Como conseguir o visto para o Qatar passo a passo

Redação 19 · outubro · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Atualização: o visto para o Qatar passou a ser liberado aos brasileiros na chegada ao país a partir de 23/06/2017. Com isso, ficou bem mais fácil visitar o país – veja mais informações nesse post sobre o novo visto para o Qatar!

Com as super promoções da Qatar Airways para a Ásia, os brasileiros começaram a ter mais contato com o Qatar (ou Catar), devido às conexões em Doha. Brasileiros não precisam de visto de trânsito no Qatar, mas caso desejem visitar o país é necessário obter o visto de turista. Nossa leitora Maria Renata França obteve a autorização nessa semana e gentilmente preparou esse ótimo passo a passo sobre como obter o visto para o Qatar, incluindo exemplo de hotéis patrocinadores (sponsors) e valores! Acompanhe:

Minha história começa da mesma forma que a de muitos leitores do Melhores Destinos: um dia meu celular vibrou e quando fui ver era uma notificação do APP do MD alertando sobre preços incríveis para a Tailândia voando Qatar Airways, uma das melhores companhias do mundo. Entrei correndo no site para comprar e uma das opções de voo apresentadas (a mais barata por sinal) incluía uma parada de 22h em Doha no retorno ao Brasil. Não pensei duas vezes e confirmei a compra. Incríveis R$2.413 Guarulhos x Bangkok x Guarulhos, já com taxas e stopover em Doha!

Minha história continua da mesma forma que a de muitos leitores do Melhores Destinos: “Ok, comprei a passagem, e agora? Preciso de visto para o Qatar?” E é por isso que estou escrevendo esse guia com o passo a passo (pra não dizer peregrinação) para conseguir o visto para o Qatar.

doha-qatar-visto

Visto para o Qatar passo a passo

Há aproximadamente um mês o governo do Qatar soltou uma nota dizendo que passageiros de qualquer nacionalidade, em trânsito de no mínimo 5 e no máximo 96 horas poderiam receber um visto na chegada ao Aeroporto de Doha. A mesma nota dizia que esse período anteriormente era de 5 a 48 horas e que foi ampliado para 96h, porém não dizia quando entrava em vigor. A redação do texto ao mesmo tempo é clara, porém confusa: Então quer dizer que passageiros em trânsito, de qualquer nacionalidade, podem ficar até 48h no Qatar recebendo o visto na entrada?

“Oba, me dei bem!”, pensei eu. Mas por via das dúvidas resolvi ligar para a Qatar Airways e confirmar essa informação. O atendente me informou que estava ciente do comunicado sobre o trânsito de até 96h, porém não sabiam quando entraria em vigor, e que eles desconheciam qualquer informação sobre o visto de trânsito de até 48h.

Liguei então para a Embaixada do Qatar em Brasília. Idem. Ninguém tinha ouvido falar que brasileiros poderiam ficar 48h em Doha com um visto obtido na chegada, e também não sabiam quando o novo sistema de 96h entraria em vigor. Lembre-se, porém, que esse benefício, quando implantado, será apenas para turistas em conexão. Se o seu destino final for o Qatar, ou se sua reserva está em mais de um localizador (exemplo: um trecho pago em dinheiro e outro emitido com milhas) será necessário o visto de turismo.

Ah, mas a Qatar Airways não providencia o visto, transporte e acomodação em casos de conexão superior a 8 horas (o famoso STPC)? Sim e não. Sim, ela providencia caso, no ato da compra da passagem, não seja disponibilizado nenhuma opção de voo com um tempo de conexão inferior a 8 horas (independente da tarifa) – saiba mais aqui.

Ah, mas a Qatar Airways não providencia o visto se você reservar o hotel através do Discovery Qatar? Também não! Somente para passageiros visitando familiares no Qatar.

Como diz minha mãe, o seguro morreu de velho, e resolvi fazer o visto de turismo, que deve ser solicitado e patrocinado por um hotel.

Antes de contar como é o processo, quanto custa, quais hotéis fazem e quanto tempo demora, vou deixar aqui uma informação extremamente relevante: Os hotéis no Qatar não aceitam hospedar pessoas de sexos diferentes no mesmo quarto a não ser que seja comprovado grau de parentesco (ex: pai e filha, mãe e filho, irmão e irmã e marido e mulher). Namorados e amigos de sexo oposto devem reservar dois quartos e marido e mulher que não compartilham o mesmo sobrenome devem levar uma cópia da certidão de casamento.

Outra informação relevante é que o visto de turismo não é concedido para maiores de 60 anos de idade, e mulheres jovens viajando sozinhas também tem dificuldade (e esse é o meu caso). Note também que o prazo para a resposta, de modo geral, no caso de homens é de 3 a 5 dias úteis e mulheres de 5 a 8 dias úteis.

Documentos e formulário para o visto

A documentação que você precisa para o visto, de modo geral, é:

– Cópia do passaporte
– Cópia do bilhete
– Formulário do visto preenchido e assinado
– Formulário de autorização de débito no cartão de crédito preenchido e assinado
– Frente e verso do cartão de crédito

O formulário é bem simples e só pergunta o básico, o que é um pouco frustrante, pois no meu caso (jovem, solteira, viajando sozinha), quanto mais informações eu pudesse acrescentar para comprovar minhas intenções turísticas, melhor.

Hotéis e valores

O valor varia e muito de hotel para hotel. Vou deixar aqui uma lista de hotéis que oferecem o serviço de visto, o valor e algumas observações:

#FAIL:

PLAZA INN DOHA: Respondeu de cara com um “We are experiencing difficulties in applying for Brazilian lady nationals and it has been rejected and we cannot give you any guarantee that we can receive the approval from the Qatar Immigration.”

Exigência de 3 ou mais noites no hotel:

DOUBLETREE BY HILTON DOHA: Cobrou QAR400 pelo visto

Exigência de 2 ou mais noites no hotel:

MELIA DOHA: Cobrou QAR300

LA CIGALE: Cobrou QAR220

Exigência de apenas uma noite no hotel

visto-qatar-hotel

GRAND QATAR PALACE HOTEL: Cobrou QAR1000 pelo pacote com 1 noite + visto + translados

GRAND REGAL HOTEL: Cobrou QAR350 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

vito-qatar-formularioLA VILLA SUITES: Cobrou QAR500 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

W DOHA HOTEL AND RESIDENCE: Cobrou QAR325 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

visto-qatar-transito

E a salvação da minha viagem:

SAPPHIRE PLAZA HOTEL DOHA: Cobrou QAR350 pelo visto, porém não exigiram o pré pagamento de mais nada além do valor do visto. Foram muito atenciosos e responderam todos os meus e-mails prontamente.

E como termina minha história? Enviei os formulários do visto para o hotel dia 17 de Outubro pela manhã. Na parte da tarde fizeram a cobrança no meu cartão de crédito e no dia 19 de Outubro de manhã já recebi o e-mail confirmando que o visto foi aprovado! Agora é só fazer as malas e aproveitar mais uma viagem que só será possível graças ao Melhores Destinos!

visto-qata-doha

Agradecemos a Maria Renata por esse artigo fantástico, que certamente vai ajudar muitos leitores! Quer enviar um artigo para o Melhores Destinos? Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br e participe!

Autor

Redação - redacao