Governo canadense diz ter intenção mas ainda não confirma isenção de visto para brasileiros

João Goldmeier 11 · abril · 2017

Brasileiros que planejam visitar o Canadá estão ansiosos com a chegada do próximo 1º de maio. Isso porque, conforme noticiamos seguidamente, o governo canadense tem a intenção de facilitar a entrada dos brasileiros no país a partir desta data, quando poderá ser implementado o sistema eTA (eletronic Travel Authorization).

Apesar de muitos sites brasileiros noticiarem nesta semana a implementação do eTA como certa no início do próximo mês, a informação ainda não é confirmada pelas autoridades canadenses. O Melhores Destinos entrou em contato com o Governo do Canadá e com a Embaixada do Canadá no Brasil. A resposta dos dois órgãos é de que existe a intenção de expandir o eTA para o Brasil, mas não há confirmação para o início do sistema – nem se ele será colocado em prática, de fato. Mas vamos torcer para que sim!

Quando vigente, o eTA possibilitará que brasileiros que já tenham tido o visto canadense nos últimos dez anos ou que possuam o visto americano válido não precisem aplicar novamente para um visto canadense. Para estas pessoas, o processo será simplificado e feito pela internet: bastará solicitar uma autorização pela internet e pagar uma taxa simbólica de 7 dólares canadenses. O perfil do viajante será analisado e, caso aprovado, será emitida a autorização, válida por cinco anos ou até que o passaporte expire.

A medida também será importante porque a maioria das empresas que voam do Brasil ao Canadá faz conexão nos Estados Unidos – American Airlines, Delta, United e a LATAM. Com isso os passageiros, que já precisavam do visto americano para fazer conexão, ficarão livres do visto canadense convencional.

Mas atenção! Os demais passageiros (que não tiveram visto canadense nos últimos dez anos ou visto americano válido) terão de solicitar o visto de turismo tradicional.

Bom, seguimos atentos e informaremos todas as novidades!

Autor

João Goldmeier - Editor
  • Fabio

    Canada roeu a corda kkkkkkk

  • Maycon

    Viajo dia 14/06 para o Canadá e possui visto americano válido e não sei se aguardo até o dia 01/05 ou já começo a fazer o visto online. O que vocês me recomendariam? Entrei em contato com o consulado por email e eles dão uma resposta meio que automática dizendo que é para acompanhar e que a partir de 01 de maio estará elegível.

    • Eduardo Scoz

      Pior eu, eu tenho viagem marcada para 7/5 pro Canadá mas depois que li que que eles “tem a intenção de liberar” que não está confirmado ainda, temo o ônus da dúvida e mandei tirar o visto, acho que consigo tirar até lá! Como já foi noticiado, ano passado eles também prometeram tirar a obrigação do visto e na ultima hora deram pra trás, não duvido que agora o façam o mesmo! mesmo sendo noticiado por meios oficiais… Seguro morreu de velho!

      • João

        Exatamente por isso fizemos o post Eduardo! Se nem eles se entendem (informações diferentes de fontes ligadas ao Governo). Abraço e boa viagem!

    • Saulo Cunha

      Estou na mesma situação. Acho melhor esperar mesmo dia 01/05.

    • Rafael Chagas

      Amigo, eu não esperaria… visto que o prazo indicado pelos despachantes gira em torno de 30 dias, mas que deve ser impactado pela “enxurrada” de solicitações que irão acontecer a partir de 1/maio, caso o eTA não entre em vigor… aí sua viagem estará em risco. Um outro ponto a considerar é que, com o visto, você tem liberdade pra entrar e sair do US via terrestre, algo que o eTA não possibilita.

      • André Casanova

        Concordo com o Rafael. Eu não esperaria pois caso o eTA não entra em vigor, a demanda será beeeem maior.

  • Não podemos! Se nem eles se entendem, quem somos nós para explicar a bagunça deles. Nós estamos cumprindo nossa obrigação de sempre checar as informações antes de publicar, mas quem quiser pode confiar no site deles

    • Marcio Correa

      Mais um comentário que fiz, e espera “aprovação do Melhores Destinos”. Não tem nada de mais no comentário que fiz, vai entender….

  • Marcio Correa

    Fiz um comentário ontem, assim que postaram este tópico, e até agora nada de liberarem. Somente informava o que constava na pagina da web do Governo do Canadá, informando que é mesmo a partir de 1/5/2017. Lamentável esta moderação….

    • João

      Oi Márcio, qualquer comentário com link cai automaticamente na moderação. É para evitar que isso aqui se torne um lugar de propaganda. Abraço!

      • Marcio Correa

        Concordo plenamente, só que as vezes demora muito para a moderação liberar o comentário.

        • João

          Todos estes comentários tem que ser liberados manualmente e às vezes demora um pouco mesmo. Abraço

  • BassVix

    #goodbyebrasil

  • Ricardo

    Isso que dá querer viajar para um país desorganizado, de Terceiro Mundo…
    Já estive duas vezes ao lado da fronteira, em Vermont, com muita vontade de passar o fim de semana em Montreal, que fica ao lado. Mas é tudo tão burocrático que logo a vontade passa. Uma pena!

    • Thiago Castro

      Desorganizado? Terceiro mundo? kkkkkkkkkkk está falando do Brasil ou do Canadá???? kkkkkkk Só lembrando que um monte de país exigem visto de brasileiro, vários deles de primeiro mundo. Vcs acham que a Europa é o mundo todo né? Fala sério!!! rsrs

  • Alan Araujo

    Em 2008 quando fui a trabalho para a China fiz a besteira de comprar a passagem pela Air Canadá, depois de obter o visto Chinês e ter toda a documentação necessária (carta da empresa me convidando a ir a China, reserva de hotéis e passagens aéreas) fui tirar o visto Canadense e naquela época só os despachantes conseguiam, após pagar todos os custos e depois de 40 dias eles me negaram o visto e faltando apenas 3 dias devolveram meu passaporte, para minha viagem tive de cancelar a passagem da Air Canadá e comprar um pela Emirates.
    Por isso, nunca mais tento tirar esse visto, se para transito já foi uma penúria, imagine para entrar lá. Um Absurdo..

    Por isso amo a Asia e Europa, viajo sem a preocupação de processos cansativos e depreciativos de obtenção de vistos.

    Ahhhh O visto Chinês de turismo é muito simples, passagem ida e volta + comprovante de reserva de hospedagem e pagamento da taxa, em menos de 1 semana já estará com o visto em mãos.

    • Thiago Castro

      Isso tem quase 10 anos. Q trauma hein?!! Vai fazer uma terapia….rsrsrs

      • Alan Araujo

        Pra você ver né… 10 anos depois e aparentemente eles não conseguiram melhorar a gestão de concessão, ou não, de vistos.
        Ao invés de gastar dinheiro com terapias idiotas, prefiro gastá-lo em viagens, por outros países, porque o Canadá não é o melhor, nem o pior e muito menos o único país do mundo do qual eu posso conhecer… Por isso hoje já passa dos 30 países que conheço 🙂

  • Sim, nós questionamos, e a resposta tanto lá do Canadá quanto da embaixada aqui no Brasil foi essa, que gerou esse post

  • Thiago Castro

    O visto é chato, mas nada demais comparado com o dos EUA. Quem tirou esse, tira o do Canadá fácil. Poderia ser diferente, tipo o da Austrália? Claro? Se o eTA entrar em vigor, vai ser ótimo? Claro? Mas vou deixar de visitar o Canadá por causa disso? Claro que não!!! Já fui duas vezes e voltaria outras mais. Lembrando que perto das nossas burocracias brasileiras, esses vistos são fichinha. Acho que o povo faz é muito drama, isso sim.

  • Thiago Castro

    Na vdd vale por até 10 anos ou até o passaporte expirar, o que for menor. O problema é só agora nosso passaporte passou a ter validade de 10 anos.

    • Tarcísio Medeiros

      Ou seja, ele vale até o passaporte expirar, como disse, pois aque vai ser sempré o menor. O americano é válido mesmo que o passaporte esteja vencido, logo ele de fato vale por 10 anos….

  • André Casanova

    Tarcisio, o cara quer pagar de inteligente e da uma escorregada nessa. Hahahaha.

    É país de primeiro mundo e DESORGANIZADO sim!

  • João

    Oi Márcio, a informação está desencontrada e por isso não cravamos que a novidade será implementada no dia 01/05. Temos duas fontes ligadas ao Governo canadense que falaram em intenção e não garantiram nada. Imagina a situação de quem tem passagem comprada e está esperando? Preferimos ser conservadores nessa aí. Abraço

    • Marcio Correa

      Ola João, acho que vocês estão certíssimos. O que me intriga é o Governo da Canadá ter uma posição oficial na internet, conforme link amplamente divulgado aqui no MD e em outros sites especializados em viagens, e fontes do mesmo Governo não confirmarem e nem mesmo retificarem o que diz o Governo deles, já que eles mesmos não tem certeza. Eu tenho visto para o Canadá e já o renovei duas vezes, não é complicado, apesar de ser um serviço, ao meu ver caro. É um país maravilhoso. Boa Páscoa a todas (os) seguidoras (es) e turma do MD.

      • João

        Oi Márcio, essa história do eTA já vem sendo falada desde 2015. Não ficaria nada surpreso se eles postergassem mais uma vez. E aí eu pergunto: quem apostou nos tais “sites especializados” vai fazer o que? Abraço

        • Marcio Correa

          Tem toda razão João. Mas minha indignação é ter uma pagina oficial do Governo do Canadá afirmando que vai ser dia 1/5/17. Então que informassem que poderá ser a partir de 1/5/17. Outros sites, os mais sérios como o MD, dizem a mesma coisa, cautela, e esperar para ver se vai ser mesmo.

  • João

    Oi Tyron, buscamos apurar a informação e recebemos uma resposta diferente de fontes ligadas ao Governo do Canadá. Por isso preferimos aguardar pra ver como vai ser. Abraço.

  • Vinicius Silva

    Olá, tenho viagem marcada para o Canada no dia 12/7. Vale a pena esperar 1 de Maio ou já agilizar o processo do visto canadense?

    • João

      Vinicius, você prefere com emoção ou sem emoção? Porque não tem pra quem chorar se o Governo canadense mudar de ideia e adiar novamente. Mas cada um sabe o que é melhor pra si. Abraço!

  • Se eles fizerem isso será um belo impulso no turismo. Fiquei meio puto ao tirar o visto de trânsito. Burocracia + 110 reais de frete e taxas inúteis.

  • Gabriel Maxi

    Legal a noticia, entretanto fico na duvida ainda se com esse documento é possível sair por mar e não voltar mais para o canada, digo: tem uns cruzeiros que saem de vancouver com direção ao alaska e não retorna para o canada e nem fazem mais nenhuma parada em nenhum porto do canada, assim fiquei na duvida se eles iriam complicar para sair do canada com a eTa, vale para ser usada assim dessa forma? Pq o governo canadense pode permitir e empresa de cruzeiro nega, eis a questão! Seria bom ter um FAQ com as perguntas frequentes para entender melhor já que se trata de um questão polemica.

    • Gabriel Maxi

      @disqus_ZkA8Bwu8JE:disqus se puder responder agradeço! Valeu

      • João

        Oi Gabriel, o ideal é você questionar isso diretamente na Embaixada do Canadá para ter uma informação precisa. Abraço!