Porto Alegre recebe Centro de Atendimento para o Visto Americano

Denis Carvalho 19 · março · 2014

O Centro de Atendimento para Solicitação de Visto Americano (CASV) foi inaugurado hoje e promete facilitar a vida dos moradores do Rio Grande do Sul e estados próximos que pretendem viajar para os Estados Unidos.

Localizado na avenida Carlos Gomes, 1501, região do Alto Petrópolis, o CASV de Porto Alegre tornará o processo de solicitação de vistos mais fácil para os solicitantes residentes na região sul, eliminando o tempo e despesas gastas com viagens até São Paulo ou outra representação diplomática americana. A previsão é que sejam atendidas até 500 pessoas por dia no local. 

O CASV é uma primeira etapa para a abertura do consulado americano em 2015.Neste primeiro momento, contudo, o centro atenderá totalmente apenas a renovações do visto americano e os novos pedidos para menores de 16 anos ou maiores de 66 anos. As demais pessoas que precisam solicitar o visto pela primeira vez poderão usar o centro na primeira fase, mas ainda terão que fazer a entrevista fora do estado. 

Segundo o Consulado Geral Americano, o  CASV de Porto Alegre é gerenciado pela Computer Services Corporation, empresa contratada pelo Departamento de Estado dos EUA, para facilitar o processo de solicitação e renovação de vistos.

“O Departamento de Estado tem implementado este sistema em países onde a demanda por vistos é  grande.  Hoje, o Brasil é um dos cinco países que mais emitem vistos para os EUA, com mais de um milhão de vistos processados em 2013. A implementação do CASV de Porto Alegre faz parte dos esforços contínuos do governo americano para melhorar o atendimento aos brasileiros que queiram viajar para os EUA”, afirmou o consulado.

Além do CASV de Porto Alegre, existem dois centros em São Paulo e outros no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília e Recife. Os CASVs funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h00 às 18h00, e aos domingos, das 13h00 às 18h00,  É necessário marcar horário por meio do  número (51) 3251-0321.

Veja aqui como tirar o visto americano passo a passo.

Dica dos leitores Leonardo Ramos, Marcio Lamana e Walmir Antonio Girardi Jr.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Estava mais que na hora!!! Ótima notícia!!!

  • Muito bom atendimento, meu irmão foi atendido as 11hs, e as 11:15 já estava saindo, otima localização, otimo atendimento. Para renovar aqui em POA, agora é só alegria !!!!!

  • Rafael K.

    Excelente, farei a o visto do meu bebê no fim do ano. Moro em Santa Catarina, ficará muito mais perto e fácil ir até Porto Alegre.

    • Para fazer o primeiro visto ainda não é possível em Porto Alegre, apenas encaminhar os papéis (diminuindo para 1 dia nas cidades que possuem o consulado) ou renovar um visto já existente.

      • Thiago Pereira

        É verdade! Mas como o Rafael fará o visto de um menor de 16 anos, pode fazer tudo em Porto Alegre!

        • Luisa

          Se ele já tem visto, nem precisa se dirigir ao CASV, basta enviar os documentos apenas…

          • Andrea

            isso tá parecendo telefone sem fio.. 😛

  • Fernando

    Pra tirar o visto, por enquanto, não ajuda em nada os estados vizinhos e provavelmente nem para o interior do RS

  • Muitos manauaras vão aos EUA (viagem rápida e voos diretos) e têm que se deslocar até SP ou Brasília pra conseguir visto, o que é muito incômodo.. Que bom agora tem mais um posto, agora quem sabe o próximo posto seja aberto no Norte…

    • Caio

      Muito bem citado!
      Temos voos diretos daqui de Manaus para os USA e várias conexões pelo Panamá, o que reduz o tempo de voo, mas não temos como tirar visto aqui. Poderia pelo menos haver um casv aqui em Manaus para facilitar nossa vida.

      • Renato

        Não só a nossa a vida, mas vindo o CASV, vem o consulado e beneficiaria todos os estados vizinhos do Amazonas… Pretendo tirar o meu mês que vem e vou ter que ir à Recife, mas fazer o quê?

  • Marcelo

    O agendamento pode ser feito via site. O detalhe é que o site dos formulários ainda não apresenta a opção Porto Alegre, por isso o CASV Porto Alegre orienta a preencher o formulário como se o local do atendimento fosse São Paulo. No momento de efetuar o agendamento é possível escolher o CASV de Porto Alegre.

  • Tiago

    Pessoal, uma informação, meu visto vence em agosto desse ano, estou com passagens compradas já para Miami, vou dia 06/04 e retorno já no dia 17/04. Como meu retorno vai ser em POA, e já que sou do Interior do RS, já estava pensando em encaminhar a renovação no mesmo dia que eu chegar de lá. Será que é tranquilo?? Preciso levar alguma documentação como aquela que tive que levar no consulado (fiz em 2009)
    Muito obrigado desde já.

    • Diego

      Tiago, vocë tem que preencher o formulário DS-160, que é o formulário específico para solicitantes de vistos. Faça-o antes de viajar, pague a taxa consular (USD 160,00 para a maioria dos tipos de vistos) e agende a renovação para o dia que em você chega de viagem.

    • EduardoSL

      Olá, Tiago.

      Assumindo que tu já estejas com o formulário DS-160, taxa MRV paga e entrevista agendada na mesma data de teu retorno e num horário compatível com tua chegada, acho que será tranquilo. Apenas lembre-se de agendar antecedencia. Estou fazendo minha renovação por Porto Alegre (também tenho visto vencido emitido após jan/2008). Minha entrevista será amanhã e eu vou levar apenas o solicitado:
      – passaporte atual e antigo(s) com visto americano,
      – página de confirmação impressa do DS-160,
      – página de confirmação do agendamento'
      – 1 foto 5×7 ou 5×5 (não acho que será necessário, mas vou levar porque está na lista).

      Amanhã posso atualizar, caso tenhas interesse.
      Abraço

      • Raquel

        Eduardo,
        Liguei hoje no CASV e disseram que a foto é tirada na hora. Estava com a mesma dúvida que tu…

  • Tiago

    Claro, com certeza Eduardo.. Muito Obrigado…. Abraços

    • EduardoSL

      Aos interessados, estive no CASV de POA hoje pela manhã para fazer minha renovação. Foi tudo muito tranquilo e rápido.

      O prédio não tem indicação alguma de que seja um CASV. Há apenas o número na frente. Para facilitar, ele fica na esquina da Av Carlos Gomes com a rua Bagé.

      Na entrada, uma moça me solicitou os documentos, os checou e me encaminhou ao segurança. O segurança pediu para eu deligasse o telefone e aparelhos eletrônicos, revistou minha mochila e liberou minha passagem (pude passar com todos meu pertences). Depois fui a mais um balcão e, por fim, direcionado ao guichê para tirar foto e deixar os documentos em definitivo(até então eles apenas fizeram checagem) Parece um monte de passos, mas é simples demais.

      Eles apenas precisaram do seguinte:

      – Página de CONFIRMAÇÃO impressa do DS-160 (não é o formulário em si, apenas a página de confirmação)
      – Passaportes atual e antigo com visto.

      A foto é tirada na hora, como falou a Raquel. Realmente não sei por que diz na folha de agendamento que tem que levar foto.

      • jorge

        voce precisou ir a sao paulo para entrevista por causa da renovacao ou nao…

  • carol

    O que é considerado renovação? Meu visto venceu em 2006. Como proceder?

    • Luiza H

      Acho que a renovação é para vistos vencidos até quatro anos. Passado este tempo, vc terá que encaminhar novo pedido.

    • Renovação é valida para vistos EMITIDOS após 2004. Vistos Já Assessoria

  • Lembrando que é possível renovar o visto através de despachante, custa bem mais (aqui em Florianópolis o dobro), porém pode ser muito mais barato que viajar, fora o tempo perdido! Lembrando que por qualquer motivo que o visto não seja emitido, mesmo indo na CASV, você terá que visitar um consulado.

  • carlos Bueno

    Tirei visto de trabalho ano passado, q já venceu. Será que terei que ir a são paulo para tirar de turista ? Alguém sabe.

    • Olá Carlos visto de trabalho não pode ser solicitada renovação. Será necessário fazer entrevista em um consulado para visto de turismo.

  • Rodrigo Oliveira

    Ainda acho uma piada ter que tirar visto formal para entrar nos EUA (eu já tenho o meu, mesmo assim)

  • Jocimar Souza

    Região norte: MANAUS, BELÉM ….
    , merece também um posto para tirar o visto americano, fica muito complicado e caro o deslocamento dessa região.

  • Bom dia

    Já passa da hora de ocorer toda tramitação do visto em Porto Alegre para beneficiar toda a população do sul que prestigia os EUA com suas viagens e consequentes gastos neste país.

    Uma região com o maior IDH do país merece ao menos um tratamento similar as outras regiões.

    Espero que também a entrevista seja realizada no pp Consulado de Porto Alegre. Já que Santa Catarina parece nunca ser beneficiada com estas facilidades. Até mesmo aeroporto na minha cidade Blumenau, temos que ir buscar aeroporto em outra cidade como Florianopolis para este tipo de viagem internacional. è desanimador!!!!

    Flávio

    • Não sei em Poa como é. Mas em Brasilia está uma palhaçada. Quem tem de tirar visto, e não é de brasilia, se fode porque inventaram uma idiotice onde a pessoa precisa ir um dia na embaixada , e uma semana depois, no escritorio do Venancio para apenas se cadastrar biometricamente. POxa, quando fui, era tudo rapido no mesmo dia. Agora essa babaquice, como se as pessoas nao tivessem o que fazer, principalmente as que moram em outros locais. Ridículo.

  • Lia Correa

    Se encaminhar a documentação por Porto Alegre poderei fazer a entrevista no Rio de Janeiro? Me disseram que quem faz em Porto Alegre só pode fazer a entrevista em São Paulo. Será verdade?

    • Fran Costa

      Lia tb estou atras desta resposta. podes me ajudar?

  • Fernando H

    pessoal… me ajudem… onde faço o agendamento em POA?

  • Clarissa Gabbi

    Olá! No site de agendamento não há como marcar para Poarto Alegre a entrevista. Não aprece nenhuma data disponível. Alguém sabe por quê?

  • Leti Vicari

    O meu primeiro e único visto foi feito a 21 anos. Será que ele “caduca” ou o meu próximo visto ainda é considerado o segundo visto, possibilitando que eu faça na CASV sem precisar ir a SP?

  • jarbas Pereira de Andrade

    Meu visto expirou em 2008. tenho que renovar , mas minha idade é 71 anos. Será RENOVAçÃO ? Ou como preencho no campo que solicita esta informação? Outra pergunta: sou de POA , preencho como São Paulo?