Visto eletrônico para o Canadá? Consulado afirma que foi apenas uma falha

Thayana Alvarenga 5 · julho · 2016

Os brasileiros quase ganharam de presente o direito de visitar o Canadá como turistas sem a necessidade de um visto. Mas para a infelicidade dos viajantes, tudo não passou de um mal entendido. Na semana passada, o site do Governo Canadense teve um problema técnico que informava que cidadãos brasileiros estavam isentos do visto para entrar no país a partir de 1 de dezembro de 2016.

Muita gente foi ao delírio com a notícia, já que a informação aparecia em um site oficial. O problema é que esta alegria durou pouco. Na manhã seguinte, a informação misteriosamente sumiu do site, deixando todo mundo sem entender.

Print-Site-GovernoCanadense2
Informação errada no site canadense

Procurada pelo Melhores Destinos, a Assessoria de Imprensa confirmou que tudo não passou de um problema técnico no site. “Os cidadãos de Brasil foram brevemente informados ao usar uma ferramenta online no site que podem aplicar para uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA ) a partir de 01 de dezembro de 2016. Esta informação é incorreta e pedimos desculpas por quaisquer inconvenientes que esta informação errônea possa ter causado. O problema foi corrigido assim que tomamos consciência disso“, dizia a nota.

Ou seja, oficialmente, os cidadãos do Brasil ainda necessitam de um visto de turista para entrar no Canadá.

As autoridades canadenses informaram que estão empenhadas em expandir o eTA para o Brasil, porém ainda não há data confirmada para esta implementação. Fique de olho aqui no MD e confira as novidades sobre a liberação do visto eletrônico canadense e outros assuntos em primeira mão!

Publicado por

Thayana Alvarenga

Repórter

  • Quais são os requisitos para que o Brasil entre na lista de países que não precisam de visto para o Canadá? São os mesmos para os EUA?

    • Gustavo

      Os requisitos são cada brasileiro poder gastar $5000 em média por viagem. Rsrs

      Agora falando sério, provavelmente estão aguardando a situação política e econômica estabilizar pra tomar uma decisão de quando essa liberação se tornará efetiva. Foi uma baita gafe diplomática, a meu ver, eles anunciarem isso com pompa e circunstância agora voltar atrás.

  • Caio

    Eeee Canadá, faz isso comigo não D;

  • Tati

    MD, procede a informação de que é possível entrar no Canadá apenas com o visto americano, se for por via aérea?
    As informações nos sites divergem em relação a isso.
    Obrigada.

    • Thiago Castro

      Não procede. Cuidado com esse tipo de informação.

      • Tati

        Obrigada! Vou cuidar sim!
        Reformulando a pergunta, com o visto americano é possível tirar o eTA?

        • Marcos

          Não.

  • Thiago

    Canadá bobeando demais… Europa sem visto é logo ali, filhões! Querem ou não nossos dólares?? Vocês não têm essa atratividade toda, como os EUA têm, pra ficar exigindo visto exclusivo.

    O tal do eTA pressupõe o visto americano, que já é bastante criterioso. Querem ser mais reais que o rei pra quê?

    • Marcos

      Quem disse que o eTA pressupõe visto americano, aonde você leu isto? O eTA não se aplica a cidadão brasileiro, por enquanto.

      • Thiago

        Quando estava em vias de se concretizar, foi divulgado (inclusive aqui no MD), que um dos requisitos para o eTA era ter visto americano válido.

        Quanto ao eTA não se aplicar aos cidadãos brasileiros… eu li a matéria! O que tem a ver com os requisitos do eTA??

        • Thiago Castro

          Para tirar o eTA vc tem que já ter tido um visto americano ou canadense nos últimos 10 anos. Independente disso, o Canadá é soberano para estipular as regras que quiser. Vai quem quer. A Europa é maravilhosa e tal, mas são coisas completamente diferentes. Eu continuo achando um país fantástico e não acho o processo de visto essa novela toda que a galera fala (já tirei 2x). Óbvio que o eTA facilitaria, mas acho que estão fazendo uma tempestade em copo d’água com isso aí.

        • Marcos

          Oi Thiago, tudo bom? Com relação à atratividade a que você se refere, te deixo o seguinte: se você passar um único mes em Vancouver, que é o lugar menos frio do Canadá, não quero te desapontar – Thiagão – mas dificilmente você retornará ao Brasil. Montreal e a capital Ottawa também valem a pena mas já são bem mais frias. Toronto é top, não comento. Com relação à política de concessão de vistos ou uma facilitação através do eTA fica difícil, a meu ver, porque não há reciprocidade aos cidadão canadense quando vem no Brasil, é exigido visto deles. O eTA funciona bem com os cidadãos europeus, pois há reciprocidade de isenção de visto com os cidadãos canadenses quando viajam à Europa. Uma solução prática seria criar um “eTA brasileiro” e liberar a entrada deles aqui também, ou seja, reciprocidade. E aí eles liberariam a geral, o que não seria por muito tempo, penso eu. Os Estados Unidos já fizeram isso, lá pelos idos de 2000 isentaram de visto cidadãos da Argentina e Uruguai e aí foi aquela festa. Rapidinho os gringos voltaram atrás. Parece que algum canadense daquela época se lembrou disso e deu um toque no governo canadense. Se a porta estiver aberta, my friend, até os gatos entram, rsrsrs.

          • Thiago Castro

            Vancouver é simplesmente sensacional!!!! E mesmo Montreal e Ottawa sendo mais frias, tb são fantásticas (é só ir no verão pra quem é mais friorento)

    • Jonatas Elias

      Assino embaixo!!!

  • Wilian Lima

    mas ta valendo pra quem tem visa Eua?

    • Leandro Alves

      Nao, nada a ver, visto americano nao tem nada a ver. Quando ETA tiver implementado, a facilidade talvez se aplique, no momento, eh necessario visto canadense, pra qualquer brasileiro que use passaporte daqui.

  • Antonio Souza

    Podem exigir o que quiserem, mas não deixo de ir a Europa para ir aos USA ou Canadá. I’m sorry!

    • Thiago

      Nem eu. Sem comparação.

    • Numismata Jaime

      Assino embaixo. Pensam que Montreal é Paris kkk

      • Mirian Vasconcelos

        São dois destinos totalmente diferentes. Paris? Fantástica, maravilhosa, surreal, cheia de história em cada parede e única. Montreal? Maravilhosa também. Cidade com a população mais educada do mundo. Uma grande cidade ainda com ares de interior. Para mim paris é para curtir, conhecer, passar as férias. Já Montreal é para morar! Mas pelo menos na minha opinião não se deve comparar os dois destinos. Cada um tem suas belezas e particularidades e ambos merecem ser visitados

        • Thiago Castro

          Muita gente com a mentalidade bem limitada.

    • Thiago Castro

      Então não vai ué. Esse tópico nem te interessa então né?

  • Numismata Jaime

    Canadá legaliza a zoofilia, mas não isenta brasileiros de visto kkkk Thanks, canucks, but I prefer Rome, London and Paris!

  • Ruberli Almeida

    Eu e mais duas amigas tiramos em março o visto canadense, vimos que a validade era diferente em cada passaporte. Foi aí que constatamos que o visto tem a validade do passaporte. Quem for tirar o visto, atente para a validade do passaporte também.

  • Curious Jorge

    Canadá está certíssimo. Tem é que endurecer as regras, não afrouxar. Daqui a pouco está cheio de brasileiro ilegal por lá, igual nos EUA. Povo sem noção que tem alergia a cumprir lei.

    • Don Kalima

      Já tá cheio, o Canadá já virou um reduto de brasileiros

      • Jonatas Elias

        Isso só demonstra que a exigência de visto é inútil, não funciona.