TAM solicita autorização para voo direto de Porto Alegre a Santiago

Denis Carvalho 10 · abril · 2014

Os gaúchos poderão ter em breve um voo direto para o Chile. A TAM soliciou hoje à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) autorização para operar um voo diário de Porto Alegre a Santiago. Se for aprovada, a nova rota terá início no dia 26 de outubro.

De acordo com informações da Anac, a intenção da TAM é fazer um voo diário (8058) com saída de Porto Alegre às 20h05 e chegada a Santiago às 23h15. O voo de retorno (8059) sairia da capital chilena às 7h40 e chegaria ao aeroporto Salgado Filho às 10h30.

Ainda segundo o pedido da TAM, os voos devem ser operados em jatos A320 ou A321, com capacidade para 156 passageiros.

Rio de Janeiro

Outra cidade que deve ganhar mais opções de voos para Santiago é o Rio de Janeiro. A LAN solicitou autorização para iniciar mais quatro voos semanais saindo da capital fluminense aos domingos, segundas, quartas e sextas-feiras. Os novos voos, se forem aprovados, devem ter início apenas em janeiro de 2015. A LAN já opera um voo diário entre as duas cidades.

Dica do leitor Angelo Vieira

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Ótima noticia! A Gol já operou esta rota no passado. Se não me engano parou de operar em 2012.

  • Eliza Nunes

    Boa notícia para os gaúchos, embora esses horários nos obriguem a pagar duas diárias de hotel que ficam mal aproveitadas.

    • RIcardo Machado

      As diárias começam e terminam 12h, daria na mesma em qualquer horário, sem contar que aviões sairem em horários assim ou acolá, por causa de hotel dos passageiros, é querer demais…

      • Gustavo

        Obvio que não dá na mesma, tem que pagar 2 diarias extras.
        Você vai pousar 23h15, até passar na imigração (sempre demorei uns 20min no Chile) e chegar ao hotel (+-30min) depois da meia-noite. Assim você vai pagar uma diária inteira para “aproveitar” 12h no hotel. O ideal, como já vi aqui no MD há mil anos atrás é pegar um voo cedo e chegar perto do meia dia.

        Já na volta as 7h40 é ruim acordar na madruga e ir para o aeroporto, os ônibus e transfers compartilhados não funcionam nestes horários e acabasse gastando mais em táxi. Seria melhor um voo saindo após as 12h, assim você usufruiria mais da diaria do hotel, um melhor aproveitamento.

        • Guilherme

          Desculpe, mas Gustavo você vai ao Chile para passear ou ficar dentro do quarto do hotel? para mim não faz diferença…

          • Will

            talvez ele curte a noite cara, depois quer dormir até o meio dia… cada um curte o que quiser!! essa de sair a caminhar pelas cidades sem parar é pra jovens mochileiros com energia, não espere isso de qualquer um!

          • Gustavo

            Cada um faz o que quiser quando viaja. Eu só não curto pagar uma diária inteira para utilizar da 1h até as 12h ou ter que pagar uma diária pra entrar no quarto antes das 12h. Nem todos os hoteis tem quartos disponiveis antes ou os funcionários não fazem questão de fazer uma gentileza. Já cheguei em BUE pela manhã cedo e o funcionário do hotel deixou ocupar o quarto antes do começo da diária. Assim como já cheguei cedo no Rio e tive que deixar a mala na recepção e esperar até o meio dia para entrar no quarto.

  • titobosco

    Enquanto isso a Air Europe que ligaria SSA a Santiago nao deu vencimento…

    • Bruno Simões

      Os voos de Air Europa entre SSA e SCL já estão operando. Inclusive vi o preço dele indo dia 28/04 e voltando 05/05 e estava ótimo.

      • Ricardo Machado

        Ótimos preços, por sinal…..bom para o povo bahiano

  • Luiz

    Bah, previsão de começo quando já encerrada a temporada de esqui…

    • Ricardo Machado

      Meu caro, tire a ideia da cabeça que o Chile é apenas neve…. aquele país é tão múltiplo como o Brasil.

      • Pois é! Brasileiros infelizmente só vão em destinos da moda, não pesquisam, não conhecem, são minimalistas.

        • Luiz

          Tá falando de quem?

          Eu conheço inclusive o Atacama. Isso não me impede de querer fazer um bate e volta num fim-de-semana para esquiar durante o dia e jantar num bom restaurante de santiago a noite.

        • William

          ''Cada um vê o mundo como é.'' 🙂

  • VivaFloripa

    Nao entendo essa mania de so colocar voos do sul em POA. O sul tem CWB e FLN, duas lindas cidades com servicos de turismo e grandes empresas para o fluxo de passageiros que atenderao a rentabilidade. Ninguem sai de FLN ou CWB para pegar voos em POA, mas o inverso pode acontecer. Sem sentido essa decisao, vao quebrar a cara como a GOL.
    Belem tambem virou HUB no norte para o nordeste. Por que nao trazer voos internacionais a FLN e CWB (so BUE nao vale)? Sem necessidade de serem diarios, mas 2 ou 3 x por semana estaria bom.

    • william

      O problema é a falta de infraestrutura em FLN. Não adianta a Gol pedir um voo FLN-SCL se a Infraero não vai provar porque não tem lugar no patio. A policia federal nega pois não tem equipe suficiente para atender na imigração. A empresa do Raio-x vai barrar pois só tem 2 entradas, e quando tem internacional, todos os demais clientes devem entrar por só 1 fluxo. Alguns horário de pico, o aeroporto fica acima de 90% de ocupação, inviabilizando a operação. Só se a Gol achar uma brecha em algum horário noturno.
      Também acho FLN interessante para ser um HUB para MVD, EZE, AEP, SCL ….

    • O aeroporto de Florianópolis possui uma estrutura muito precária, assim como o fluxo de passageiros é sazonal. Dessa forma, Porto Alegre é a melhor opção para receber este voo, assim como tem voos para Buenos Aires e Montevideu.

    • Rodrigo Oliveira

      Pois é, além da má infra estrutura de Florianópolis, o aeroporto de Curitiba tem problemas meterológicos e inclusive fecha todos os dias à meia noite, certo?
      E não acho que em geral as pessoas que morem em CWB ou FLN e vão a Santiago preferem ir até Guarulhos para fazer conexão. Afinal, fazendo conexão em POA a viagem seria teoricamente mais curta.

    • Marcelo

      VivaFloripa,

      Sem sentido algum o seu comentário!! Como é que vc sabe que CWB e FLN teria fluxo de passageiros para atender a rentabilidade? Qual o estudo/fonte de sua afirmação? As cidades serem turísticas (CWB??) não garante em nada lotação em voos. Além do mais, as pessoas saem sim de CWB e FLN para pegar voos internacionais em POA, afim de evitar GRU.

      Afinal, POA sempre comprovou a aptidão para voos internacionais, com altas taxas de ocupação. Não é a toa que de POA se voa direto para LISBOA, MIAMI, CIDADE DO PANAMA, LIMA, BUENOS AIRES, ROSARIO, MONTEVIDEO, PUNTA DEL ESTE (no verao) e a partir de outubro SANTIAGO – além de todos estes voos serem de frequencia diária!!

      Como estão as rotas internacionais de CWB e FLN??

      • VivaFloripa

        Marcelo – No minimo meu comentario serviu ao debate e voce deve ser mais um bairrista para alegar que foi sem sentido. Aprenda a DEBATER, os comentarios sao pra isso. CWB eh linda com varios pontos turisticos e portao de entrada para o lindo estado do Parana alem de poder servir de entrada as empresas instaladas no Norte do Estado de SC. Fabricas como a da propria BMW. FLN eh turistica por natureza! Se eu tivesse os numero estaria trabalhando como profissional e meus comentarios sao de interessados pelo tema. Se voce eh profissional vai procurar emprego nas companhias e nao ser rude com os participantes desse site. Se enxerga.

        Rodrigo – Obrigado pelo seu comentario. Concordo que FLN eh precario, e por isso estao criando o novo terminal. Entretanto, existem sim varios horarios sem pouso ou decolagem em FLN que poderiam atender a outras companhias. Concordo que CWB tem problemas de tempo ruim, mas POA da mesma forma.

        Concordo com o comentario do Evandro que ao menos teremos menos pessoas em GRU.
        E criticar nao significa reclamar!

        • Rafael Souza

          Muito bem VivaFloripa. Esse site deve ser pra comentar e nada eh sem sentido. Curitiba e Floripa merecem mais atencao das aereas! Abs

        • Gustavo

          Mais bairrismo do que ter um nome de usuário "VivaFloripa" tá pra nascer!

      • Marcelo, ótimo comentário!

  • Com um ajuste de menos de 1hr, é possível conectar esse voo com o LA 801 que vai para a AKL e SYD.

    Não duvido que revejam esse horário ou "atrasem" o LA 801.

  • ederson

    Achei péssimo esses horários…. A Tam nem faz mais a linha Porto Alegre – Florianópolis…. nota 0 pra Tam…..

  • Robson

    As pessoas tem a mania de criticar meu deus, o voo é uma nova opção para todos em especial aos Gaúchos e a demanda e natural depois de GRU e GIG voos para as cidades do Conesul tem sempre POA como opção.

    Quanto aos horários o ideal seria mesmo a possibilidade de conexão com o voo para SYD, mas isso com o tempo há ajustes.

  • Oscar Luiz

    A TAM requentando rota velha. A Transbrasil operava essa rota e tinha prejuízo.

    Porto Alegre não é hub de ninguém, não tem tanta gente assim que vá para SCL.

    • jorge moraes

      Também estou estranhando esta notícia. Recentemente o presidente da Latam, esteve em São Paulo, para a cerimônia de entrada da Tam na One World e disse que Guarulhos será o HUB principal da Tam/Lan.

    • Mateus

      O voo POA – Santiago da GOL estava sempre lotado

      • Gustavo

        Eu utilizei o voo da Gol e na ida tinha pouco mais de 50%, tanto que conseguir ir dormindo numa fileira. Se tivesse sempre lotado não teriam cancelado.

    • Oscar Luiz, a Transbrasil é de um tempo que já passou a muitos e muitos anos! Não há como comparar o mercado de aviação nacional com esta época! O Rio Grande do Sul é o mais populoso dos 03 estados da região Sul, assim como conta com o melhor aeroporto ao compara FLN e CWB, não faria sentido fazer conexão em GRU ou GIG num voo POA – SCL.

  • Smiles lançou site mobile onde é possível consultar pontos do trecho sem precisar fazer login.

  • Caramba mas que gente que só reclama! Se tem que ser de FLN ou CWB ou POA, com certeza foi realizado um estudo de viabilidade econômica e principalmente técnica, assim como a empresa fez uso da sua experiência no mercado! A Trans Brasil existiu num tempo remoto, o mercado brasileiro atual de aviação não pode ser comparado aos tempos que esta companhia operava!

    • Jean

      Só acho que o voo poderia sair de CWB e fazer escala em POA, mas tudo bem, tem voo a cada 1:30 entre POA e CWB, é so fazer conexão. (vantagem da escala é que nem sai do aviao), mas sair de POA é uma boa opção para os curitibanos que vao para o chile, já que nao tem que dar aquela "burrada geografica" até GRU e GIG…

  • Gente, parem de reclamar… apesar de eu não fazer o trecho aprovado e muito menos gostar da TAM só de tirarem 180 pessoas de GRU eu já me alegro! 🙂

    • Jean

      Para cada voo que GRU perde, entram 5 novos, apontam os estudos. Rs…

  • Juanci

    Dou risadas de vcs que xingan quando tiver que fazer conexao. Eu moro na Assuncao, e para ir no Chile, tenho que ir ate Guarulhos e logo voar para Santiago rsrsrsrs. A noosa TAMerda so tem 3 voos semanais ao Chile saindo de Assuncao.

  • Rafael

    Boa noticia nao sei pra quem !! A TAM tem coragem de operar Santiago com A320 velhos, com banco rasgado, sem entretenimento, servindo um sanduichinho frio. Meus pesames aos gauchos!

  • Rodrigo Oliveira

    A LAN também opera com os A320, não? Não tem como mandar um 767 de POA pra Santiago porque aí sim não vai ser rentável.

    • Gustavo

      A única diferença dos A320 da LAN são os bancos de couro, talheres e copo de vidro (não entendi porque deram talheres pra comer sanduiche quente) e os avisos tradicionais são gravados e não falados ao vivo pelos comissários.

      Já vi a LAN fazer SCL-GRU com A319. Deve ter pouca turbulência cruzando a cordilheira dos andes.
      Pra quem faz sai de GRU é melhor escolher o horário que é feito pelo 777.

      • Rodrigo

        Acho que tem pouca turbulência sim, Gustavo. Fui de GRU para lá com o 777 da TAM e parecia que eu tava na sala da minha casa. Não balançou nem um pouco. O mesmo eu digo do 767 da LAN que peguei na volta pra GRU.
        Inclusive queria saber de onde vem o 777 que faz esse horário para Santiago. Desconfio que seja de Frankfurt pois as instruções exibidas na tela antes de decolar tinham legendas em alemão.

        • gustavo

          Oi Rodrigo, agora lendo novamente percebi um problema no meu comentário, queria dizer que deve-se sentir mais a turbulência num A319 por ser menor. Na ida fui de LAN com a320 e foi tranquilo, na volta com 777 foi meio tenso, talvez porque tenha sentado no fundo do avião também…
          Já tinha ido de 737 POA-SCL e foi tranquilo, só o tradicional "mantenham os cintos afivelados enquanto sobrevoamos a cordilheira dos andes".

          Acho que vem de Frankfurt ou Londres, depois deve fazer GRU-LHR.

  • Mariane

    Que maravilha! Que se concretize logo!

  • everton

    E aí pessoal dos Melhores Destinos! Alguma novidade se foi aprovada a solicitação da TAM para voar Porto Alegre – Santiago?

  • Diego

    Também estou aflito com essa atualização. Bate e volta de Porto Alegre no final de semana vai ser show!!!

  • Marlene Souza

    ola. Esse voo já foi implementado? Essa noticia é de 2014. Pq ir para a Australia temos que embarcar em SP.