Visto para o México deixará de ser exigido no dia 16 de maio

Denis Carvalho 25 · abril · 2013

O visto para o México está com os dias contados. Os governos do Brasil e do México anunciaram que o acordo de isenção para a entrada de cidadãos dos dois países terá início a partir do dia 16 de maio de 2013. A partir desta data, os brasileiros não necessitarão da autorização para entrar no México, valendo o mesmo para os cidadão mexicanos em visita ao Brasil

O Consulado Geral Mexicano informou porém que  a isenção de vistos de curta duração não significa que outros exigências não possam ser apresentados ao viajante no momento do controle migratório, como a apresentação da passagem de regresso, prova de meios de subsistência ou comprovante de hospedagem. “Recomenda-se aos viajantes brasileiros, no caso de viagens ao México, que consultem as páginas eletrônicas do Consulado-Geral do Brasil no México (www.cgmexico.itamaraty.gov.br) e do Serviço Exterior mexicano para conhecerem as condições de ingresso naquele país e outras informações úteis para a sua viagem”, informou.

Ainda segundo o Consulado, os brasileiros que, ao desembarcarem em qualquer ponto no México, tenham problemas no momento do controle migratório devem solicitar autorização para contatar o Consulado-Geral do Brasil na Cidade do México da seguinte forma:

– telefone fixo: 55-4160-3953 (chamadas a partir da Cidade do México)
– plantão: (04455) 3455-3991 (chamadas a partir da Cidade do México)
(0155) 3455-3991 (chamadas a partir de qualquer outro local no México)
(00xx52155) 3455-3991 (chamadas a partir de qualquer lugar do Brasil)
– e-mail: assistencia.cgmexico@itamaraty.gov.br

Dica do leitor Marcelo Souza Silva

Mais informações no site do Consulado Geral do México

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • André Santos

    Acapulco me espera! rs

  • Rafael

    Esse visto sempre foi uma farsa. Foi uma pressão dos EUA para coibir imigração ilegal na fronteira, uma total falta de soberania do México, que chegou inclusive a aceitar o visto americano como válido para entrar em seu território! Como os próprios EUA estão cada vez mais flexível com seu visto, essa exigência no México estava mesmo com os dias contados.

  • Antônio Floren

    "Passagens de volta": Como se os brasileiros preferissem o México ao Brasil. Difícil por difícil é melhor ficar aqui mesmo. Mas foi uma boa iniciativa. Quero ver agora é os EUA isentarem o visto, dizem que falta pouco.

  • Fabio

    Engraçado que quando se cruza a fronteira entre USA e México, por terra, sequer existe controle de fronteira por parte dos mexicanos.

    Não só brasileiros, mas qualquer um, entra sem visto, passaporte, carteirinha da Blockbuster, título de sócio do Flamengo, enfim, absolutamente nenhum controle.

    Já para voltar aos USA são outros 500

    • João Alfredo

      Fabio, quem tem visto pros USA não precisa de visto pro Mexico. Pode ser por isso que não controlam. Mas deveriam…

      • Fabio

        Isso eu sei.

        O que estou querendo mostrar é justamente o grau de servidão dos mexicanos para com os americanos.

        A única e exclusiva razão do México exigir visto dos brasileiros é por imposição americana.

        Se e exigência caiu, pode apostar que foi porque os americanos permitiram.

    • Fabio Roggero

      Ninguém quer imigrar para o México, talvez seja essa a razão

  • Renata Camargo Vasco

    Que ótima notícia, uma preocupação a menos!

    Espero que por ser uma nova medida não haja problemas como sugere a matéria. Tomara!! O clima na migração já era suficientemente tenso com o visto eletrônico.

  • Robson Dombrosky – v

    E eu que precisei desembolsar uma nota preta para tirar o visto em uma viagem de carro para lá em 2011… Mas valeu a pena, o país me rendeu muitas fotos belíssimas. Certo, o visto foi para os EUA, mas como servia também para o México e valia por 10 anos, resolvi matar dois coelhos com uma cajadada só. Se bem que parece que estão querendo eliminar também a necessidade de visto para os EUA.

  • Juliana Brito

    Agora para ficar perfeito so falta eliminar o visto pros eua !

  • Diones Reis

    Os coiote agradece! 😀

  • Ronie W. R.

    Já que vai terminar a exigência, a título de curiosidade, alguém saberia dizer quando começou essa medida de exigência de visto? Porque em 2004 lembro que cheguei só com o passaporte e lá na hora, na Cidade do México, carimbaram o visto. O país é maravilhoso, a cultura e história impressionam, morei quase 6 meses lá e conheci muita coisa, fiquei em Guanajuato por 3 meses estudando espanhol e viajei outros quase 3 meses. Pra quem vai ficar nos arredores da Cidade do México, não deixem de ir a Teotihuacán, sítio arqueológico asteca cerca de 40 KM da Cidade do México, impressionantes as pirâmides do Sol (segunda maior do mundo, depois do Egito) e da Lua. Tem ônibus que sai da maioria das rodoviárias. Já quem vai ficar nos arredores de Cancún, não deixe de visitar os vários sítios maias da Península de Yucatán e os Cenotes, poços de água cristalina esculpidos pela natureza que se estendem por Km. Mas isso é apenas uma pequena parte, o México é muito mais, com seus problemas ou não. Tenho muita saudade de lá, um dia eu volto.

  • Diones Reis

    Se com isto o pessoal pensa que vai acabar o visto para os EUA, podem tirar o cavalo da chuva.

    Dou 3 razões de isto não acontecer.

    1 – Existencia de compartilhamento total de informações entre os países.

    2 – Taxa de quase 0% de rejeições de visto

    3 – O consulado americano lucra muitos milhares de dólares ao dia com visto consular. Eles não são bobos de deixar esta grana passar.

  • Alexander Valerio

    Fui em 2005 sem necessidade do visto também a trabalho. Creio que começou no final de 2005 por causa da novela da Globo. Voltei em 2011 com o SAE. Sem o visto fica mais fácil voltar a Cancun.