Voo de São Paulo a Toronto da Air Canada fará escala no Chile

Denis Carvalho 14 · junho · 2013

A Air Canada fará uma  mudança em seu voo de São Paulo a Toronto no dia 2 de julho. Em vez da ligação direta sem paradas, o jato fará uma escala em Santiago, para só então seguir para o destino canadense. Com base na informação do Airline Route, havíamos entendido que a alteração seria definitiva, mas a companhia informou que será somente uma alteração pontual e não afetará as demais partidas.

A notícia foi publicada pelo site Airline Route. Segundo a publicação, a mudança ocorrerá no dia 2 de julho, em voo realizado em jato Boeing 767. O voo AC090 será  direto de Toronto a São Paulo. A mudança afetará o voo AC093, que sairá de Guarulhos e passará por Santiago para só então seguir para o Canadá.

A Air Canada é a única companhia que oferece ligação direta e sem paradas entre o Brasil e o Canadá. Com o esclarecimento sobre a alteração pontual, resta aguardar para saber se teremos mais alguma alteração na rota, que a partir de outubro poderá ser operada em jatos Boeing 777.

Atualizado às 20h17

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Felipe

    Como fica o AC091? Também será afetado?

  • Felipe Senna

    "A mudança afetará o voo AC093, que sairá de Guarulhos e passará por Santiago para só então seguir para o Chile."

    – Acho que era 'só então seguir para o Canadá. 😉

    Obrigado pela info, MD!

  • Glauber Moreira

    Só para lembrar, o vôo de Buenos Aires da Air Canadá tbm para Toronto já tem essa escala em Santiago, será que ambos irão parar lá, ou mudam a operação de BsAs (Ezeiza). Só que p de BsAs passa na ida e na volta. Inclusive muito argentinos usam como rota para Santiago, pois geralmente não sai cheio de Ezeiza.

  • João Rodrigue

    Mas que ideia sem sentido! Não ficaria muito melhor fazer os voos do Chile com escala em São Paulo, se fosse o caso?

    Desse jeito, vai aumentar o tempo de viagem pra Toronto em umas 6 horas!

  • Leonardo Couto

    Que retrocesso. Acho que todo mundo perde com isso.

    GRU-YYZ 5090 milhas

    GRU-SCL-YYZ 6980 milhas

    Perde quem vai para o Canadá

    Perde quem usa o Canadá como conexão para a Ásia.

    Agora, mais do que nunca, compensa ir via EUA.

  • Ariadne S. Dercoli C

    Não acredito!

    Optei pela Air Canadá exatamente por ser vôo direto!

    Minha passagem está marcada para setembro/2013, será que não vai afetar o AC091?? (vôo escolhido.

  • lucia

    Denis,

    não tem expectativa de promoção para inauguração da nova rota?

  • Raoni Fonseca Duarte

    Um absurdo essa mudança! Quando eu fui para o Canadá, optei pela Air Canada justamente por oferecer voo direto de São Paulo para Toronto. Muito estranho essa mudança de rota, pois os voos costumam partir bem cheios (em especial na alta temporada).

    Se ainda adotassem uma estratégia estilo a da Qatar ou a da Turkish, até se entenderia (e seria uma boa alternativa ao monopólio da Latam); mas, da forma como foi estabelecida, parece que os responsáveis pelas rotas da Air Canada não têm noção de geografia ou de distâncias na América do Sul…

  • Marcela Silva Sanche

    Achei péssimo! Moro em Montreal, e agora todo mundo que vier me visitar vou sempre optar pelas americanas. 2 paradas só pra vir até aqui é horrível!

  • Rafael Kalinowski

    Pessoal, calma!! O Airline Route disse que SOMENTE no dia 02/07 este voo fará um stop em Santiago, não vai mudar a malha, é só uma ocorrência isolada. Tanto é que em outubro o voo GRU/YYZ/GRU passa a ser operado com 777 direto como sempre foi.

    • Rafael, felizmente a Air Canada confirmou que é apenas uma mudança pontual. Lamento o equívoco, mas confesso que fiquei aliviado!

  • Leonardo Macedo

    Está realmente correto?

    Totalmente sem sentido! Os voos GRU-YYZ são os que apresentam maior taxa de ocupação da AC. Chega a ter taxa de ocupação acima dos 90%. Será que faz tanto sentido levar passageiros para SCL e bater de frente com a LATAM?

    A notícia é uma surpresa! Me questiono se o Airline Route está realmente correto! Vai também contra o que foi dito pelo diretor comercial da empresa de que o 777-300ER seria utilizado definitivamente na rota GRU-YYZ. O número do voo apontado é AC1093. A informação até o momento é de que "Operates only on 2013-07-02", ou seja, consta como se esse voo fosse operar apenas na data indicada (o que também não faz sentido!).

    Meu palpite… Na verdade eles estariam colocando uma perna até o Brasil no voo já existente entre SCL-YYZ (AC093). Digo isso ao reparar que os horários são exatamente aqueles demonstrados para o voo de SCL: SCL 18:30 YYZ 05:35. Caso contrário, eles teriam também de cancelar o voo SCL-YYZ (impossível haver 2 voos exatamente no mesmo horário). O código do "novo" voo também é parecido.

    • Tomara que você tenha razão! Teríamos uma opção a mais. Enquanto a Air Canada não se pronuncia continuamos aguardando!

  • Yrleyjander Salmito

    Olhem o lado positivo, pode-se fazer um stop-over em Santiago! Quem sabe de graça.

  • Márcio Sampai

    Tirando o fato (óbvio) de excluir o vôo direto, não acho isso motivo para trocar esse vôo pelas americanas ou Copa. Por acaso algumas dessas oferece vôos diretos ou apenas com 1 escala? NÃO!!! Todos os vôos rivais são feitos com conexão, com tudo que ela tem direito (desembarque, tempo de espera, novo embarque, troca de aeronave) enquanto que nesse vôo da Air Canada o passageiro nem sairá do avião… não é conexão, é escala, e continuará mais rápido que a grande maioria das conexões.

    É parecido com o que a Ethiopian vai fazer, vem da África, pousa no Rio, escala em São Paulo e depois volta para a África. Este procedimento diminui os custos da empresa deixando de pagar novas taxas aeroportuárias na escala de retorno – e atende todo mundo!

    E como o Yrleyjander falou acima, quem não garante que pode rolar um stop-over em Santiago?

    • Thiago Castro

      Prefiro pegar uma escala nos EUA (apesar de ser um saco passar na imigração deles) do que ir até o Chile pra depois ir pro Canadá! A Copa tb é uma opção mais racional do ponto de vista geográfico.

  • Marcio GM

    "Air Canada Sao Paulo – Toronto 02JUL13 Operation Changes

    Air Canada on 02JUL13 is changing operations on Sao Paulo – Toronto northbound service, as it’ll be operating Sao Paulo – Santiago de Chile – Toronto route instead of nonstop."

    Pelo texto original, meu entendimento é que a mudança ocorrera APENAS no dia 02 julho. Uma tradução errada pode causar muita confusão… Abraços,

    • Tem razão, a Air Canada confirmou que é isso mesmo, lamento o mal entendido!

  • Cláudio Carne

    Vi alguns comentários indignados pela falta de lógica na questão geográfica (de ter que voltar até o chile para depois ir para o Cadaná).

    É… Agora os paulistas sabem como grande parte do país se sente quando temos que ir até SP para depois voltar para o destino final (como ocorre em determinados vôos de Porto Alegre até a "vizinha" Buenos Aires; ou de Curitiba para Assunción)…

    Com certeza quem traçou essas rotas dessa forma não é bobo. Não é apenas a questão geográfica que manda (bom se fosse… bom se não tivéssemos que fazer escalas ou conexões em São Paulo em várias rotas sem sentido).

  • João Alfredo

    Sim, acabei de olhar aqui no meu sistema, e é só nesse dia… E o numero do voo vai ser AC1093

  • Thyago César

    Tem razão, Cláudio… é o mesmo que alguém de Recife/João Pessoa/Natal/Fortaleza (ou qualquer local do NE) sair de num voo de madrugada para SP e passar o dia todo esperando um voo que saia à noite p/ EUA ou Europa.