Como conseguir o visto para o Qatar passo a passo

Redação 19 · outubro · 2016

Atualização: o visto para o Qatar passou a ser liberado aos brasileiros na chagada ao país a partir de 23/06/2017. Com isso, ficou bem mais fácil visitar o país – veja mais informações nesse post sobre o novo visto para o Qatar!

Com as super promoções da Qatar Airways para a Ásia, os brasileiros começaram a ter mais contato com o Qatar (ou Catar), devido às conexões em Doha. Brasileiros não precisam de visto de trânsito no Qatar, mas caso desejem visitar o país é necessário obter o visto de turista. Nossa leitora Maria Renata França obteve a autorização nessa semana e gentilmente preparou esse ótimo passo a passo sobre como obter o visto para o Qatar, incluindo exemplo de hotéis patrocinadores (sponsors) e valores! Acompanhe:

Minha história começa da mesma forma que a de muitos leitores do Melhores Destinos: um dia meu celular vibrou e quando fui ver era uma notificação do APP do MD alertando sobre preços incríveis para a Tailândia voando Qatar Airways, uma das melhores companhias do mundo. Entrei correndo no site para comprar e uma das opções de voo apresentadas (a mais barata por sinal) incluía uma parada de 22h em Doha no retorno ao Brasil. Não pensei duas vezes e confirmei a compra. Incríveis R$2.413 Guarulhos x Bangkok x Guarulhos, já com taxas e stopover em Doha!

Minha história continua da mesma forma que a de muitos leitores do Melhores Destinos: “Ok, comprei a passagem, e agora? Preciso de visto para o Qatar?” E é por isso que estou escrevendo esse guia com o passo a passo (pra não dizer peregrinação) para conseguir o visto para o Qatar.

doha-qatar-visto

Visto para o Qatar passo a passo

Há aproximadamente um mês o governo do Qatar soltou uma nota dizendo que passageiros de qualquer nacionalidade, em trânsito de no mínimo 5 e no máximo 96 horas poderiam receber um visto na chegada ao Aeroporto de Doha. A mesma nota dizia que esse período anteriormente era de 5 a 48 horas e que foi ampliado para 96h, porém não dizia quando entrava em vigor. A redação do texto ao mesmo tempo é clara, porém confusa: Então quer dizer que passageiros em trânsito, de qualquer nacionalidade, podem ficar até 48h no Qatar recebendo o visto na entrada?

“Oba, me dei bem!”, pensei eu. Mas por via das dúvidas resolvi ligar para a Qatar Airways e confirmar essa informação. O atendente me informou que estava ciente do comunicado sobre o trânsito de até 96h, porém não sabiam quando entraria em vigor, e que eles desconheciam qualquer informação sobre o visto de trânsito de até 48h.

Liguei então para a Embaixada do Qatar em Brasília. Idem. Ninguém tinha ouvido falar que brasileiros poderiam ficar 48h em Doha com um visto obtido na chegada, e também não sabiam quando o novo sistema de 96h entraria em vigor. Lembre-se, porém, que esse benefício, quando implantado, será apenas para turistas em conexão. Se o seu destino final for o Qatar, ou se sua reserva está em mais de um localizador (exemplo: um trecho pago em dinheiro e outro emitido com milhas) será necessário o visto de turismo.

Ah, mas a Qatar Airways não providencia o visto, transporte e acomodação em casos de conexão superior a 8 horas (o famoso STPC)? Sim e não. Sim, ela providencia caso, no ato da compra da passagem, não seja disponibilizado nenhuma opção de voo com um tempo de conexão inferior a 8 horas (independente da tarifa) – saiba mais aqui.

Ah, mas a Qatar Airways não providencia o visto se você reservar o hotel através do Discovery Qatar? Também não! Somente para passageiros visitando familiares no Qatar.

Como diz minha mãe, o seguro morreu de velho, e resolvi fazer o visto de turismo, que deve ser solicitado e patrocinado por um hotel.

Antes de contar como é o processo, quanto custa, quais hotéis fazem e quanto tempo demora, vou deixar aqui uma informação extremamente relevante: Os hotéis no Qatar não aceitam hospedar pessoas de sexos diferentes no mesmo quarto a não ser que seja comprovado grau de parentesco (ex: pai e filha, mãe e filho, irmão e irmã e marido e mulher). Namorados e amigos de sexo oposto devem reservar dois quartos e marido e mulher que não compartilham o mesmo sobrenome devem levar uma cópia da certidão de casamento.

Outra informação relevante é que o visto de turismo não é concedido para maiores de 60 anos de idade, e mulheres jovens viajando sozinhas também tem dificuldade (e esse é o meu caso). Note também que o prazo para a resposta, de modo geral, no caso de homens é de 3 a 5 dias úteis e mulheres de 5 a 8 dias úteis.

Documentos e formulário para o visto

A documentação que você precisa para o visto, de modo geral, é:

– Cópia do passaporte
– Cópia do bilhete
– Formulário do visto preenchido e assinado
– Formulário de autorização de débito no cartão de crédito preenchido e assinado
– Frente e verso do cartão de crédito

O formulário é bem simples e só pergunta o básico, o que é um pouco frustrante, pois no meu caso (jovem, solteira, viajando sozinha), quanto mais informações eu pudesse acrescentar para comprovar minhas intenções turísticas, melhor.

Hotéis e valores

O valor varia e muito de hotel para hotel. Vou deixar aqui uma lista de hotéis que oferecem o serviço de visto, o valor e algumas observações:

#FAIL:

PLAZA INN DOHA: Respondeu de cara com um “We are experiencing difficulties in applying for Brazilian lady nationals and it has been rejected and we cannot give you any guarantee that we can receive the approval from the Qatar Immigration.”

Exigência de 3 ou mais noites no hotel:

DOUBLETREE BY HILTON DOHA: Cobrou QAR400 pelo visto

Exigência de 2 ou mais noites no hotel:

MELIA DOHA: Cobrou QAR300

LA CIGALE: Cobrou QAR220

Exigência de apenas uma noite no hotel

visto-qatar-hotel

GRAND QATAR PALACE HOTEL: Cobrou QAR1000 pelo pacote com 1 noite + visto + translados

GRAND REGAL HOTEL: Cobrou QAR350 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

vito-qatar-formularioLA VILLA SUITES: Cobrou QAR500 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

W DOHA HOTEL AND RESIDENCE: Cobrou QAR325 pelo visto e o pré-pagamento de uma noite de estadia

visto-qatar-transito

E a salvação da minha viagem:

SAPPHIRE PLAZA HOTEL DOHA: Cobrou QAR350 pelo visto, porém não exigiram o pré pagamento de mais nada além do valor do visto. Foram muito atenciosos e responderam todos os meus e-mails prontamente.

E como termina minha história? Enviei os formulários do visto para o hotel dia 17 de Outubro pela manhã. Na parte da tarde fizeram a cobrança no meu cartão de crédito e no dia 19 de Outubro de manhã já recebi o e-mail confirmando que o visto foi aprovado! Agora é só fazer as malas e aproveitar mais uma viagem que só será possível graças ao Melhores Destinos!

visto-qata-doha

Agradecemos a Maria Renata por esse artigo fantástico, que certamente vai ajudar muitos leitores! Quer enviar um artigo para o Melhores Destinos? Entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br e participe!

Autor

Redação - redacao
  • LuRodamilans

    Ah se todos os posts fosse assim, bem explicados… Parabéns a Maria Renata pelas dicas!

  • Erico Bertoldi

    Muito legal mesmo o post, objetivo e completo. Saberia confirmar a informação que achei na Internet, sobre brasileiros com passaporte italiano, que não precisariam passar por esse processo através do hotel e poderiam obter o visto de turismo diretamente na chegada ao país? Obrigado!

  • Ernesto Lippmann

    Parabéns pelo post pelas dicas e pela pesquisa

  • Matheus

    Ba, Qatar está descartado da lista. Muita burocracia = não quer receber turista!

    • Emmanuel Kalispera

      Concordo! Muita palhaçada ter que fazer o visto pelo hotel.

      • Ricardo

        De acordo, muita burrocracia! Não entendo porque um governo coloca tanto dinheiro na empresa aérea e depois complica tanto a entrada no país. Para o Canadá também não vou, é só problema tirar o visto, eles se acham os EUA. Deveria ser como a Austrália, o visto online é fácil e imediato.
        A mesma coisa raciocina um americano, canadense ou australiano ao pensar viajar para o Brasil. Pra que se meter em problema e tirar o complicado visto brasileiro? Tem tanto país no mundo, mais perto e sem burrocracia de visto…

        • Paulo Oliveira

          O Ricardo Freire escreveu um artigo muito bom sobre isso: http://www.viajenaviagem.com/2016/10/isencao-de-visto-para-americanos

        • beto viajador

          ATENÇÃO TURISTAS BRASILEIROS, FUJAM DO QATAR! Comprei passagem pela Qatarairways, reservei 3 diarias no Hilton, e paguei 600 QAR para o visto, porem meu pedido e de minha esposa foram recusados, e ao interpelar a embaixada disseram que a recusa foi por termos mais de 60 anos e que poderiamos ir la fazer tratamento medico pois e a melhor assistencia medica do MUNDO. Não perguntaram se eu tinha plano de saude, que e de 150.000 euros. Como esse pais pode sediar uma copa do mundo….Pais confuso, discriminador e de mentalidade retrograda. De moderno apenas a cidade de DOHA, de resto FUJAM DA INTOLERANCIA E DOS 54 GRAUS DE CALOR!!! Nada me foi devolvido….

          • Ricardo

            Fujam mesmo! Imagine que no Qatar ainda existem escravos, principalmente indianos e paquistaneses, que estão construindo os estádios para a corrupta Copa do Mundo de 2022. Não se pode esperar nada de uma ditadura assim…Pra mim a Qatar Airways não é uma alternativa.

        • Fabio

          O Canada eh bem simples para quem tem o visto americano com carimbo de entrada no passaporte.

  • Sander

    Muito bom o Post..
    Pelo menos é rápido o retorno e emissão do visto.. e se resolve tudo por email, fica pouco burocrático..
    Melhores Destinos, sempre a frente!!

  • Ernesto P

    Muito bom ter a lista de hoteis e preços. Quero contribuir. O hotel HILTON DOHA exige 2 noites de estadia e o custo do visto são QAR 600. Acho que o melhores destinos podia colocar esses dados numa lista compilada para referência futura. Extremamente importante saber desses dados, considerando que cada vez mais está interessante voar com Qatar.
    Aos futuros viajantes, fiz minha conexão em Junho e achei Doha interessante. Não é um destino turístico em si, mas a a cidade se desenvolveu bastante nos últimos 10 anos e foi muito agradável meu dia por lá. Farei outra conexão agora no dia 26 de Outubro e ficarei novamente 1 noite por lá. Recomendo. Único ponto é o verão. Junho já não dava para andar na rua devido ao calor.

  • Paulo Brito

    Nossa, que notícia boa. Também aproveitei a promoção da Qatar GRU – BKK – GRU, com stopover de 5 dias no Qatar. Irei embarcar no dia 17/03/2017 para Doha. Vou aguardar um pouco mais para ver se sai a definição do visto de turista por até 96 horas (meu caso).
    Parabéns pelo post.

    • Hori G.S. Horikawa

      se voce vai ficar 5 dias, o visto de 96 horas não vai te servir.

      • Paulo Brito

        Verdade Hori, terei que contatar o hotel que reservei. Creio que com 1 mês de antecedência está ok.

    • beto viajador

      Cuidado se voce tem mais de 60 anos pois recusam o visto.

      • Paulo Brito

        Deste requisito ainda estou fora…kkk

  • Erico Bertoldi

    Obrigado!!

  • Edimar Eustaquio

    Parabéns Maria Renata, suas dicas foram ótimas, e de grande ajuda aos seguidores do Melhores Destinos, eu também tive a oportunidade de conhecer o Qatar cidade de Doha em 2013, quando fui minha viagem foi pela Emirates, e o proprio hotel me cedeu o visto para entrada no país, mas não me cobraram nada.

  • Daniel Bazetto

    Parabens pelo post, ficou muito bom.

    Agora tenho que concordar com varios colegas, e bem burocratico. Eles deveriam comecar a facilitar a entrada de turistas no pais. Eu nao teria problemas porque usaria o passaporte italiano, mas mesmo assim poxa, que trabalheira. Agora repito a famosa frase, IMAGINA NA COPA?? Hahahaha

  • Gilberto

    Quero ver na Copa!

  • Fabio

    Muito complicado para o meu gosto.

    • Patricia DE BIERRE

      Eu gostaria de acrescentar as últimas informações que eu recebi hoje do Hotel Mövenpick West Bay Doha:
      “O valor do visto (QAR250 = R$216) será descontado do cartão de crédito, enquanto que os QAR5000 (R$4.332,24) só seriam bloqueados, podendo este bloqueio ser liberado em até 14 dias após a saída do passageiro do país. Ou seja, o valor do bloqueio só será liberado depois que a policia imigratória do Qatar mandar o carimbo de saída do país do turista para o hotel. A grande dúvida é, se existe um bloqueio no cartão, isso não limitaria as compras posteriores?

      Enfim, a novela continua, sendo que eu acabei de enviar uma longa resposta ao hotel, onde questiono as diversas políticas de visto para brasileiros e onde sugiro que estas precisam ser revistas pelas autoridades do Qatar com urgência para facilitar a vida dos turistas. Afinal, a Qatar Airways promove as suas passagens intensamente no Brasil e não tem condições para atender os passageiros que desejam interromper (até por questões de saúde) uma viagem fatídica de no mínimo de 23 horas de duração e pernoitar no seu país.

      Eu os manterei informados, ok?

      • Patricia DE BIERRE

        Em tempo:
        Renata e Melhores Destinos,
        obrigada por nos proporcionar uma discussão tão interessante. Parabéns!!!!

        • Maria Renata

          Oi Patricia, realmente alguns hoteis me pediram esse depósito, mas esses eu nem coloquei na lista pois achei um absurdo essa exigência. Pelo que percebi, isso é uma política que varia de hotel para hotel e não tem nenhuma ligação com alguma exigência do governo do Qatar.

          • beto viajador

            Renata, cada hotel cobra o que quer e muitos hoteis não solicitam vistos. Quando liguei a embaixada do qatar em brasilia me informaram que tudo e resolvido no qatar . Não entendo porque o Brasil quer manter relações diplomaticas com um pais desses. Deveriamos fechar essa embaixada em doha pois nesse pais ha discriminação com mulheres e maiores de 60 anos. E o pior ninguem me devolveu nada do que foi cobrado. Foi um imenso prejuizo! Estou pensando em ajuizar os danos financeiros e morais…

  • Fabio

    Exatamente!

  • Marlene Oliveira

    Poxa! Pelo que li no post e em diversos comentários, posso esquecer em um dia visitar a minha sobrinha que mora em Doha. Tenho 60 anos e meu esposo 78, não sabia desse detalhe idade. Não querem velho por lá, vai ser uma copa do mundo para os jovens hehehehe
    Parabéns pelo post!
    Bem detalhado, é o que o turista precisa e quer.

  • Victor

    também estarei na Tailandia em Novembro e Dezembro… estarei indo com minha namorada, quem sabe nao nos cruzamos nos voos.. vou com a QATAR também…. vou dia 20 de Novembro.. belo post ! valeu

  • Larissa Troiano

    Olá,

    Vou visitar uma amiga ano que vem (2018), ela mudou-se para Doha faz 3 anos, porém eu e meu namorado ficaremos na casa dela. Como tiro o visto nesse caso?

  • Paulo Gottardi

    Falou tudo, já me arrependi de ter escolhido o stopover!

  • Guilherme Lanna

    Eduardo, tem algum email que eu possa entrar em contato com você?

  • Dete Araujo

    Esse sim, ta muito bem explicadlo!! e eu me ferrei literalmente! Alguem sabe dizer se a aerea de transito em doha pode acessar todos os duty free. Que que eu vou fazer 9 horas numa aerea de transito?