Como tirar o visto para a Austrália passo a passo

Thayana Alvarenga 3 · fevereiro · 2016

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A qualidade de vida na Austrália torna o país um destino bastante procurado pelos brasileiros. Apesar disto, há um controle bastante rígido e não é qualquer um que tem acesso ao local, afinal, todas as pessoas que não sejam cidadãos australianos precisam de visto para entrar na Austrália. Pensando nisso, o Melhores Destinos preparou esse passo a passo sobre como tirar o visto australiano de turismo. Siga as orientações e prepare-se para conhecer o país dos cangurus!

Escolhi viajar para a Austrália, e agora?

Desde 2012, os brasileiros podem solicitar o visto para a Austrália de turista pela internet, o que facilitou bastante e reduziu o tempo necessário. Com isto, o primeiro passo é se cadastrar no site do Departamento de Imigração, e depois escolher o tipo de visto que é mais cabível para você, seja ele de turismo, estudo, trabalho, entre outros.

Depois disso, é necessário preencher o formulário de solicitação. O documento inteiro está em inglês portanto, caso você não domine o idioma, é importante pedir ajuda a alguém. Ao todo são oito páginas de perguntas sobre sua vida pessoal, tempo de permanência no país, motivo da viagem e etc. Ao término, você precisa esperar uma resposta de aprovação ou rejeição do visto por e-mail. É bem rápido.

Taxa

As paisagens australianas certamente são atrativos entre os turistas
As paisagens australianas certamente são atrativos entre os turistas

Após preencher o formulário, é preciso efetuar o pagamento da taxa de visto. O valor pode sofrer alterações, mas até o momento custa 130 dólares australianos. A taxa precisa ser paga online e com um cartão de crédito internacional.

Documentação

Para solicitar o visto online, é necessário se cadastrar no site do Departamento de Imigração
Para solicitar o visto online, é necessário se cadastrar no site do Departamento de Imigração

No caso dos turistas, é altamente recomendado que o solicitante tenha tomado vacina contra a febre amarela. O procedimento é simples. Basta se vacinar no posto de saúde de sua preferência e comparecer a algum escritório da Anvisa para emitir o certificado de vacinação internacional.

Em alguns casos, como na solicitação do visto de estudante, alguns documentos podem ser solicitados pela Embaixada. São eles: certidão de nascimento, passaporte, foto 3×4, itinerário ou reserva de passagens aéreas, provas de disponibilidade financeira (últimos contracheques, declaração de imposto de renda anual, extratos bancários) e dispensa do serviço militar (para homens).

A famosa Opera House de Sydney
A famosa Opera House de Sydney

Além disso, os estudantes podem ter de comprovar o cumprimento dos requisitos de saúde, financeiros e de caráter solicitados pelo Departamento de Imigração e Cidadania do Governo Australiano. Caso sejam solicitados, os documentos precisam ter cópias traduzidas, contendo dados e qualificações de quem traduziu. Ao final do processo, os originais são devolvidos, ao contrário dos autenticados, que ficam ao poder do Departamento.

Visto Australiano de Visitante (Categoria Turismo – Subclasse 600)

O formulário contém oito páginas e é importante que as perguntas sejam respondidas com veracidade

Normalmente, o tempo estimado para requerimento do visto é de 10 dias, mas há relatos de viajantes que tiveram aprovação em menos de 24 horas. Quem tiver o visto aprovado recebe uma carta de notificação que explica tudo sobre a autorização para entrar no país. Neste documento contém tempo de validade e requisitos para entrada na Austrália. Este visto não é impresso ou etiquetado no passaporte, ou seja, toda a autorização é feita eletronicamente. No ato do check-in, a companhia aérea usa um sistema próprio, em que faz a confirmação e envia detalhes para o passageiro. A validade do visto pode ser de três meses a um ano, por determinação do próprio departamento australiano.

coala-sydney

Menores de idade

Os menores de idade podem viajar sem os responsáveis, porém devem preencher outro formulário, que precisa ser assinado pelos responsáveis, além de portar consigo documentos como cópia autenticada da certidão de nascimento e documento de identidade de cada um dos maiores de idade que respondem pelo visitante.

Ficou alguma dúvida?

Considerando que estes procedimentos podem sofrer alterações, é sempre importante checar junto ao Ministério das Relações Exteriores caso haja alguma dúvida. Qualquer informação referente a solicitação de vistos deve ser dirigida ao Centro de Serviço das Américas. O telefone é +1 613 238-1040 (tarifa de uma chamada internacional para o Canadá), entre 10h e 17h, no horário de Ottawa. O atendimento é feito em inglês, espanhol, francês ou português. Uma alternativa mais em conta é acessar o formulário de perguntas eletrônico. O tempo médio de resposta é de cinco dias úteis.

Já tirou seu visto australiano? Conte como foi nos comentários e ajude outros leitores!

Autor

Thayana Alvarenga - Repórter