Voo de Belém a Miami da TAM deve ter início no dia 15 de dezembro

Denis Carvalho 5 · agosto · 2013

A TAM solicitou à Anac o início dos voos diretos entre Belém e Miami a partir do dia 15 de dezembro. Conforme noticiado pelo Melhores Destinos, a nova rota vai ligar a capital paraense à cidade norte-americana favorita dos brasileiros com dois voos semanais, às quartas-feiras e domingos.

A boa notícia ficou por conta da aeronave que será utilizada na rota. De acordo com o relatório da Anac, os voos serão operados em jatos Airbus A330, com capacidade para 223 assentos. Os aviões são mais modernos e confortáveis que os Boeing 767, que vinham sendo anunciados pela TAM até então. O pedido, contudo, inclui os 767 como aeronave alternativa, permitindo que sejam usados na rota a critério da companhia. 

Se tudo for aprovado pela Anac, o voo 8060 sairá de Belém às 15h15 e chegará a Miami às 21h30. No sentido inverso, o voo 8061 sairá dos Estados Unidos às 7h20 e chegará ao aeroporto Val de Cans às 13h20. Os horários serão os mesmos às quartas e domingos.

A330 TAM

Vale lembrar que a operação precisa ser aprovada pela Anac e pode sofrer alterações ainda, mas parece certo que os paraenses finalmente terão um voo direto para os Estados Unidos até o fim do ano.

Dica dos leitores Glauber Pontes e Marcello Aguiar Sarmento,

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Até que enfim, pensei que nunca mais esse BEL-MIA iria voltar !!!!

  • Leticia

    Tem previsão para o submarino viagens vender bilhetes múltiplos destinos?!

    • Nós já pedimos a eles, mas por enquanto não há previsão

  • Isso é perfeito tanto para Paraenses quanto para a região Norte e Nordeste uma vez que a TAM é "Brasileira" e opera em todos os estados facilitando acesso dos estados pelo pequeno espaço geográfico entre eles.

  • Belém sempre demonstrou não possuir demanda para voos internacionais. A última investida da TAM em solo paraense, durou pouco. Vamos ver dessa vez. Mas com apenas dois voos, acho que dessa vez pode até perdurar por um bom tempo.

  • Fred K. Chagas

    Nordeste? No NE tem voos diretos, que eu saiba.

    • celioferris

      Mas quem mora em São Luis é melhor ir pra Belém do que ir pra Salvador ou Recife.

  • Ricardo Sartorelli

    Marcos Sobral,

    Belém não é Nordeste… É Norte!

    E na região Norte, a única cidade que possui 2 vôos diários (um TAM e um AA) para Miami é Manaus.

  • Pedro Mello

    Belém não e nordeste. É norte!

    e na verdade cá entre nós o Rio tem muito mais demanda do que qualquer outro lugar do Norte e Nordeste.
    O Galeão é o segundo aeroporto mais movimentado do Brasil e o espaço aéreo somado com o santos dumont é o segundo maior da america latina.

    Não a toa 24 empresas operam voos do Rio sendo 19 de fora servindo mais ou menos 30 cidades fora do Brasil.

    Apesar da redução da Tam do galeão, eles continuam mantendo Santiago(diario), Buenos Aires(3x por dia), Caracas(diario), Londres(3x por semana), Miami(diario) e Nova Iorque(diario).

    • Fred K. Chagas

      pela raivinha que o camarada demonstra pelo Rio, algum carioca fez mal pra ele… Espero que não tenha sido muito traumático…

      • Marcos Sobral

        Foi traumático sim. Perdi 7 horas das minhas férias para voar até o Galeão só para fazer uma conexão e usar os pontos Multplus. Lá um cara da Infraero cobrou um "toco" de 5 dólares só para colocar minhas malas na esteira da conexão (e sem eu pedir) e na frente da funcionária da TAM. Além do pessoal dos fundos abrirem suas malas e levarem seu perfume.

        A imigração verifica até suas cuecas e conta quantas roupas estão sujas para taxar o resto.que está limpa.

        Pensando bem não é raivinha. É outra coisa que não posso escrever aqui. Pode ficar com o Rio para você. Sem troco.

        • Pedro Mello

          Isso não significa nada.
          O unico lugar do Brasil que eu fui assaltado foi em Manaus. Isso quer dizer o que?

          Nada….

          sua raiva não te leva a lugar nenhum.

          O Rio é lindo! e tem bandidos. Assim como Belém e Paris.

          Só uma coisa… a imigração não verifica nada. Ela faz o controle de passaportes. A receita federal faz o trabalho de verificação aduaneira.
          Que sinceramente não é nem não ruim quanto outras que eu já passei!

      • CARLOS SEGUNDO

        Nervoso demais esse Marcos Sobral e sem noção também, querer comparar o RIO DE JANEIRO com Belém !
        O que esse povo anda bebendo lá em Belém ? nossa … porque esse não devia está sóbrio quando escreveu.

        • Marcos Sobral

          Sem noção é você que não sabe ler o que está escrito. Em momento algum comparei o Rio a Belém. Só comentei uma coisa verdadeira: não existe demanda para tantos voos internacionais no Rio. Vá ser novamente o texto e perceba que sequer sou de Belém. Pense antes de escrever, se não for muito esforço.

      • Augusto Castro

        Chegar de voo Internacional no GIG é uma m… mesmo!!! sou Nordestino e viajo mais de 10x por ano ao exterior e definitivamente prefiro sair do aeroporto de Rio Branco no Acre que no GIG!!

        • Caio

          Você conhece o aeroporto de RBR?

    • Pedro Mello

      o Rio é a segunda maior metropole do país.
      Segunda maior economia do Brasil.
      A cidade mais visitada do Brasil, com mais de 2/3 dos turista estrangeiros.
      Natural que seja o segundo hub brasileiro.

      Depois da primeira economia, primeira metropole… Sao Paulo!

      Não é a toa que Rio-SP é a maior ligação aerea do MUNDO! (fora o falta de infra estrutura pois há demanda para um trem de grande velocidade que poderia ser implementado)
      Há mais voo Rio-SP por SEMANA, do que todos os voos somados saindo de Belém por MES.

      O galeao teve 4.300milhoes de passageiros internacionais em 2013.

      1,5milhoes, significa 13% da regiao metropolitana. Isso não significa que 13% dos cariocas fizeram uma viagem internacional. Mas mutos fazem mais de uma. mesmo assim existem passageiros que fazem conexão no Rio. E muitos passageiros do Rio que saem para fazer conexão em SP e em menor volume em outras cidades.

      25% dos passageiros do galeão são de conexão e em São Paulo chega perto dos 40%

      Mas por que uma empresa escolhe Sao Paulo em primeiro lugar e o galeao em 2 lugar?
      Por que se eles voarem para Aracaju 3% ficaria por la. A grande maioria iria para SP e dps o Rio.

      Não tenho nada contra Rio de Janeiro, Belém, Aracaju, ou qualquer outra cidade. Pelo contrário. Fico contente de haver uma descentralização de voos. Fico contente de existirem esses voos. Se o preço for convidativo não me incomodo de fazer conexão em lugar nenhum.

      Mas Belém vai conseguir agora um voo 2x por semana para Miami. Além disso tem 3x por semana para o Suriname.

      Dizer que o Rio não tem demanda….é ir um pouco contra as quase 20 empresas estrangeiras que operam no Galeão. E que operam com 747, 777, A340.

      Enfim..

      • Leonardo

        Não vejo a hora de TODOS esses royalties saírem do Rio para a cambada deixar de mamar nas tetas do petróleo. Quero ver continuar com esse nariz empinado! Quero ver!

    • Marcia

      Ah, então, você é muito brilhante? Porque só eu fiz mais de 20 viagens internacionais saindo do Galeão ano passado. Dica: acho melhor você reler o Anuário porque, aparentemente, está com dúvida de interpretação. O anuário informa o número de EMBARQUES. 1.8 milhões somando brasileiros e estrangeiros (incluindo passageiros frequentes).

      É uma simples questão de matemática. Segundo o Data Folha, o Rio de Janeiro tem a maior média salarial do país e a segunda maior população (mais de o dobro do terceiro colocado).

      Super brilhante. E Belém é no nordeste, claro. Superrrr brilhante.

    • Leonardo Pereira

      Guarulhos, Congonhas, Brasilia, Galeão, Confins, Santos Dumond, Viracopos… essa é a ordem dos aeroportos mais movimentados no Brasil até julho de 2013 (de acordo com a Anac). E de espaço aéreo da América Latina, após São Paulo, temos a Cidade do México na segunda posição, afinal, a maior cidade do mundo fica lá (de acordo com a Airports Council International), seguido por Rio de Janeiro.

      E talvez a demanda do Rio seja inflada por pessoas vindo de outros lugares, e com a distribuição, caia um pouco esse número, e graças à descentralização de voos, alguém do Norte/Nordeste não precisa descer, pra depois subir, aumentando custos, ou seja, no fim, todos saem ganhando

      • celioferris

        Análise perfeita.

  • Rodrigo

    Belém do Pará fica na região norte, não é?
    Achei bem interessante essa rota, inclusive para conexões.
    Acho que, do Brasil todo, se você faz conexão em Belém para ir aos EUA faz bastante sentido. O que não faz sentido é o povo de Belém ir a Guarulhos para seguir para os EUA.
    A TAM deveria fazer o mesmo em Porto Alegre ou Florianópolis para vôos a Buenos Aires, Montevideo e Santiago. Esses povos adoram vir de férias a Florianópolis, diga-se de passagem.

    • Moises

      Concordo plenamente e eu mesmo já tinha dito isso antes…acho que os cariocas estão com um pouco de "dor de cotovelo" por ter ir pra SP fazer seus vôos via TAM (vamos levar na brincadeira, né?)

      Pense que para todos dos NE gastam 6 horas a mais em cada vôo internacional para os EUA ou Europa: 3 pra descer pra SP e mais 3 pra subir tudo de novo..

      Vamo ver na pratica o que ocorre..

  • Caio C.

    Foi só comigo ou alguém mais que leu rápido, leu Berlim-Miami ? hahahahaha

  • Junior

    Poderia ser cuiaba-miami

  • Éverton Basílio

    "A boa notícia ficou por conta da aeronave que será utilizada na rota. De acordo com o relatório da Anac, os voos serão operados em jatos Airbus A330, com capacidade para 223 assentos."
    A modernidade vai de encontro com dados, este ano vários são os casos de perda de motores apresentados por esse modelo. Vejam esse post do blog de aviadores da TAM para o caso http://aviadoranonimotam.wordpress.com/2013/07/15… . Quem se interessar pelo site verá que muitas são as denuncias de manutenção precárias na frota da TAM.

    • Fred K. Chagas

      Vou além (ALÔ PESSOAL DO MD), o site do TRT do Rio tem uma notícia, PÚBLICA, sobre a TAM, aqui: http://www.trt1.jus.br/web/guest/destaque-complet… . TRECHO: "…se referia ao autor como um "exemplo" a não ser seguido, pois ele reclamava muito dos itens de documentação e manutenção das aeronaves da empresa. Segundo a testemunha, havia orientações de vários chefes para que os pilotos tivessem mais flexibilidade e maleabilidade no trabalho, não exigindo tanto rigor quanto aos itens de segurança" (e tem o link por lá para a íntegra da decisão) . UM ESCÂNDALO.

      • Fred K. Chagas

        e mais… " "Do denso e convincente depoimento testemunhal, deflui que o trabalhador, ao exigir o estrito cumprimento das normas de segurança das aeronaves, ao invés de receber elogios pelo zelo profissional que orientava sua conduta, tornou-se inconveniente para a empresa", concluiu a desembargadora."
        Que tal ???…

        • Éverton Basílio

          Tive acesso a essa informação também Fred, por aquele Blog que comentei ( aviadoresanonimostam.wordpress.com ). Lá está recheado de informações sobre a mazela que assola a TAM no quesito segurança de voo. Depois da leitura do mesmo, hoje penso duas vezes quando entro em um avião, Triste realidade.

          • Fred K. Chagas

            é difícil falar algo sobre isso porque é assunto tão sensível às pessoas…
            mas aí está a VERDADE.
            Façam o que preferirem com ela.
            O que os meus farão, eu sei. . .

  • Ronan Pinho

    Finalmente um voô direto BEL-MIA. Belém há tempos precisava desse voô, essa qtd acho q é bem razoável para um começo de operações.

    Acredito que é uma excelente oportunidade não só para o Pará, mas para estados dos arredores como MA, PI, AM, etc encurtar as paradas e viajarem para os EUA.

    • Evandro

      Manaus tem 3 vôos diários indo pra Miami (TAM, AA e COPA)… não faz sentido nenhum sair de Manaus e ir pra Belém pra pegar uma conexão indo pra Miami.

  • Thomas H.

    A Tam tem um voo "transnordestino" SSA-REC-FOR-BEL, que continua ainda pra Manaus, que pode alimentar esse voo BEL-MIA.

    • Antonio

      A tam se não estou enganando tem um vôo a tarde saindo de Aju para Belém que faz um verdadeiro tour pelo Nordeste.AJU/REC/FOR/BEL

  • Titobosco

    Muito bem! Seria bom se Salvador voltasse a ter esta ligacao tambem pela TAM já que a AA é a unica que faz isso e com uma decadencia inigualável!
    Parabens ao povo do PA, que a demanda seja consistente por longos periodos!

  • Rodrigo

    Nada contra Belém, que é uma cidade que amo e tenho muitos amigos. Mas porque Fortaleza não entra nos planos da TAM Internacional??? Enquanto a TAP sai diariamente( e em algumas épocas 2 vezes por dia) lotada pra Lisboa e nos conecta com toda Europa, a TAM só tem vôos no sudeste. Pra voar pros EUA, temos que nos sujeitar ao aeroporto de Manaus que, sinceramente, mal tem estrutura pra vôos nacionais. Por enquanto e certamente, Belem será ma ótima opção. E para os que falam mal ou bem do Rio/SP por conta de alfândega, se preparem. Em cidades como Belem, Manaus e Fortaleza, que tem somente aquele vôo chegando naquele horário, vindo dos EUA, eles fazem ” o rapa”. Param todo mundo!!! No vôo da TAP em Fortaleza eles fazem amostragem. Mas quando tínhamos vôo da Delta, eles ficavam ávidos pela chegada do vôo.

    • Xavier

      Acredito que isso seja pela foto de que Belém é mais perto de Miami. No caso da TAP que faz por Fortaleza, é pelo fato da cidade ser mais perto da Europa. Moro em Teresina-PI e no aeroporto de Luís Correia, hoje desativado (por não ter demanda e interesse das Cias Aéreas) é o ponto mais próximo da Europa, saindo do Brasil. Economia de combustível também faz parte.

      • Realmente, ou Fortaleza é esquecida do mundo ou a procura é pequena. Nós temos que 'descer' pra 'subir' de novo… Se não for pela procura ser pequena, digo que é burrice por parte das companhias…

  • Jonathan

    ALELUIAAAAAAAAAAAAAAA!!!

  • Moisés

    Esse vôo será uma opção a mais para o pessoal de Rio e SP, pois o horário que o vôo saíra de BEL p MIA possui ligação com os voos que chegam de GRU e GIG e como as cias conseguem fazer o milagre de vender passagens mais baratos c.conexões, para o pessoal que ta vindo no voo SAA-REC-FOR, menos uma escala para o povo do Nordeste que tinha que ir até Manaus, sem falar que o Aeroporto de BEL é muito melhor que o de Manaus. E as noticias que correm aqui, devido o apoio do Governo é que voo diário seja excluido de Manaus que já conta com Copa e AA, assim a Tam pegaria todos os passageiros que vem do Nordese via BEL (NORTEEEEEEE).

  • Antonio

    Não dou 6 mêses, para a Tam retirar esse vôo por falta de demanda. Quem é do Nordeste não vai a Belém para embarcar para Miami porque a passagem é absurdamente cara.Quem é de Aju paga menos de 200 Dilmas para pegar um vôo para MIA pela AA.

  • Marcos Alan

    Meus queridos deixem Belém em Paz, resolvão os problemas ré vocês na cidade de suas origem. Belém não é e nunca pertenceu ao Brasil e sim ao país chamado PARÁ.

    • Antonio

      Gostei!!!!

  • Vale lembrar que esse novo vôo é apenas uma transferência de freqüência de MAO para BEL… Manaus passa a operar 5x na semana( Antes, diário ) e Belém com 2x inicialmente. A Tam fez isso por alguns motivos, vou citar apenas os dois principais:
    1. A maioria esmagadora dos passageiros do MAO-MIA tem como origem BEL e FOR
    2. O Governo do AM cobra alguns impostos apenas da Tam( isentando AA e Copa)
    A demanda em Belém cresceu, basta olhar para os números. Mesmo sem ter nenhum voo internacional de grande expressão ( Hoje, temos apenas 3x semanais para o Suriname e 2x semanais para a Guiana Francesa, ambos operados pela Surinam Airways), Belém é o aeroporto mais movimentado do Norte do Brasil, e a diferença para Manaus é relativamente grande. Enfim, desejo muito sucesso ao voo, e que venham mais internacionais para cá….

    • Ronan Pinho

      Raphael, seu comentário foi muito pertinente e explicativo. Excelente!

    • Joás Oliveira

      Gostei muito de seu comentário e estou esperando que aprove que ano que vem não vou precisar sair um dia antes aqui do Pará para pegar o voo em Guarulhos!

    • É isso mesmo, muito bom, Raphael. Resta saber por quais razões ocultas a TAM não criou um voo Fortaleza-Belém-Miami-Fortaleza-Belém, nos moldes que a AA fazia Salvador-Recife-Miami-Salvador-Recife. Acho que seria uma opção mais interessante do ponto de vista da demanda.

  • Felizmente vamos voltar a ter voo diretos de Belém aos EUA.

  • Quanto bairrismo e brigas sem sentidos ultimamente nos comentarios… O que acontece?

    Primeiro no topico do voo miami – poa – curtiba, e agora aqui. Inacreditavel!

    • Também fico surpreso. Parece que há uma vontade de por cada cidade brasileira em guerra uma com a outra, quanta bobagem! Novos voos internacionais só são implementados por apenas um motivo: viabilidade econômica. Simples. Claro que há vários fatores que podem definir se uma nova operação é viável ou não. Inicialmente, a demanda de cargas e passageiros é o gancho primordial, mas incentivos fiscais (como o caso de Belém) também exercem grande influência.

    • Titobosco

      Pois é, estava analisando isso. Até parece que sao leitores de um portal muito conhecido no Brasil e nao daqui do MD que tem um nivel de educacao e compreensao consideravel, claro, respeitando as rarissimas atitudes neste post demonstradas.

  • Pelo o amor de DEUUSS, olhem pra demanda de FORTALEZAA to EUA…
    Que inteligência é essa, putz!!!

  • Leonardo

    Alitalia com promoção para compra de milhas.
    http://www.alitalia.com/en_en/millemiglia/acquist

  • Vicente Mello

    Só espero que a TAM tenha o mínimo de inteligência para manter essa linha. Do que adianta reativar a linha e colocar preços de passagens exorbitantemente mais caros do que os próprios vôos da TAM que saem do Sudeste? Cansei de ver vôos partindo de Manaus, em uma distância muito menor para Miami do que partindo de São Paulo ou Rio, e ainda assim serem cerca de 30% mais caros. Se for assim em Belém, não tem como a rota continuar por muito tempo.

  • Silveira

    Pena que a Tam está começando a usar uma configuração de assento muito apertada, diria até mesmo insuportável, estilo lata de sardinha.

  • Marcos Reis

    A Condor está com promoção para Europa com saídas de Salvador e Recife para Europa por U$ 579,00. Já mandei o informativo da promoção pro Denis, vamos aguardar ele colocar no ar.

  • Blz, Belém merece este vôo da Tam para os EUA. Vai ter algum prá Europa? Será que está se desenhando o novo HUB da LATAM e será em Belém? Quem viver voará…

    • Com a atual crise da TAP, não me surpreenderia se a Latam lançasse um BEL-LIS até mesmo para concorrer com a TAP( uma vez que a aliança entre a Tam e TAP deve acabar, pois as cias estarão em alianças diferentes). Já me disseram que a Latam está próxima de implantar isso. Como você mesmo disse, quem viver voará! Abs

  • Glauber

    Belém deverá ter muito mais demanda do que manaus, que é o local mais perto daqui com voos p miami! até pq a maior parte da demanda dos voos de mao-mia é de pessoas que vêm do nordeste e de belem! dessa maneira os que vem do nordeste vao ter uma parada a menos antes de miami, ao saírem daqui de belem! acredito que em breve a tam vai aumentar esta oferta após iniciados os voos! espero!!

  • Juancito

    Holá galera.
    Dá muita risa como vcs tem briga entre cidades do Brasil. Sou paraguaio e vcs não deveriam reclamar nada. Nós, temos que suportar descer no GRU para ir a cualquier lugar…magina q tive q ir de ASU até GRU so pra ir até Santiago! Ou ter q ir até Foz (5 horas de carro) so para não pagar os preços absurdos da TAM saindo de Assunção. Isso da muita raiva.

  • Diego Gatti

    Que notícia boa! A cidade e o Aeroporto de Belém não terão problemas em desenvolver essa rota, tão aguardada por todos. Torcer agora para que o governo saiba utilizar melhor essa oportunidade de explorar melhor o turismo no Pará, para estrangeiros. Temos peculiaridades e coisas boas, que infelizmente estão esquecidas e abandonadas.

  • Dou altas risadas desse bairrismo ridículo dos paraenses. Alardeam futilidades, dizem que Belém é isso, aquilo, melhor que Manaus… Chegam ao ridículo de dizer que Belém tem mais demanda para voos internacionais do que Manaus e que o aeroporto de belém possui mais trafego do que o de Manaus. Ou são ridículos ou são desinformados. Fico com a primeira opção!

    • Por favor, antes de falar besteira e começar com "troca de gentilezas", se informe. Está na internet, para quem quiser ver, que Belém tem um movimento de passageiros maior que Manaus. Já voei 3x no Manaus-Miami e volta, e posso lhe afirmar que haviam mais passageiros em conexão para BEL e FOR, do que passageiros ficando em Manaus. Discurso bairrista foi o seu, me desculpe. Não custa nada ser educado…. Coloquei o link das estatísticas da infraero para comprovar o que disse, mas não sei se o MD permite links aqui (Caso não permita, acesse o site da Infraero e clique em estatísitcas) http://www.infraero.gov.br/index.php/br/estatisti

    • Ronan

      Renato meu caro, esse voô de Belém é estratégico para TAM. A TAM pouco se importa se existe algum bairrismo entre estados, quer saber é do custo da oportunidade, e análise do investimento.
      E você precisa se informar melhor, por que o aeroporto de Belém possui sim mais movimento, veja: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Lista_de_aerop
      Somos todos Brasileiros, Nortista, precisamos nos unir, e não ficar com recalques bobos e sem fundamentos.

      • Renato

        Realmente a TAM nao se interessa por bairrismo. O que ela quer ‘e usufruir de beneficios fiscais como o que o governo do Para prometeu. Este voo so existe por causa do lobby. Nao sei em que esse voo seria estrategico para a TAM. Se fosse, ja existiria ha muito tempo. Incrivel como o aeroporto de Belem, mesmo tendo apenas 4% a mais de passageiros, ja incha o ego dos paraenses. O aeroporto de Manaus deixou o ranking de aeroporto mais movimentado na metade do ano passado, mas mesmo assim possui mais movimento de aeronaves do que o de Belem e movimento de carga, nem se fale. Manaus movimenta quase cinco vezes mais. Esse alarde de Paraense ja eh conhecido de todos. Daqui a pouco vao dizer que Belem tem mais demanda do que o aeroporto de Guarulhos.

        • Moura

          Caro Renato, a verdade e que um manauara falando de incentivos fiscais fica ate difícil de agüentar. E a Zona França de Manaus e o que? Uma imensa mesada que todos os brasileiros dao para existirem industrias aí, num modelo que foi criado para a exportação, mas foi desvirtuado e hj serve para empresas espertas irem para Manaus, não pagarem todos todos os impostos e produzirem para o Mercado interno, roubando a oportunidade dos outros estados, principalmente do Norte, de terem industrias! Um absurdo! Quem vive de mesada na pode reclamar de ninguém. Vê se se os manauaras se enxergam e assumam que tem benefícios que nenhum outro estado tem, e por isso deviam ficar Quietinhos. Alias so tm aquele sofrível voo pra miami da american airlines em avião lata de sardinha 737 pq o Gverno dai tb da incentivos fiscais. Acordem e parem de reclamar de quem vive a economia real e nao vive numa ilha da fantasia custeada Pr todos os contribuintes brasileiros coma renuncia fiscal que a Zfm representa.

  • MARCIA

    Sem preconceito mas, ridículo tirar Gig direto e colocar passando por Belem. A TAM sim é uma cia preconceituosa com o Rio aliás sempre foi . Os cariocas tem mais é que boicotar esta cia que só coloca aeronave velha pra GIG e os piores horários possíveis. Vamos todos usar outras cias aéreas para todas as rotas pessoal…. Chega de aturar monitor caindo aos pedaços, alias qdo ñ é a aeronave mais velha da TAM como da ultima vez o Airbus que nem mesmo tvs pelos corredores tinha muito menos monitores individuais. Apenas um telão na frente isso é aernove pra se usar nos dias de hj pra voo mia gig… nem de graça DONA TAM… bota mesmo pra BELÉM… OS SEUS LIXOS….

  • Marcelo

    Não sei porque toda essa discussão. São apenas 2 voos por semana em período experimental que o governo do Pará negociou com a TAM em troca de alguma isenção fiscal provavelmente, nem se sabe por quanto tempo irá permanecer o incentivo. A estratégia da TAM é unicamente cortar custos com esses benefícios durante esse período.

  • Vicente Mello

    Sério que vc’s estão discutindo qual cidade é maior, melhor, com mais vôos, companhias, movimento, qtas vezes já viajaram pra fora, etc?
    Parem com isso… Ninguém, de lugar nenhum, saiu prejudicado com uma mudança dessas. Nem Manaus teve prejuízo considerável deixando de ter dois dias a menos de trecho para que fosse feito por Belém (pelo que entendi, foi isso, mas me corrijam se entendi errado, por favor). Pelo contrário, só trará benefícios pra quem sai do Norte e Nordeste pra Miami. Ou será que somente quem mora no sudeste ou em Manaus tem passaporte e visto americano aqui?
    Discussão desnecessária e que não vai mudar absolutamente NADA do novo trecho. Se querem mais vôos, reclamem com as empresas aéreas de forma direta ou indireta, simples. Quem sabe assim se resolva.
    Parece que todos esqueceram que nós temos os piores e mais caros prestadores de serviço do mundo, e com aeroportos e companhias aéreas não é diferente.
    Eu vou continuar voando pra Miami, Europa, Japão, onde quer que eu possa ir, por qualquer aeroporto que o preço seja condizente (não sei vocês, mas EU não sou louco de gastar 15 mil reais em um trecho de primeira classe pra Miami) e que o tempo de espera em conexões e total de vôo não sejam absurdo.
    Quer reclamar da falta de vôos ou estrutura dos aeroportos, faça isso nos canais corretos, por onde possam ter efeito. Não por aqui, que é o melhor serviço de utilidade pública sobre aviação comercial que eu conheço (e friso bem o “que EU conheço”, para não causar mais discussões desnecessárias neste tópico), mas, infelizmente, não resolve esses problemas.
    Eu quero mais é comemorar o novo trecho e voarei por Belém sim, como já voei por Manaus, Rio, Fortaleza, São Paulo e outros. Basta o custo ser justo.

    • Limars

      Perfeito, o que não faz sentido é ter que sair do Nordeste pro Sudeste para só então embarcar pra Miami. Estou muito feliz por esse novo voo de Belém, Deus abençoe!

    • Fernanda

      Estou contigo e não abro!

  • Forra do ano.

  • Helio

    Vocês falando de bairrismo, de aeroporto isso, de cidade aquilo…

    EU QUERO UMA PONTE AÉREA MANAUS-BELÉM!!!

    Sem mais.

  • kaleb

    A tam opera diarimente o voo manaus miami por 2 motivos, pela quantidade de carga e demanda de passageiro, e que de belem somente tem 35 por cento de passageiro , entao manaus continua sendo o grande centro do norte de voos

  • Wagner

    Aos bairristas de Manaus e de outras cidades, como o ?Renato Almeida aí em cima, de uma olhada no movimento do aeroporto de Belem em 2013 que beirou 3 milhões e meio de passageiros e superou em cerca de 400.000 mil o aeroporto de Manaus, e tb dêem uma olhada nas ocupações tanto do Belém Miami pela TAM quanto do Belém Lisboa pela TAP que começa em junho de 2014 mas já apresenta lotações excelentes mesmo no período pós Copa. E só para terminar, para os invejosos de plantão, o avião que vai para Miami e novinho em folha. Respeito todo indo mas exijo respeito tb pela terra paraense. Só ignorância e que alimenta certas ideias erradas sobre Belém e o Para.

  • Keila

    Sou Paraense e vou passar a visitar mais vezes minha terrinha.