Visto americano: veja as respostas para as principais dúvidas

Denis Carvalho 8 · março · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O visto americano e o processo para obtê-lo são sempre fonte de muitas dúvidas. Sendo assim, ainda na série de posts úteis para quem está de viagem marcada para os Estados Unidos, trazemos uma contribuição fantástica da leitora Bruna Yamakado, que separou as principais dúvidas com as respectivas respostas, em um post que certamente vai ajudar muita gente. Antes dele, contudo, é essencial que você conheça os procedimentos para tirar o visto. Se ainda não leu, veja nosso post especial com um passo a passo para tirar o visto americano. Vamos às dicas!

Leio o Melhores Destinos há certo tempo, e contribuiu muito para minhas viagens. Percebi que há muitas perguntas repetidas (Não só no MD mas em outras fontes de informação online) que procurei responder, escrevi um FAQ que pode ajudar algumas pessoas para a obtenção do Visto Americano:

1. Agora preciso ir duas vezes para tirar o visto?
Resposta: Sim, em partes. No entanto, é possível agendar o CASV e o Consulado para dias seguidos, ou seja, agende por exemplo o CASV para segunda-feira e o Consulado para terça-feira. (Atenção: você tem um período MÁXIMO de intervalo entre as duas entrevistas de oito dias.) Os CASVs funcionam também aos domingos, portanto para quem não mora em cidades que possuem o CASV/Consulado, pode agendá-los para domingo e segunda-feira, respectivamente, quando normalmente os hotéis são mais em conta.

2. Ao tentar adicionar membros da família para o agendamento, recebo a mensagem de “Erro ao criar solicitação” como devo proceder?

Resposta: Agende separadamente as entrevistas (De todos os membros da família), para mesmo local, dia e hora. Ao chegar tanto ao CASV quanto ao consulado eles não separam famílias, ou seja, vocês farão todos os procedimentos juntos, como se tivesse sido agendado junto. Os passaportes também serão enviados juntos.

3.  Não consigo o mesmo dia e horário para a família, posso marcar o mesmo dia mas horários diferentes e todos entrarem juntos?

Resposta:  NÃO! Exclua o primeiro agendamento já realizado e tente um outro dia e horário até que todos estejam cadastrados para a mesma data e horário.

4. Tenho o horário marcado para 14 horas, se eu chegar às 12 horas posso entrar antes?

Resposta:  Não. Os horários são controlados e você e mais cerca de 30 pessoas estão agendados para o seu horário. As filas são montadas geralmente com meia hora de antecedência na porta dos locais (Cada fila é separada pelo agendamento de 15 em 15 minutos). Chegar com 45 minutos de antecedência é mais do que suficiente. Mas atente para não chegar após o seu horário!

5. Estou apenas renovando o visto, preciso agendar CASV e Consulado?

Resposta: Sim! Mesmo fazendo apenas o processo de renovação pode ser que seja exigida sua presença também no consulado. Esteja preparado para os dois.

6. Posso entrar com bolsa ou pasta de couro ou que não seja transparente?

Resposta: Não! Se levar terá que pagar para guardar em um dos guardadores da região.

7. Posso levar celulares ou aparelhos eletrônicos, desligados para o CASV e Consulado?

R: Para o CASV sim, se estiver desligado pode entrar. Para o consulado NÃO! Desligado, desmontado, desintegrado: não adianta levar que não vai poder entrar!

8. Preciso levar minha pasta bolsa e meu celular, o que faço?

Resposta:  Não se preocupe, na região há diversos locais para se guardar bolsas e aparelhos eletrônicos.

9. Há locais para se estacionar próximo aos locais?

Resposta: Posso ajudar apenas quanto ao CASV da Vila Mariana em São Paulo, que foi onde estive presente. A dica é: deixe no estacionamento do supermercado Extra, no mesmo quarteirão, um pouco à frente do CASV. Você irá pagar R$20 sem adicionais por hora e poderá levar a chave do carro. Enquanto eu estava na fila, vi manobristas de estacionamentos ao lado do CASV deixarem os carros NO MEIO DA AVENIDA, mesmo o cliente pagando o estacionamento e um caminhão que por lá passava arrancar o retrovisor de um veículo.

10. O que devo levar afinal para as entrevistas?

Resposta: Para o CASV leve apenas o necessário: passaporte, formulário DS-160 (impresso, legível e sem rasuras na parte da frente ou de trás), e a confirmação de agendamento da entrevista (também impressa, legível e sem rasuras). Ao chegar ao CASV verá muitas pessoas avisando para deixar os dois impressos separados e oferecendo para imprimi-los caso os tenha esquecido ou estejam rasurados (Em São Paulo, a uma “pechincha” de R$30 – isso mesmo, TRINTA REAIS por página). Caso vá apenas renovar o visto, leve também os documentos ao CASV, que comprovem seu vínculo com o Brasil, uma vez que poderá ser liberado da ida ao consulado, e poderá ser exigido a apresentação dos documentos já no CASV.

Para o consulado leve o formulário DS-160, o agendamento de entrevista e o passaporte, mas também leve documentos que comprovem seu vínculo com o Brasil (comprovantes de escolaridade para estudantes, comprovantes de veículos, imóveis, Imposto de Renda, ou qualquer outra coisa que possua que possa te ajudar).

11. Para mim não faz diferença o horário de agendamento, qual o melhor horário?

Resposta:  Se possível, escolha o primeiro horário do dia. Com o passar das horas, os atrasos de cada horário vão se acumulando, portanto a tendência é que as filas só aumentem. Além disso, na hora do almoço há uma redução de atendentes, ou seja, a fila começa a aumentar mais.

12. Posso renovar meu visto mesmo antes do mesmo vencer?

Resposta:  Sim.

Agradecemos à Bruna por esta contribuição e pedimos que quem tiver mais sugestões para esta página deixe nos comentários para que possamos atualizar o post e torná-lo mais abrangente possível!

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe