Centros de Requerimento de Visto do Canadá (CASV) no Brasil terão novos endereços e nova administração em outubro

Denis Carvalho 3 · setembro · 2013

A partir do próximo mês, o governo canadense vai mudar a empresa que administra os Centros de Requerimento de Visto do Canadá (VAC) no Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo. Com a mudança os postos terão novos endereços de atendimento e haverá a substituição de parte dos funcionários, mas não deve haver grandes alterações no processo de solicitação e emissão dos vistos canadenses.

A mudança está sendo informada por meio de uma mensagem no site do VAC. O texto, contudo, afirma que os centros serão fechados permanentemente a partir de outubro. Consultada pelo Melhores Destinos, no entanto, a Embaixada Canadense esclareceu que haverá apenas a mudança da empresa terceirizada que administra os centros. 

De acordo com a embaixada, os novos postos de atendimento serão localizados em regiões próximas aos atuais, em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, a fim de facilitar o acesso dos solicitantes ao visto canandense. Os endereços, contudo, ainda não estão definidos e serão divulgados em breve.

A substituição da empresa também não deverá trazer mudanças no processo de solicitação do visto, que continuará a ser feito via VAC ou online – veja aqui como solicitar o visto canadense passo a passo.

Questionado pelo Melhores Destinos sobre os recentes atrasos na emissão e entrega de vistos, o Consulado Canadense informou que os problemas foram pontuais, relacionados a problemas como sistemas de informática já solucionados.

Confira o aviso no site do VAC

 

Visto-canadense-VAC

“O VAC fechará permanentemente nas seguintes datas : Rio de Janeiro: 1º Outubro, 2013 – Brasilia: 2 de Outubro, 2013 – Sao Paul: (SIC) 3 de Outubro, 2013, às 14hs. Depois deste dia, os requerentes deverão entrar em contato com o Consulado do Canadá em São Paulo ou Cidadania e Imigração do Canadá www.cic.gc.ca para obter informações.

Após o fechamento dos VACs, os passaportes remanescentes serão devolvidos pelo Consulado através de carta registrada para o endereço indicado no formulário de solicitação de visto.”

Dica dos leitores Felipe Chioro, Tanise Mondejar e Daniela Fronchetti

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Dênis Colli

    Utilizei o VAC São Paulo para emissão do meu visto de multiplas entradas… Achei muito organizado e barato. Paguei algo entorno de R$60reais um funcionário do VAC cuidar do preenchimento da documentação, eu achei meio malinha os formulários etc…
    Espero que abram mais VACs em outros estados pois a galera depende de despachantes ou deve aplicar atraves do sistema online que é 2x mais completo que a do visto americano

  • Victor Malof

    Também já usei o serviço deles, porém aqui no Rio de Janeiro e já ajudei amigos a tirarem o visto canadense pelo VAC aqui do RJ, e é uma pena. Muito bom o serviço deles. Lembro que errei a preenchimento de um documento e deixaram usar a internet deles, sem nenhum problema.

    • sabrina

      Victor, vc foi em qual VAC do Rio de janeiro? Barra da Tijuca ou Copacabana?

  • Thiago Castro

    Pra quem está em SP acho que não vale a pena o VAC (minha opinião). O formulário é chatinho, mas nem tanto. O do visto americano é muito maior. A única coisa chata é ter que ir lá entregar e depois pegar, mas de uma forma geral achei tranquilo.

  • Na verdade, os canadenses poderiam dispensar o visto para quem tem o americano.
    Além disso, poderiam dar visto com prazo de ate dez anos, tb como os EUA.
    e vergonhoso cobrar uma fortuna para emitir visto com prazo tão curto.

    • Thiago Castro

      O visto tem o mesmo prazo da validade do seu passaporte limitado a dez anos. Vergonhoso é nosso passaporte ser esse lixo q é. Se nosso passaporte já tivesse evoluído poderíamos ter vistos canadenses mais alongados.

  • Priscila

    Acabei de tirar meu visto de transito canadense via on line, foi um processo fácil e rápido. Aconselho quem for tirar tentar por esse método.

    Gostaria de agradecer ao MD por que foi através do site q descobri q havia essa forma de tirar o visto e fiquei informada de como deveria fazer!!!!

  • Raíssa

    Pessoal, em dezembro irei pra os EUA trabalhar por 3 meses, e a cidade que vou ficar é bem próxima do Canadá, então queria dar um pulo lá. Porém, não tenho nenhuma data certa e nem passagens aereas, nem hotel reservado, já que estarei muito perto e vou de carro mesmo e só lá mesmo saberei quais dias de folga vou ter. Consigo tirar o visto canadense assim? Ou tenho grandes riscos dele ser negado?

    • Thiago Castro

      Acho q vc pode tentar tirar o visto canadense já estando nos EUA. Verifique se tem uma unidade consular perto de onde vc vai estar. Acho que será mais fácil conseguir (mas é achismo mesmo).

  • Susana

    MD, qual o nome da nova empresa tercerizada que prestará o serviço? Obrigada.

    • Ainda não tinham divulgado

      • Denis, inicialmente gostaria de parabenizar o MD pelas informações claras sobre o visto canadense e que têm me ajudado muito.

        Gostaria tb de dar minha contribuição para atualização das informações: no site da Embaixada do Canadá ( http://www.canadainternational.gc.ca/brazil-bresi… ) já constam os novos endereços onde, a partir do dia seguinte ao fechamento dos escritórios atuais, começará o funcionamento dos novos VAC's.

        Espero que seja útil.

        Abs

        ———————————–

        Comunicado importante

        Três novos Centros de Requerimento de Vistos (VACs) abrirão nos seguintes endereços:

        2 de outubro de 2013: Avenida das Américas, 3500, Ed. Le Monde Offices – Torre Hong Kong, salas 612/613/614/615, Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

        3 de outubro de 2013: Brasilia Shopping and Tower, quadra 5, Setor Comercial Norte – SC / lote sala 1126, Brasilia.

        4 de outubro de 2013: Avenida das Nações Unidas, No. 12.551, salas 1809 e 1810, 18o andar, World Trade Center Sao Paulo, São Paulo.

        Os atuais VACs-CSC dessas cidades continuarão a prestar serviços normalmente até lá. Os pedidos de visto recebidos pelos VACs-CSC continuarão a ser processados – NÃO há necessidade de contatar o Consulado Geral do Canadá. Os passaportes a serem entregues após o fechamento dos VACs-CSC serão devolvidos pelo Consulado diretamente aos requerentes. O site será atualizado oportunamente..

  • Kimberle

    Gente, ja passou o prazo e nada de informaçoes sobre o visto, alguem sabe de alguma coisa?

  • Ricardo Carneiro

    Pessoal bom dia. Vou viajar p/ o Canadá com a esposa, que tem todos os documentos necessários, porém eu não tenho comprovante de renda por ser Fotógrafo de Eventos (Autonomo). O fato de eu estar indo com a esposa nessa viagem, facilita a liberação do meu visto ???

    O restante dos documentos, tenho todos.

    Grato, Ricardo.

  • Aneli Fonseca

    estou com toda a documentação pronta, tx paga formulários preenchidos não sei pra onde mandar.

  • Amanda

    Utilizei VAC. É barato e simples. NAO PAGUE DESPACHANTE. Eles também utilizam o Vac e são muito incompetentes. Em duas semana recebi um email dizendo que meu study permit já tinha sido aprovado.

  • nilse

    Também estou com tds os documentos preenchidos. Não paguei as txs, pq não sei o valor exato. E como enviar se não tenho endereço correto? O telefone tb não atende para maiores informações. Vou ter que pagar despachante