Como é voar na classe Comfort da GOL para o Caribe

Denis Carvalho 19 · setembro · 2014

Hoje encerramos nossa semana especial com avaliações de voos internacionais da GOL com um relato de como é voar com a companhia para Punta Cana, um dos destinos mais procurados pelos brasileiruos no Caribe. Nosso leitor Rafael Zardi de Castro fez o voo na classe Comfort e nos mostra o que a companhia tem a oferecer aos passageiros que voarem com ela para os destinos caribenhos. Confira:

Gostaria de agradecer a equipe do MD por ter me dado a oportunidade de escrever a minha avaliação dos voos das minhas férias de 2014. Em dezembro de 2012 eu estive em Cancún e foi a minha primeira experiência no Caribe. Achei Cancún incrível e estava determinado a conhecer mais uma praia do Caribe esse ano. Eu tinha uma quantidade considerável de milhas no programa Smiles e seria possível resgatar passagens de ida e volta para vários trechos voando GOL. Em decorrência das datas das minhas férias e da disponibilidade das passagens da companhia eu escolhi ir para Punta Cana na Classe Comfort. 

avaliacao-gol-caribe

Resgate das Passagens
Na época em que eu estava fazendo as cotações das passagens, o site do Smiles era muito instável e tive algumas dores de cabeça. Com isso, quando eu vi a passagem que me interessou não pensei duas vezes e fiz o resgate. Todo o processo de emissão foi feito pelo próprio site do Smiles.

Os trechos que resgatei foram: GRU – PUJ / PUJ – GRU, por 22.500 milhas o trecho na classe Comfort. Tanto o voo de ida quanto o de volta fizeram uma escala em Caracas de aproximadamente 50 minutos. Após a escolha do destino e datas, pelo próprio site eu já fiz a seleção dos assentos e passei as informações do meu cartão de crédito para o pagamento das taxas de embarque que foram aproximadamente R$ 260. Efetuei o resgate aproximadamente quatro meses antes do embarque.

Voo de Ida
Eu nunca tive a oportunidade de viajar em uma classe que não fosse a econômica (econômica mesmo). Essa viagem foi a primeira que eu tive um pouco mais de regalias.

Passageiros que voam na classe Comfort possuem prioridade no check-in, o que fez com que o processo fosse muito rápido e sem nenhum problema. Bagagens despachadas e, após uma passada no Duty Free, fui para a sala VIP Smiles. Esse também é um benefício que os passageiros da Comfort possuem. Eu já havia utilizado essa sala, com o meu cartão Diners.

O lounge é bem simples, mas possui wi-fi, lanches e diversas bebidas. Atendeu a todas as minhas necessidades. Na sala informaram que iriam iniciar o embarque para o meu voo e pediram para que os passageiros se direcionassem ao portão.

O embarque foi remoto, realizado através dos ônibus da GRU Airport. A GOL diz que os passageiros da Comfort possuem prioridade no embarque e realmente eles entraram primeiro no ônibus que levaria até o avião, mas quando as portas do ônibus se abrem para subir no avião é cada um por si.

avaliacao-gol-caribe-02

Voo
O voo foi efetuado no clássico 737-800, mas não era Sky interior. Meu assento na ida foi o 1F e o espaço para as pernas realmente é bem maior que o da classe econômica comum. A configuração da aeronave é o clássico 3×3, mas na classe comfort a poltrona do meio é bloqueada e tem um porta copos no assento, que no meu caso estava sujo.

avaliacao-gol-caribe-03

Chegando ao assento, havia o “kit confoto”, que consistia em escova e creme dental, travesseiro e cobertor e uma revista da GOL, que não proporciona nenhum conforto ao voo. O horário da decolagem foi respeitado.

avaliacao-gol-caribe-05

avaliacao-gol-caribe-06

Após aproximadamente uma hora da decolagem foi servido o almoço. Existiam duas opções: massa com molho ao sugo ou arroz integral com frango. Ambas acompanhavam salada, pão, manteiga e uma sobremesa, que nesse caso era uma tortinha de pêssego. Eu escolhi o frango com arroz integral. A refeição não estava maravilhosa, mas superou a minha expectativa. Realmente estava muito boa! Existia uma grande variedade de bebidas alcóolicas e não alcóolicas no voo e fomos informados que sempre que quiséssemos alguma bebida era só pedir.

avaliacao-gol-caribe-07

Cerca de 50 minutos antes do pouso em Caracas, nos foi servido um lanche quente, que consistia em um pão com queijo e presunto, que também estava bom. Me surpreendeu, pois eu estava esperando um pão gelado. Foram servidas mais bebidas.

avaliacao-gol-caribe-08

Em Caracas toda a tripulação do voo é trocada. A nova tripulação também foi boa e não tive nenhum problema com eles. No voo de Caracas até Punta Cana foi servido mais um lanche com salada de frutas e mais bebidas.

Voo de Volta
O voo de volta foi muito parecido com o da ida. No aeroporto de Punta Cana o eu não tive acesso à sala VIP. Não foi possível nem pelo Diners, tampouco pela GOL.

Aeroporto de Punta Cana
Aeroporto de Punta Cana

O check-in foi rápido e não tive problemas. No aeroporto de Punta Cana nenhum portão tem finger e eu achei o embarque mais organizado que em São Paulo. Ele foi feito pelas portas dianteira e traseira, o que fez com que fosse bem mais rápido.

No retorno, eu me sentei no assento 1A, onde o espaço das pernas é bem maior que o da 1F, do voo da ida. Por se tratar de um voo noturno e eu estar um pouco cansado, não tive problemas com a luz da “cozinha da tripulação” que eu percebi que ficou acesa por um bom tempo, pois eu estava com um tapa-olhos, mas eu não levei um tampão para os ouvidos. E é uma área onde eles falam MUITO! Falam, riem e falam e riem mais. Isso foi um fator que me incomodou um pouco.

No voo até Caracas foi servido um lanche com bebidas no mesmo padrão do voo da ida. Em Caracas foi feita a troca da tripulação. Percebi que a tripulação do voo de Caracas para Guarulhos tinha um espanhol sofrível. No voo de Caracas até Guarulhos foi servido o jantar, mas a qualidade estava bem pior que o do voo de ida.

 

avaliacao-gol-caribe-09

Entretenimento
O entretenimento é zero. Não tem absolutamente nada. Fica por sua conta aproveitar o tempo, lendo um livro, assistindo um filme no seu notebook ou ouvindo uma música. Realmente é bem complicado estar em um avião e você não saber quanto tempo falta para chegar no seu destino e não ter nada para se distrair.

Eu fiz uma cotação pelo site da GOL de quanto custariam as minhas passagens se eu fosse compra-las e o valor ficou em aproximadamente R$3.500. Eu acho esse valor extremamente alto para não se ter NADA de entretenimento.

Conclusão
Apesar de não ter tido nenhum problema relevante, se eu tivesse que comprar as passagens eu não teria optado pela GOL. Teria buscado alternativas com a Delta, American Airlines e Copa, onde é possível achar passagens por volta de R$2.500 a R$3.000. Acredito que uma passagem que custe aproximadamente R$3.500 – vendida pela GOL – tenha que estar com a aeronave impecável, com sistema de entretenimento, uma refeição excelente e os passageiros não deveriam ouvir um ruído vindo da tripulação, tampouco serem atrapalhados pela luz da área dela. Eu não sei nas outras companhias aéreas se há esse problema com barulho e luz, mas eu acredito que não deva ter.

IMG_2549

Os voos apresentaram alguns pontos positivos, como por exemplo a qualidade da maioria das refeições – todas estavam quentes – o serviço que a tripulação prestou foi bem melhor que a dos voos nacionais da GOL e o espaço dos assentos da classe Comfort. Vale ressaltar que somente o espaço para as pernas, pois a poltrona é do mesmo tamanho padrão da GOL, contrário da classe executiva da Delta, Copa e American Airlines (para os 737) que tem uma poltrona espaçosa na executiva. Eu sei que é injusto comparar a executiva das grandes companhias com a da GOL.
Espero ter contribuído para o conhecimento de passageiros que estejam pensando em voar para o Caribe com a GOL e se apresentei alguma falha em algum ponto da avaliação peço desculpas pois essa é a primeira que encaminho para o MD. Grande Abraços a todos e parabéns ao trabalho da equipe do MD.

Agradecemos ao Rafael por essa excelente avaliação, que fechou com chave de ouro nossa semana especial. E então? Após estas avaliações qual a sua opinião sobre os serviços internacionais da companhia brasileira? Vale a pena optar por ela? Deixe sua opinião nos comentários e participe! Confira as demais avaliações da GOL para Santiago, Buenos AiresOrlandoNova York e República Dominicana

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Juro que quando olhei a publicação, essa hora, já pensei: lá vem promoção daquelas kkkk mas baita relato!!

  • ivan

    off-topic: sempre que eu vejo estas fotos de comida de avião aqui no MD eu sinto arrepios!!! :)~

  • Luna

    Estou com passagem comprada para punta cana pela gol e eles cancelaram o voo de ida. Todos dos voos que saem a noite de Guarulhos foram cancelados. Querem me relocar para Santo Domingo. Além de ser um transtorno pois tem uma viagem de três horas de carro, estou com um bebê, o que dificulta mais ainda, principalmente em termos de segurança pois tenho que arrumar uma cadeirinha e que nestes veículos de transporte muitas vezes não tem como prender.
    NÃO recomendo a Gol!

    • kie miotte

      Fique tranquila Luna. Lá não terá problemas com cadeirinhas, pois a maioria dos taxistas não tem habilitação, nem os motociclistas usam capacetes. Ainda andam em 4 ou 5 na garupa.. Acha q tem cadeirinha kkkkkkk. O transito lá parece q nã tem lei

    • Rodrigo

      Você não é obrigada a aceitar. Aliás, acho mau negócio aceitar, visto que tanto pelo pagamento com milhas quanto o pagamento por $$ o preço para Punta Cana é bem superior ao cobrado para Punta Cana.

      Fosse você, eu pediria o estorno do dinheiro ou milhas (se estas ainda forem válidas) e re-emitiria para Santo Domingo (os transfers são curtos e interessantes para conhecer a região), que são 30mil ida e volta, enquanto Punta Cana hoje está em 140mil ida e volta.

      Não dê moleza pras cias aéreas não, pois elas não dão pra gente.

      Outra coisa: nos inúmeros cancelamentos que a GOL tem feito nos voos que eu compro (já são quase dez nos últimos dois anos), eu estou juntando todos os emails dizendo dos cancelamentos, reacomodações etc, para fazer um certo volume e depois ajuizarei uma ação cobrando deles a mesma multa que eles nos cobram quando queremos alterar nossos voos. Pau que bate em Chico também bate em Francisco, não é isso aí? Façam o mesmo para juntos fazermos jurisprudência em favor dos consumidores.

      • Guilherme

        Rodrigo, é verdade, eles cobram quando cancelamos e quando eles cancelam no máximo que dão é uma opção ruim (pois a boa foi cancelada), algum tipo de transporte e acomodação.
        Em 2010 cancelaram um voo meu de BUE para Confins. Fui colocado num hotel e prometeram taxi do hotel a Ezeiza… Pergunta se às 5 da manhã tinha taxi, voucher, ou qualquer coisa?…nada, entrei em contato perguntando o que iriam fazer e não fizeram nada. Tentei reeembolso do taxi quando cheguei ao Brasio e mais uma vez nada…

    • Quando fui a Santo Domingo, meu voo que sairia do Galeão foi mudado para Campinas. Detalhe que eu não queria essa mudança só que não tinha outro voo e se eu quisesse sair do Rio, teria que ir somente um dia depois. A GOL é péssima.

    • Luna,
      para qual data é a viagem? Tb estou com passagens compradas pra Punta pela Gol.

  • Henry

    Perde tempo não…
    Como foram eles que cancelaram… vai no balcão da Cia, no aeroporto … se não aceitarem a sua proposta.. dali mesmo vai no Juizado Especial do Aeroporto.. já abre o processo…
    Além da devolução do que pagaram, vão ter que pagar indenização por danos morais..
    Basta vc se olhar no espelho e perguntar a si mesma:
    "Eu estou indo viajar para o que ??? Para me distrair, divertir, relaxar ou me aborrecer ???"
    Se a sua resposta for "se distrair ou divertir ou relaxar", então eles têm que manter isto para vc.. qq ato que eles façam que mude este teu sentimento/expectativa, eles têm obrigação de reparar administrativamente, de forma que vc realmente tenha isto…
    Se eles não fizerem isto.. a justiça fará por vc..
    Mas.. se vc responder a si mesma que está indo para se aborrecer, então não tem muito o que fazer.. é aceitar o que eles quiserem e fim de papo…
    Impressionante como as pessoas se permitem que empresas façam isto….
    Se eles querem mudar alguma coisa pactuada, eles que deem o jeito dele para reparar de forma que vc supere, positivamente…
    Mas.. a Gol/Smiles é assim mesmo…. junto com a Tam, não tem a menor consideração… querem mudar voos, horários, destinos dando uma banana para o cliente…
    Se isto decorre de uma decisão deles, imagina no caso disto decorrer de uma condição climática… é capaz de darem um colchonete de 5 cm de espessura para as pessoas dormirem no chão do aeroporto, ao invés de alocarem num hotel decente..

    • Rodrigo

      Gostei da sua postura, Henry.

      Eu estou tão farto de ser cliente de empresas que nenhum respeito têm com os clientes que já tenho feito coisas desse tipo para não lhes dar moleza. E ganho todas as ações que ajuizo em causa própria.

      Outro dia, por exemplo, os atendentes da GOL me forçaram a assinar a etiqueta de bagagem porque havia um pequeno arranhão na minha bagagem. Postura antipática ao extremo, não é?

      Pois então, noutra viagem, cheguei ao meu destino e, ao invés de um arranhão, havia um pequeno rasgo na mala, coisa que eu não reclamaria em situações normais. Mas fiz questão de reclamar. Antipáticos comigo, antipático com eles. Para mim, vigora a lei da reciprocidade. Se eles podem me cobrar multa, eu também posso cobrar deles. Se eles me apontam o arranhão da mala, eu apontarei muitas outras coisas erradas com eles.

      • Hermes

        Não deem mole mesmo. TAM e GOL são todas iguais! A diferença é no serviço (quando este consegue ser prestado), mas para cancelamentos, atendimento ao cliente, respeito e consideração ao cliente, é tudo igual, sem a menor diferença!!!! AJUIZEM AÇÕES, nem que for para ganhar 500, 900, 2,3, 4 mil reais! Tenhamos o que nosso por direito, e muito mais importante pelo RESPEITO que nos faltam as cias aéreas.Nosso gasto em uma ação de pequenas causas é mínimo, eles gastam com acessorias jurídicas além da nossa indenização!

    • Rodrigo Oliveira

      Realmente, a TAM também vacila muito nesse sentido. Você se programa com a maior antecedência e vêm eles a mudar ou cancelar horários, jogam você num horário ou dia nada a ver e você acaba tendo de aceitar isso… Um saco!

    • Alex

      É isso mesmo!

  • Luiz Jorge Bolognesi

    Como foi comprado com milhas acho válido o Confort, mais se fosse pago pra um voo curto como esse não compraria.(Opinião minha claro)

  • Jullyana Marra

    Em Maio de 2012 também fui para Punta Cana com a Gol. Na época, a aeronave utilizada era a da Antiga (e maravilhosa) Varig. Fui de econômica, também utilizando milhas (15 mil o trecho). O voo também não teve opções de entretenimento, levei meu laptop com filmes e séries pois já sabia que poderia precisar. Na econômica não distribuem o kit conforto, a minha sorte foi que eu tinha levado agasalhos.
    Toda a aeronave tinha a logo da Varig, poltronas, embalagem da refeições, copos, guardanapos e talheres. Tive uma boa experiência na época e o único problema foi que abriram minha mala em Punta Cana e furtaram um perfume do meu esposo.
    Provavelmente voltaria a voar com a Gol, por conta do beneficio de milhas, que comprando com antecedência (comprei a minha em Novembro/2011 e viajei em Maio/2012), ainda pode ser encontrada por 15 mil o trecho. Mas se tivesse que desembolsar dinheiro, procuraria outra companhia.

  • Viajei nessa classe comfort em julho passado para Santo Domingo e achei muito ruim para o valor. Apesar de ter ido de milhas, me senti enganada. Fiz até um post contando a minha experiência nada agradável. Muito decepcionante.

    • Fernando-RJ

      Concordo com vc… só serve prá vc não ter uma pessoal rigorosamente ao seu lado e bem perto… Não há outra vantagem… Acho que essa classe é uma compra de duas econômicas com desconto, só ! Mas dependendo das milhas, até vale, sem expectativas de classe executiva, pois nem passa perto !!

  • nelson Carpilovsky

    Alguém sabe me dizer se o porta-copos, que fica no assento do meio, dá para remover? É que estava pensando em aproveitar o espaço para deitar meu filho, um bebe de 01 ano e meio. Obrigado

    • No meu voo, as bandejas não eram no meio. Era como em um voo normal, com três cadeiras e as bandejas ficavam atrás das cadeiras da frente.

    • Rodrigo

      Sim, é possivel remover. Fui com meus filhos e levantei o porta copos para eles deitarem!

  • Diego Vieira

    Essa classe é igual comprar um carro "seco" com vidro elétrico, pelo preço de um completo, rs.
    Ps. Excelente relato.

  • João

    Já viajei para Santo Domingo no voo da Gol GRU-SDQ, sem ser a classe confort, foi péssimo, desconfortável….só volto a voar de Gol se for uma promo arrasadora ou o dia em que eles melhorarem o serviço de voos internacionais.

    • Karina

      Concordo plenamente.

  • Maria

    Esse relato tá mais para classe econômica do que confort. Muito bom saber…
    Se for para comprar uma passagem de classe executiva, jamais compraria na Gol…Já viajei com a Delta e não tem comparação com esse relato.
    Já fiz esse voo da Gol para Santo Domingo (novembro/2013), parte interna da aeronave era igual a de um trecho nacional, foi péssimo. Todo mundo apertado, não tinha entreterimento algum, nem a radio funcionava.

  • Marcos

    Eu já fui pra miami nessa classe e achei uma maravilha. Não é tão cara como uma executiva, porém oferece um espaço maior. Pra quem é grande, vale demais a pena ser mais espaçoso e não ter ninguém do seu lado.

  • Kenneth

    O atendimento que a GOL , a TAM e a AZUL dão a nós, passageiros , é uma vergonha. Infelizmente, internamente, sou obrigado a voar numa delas, por absoluta falta de opções. Mas quando o negócio é voar para o exterior, quando tenho inúmeras outras opções de companhias aéreas, jamais voo pela GOL ou pela TAM, mesmo que tenham a melhor das promoções. São empresas que não respeitam os seus clientes, com sites que são uma vergonha, com atendimento péssimo. Semana passada, em voo de fiz, de 1:00 hora, esperei por exatos 43 minutos para a entrega da minha bagagem pela AVIANCA. Não adianta termos aeroportos novinhos se as empresas colocam 2 funcionários para descarregarem as malas de 150 passageiros. Os mesmos que descarregam o avião são os que colocam as malas na esteira.

  • Fiquei só na dúvida se na classe confort (?!?!?!?) a poltrona reclina mais que na classe senzala, digo, econômica, já que o avião é o mesmo 737-800 que faz os vôos domésticos….

    Em tempo, vou de milhas para Orlando ano que vem, mas não de "confort". E só vou com a Gol porque estou indo "de graça". Caso contrário, qualquer companhia aérea seria a melhr escolha, ainda mais com Azul fazendo o mesmo trajeto (mas sem escalas!!!).

    • Não reclina mais que na classe econômica. E para piorar, que senta nas primeiras poltronas não consegue usar a poltrona do meio pq não tem como levantar as divisórias entre os assentos. Rafael, esse voo que eu fiz ia para Miami e Orlando. Coloquei fotos no meu post sobre isso.

    • Karina

      Não reclina, não é uma classe confort, na minha opinião é pior que a economica da TAM

  • Nao achei injusta sua comparacao de classe executiva com outras companhias, visto que a GOL esta cobrando o mesmo preco das outras….

  • mari

    Afe, ir de GOL, em 737, fazer escala em Caracas, embarque remoto, não obrigada!!! Nem de graça.

    • Moscha

      Concordo, acho uma piada ver um 737 voando essa rota, na verdade, bizarro! Deus me livre, nem de graça, também!

      • Rafael Poggi

        pois vou de graça! pensei até em cancelar meu bilhete pra comprar pela AZUL, mas ai lembrei que não teria R$ 2000 a mais pra gastar…

    • Don Kalima

      Embarque remoto acontece em todo aeroporto do mundo, vá pra Londres embarcar de British no terminal 3, é só remoto e na chuva. Cansei de embarcar remoto com KLM e Turkish em GRU. Não fale asneira.

  • Augusto

    Fui para Punta Cana em julho/14 pela GOL, tendo reservado a ida e a volta na classe Confort. Sem nenhuma explicação, a GOL alterou o vôo de ida e tive que remarcar as passagens, sendo que a Classe Confort estava esgotada, tendo que marcar na classe econômica.
    O retorno fiz em classe Confort, mas foi decepcionante. O pior é que a separação entre as três primeiras fileiras (Confort) e as demais é feita por uma simples cortina transparente, que ninguém respeita. Toda hora os passageiros da econômica se utilizavam do banheiro da Confort, e não era raro nós termos que ficar na fila para utilizá-lo. Até reclamei com os comissários de vôo, mas eles simplesmente faziam de conta que não sabiam de nada.

  • Marcos Reis

    Se isso é classe comfort… imagine a econômica… A Avianca supera mesmo.

  • hapri

    Seu post foi muito bom, Denis. Eu acredito que todas as companhias inclusive as do primeiro mundo tem problemas. Agora temos milhas, promoções de passagens, etc. Tudo isso faz, na minha opnião, com que as companhias diminuam a qualidade do serviço. Processos na justiça também aumentam os custos no final das contas, seja pela indenização e por exigir qualidade dos seus funcionários e melhorar operações. Queremos turismo de qualidade, baixo custo , ou de graça. Esse mundo existe? Essa é minha pergunta. Eu também sou turista e não tenho companhia aérea, mas em qualquer ramo de negócio, se voce oferece para o cliente whisky , poltrona confortável, elevador, estacionamento de graça, na verdade isso esta embutido no preço final do produto ou serviço. Quem quer exigir qualidade tem que pagar por isso.

    • Marcos Reis

      Falou realmente tudo, infelizmente o povo só quer ver o preço mais não sabem os custos… Ninguém faz um bolo sem colocar farinha… ovos, leite, açúcar, fermento, etc… Aos moldes da GOL ela oferece um serviço básico porém nem sempre o preço é tão justo, no entanto como a concorrência existe (graças a Deus) algumas pessoas ficam comparando. Quantas vezes você ouve gente querendo promoção no voo direto da TAM pra Orlando? Sendo que só ela (a TAM) tem este voo com conforto, praticidade, serviço etc… Agora que a Azul lançou um direto porém saindo de Campinas… E logo logo estará com preços tão altos iguais aos da TAM e o povo reclamará.

      • Karina

        O problema amigo não é pagar o valor. O fato aqui é que a Gol chama de confort um võo igual a economica.

  • Mara

    Fiz este mesmo trecho em abril e tomamos o maior susto… Na decolagem em Guarulhos a cauda do avião tocou o solo, o que causou avarias na aeronave. Tivemos que ficar sobrevoando a cidade até que parte do combustível fosse consumido e a aeronave se tornasse mais leve para o pouso de emergência. Felizmente pousamos em segurança e 5 horas depois nos alocaram em outra aeronave. Fora esse problema, serviço típico da GOL nos voos nacionais.

  • Luiza

    Há uns 3 anos viajei de Comfort para Punta Cana e me ofereceram entretenimento de bordo, sim. Nos vôos Punta – Caracas e Caracas – SP, os comissários distribuiram um aparelho semelhante a um tablet que possuia jogos, filmes e seriados. Não sei se o rapaz do relato deu azar ou se mudaram essa política… Bjs!

    • Luiza,
      eu também já estava escrevendo sobre isso.
      Em 2011 eu fui para Caracas/Los Roques. Fui na classe comfort e também recebi esse tablet.
      Além disso, o kit com pasta/escova não veio nesse saquinho transparente não, veio em uma necessaire em couro sintético bem bonitinha(e com o nome da varig em baixo relevo) que tenho até hoje e carrego para as viagens. 😉 Ah, nessa época(bons tempos) fomos de comfort com 15.000 milhas e voltamos na econômica com 10.000. http://www.estradaafuera.blogspot.com.br/

  • Moacir Ribeiro

    Pessoal, "comfort" em ingles se escreve com "M". Conforto em portugues se escreve com "N".

  • Ola!!!

    Muito bom seu relato. Você sabe dizer se na classe econômica da GOL eles servem comidas quentes? Ou só amendoim kkkk.

    Obrigada

  • Luna

    Dri Castro, o voo é o 7620, em 11 de outubro.

  • jorge moraes

    Essa classe Comfort é uma classe executiva nas coxas. Até a Copa que voa nos mesmos 737 da Gol, tem na executiva duas poltronas largas. Poltrona do meio interditada é piada de mau gosto.

  • Valdemar Antonio

    Tenho recebido email da MD e sempre leio e releio. Noto todavia que algo está mal. são 09:50 am fui dormir as 01:00 am da manhã. Não havia nenhum email da a ler. Agora tem comentários de 1 dia atrás de 23 horas. Logo se conclui que essas pessoas receberam o email da MD ontem as 09:50 am. Gostaria de saber da AM porque meus email chegam até 1 dia ou 23 horas após.

  • Alex

    Cheguei de Punta Cana faz 4 horas.
    Essa classe só vale a pena pelo espaço maior para as pernas, e é só! Se for no assento especial (janela de emergência) só vale se for na 17, as outras não reclinam e o espaço para as pernas são maiores do que dos assentos normais e menores do que os da classe comfort.
    No voo de ida (GRU) o avião era novo e de uma forma geral o espaço para as pernas eram bom, ficando maiores na janela de emergência e na classe comfort.
    Já no voo da volta era um avião velho e os espaços péssimos, exceto nos assentos 17A e 17F, que não tinham assento à frente, e nos 1A, B, C.
    Saindo deste assunto quero registrar a falta de bons modos de uma das comissárias de bordo (vou preservar o nome, mas eu lembro). Quando o avião estava em Caracas fazendo escala cerca de 7 passageiros, incluindo eu, se dirigiram ao fundo do avião para ir ao banheiro. A tal comissária então usou as seguintes palavras "FIQUEM MAIS PARA A FRENTE DO AVIÃO PORQUE O AVIÃO ESTÁ SENDO DESCARREGADO E SE FICAREM AQUI NO FUNDO O BICO DO AVIÃO PODERÁ LEVANTAR", acreditam nisso? Todos os passageiros se espantaram com aquilo e começaram a comentar e dar risadas da situação (tudo bem que comi bastante nos 7 dias de Barceló Bavaro Beach, mas não a ponto de desequilibrar um avião), o que a incomodou e a levou a "discutir" comigo, ao ponto de dizer que ela tinha 10 anos de experiência o que lhe capacitava, então disse que tinha um pouquinho de estudo para ter certeza que a quantidade de pessoas que estavam lá não seriam suficientes para produzir tal efeito, em seguida ela disse que deveria me inteirar mais (durante essa conversa todos em volta já sorriam da cara dela), por fim perguntei se ela tinha noção do que tinha falado ao chamar todos ali de gordos (tenho 1,70 m e 75 kg, bem abaixo da linha da obesidade). Para encerrar a "discussão" preferi me calar pois tenho comigo que quando se discute com um(a) imbecil e se desse ao nível dele(a) me torno tão imbecil quanto o mesmo(a).

    • Don Kalima

      Desconhecimento técnico das pessoas é impressionante, falam cada besteira estas postagens no MD…

  • Don Kalima

    Impressionante como brasileiro, principalmente passageiro de viagem de lazer, são seres estranhos. Metem o pau na GOL, falam horrores, só reclamam mas não perdem uma promoção e continuam voando com eles. Vai entender, acho que nem Freud explica…

  • elispnbr nascimento

    Vou para Punta Cana em janeiro com meu marido e meu filho de 03 anos. Comprei as passagens na classe comfort por estarem mais barata que a econômica. Escolhi as poltronas da primeira fileira por causa do espaço para meu filho. Mas fiquei preocupada, pois li um relato que os braços das poltronas da primeira fileira não levantam. Alguém já teve algum voo assim?

  • Karina

    Esse REALTO É UMA TOTALMENTE DIFERENTE DA MINHA EXPERIENCIA. O passageiro acima viajou na 1ª fileira (por isso teve maior espaço para as pernas) e não por estar na classe confort. Quem viaja da segunda em diante o espaço é exatamente o mesmo, e se tem qulaquer diferença, sinceramente não pude notar. A poltrona não reclina mais que as outras e é exatamente do mesmo tamanho. O cobertor é o mesmo e o travesseiro tem apenas uma fronha escrito classe confort (mas é exatamente igual ao que as outras pessoas recebem).
    Tinha um familiar viajando no mesmo voo porem na classe economica e não vimos diferença na refeição. Apenas são servidas em vasilhas não descatáveis. Na classe confort servem cerveja e vinho.
    Minha viagem foi de Campinas para Orlando (11/09) e de Orlando para Guarulhos (18/09).
    A aeronave não tem qualquer entretenimento, portanto se vai viajar com criança leve um tablet, com jogos e filmes para seus filhos não ficarem entediados.
    Portanto na minha opinião a classe economica da TAM para orlando é infinitamente melhor que a CLASSE CONFORT GOL.

  • diego

    E o assento da comfort reclina mais ou é igual à econômica??

  • Rodrigo

    Acabei de fazer este trecho (GRU-PUJ ida e volta), no final de jan 2015. Os voos foram diretos , sem escalas, ida saindo a tarde e volta noturna. Na minha visão vale muito a pena. O assento do meio bloqueado fornece muito espaço extra, principalmente se o outro ocupante for da mesma família, como era meu caso. Meus filhos vieram e foram deitados, pois é só levantar este porta copos. A inclinação a mais apesar de pequena, faz muita diferença. Tivemos um comissário de bordo exclusivo para esta categoria, embarque preferencial e acesso à sala VIP Gru, em Punta Cana não tem. Quando comprei as mesmas (há 4 meses) os valores estavam inferiores a classe econômica normal. Mas mesmo se tivesse que pagar, não pensaria duas vezes. Além de tudo que falei, ainda temos o banheiro da frente exclusivo para quem está nesta categoria, fato que foi respeitado e somente liberado para outros passageiros em um momento, quando lotou o outro banheiro, fato totalmente compreensível. Não pense que é uma business pq não é, mas é um plus na econômica sem dúvida. Refeições ruins como sempre, mas não entendo quem espera algo diferente em uma viagem de avião. Uma dica, caso o avião seja 737-800 evite fila 1, com pouco espaço para pernas. A fila 2 , que é a primeira do lado esquerdo tem muito espaço.