Webjet inova e lança check-in automático em seus voos

Denis Carvalho 28 · dezembro · 2011

A Webjet lançou uma nova ferramenta que promete facilitar a vida de seus passageiros. Trata-se do check-in automático que oferece ao cliente a possibilidade de receber o cartão de embarque já no ato da compra, evitando filas e reduzindo o tempo de embarque.

O novo sistema funciona para compras no site da Webjet. Após finalizar a reserva e pagamento do bilhete, o usuário tem a opção de imprimir se cartão de embarque, mesmo que o voo seja para meses depois da data da compra.

Com isso, os passageiros que não tiverem que despachar bagagem poderão se dirigir diretamente à sala de embarque, sem ter que pegar filas. Além disso, a Webjet poderá oferecer filas especiais – mais rápidas – para aqueles que apenas vão despachar as malas, a exemplo do que fazem as demais companhias.

Em tese, a impressão do cartão também permite que o passageiro chegue mais tarde ao aeroporto. É sempre recomendável, contudo, que se chegue com certa antecedência, a fim de evitar dores de cabeça se houver algum problema com o embarque. A Webjet não informou se pretende cobrar alguma taxa pelo serviço no futuro ou se ele será sempre gratuito. Os usuários ainda terão à disposição o check-in nos quiosques e balcões.

Será que o novo sistema terá sucesso? Se for, em breve certamente teremos o mesmo implantando na GOL e, muito provavelmente, nas demais companhias. Vamos acompanhar os impactos da medida nos aeroportos e nos voos.

Mais informações no site da Webjet

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Edson

    Já utilizei este check-in automático 02 vezes nestas duas últimas semanas. Muito prático.

  • Daniel Vítor

    Espero que funcione, porque esse lance de fechar o check-in 30 minutos antes já me fez perder dois vôos da webjet…. Sei que o correto é hegar com 1 hora de antecedência, mas quem mora no Rio de Janeiro sabe o que são os engarrafamentos para se chegar ao aeroporto, e por 3 minutos já me deixaram sem embarcar, parece ser uma boa. Mas vamos ver se vai funcionar……

  • E quando a pessoa desistir da viagem e quiser o reembolso do voo não vai poder pedir porque ja fez check-in… 🙂

  • Marcos Reis

    Não é novidade… Na verdade mais uma vez a Webjet vem na frente como forma de "enganar" o cliente… Lembram das multas cobradas por ela??? Absurdas… R$ 200 em alguns casos… Dessa vez é o seguinte, o cliente tem que ficar esperto pois "aceitando o brinde" de fazer o chekin antes, mesmo com meses de antecedências da viagem, caso ele queira cancelar ou alterar alguma coisa, ouvirá da Webjet o seguinte, como seu chekin já foi realizado a situação é complicada… Ou seja, quem vai se ferrar é o cliente. Hoje em dia qual vantagem de fazer chekin pela internet??? Se alguém ganha com isso é a empresa aérea, que não gasta papel, tinta de impressora, energia eletrica e ainda reduz o número de funcionários. O serviço aéreo no Brasil ainda é caro, não podemos deixar que a resposabilidade por isso seja dos passageiros e sim de quem anda enchendo os bolsos de dinheiro com o serviço. É obrigação da empresa aérea fazer o chekin, ter uma infra estrtura que atenda seus clientes… Eu sinceramente só faço chekin na internet se me derem alguma vantagem… Antes a Gol dava R$ 5,00 por chekin que você podia usar na próxima compra, mais o negócio ficou tão bom que ela tirou…

    • Denis Martins

      A TAM estava oferecendo alguma coisa também neste fim de ano. Acho que era um desconto na próxima compra

  • Alci de Fátim

    comprei passagem para uma amiga e ainda não consegui fazer check-in pela internet .

  • Lara

    A primeira coisa que pensei foi o mesmo dos colegas acima – bom, se eu fizer o check in antes e quiser remarcar o voo depois a multa vai ser grande.

    Outra coisa, a "Objeto" (já ouvi assim no aeroporto) AMA fechar o voo antes do horário e deixar você ou sua bagagem pra trás, já aconteceu comigo. Mas depois pra recuperar a bagagem eles não são tão velozes, não.

    E finalmente, disponibilizar o serviço de check in online é uma necessidade e é muito mais vantagem do que fazer check in no momento da compra! Eles retirarem essa opção só me dá a impressão que é pra terem mais chance de fazer mais gente perder o voo e faturar com multas.