monte de computadores e o bagulho pede pra reiniciar quando tá la no alto?

    • Só para esclarecer o nome do Fokker 100 é na verdade Fokker 28 MK-0100 então a OceanAir não dez nada demais.

  • Leo-BH

    Leonardo MD,

    A Oceanair nao diz nada demais mesmo, mas acho que a empresa "camuflou" o nome do avião justamente para não perder passageiros que têm uma má impressão do FOKKER 100 como eu tenho. O nome FOKKER 100 ficou muito tempo exposto na mídia e atrelado a acidentes.

    Abraço, Leo!

    Leo-BH

    • É.. a idéia foi essa mesma, não assustar as pessoas e acho que não foi uma idéia ruim. Mas eu fico feliz de saber que o MK28 é F100 pra que eu possa optar e saber onde estou 😉

  • Mas essa foi a idéia, camuflar o nome pra não assustar!
    http://www.segurancadevoo.com.br/ultimas.php?id=1

  • Capitão publi

    Olá Leonardo,

    Parabéns, excelente blog, tenho acompanhado detalhadamente…vamos em breve divulgar uma denuncia ao Ministerio Publico em MG envolvendo a GOL e suas práticas abusivas de sequestro de taxa de embarque, taxas de cancelamento desproporcionais, mau atendimento, desrespeito aos passageiros e problemas com reembolso. Espero que possa contar com a ajuda da Melhores Destinos para que a aviação melhore nesse país. Os mais de 50.000 usuários da Melhores Destinos vão gostar de saber que a GOL será em breve obrigada a modificar alguns procedimentos e, consequentemente, ajudarão a fiscalizar isso se quiserem. Abraços e obrigado até aqui.

    • Capitão publicitário, depois que a denúncia tiver sido feita peço que me envie para eu dar uma olhada. Aqui puxamos a sardinha para quem achamos que são os melhores e fazemos críticas sempre que julgamos necessário.

  • Capitão publi

    Obrigado LEO,

    Sem dúvida vamos enviar em breve informações sim.

  • Rosane

    boa noite!
    moro em João Pessoa e pra viajar pra João Pessoa destino ao Rio ou vice versa é + caro e tem poucas opções de empresas aéreas.
    gostaria que essa situação mudasse porque somos de baixo poder aquisitivo e isso nos dificulta d+
    falo em nome dos paraibanos asalariados.
    obrigado pela atenção.
    Rosane.

  • Narcelo

    Realmente, ganhar da Azul é bem difícil… os Embraers estão com a bola toda… Além de ser brasileiro!