GOL aproveita crise na Pluna e anuncia voo direto de São Paulo a Montevidéu

Denis Carvalho 6 · julho · 2012

Rei morto, rei posto. Bastou a Pluna divulgar a suspensão de suas atividades por tempo indeterminado para a GOL anunciar um voo direto entre São Paulo e Montevidéu, rota onde a uruguaia mais operava. os novos voos serão diários e terão início no dia de 15 de agosto, afirmou a companhia por meio de sua assessoria de imprensa nesta sexta-feira

Atualmente, todos os voos da GOL entre Guarulhos e a capital uruguaia fazem escala em Porto Alegre (RS). A GOL afirma, entretanto, que a decisão de um voo direto do maior aeroporto do País a Montevidéu é parte da reestruturação da malha da companhia e não está relacionada ao fim das operações da uruguaia Pluna.

O novo voo sairá de São Paulo todos os dias às 10h25 e partirá de Montevidéu às 14h10, também diariamente. Na quinta-feira, o governo do Uruguai decidiu encerrar as operações da Pluna, que anunciou a suspensão de todos os voos nesta sexta-feira diante dos sérios problemas financeiros que enfrenta.

A alteração, no entanto, vai afetar os gaúchos, que passarão a ter somente um voo para Montevidéu por dia. A leitora Franciele Maboni, por exemplo, tinha passagens no voo que será alterado e foi surpreendida com a mudança: “Fomos fazer a marcação de assentos e nos deparamos com essa situação: os voos que compramos não existem mais na GOL”.

O Estado uruguaio é o único administrador da Pluna desde meados de junho, quando o fundo de investimento que detinha 75% da companhia abandonou sua participação após se negar a capitalizá-la. Uma agência estatal controlava a fatia de 25 por cento restante.

De todo modo, a notícia é excelente para os brasileiros, já que a Pluna era a companhia internacional que mais voos operava no País, especialmente para o Uruguai. Agora à noite, a Anac também divulgou comunicado informando que se a Pluna não retomar em breve seus voos poderá ter a licença para operar no Brasil cassada. Segundo a agência, a multa por cada passageiro não atendido é de R$ 4 mil, chegando a R$ 360 mil por voo cancelado.

Com informações da revista Exame e Anac e dica dos leitores Igor Parreira, Franciele Maboni, Bruno Valverde e Eduardo.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Igor – Poa

    Eu só espero que não cancelem POA – MVD por este motivo!

    • Pelo que sei já cancelaram. É exatamente esse voo GRU-POA-MVD que vai virar GRU-MVD… depois vou confirmar isso.

  • alexandre araujo

    coloquei para o mes de outubro

  • Paulo Oliveira

    Como assim, só a Pluna tinha GRU-MVD direto? Já fiz esse trecho, direto, com a Tam.

  • Diogo

    Só lembrando também que o voo da GOL CWB – ASU a partir de agosto migra pra GRU – ASU!!

  • PEDRÃO

    Não deve durar muito, assim como está acontecendo com o trecho para MIAMI. A GOL já solicitou o cancelamento na ANAC do trecho para MIA….se quiserem podem olhar la no site.

    E que coloquem a dica do PEDRÃO!!

    Sds

  • Caio Cabral

    "Atualmente, todos os voos entre Guarulhos e a capital uruguaia fazem escala em Porto Alegre (RS)."

  • Igor – Poa

    Gente que isso, como ir a Montevidéu agora?

    Sem Pluna, TAM e GOL! De ônibus?

  • Igor – Poa

    Pelo menos em outubro quando quero ir ainda existe o vôo, será que vão cancelar?

  • Leandro Neves

    Às vezes tenho vergonha de ser brasileiro…mal sabem ler e interpretar um texto corretamente!

  • Paulo Oliveira

    "Rota em que a uruguaia reinava absoluta". O uso da palavra absoluta dá aentender que não tem outa companhia fazendo o trecho.

    "Atualmente, todos os voos entre Guarulhos e a capital uruguaia fazem escala em Porto Alegre"

    Você não disse "todos os voos da GOl". Isso também dá a entender que, independente da companhia, não tem mais voo direto MVD-GRU.

    • Paulo Oliveira

      PS: assim como eu, outras pessoas entenderam também que não teriam voos de outras companhias por causa dos trechos descritos acima. Talvez complementar a informação, dê mais clareza ao texto.

    • São duas interpretações bastante subjetivas de sua parte, mas de todo modo já alterei os textos para deixar mais claro. Obrigado1

  • Diego Nascimento

    Reestruturação da malha da GOL?

    Eles aproveitaram a jogada, isso sim!

    Eike espertinhos

  • Diego Karaski

    Poxa vida, não pode ser… Acredito que por conta dessa alteração mudaram o voo 1696 Curitiba – Campinas. Na verdade era um vôo que vinha de POA até o Rio, fazendo escalas em CWB e Viracopos.

    Eu voo semanalmente no 1696 e não consegui mais encontra-lo no site da GOL após 15 de Agosto. 🙁

  • Margareth

    Será que hora da Gol se reestruturar? É jogada de marketing?

    Será que volta com os voo ditos como cancelados?

    Não tenho vergonha de ser brasileira, posso ter uma interpretação diferente, acho falta ….

    Este site/blog é para tirar duvidas, ler informações , nos atualizar etc

  • Valeria Cristina

    Será que isso vai acontecer com os voos de novembro, irei a novembro para Punta Del leste e a cia aerea é a Pluna.Já estou começando a ficar preocupada com essa situação da Pluna.

  • marcel

    Não entendi porque a notícia dos problemas da Pluna é excelente para os brasileiros. É porque a Pluna é uruguaia e não europeia ou estadunidense?

    Uma opção a menos para quem vai viajar ao Uruguai e ainda complica a vida de quem tinha opção de voo direto pra Montevidéu e terá de fazer escala em Guarulhos.

  • E eu que ia para Santiago em duas semanas, tive meu "pacote" cancelado pela CVC. Isto é certo? Ou a agência tem que me embarcar de qualquer maneira, que seja por outra empresa?

    • Igor – Poa

      A CVC tem que colocar em outra cia, fazer o que o cliente achar melhor não o que fica melhor pra eles.

  • Marcelo

    Pessoal, entendam: A PLUNA quebrou !!! Só volta se o Governo do Uruguai ou algum investidor capitalizar a empresa, o que particularmente acho difícil mas não impossível. De qq modo hoje a PLUNA está quebrada, porisso parou as operações. Abçs.

  • Anete

    Não entendi….

  • Igor – Poa

    Sinceramente,não vi erro nenhum no primeiro texto e estava bem entendível!

  • Olá Igor, a GOL continua com um voo direto de POA para Montevideo.

  • Na carona da saída da PLUNA do mercado a GOL também colocou mais um voo direto de POA para BUENOS AIRES,EZE, é a partir de 15/08/2012 e sai de POA as 11:38 retornando de EZE as 14:15. Este voo também substitui o VOO que a TAM tinha direto de POA para BUENOS AIRES e cancelou desde o último dia 02 de julho alegando mudanças na malha.

  • regiane

    MD,

    Mais uma vez, salvando minha pele. Tava com viagem marcada para o dia 20/08 e a GOL sequer mandou e-mail, sms ou sinal de fumaça para avisar que meu voo foi tranferido pro dia 21/08.

    Se não fosse vocês….

  • Thiago

    PLUNA É O BARATO QUE SAI CARO ! VAI TARDE !

    Viajei em março deste ano com a Pluna, neste voo de São Paulo a Montevidéo. Com todo respeito a Cia aérea e ao Uruguai (lindo país), melhore suas condições de atendimento, senão é melhor ficar sem voar. Atrasos, mais atrasos, péssimos serviços…

  • Arthur J

    O trecho GRU/CGR/VVI tbm vai passar a ser só GRU/VVI…parece que aproveita a falância da AEROSUR tbm…

  • eider

    Pois é…mais essa agora, nós de Brasília que já não tinhamos acesso a Buenos Aires agora menos ainda. Pelo menos com a Pluna a conexão em Montevideo era rapidinha, agora se quisermos ir temos que passar o dia todo pra chegar lá..aff.. estamos na mão da TAM e da GOL e elas nem ae pra Brasilia.

  • Luciano

    Regiane,

    Vc conseguiu confirmar a mudança na GOL ? Estou com viagem marcada p/ outubro. Nada de e-mail avisando mudança. Entrei em contato com a GOL e o vôo que eu estava, segundo os atendentes, não vai operar, mas me confirmaram nele mesmo assim !!!!! Acredite se puder, isso no atendimento do Smiles e no atendimento da GOL … O Vôo G3-7486 não aparece no site p/ compras a partir do dia 15/08 conforme o artigo do MD !!!

    Abçs.

  • Igor – Poa

    Obrigado.Ficou apenas com o GLO7488.