TAM anuncia novo voo para Joanesburgo e cortes nas rotas para os Estados Unidos!

Denis Carvalho 19 · outubro · 2015

A TAM anunciou que pretende voar para a África do Sul em breve. A companhia informou que aguarda as autorizações para dar início a um novo voo de São Paulo a Joanesburgo. Por outro lado, a companhia vai cortar vários voos para os Estados Unidos, incluindo o cancelamento da rota de Belo Horizonte a Miami.

A companhia não informou detalhes do voo para Joanesburgo, como data prevista para início e quantidade de voos semanais. Como a Anac sequer aprovou as frequências entre os países, é provável que a rota ainda demore alguns meses para ser iniciada. Hoje a ligação é feita exclusivamente pela South African Airways.

“A TAM está aguardando as aprovações por parte das autoridades para inaugurar a rota durante 2016, o que seria uma grande notícia para nossos passageiros e clientes de carga já que não existe não existe outro Grupo de companhias latino-americano que conecte a região e a África”, destacou Enrique Cueto, CEO do Grupo LATAM Airlines.

As mudanças nos voos para os Estados Unidos, segundo a companhia, começam pelo cancelamento da rota de Belo Horizonte a Miami, que vinha sendo operada com três frequências semanais, a partir de março de 2016. “A TAM seguirá oferecendo ao público mineiro opções de rápida conexão em outros hubs (centros de conexão internacional) do Grupo LATAM, sobretudo a partir de Brasília, que já conta com voos regulares e diretos para Buenos Aires, Miami e Orlando. Para melhorar a conectividade, o Grupo ainda aumentará de três para sete frequências semanais a rota Brasília-Orlando”, informou a empresa

Já o voo de São Paulo a Orlando será reduzido de onze para sete frequências semanais e passará a ser operado pelo novo Airbus A350 XWB a partir do segundo trimestre de 2016. O voo Manaus-Miami também terá readequação a partir de abril de 2016, passando de cinco para quatro frequências, enquanto a rota Fortaleza-Miami será ampliada de uma para duas frequências, ambos semanais.

A partir de fevereiro de 2016, a TAM também vai passar a operar voos diretos entre São Paulo e Bogotá, aumentando de sete para 11 o número de frequências semanais das empresas do Grupo LATAM nesta rota. Essa mudança  ampliará também as opções de conexão para os destinos caribenhos oferecidos a partir da capital colombiana. Paralelamente, a partir de janeiro do próximo ano, a empresa assumirá algumas operações do Grupo LATAM na rota São Paulo-Lima.

A partir de novembro de 2015, a LAN começa a operar a rota Santiago-São Paulo-Milão, e durante o ano já adicionou três novas frequências entre Santiago e Madri. Já a partir de junho de 2016, o recém-lançado voo da TAM entre São Paulo e Barcelona ganhará reforço e passará a ser diário, ampliando a conectividade entre a América do Sul e a Europa. E, finalmente, no próximo ano serão ampliadas de 14 para 17 o número de voos semanais da LAN Peru entre Lima-Miami, para reforçar a conectividade com todo o continente sul-americano a partir da capital peruana. A LAN também vai operar um novo voo de Lima a Washington D.C.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Tarcísio Medeiros

    Ixe, será que o vôo que eu peguei de Guarulhos será mudado? Espero que eles realoquem e não simplesmente retornem o dinheiro pq foi barato pakas hahahah

    • Marcelo Berto

      Acho que para eles é melhor te realocar caso tenha mudança. rsrsrs
      assim é uma passagem a menos para vender.!!!!!
      Suponho que seja assim. RSRSRSRS

    • Gil

      Prezado Tarcisio caso mudem bc pode alterar o voo inclusive c sete dias p antes e/ou apos….

  • Luis

    A gente ja sabe que LA domina tudo!Ou seja a TAM agora é subsidiária

  • Rafael Gomes

    Quanto mais corta, mais Chance de subir as passagens ):

  • Se eu entendi bem, será apenas uma readequação dos vôos, com ampliações estratégicas. Não é uma notícia ruim ao meu ver.

  • Hermes Hs

    Eu também, não vi nada de ruim, visto que os voos estão sendo realocados, inclusive houve aumento de frequências, por exemplo para Barcelona! Agora, o voo Manaus – Miami,, por exemplo, feito pela AA, é realizado por A320, visto que são 4hs de voo e a frequência não é tanta. Assim, acho que de repente poderiam manter a frequência com o A320 e retirar o 767 para outra rota mais movimentada. Mas eu gostei das notícias. Termos ums boa competição para Europa, incluindo Milão e Barcelona!

    • Caio

      A Tam está apenas se adequando ao mercado. Com o dólar por volta de R$4,00 muita gente deixou de ir pros EUA, logo a demanda tem que ser cortada… Quanto ao voo da AA, iniciou de B737 e hoje é feito de A319. Esse B767 que a Tam utiliza para MAO (salvo engano), é um avião que faz o GIG – MIA durante a noite, faz o MIA – MAO – MIA durante o dia e depois volta pro GIG a noite, é um meio da aeronave não ficar ociosa lá em MIA, por isso fica meio complicado de alterar equipamento…

      • Mariah Rafaela Silva

        Olha na verdade, eu penso que a TAM usa esse 767 entre GRU-MAO-MIA. Eu moro em Manaus e por diversas vezes voei de MAO para GRU (vice-versa) no 767.

        • Caio

          Também moro em Manaus, e também, várias vezes, voei de B767 e B777 no MAO – GRU – MAO. Acontece que o avião que vem de GRU fica parado no SBEG. Se você passar pelo aeroporto entre 12:30 e 15h você vai ver o B767 parado próximo ao terminal de cargas. O B767 que vem de MIA fica pouco tempo aqui, acho que nem sai do gate, chega por volta de 12:30 (praticamento junto com o que vem de GRU) e já volta pra MIA por volta de 14h e o que vai pra GRU sai por volta de 15:30.
          O avião não é o mesmo, tanto que para a alta, agora em dezembro, o 767 vai ser trocado pelo 777 e posteriormente pelo A350, apenas na rota GRU – MAO – GRU.

        • Igor Renato

          O que vai pra MIA não é o mesmo de GRU, acho que esse de MIA é o que faz a rota MAO-MIA-GIG.

          • Caio

            Esse avião faz GIG – MIA – MAO – MIA – GIG.
            E tem o outro que faz GRU – MAO – GRU.
            Ambos são B767

  • Rafael Favaron

    A Tam irá reduzir o número de voos para os EUA de algumas cidades, porém irá aumentar em outras e em SP com aviões maiores, ou seja é provável que pela utilização de aviões maiores ela mantenha ou aumente a oferta de assentos, além de centralizar voos de seus principais hubs, como SP, RJ, Brasília e o próximo a ser definido no nordeste. Fazendo com que muitos voos para a Europa e EUA parem nesses hubs, otimizando a ocupação dos voos e como disse na reportagem a oferta de carga para empresas.

    • EIion Tallet

      Parabéns pelo comentário! Falou tudo e mais um pouco!

    • jorge moraes

      HUB no Nordeste agora se torna inviável. Pela demanda o Brasil já tem Hub demais.

      • Caio

        Esse HUB do Nordeste está sendo pensado pra ter efeito significativo daqui uns 3, 4 anos (de acordo com o que eu tenho lido). Vai ser implantado em 2016? Sim! Mas até que a Latam coloque todos os voos internacionais que pretende em operação, até que ajeite toda a malha para possibilitar as conexões em tempo hábil, até que consiga todas as licenças vai demorar um pouco. Hoje, a economia está uma lástima, mas em 2018? Outra coisa a ser levada em conta, esse HUB visa conexões da Am do Sul com Europa e USA, não serão de uso exclusivo apenas do Brasil.

    • MOACYR LOPES DOS SANTOS

      Complementando, ajustando a malha para a entrada do A350, mais econômico.

  • Antonio Silva

    A TAM já poderia ter voos para a ÁFRICA há muito tempo !!!

    • Victor Vicentim

      Será que vai continuar por 25mil pontos os voos para Africa ? com esse voo direto não sei não, já fui pela British com parada em Londres e depois tive oportunidade de conhecer o A380… mas é bastante cansativo…
      Enfim espero que seja por pouca milhagem e quem sabe conecte com alguma parceria para Seychelles e MAuricius … kkkk se não for pedir demais 🙂

  • Ramon

    Na verdade são 15 dias antes ou após

  • Thalitta Sousa

    Lacra o 13!!!!!

  • Tarcísio Medeiros

    Ainda bem…. Já tive vários vôos da Gol alterados. Inclusive eles foram bem flexíveis e já me permitiram até mudar a cidade de origem/destino, mas na TAM não sei como é que é…. Mas os vôos alterados foram pra Orlando, né? o meu é pra Miami…

  • Fernando

    Difícil manter 25 k em voo direto

    • ARYSON FRANCA

      Olá, comprei no mês passado REC/JOANESB/REC na TAM por 50.000 ida/volta no voo direto da SAA de São Paulo para o mês de março/16.

  • Henry

    Realmente… Seychelles e Mauritius são locais lindos.. se eles tiverem parceria com alguma cia. para fazer o trecho entre a África do Sul e as ilhas será 10…..

  • RayBandeira

    Eu acho bom. Voos diretos pra África são inspiradores. Da África do Sul dá pra ir pra muitos lugares incríveis. Fui há 3 anos com a South African para Joanesburgo e de lá peguei ônibus pro Zimbábue, lago Kariba e Zâmbia, safáris show! Nem me interesso muito em voltar pra Africa do Sul, mas de lá para paises vizinhos… cê tá louco! vale muito a pena! Incluindo aí Botsuana e Namíbia (sem visto) e Moçambique.

    Vou turbinar meu acúmulos de pontos Múltiplus e aguardar uma troca de pontos justa.

  • Jedeson Constantino

    Muito bom voar direto para a Africa do Sul, agora eu pergunto: porque não voar direto para Cape Town? sendo esse o destino final da maioria dos passageiros com destino a Africa do Sul?

    • Fernando Biao Lima

      Esse voo pra Joanesburgo vai ser muito utilizado como conexão também, por lá é possível voar para outros países da África e também para Austrália e Ásia. Cape Town acredito que seja basicamente para turistas, temos que lembrar que existem muitos passageiros viajando a negócios.

    • Igor Renato

      Pelo mesmo motivo que a TAM voa pra Frankfurt e não pra Berlim. As companhias visam os passageiros a negócios e não os turistas, mesma coisa de linhas pré e pós pagas de telefone, há um os pré representavam 80% dos clientes e apenas 20% da renda. acho que exagerei na comparação, mas é basicamente isso.

  • Janine

    BH sempre em baixa… Há pouquíssimos voos de BH para o exterior, e a coisa só piora…

  • Antonio Silva

    Ir para África por Londres é duro hein ! kkkkk. Mas o bom serviço e a vontade de viajar fala mais alto. Vc pode optar por Maurício ou Seicheles sim, mas a África do Sul também é linda !!!

  • Antonio Silva

    Verdade. Mas BH é muito próxima do Rio e de SP também !!!

  • Caio

    É verdade! Vamos torcer para que isso dê certo e essas rotas sejam implementadas. Vai desafogar GRU o otimizar bastante o tempo de viagem partindo do N – NE..