Manual dos Melhores Viajantes – um guia do Melhores Destinos para planejar sua viagem passo a passo

Denis Carvalho 13 · maio · 2013

O Melhores Destinos recebe todos os dias novos leitores e muitos deles descobrem no site uma nova forma de viajar. Não são raros os casos de pessoas que até conhecer o site julgavam que a única forma de fazer uma viagem era procurar uma agência e escolher entre os pacotes que elas oferecem. Não temos nada contra quem prefere fazer isso, mas defendemos que cada um deve ter o direito de escolher entre um pacote, que geralmente são mais caros, ou uma viagem independente, o que só é possível quando se tem o conhecimento mínimo necessário para isso.

Com o objetivo ajudar aqueles que estão iniciando no mundo das viagens estamos criando o Manual dos Melhores Viajantes (MMV), que será um guia do Melhores Destinos para se viajar melhor, aproveitando mais e gastando menos. Ofereceremos um verdadeiro passo a passo, desde a compra da passagem à escolha do hotel e todas as etapas do planejamento de viagem.

manual-melhores-viajantes

Manual dos Melhores Viajantes

Criamos esse nome para marcar bem a proposta deste manual: reunir as dicas dos melhores viajantes para aqueles que querem entrar nesse grupo. Mas quem são os melhores viajantes? São os que pesquisam, planejam, comparam e decidem, sempre com base em muita informação e sem medo de se aventurar. Ou seja, os melhores viajantes, para nós, são vocês, leitores do Melhores Destinos. Como tudo o que fazemos, queremos contar com suas dicas, opiniões, avaliações e estratégias para que possamos trocar conhecimentos e melhorar ainda mais nossas viagens.

Como vai funcionar?

Simples: de tempos em tempos postaremos uma matéria abordando uma parte do planejamento da viagem, como a escolha da passagem, por exemplo. Nossa equipe vai preparar o post e publicar e vocês vão colaborar com seus comentários e dicas. Com o tempo, vamos incorporando essas dicas ao texto para deixá-lo cada vez melhor! Também vamos fazer um post índice, para que todos possam ver os textos anteriores. Assim, cada novo leitor que chegar ao MD poderá consultar as dicas do MMV e em breve será mais um na turma dos Melhores Viajantes!

manual-viagemQuais temas serão abordados?

Vamos falar sobre tudo o que é necessário planejar para fazer uma viagem, principalmente detalhes que podem fazer a diferença entre um sonho e um pesadelo para o viajante. Pacotes de viagem, passagens aéreas, hotéis, documentos, seguros, vacinas, enfim, tudo o que for necessário e importante vamos abordar aqui. É um projeto sem data para terminar, mas que vai ser inovador ao concentrar muitas informações de forma simples e prática. Quase um mini curso sobre viagens!

Então, mão à obra!

Amanhã postaremos nosso primeiro texto do MMV: uma comparação entre pacotes de viagens e planejamento independente. Desde já os comentários estão abertos e você pode enviar dicas de temas a serem abordados e sua opinião sobre o projeto. Como dissemos, nosso objetivo é fazer do MMV uma construção coletiva, marcado pela participação de todos, com muitas dicas úteis e práticas.

E ai. o que achou da proposta? Deixe um comentário e participe!

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Rosalia Eloi Mateus

    Mais uma vez o Melhores Destinos se superando. Não me canso de elogiar e indicar o MD pra todos meus amigos. Parabéns por mais este projeto inovador que nos fará viajar mais e gastando menos. Gostei 🙂

  • Anne Duraes

    Muito válido o projeto! Parabéns!

    Primeiramente acho importante, pelo menos nesse primeiro item abordado, definir o perfil do viajante. Isso faz toda a diferença na hora de optar por um pacote ou pelo planejamento individual.

  • Edmilson Braga

    Gostei muito do projeto, ainda sou um novo viajante, com muitas duvidas, fico muito feliz em achar um site onde possa achar informaçõee completas, sobre viagens.

  • Diógenes

    Melhores Destinos sempre nos surpreendendo.

  • João Ricardo

    Excelente idéia!!! Muitos terão a chance de saber que viajar com as suas próprias pernas é muito melhor e principalmente mais barato. Acabei de chegar de Santiago do Chile e todo planejamento foi feito com dicas e opiniões de quem já foi e o resultado foi mais uma vez super positivo. Valeu pela iniciativa.

  • Tito Bosco

    aêêêêêêêê MD mais um passo com competencia e qualidade rumo a voos maiores! Se bem que nao sei onde mais vcs podem chegar. São os melhores melhores destinos do mundo com parada obrigatoria de todo viajante!

    • MARCELO NEVES

      Perfeito MD. Parabéns mais uma vez. Sugiro que falemos sobre viagens com crianças, tanto nacionais como internacionais, uma vez que esta última é um pouco mais trabalhosa para ser realizada. Grande abraço!

  • Tacyana R. D'Av

    amei!!!!perfeito 😀

  • Cristiane Costa da R

    Adorei a idéia do guia.

    Minha opinião pode ser bastante polêmica mas mesmo com ótimos sites sobre viagens ainda prefiro contratar a hospedagem e os passeios numa agencia já que normamente "compro" as passagens com mihas.

    Mesmo sendo mais caro, acho viável pois não disponho de tanto tempo paa pesquisar sobre hoteis e passeios

  • Daniel

    Concordo plenamente! Para quem é mochileiro como eu, o planejamento individual sai bem mais barato, já que os pacotes não incluem albergues. Por outro lado acho os pacotes fundamentais para quem quer ir para países alternativos, fora de Europa, America do Norte e Oceania.

  • Rosangela Frederico

    Adoro viajar. Gosto de pesquisar e montar meus roteiros, então achei a ideia fantástica. Estou no aguardo das dicas, e se puder colaborar de alguma forma, estou à disposição.

  • Vanessa

    Parabéns!! Fantastico!! Adorei!!! Surpreendendo sempre como já falaram acima.

  • Josemeire Vieira Coe

    Parabéns, MD!!!!!! meu companheiro é chileno e tem uma empresa turismo em Santiago. As pessoas nos tem procurado para fechar pacotes, muitos preocupados pela idade. Sentimos que FALTAM ALTERNATIVAS PARA IDOSOS. Por favor, criem um espaço especial para esse nicho de viajantes. Geralmente eles tem tempo e dinheiro, morrem de vontade de viajar mas recuam por medo. Acho q vcs podem criar algo incrivel e confiável. Acredito nisso. Gratíssima pela inovação. Abraço a equipe sempre atenta.

  • Patricia Silva Mendo

    Depois que descobri MD passei a viajar mais com a minha família, lendo as dicas do site e acompanhando as promoções de passagem aérea, tudo planejado por mim, e valeu muito a pena, tenho conhecido lugares incríveis pelo Brasil e passado ótimos momentos, pena que eles acabam tão rápido, mas a gente recupera o din din e vai pra outro destino. Esse novo projeto só tem a contribuir, valeu!!!

  • Claudio Lemos

    Excelente iniciativa! MD mais uma vez incrementando a vida de quem adora arrumar uma mala e sair batendo perna por esse mundão. 🙂

  • Fred K. Chagas

    NOTA 10 !!! estão querendo não "APENAS" ser o blog de viagens com mais seguidores no facebook, NO MUNDO, mas o melhor do mundo em qualquer comparação hein !!! bom, no que eu puder ajudar, tô dentro. O que não falta é material… Putz…

    Travelocity, para um apanhado geral de locadoras de carro; google maps, google earth, TRIPADVISOR (E SEU FÓRUM INDISPENSÁVEL, em inglês), expedia, accor.com, venera.com, hotels.com, hotwire.com, Igougo.com… e mais uns 5.463… tamos juntos!

  • Renatto Mendon&ccedi

    Uma dúvida, caso alguém saiba responder (sobre o acúmulo de milhas)… A quantidade de milhas determinadas no site da TAM equivale ao trecho, ou já inclui ida e volta? Digo, lá diz que em passagens emitidas da América do Sul à Europa são creditadas 6000 milhas, mas me pergunto se no total são 12000 milhas ou 6000 já inclui os dois trechos (ida e volta)?

    • Felipe Magalh&atilde

      MD é SENSACIONAL! E o melhor: quando se envia uma crítica ou sugestão de post, seus e-mails são respondidos.

      MD me ganhou na confiança!

      Já fiz 2 viagens internacionais por dicas do MD e tô me preparando para a 3a em setembro 😉

    • Felipe Magalh&atilde

      Comentei no lugar errado.. rsrs..

      quanto à sua pergunta, meu caro, não sei lhe informar..

    • Fabio Rudolfo

      Olá Renatto, são 6.000 por trecho, 12.000 se fizer ida e volta!!!

      • Renatto Mendon&ccedi

        muito obrigado pela informação =)

  • Vinicius Mesquita

    Ótima iniciativa!

  • Douglas Padilha

    MD nota MIL, ótima idéia, entro no md todos os dias para lhe os post, documentação necessária é muito importante. Abraços

  • Emerson Franco Pedro

    Ótima idéia! Posso contribuir. A primeira viagem que fiz foi com pacote comprado, depois dessa, somente independentes.

    Me organizo para tudo, desde compra de passagem, hoteis, roteiros, planejamento dia a dia da viagem.

    Parabéns pela iniciativa.

  • Francisca Alessandra

    Minha primeira experiência em planejar sozinha uma viagem foi em 2011. Meu namorado e eu gostaríamos de ir ao Salar do Uyuni e Deserto do Atacama, mas o preço sugerido por uma agência foi de US$ 1865 por pessoa. Decidimos planejar tudo, desde a escolha do hotel, passagem aérea, reserva do Tour no Salar/Deserto, etc. O resultado: a viagem custou US$ 1.460 para nós dois!!!!! Este ano, planejei minha viagem com mais duas amigas e fomos para Orlando e Miami, pela metade do preço. Dá trabalho, mas vale a pena!!!

  • Marlene de Oliveira

    Parabéns! Parabéns! Parabéns! Eu sigo o MD a muitos anos, desde que estava engatinhando. Já indiquei o pulo do gato dos bons preços e dicas do MD para muitas, muitas pessoas. Fiz viagens maravilhosas com as dicas postadas pelo MD. Esse projeto do Manual então, para os independentes como eu, é maravilhoso. Montei um roteiro independente para Fortaleza-CE com transporte local privativo, para a viagem de 9 dias(recomendo 10) que realizei em dezembro do ano passado com amigos, foi a viagem dos sonhos. Passei pesquisando sobre Fortaleza por meses, quando forem abordar sobre esta capital no manual acho que poderei contribuir bastante. O outro roteiro que fiz foi para São Luis/Barreirinhas(Lençóis Maranhenses), viagem de 10 dias que acabei de realizar, comprando passagens por milhas em fevereiro/13 com dicas do MD. Sucesso com o novo projeto! Por acompanhar diariamente os posts que são enviados ao meu e-mail a anos, posso dizer que o MD vem num amadurecimento e crescimento constante, mais uma vez parabéns.

  • Daniel

    Minha sugestão é falar sobre documentos/receitas especiais para pessoas que tomam medicamentos controlados e precisam leva-los nas viagens internacionais.

    • Bruno Oliveira

      Sempre tenho essa dúvida. Boa sugestão.

  • Marina Montenegro

    Adorei a idéia e sou adepta a viagens independentes. Vale ressaltar também os casos em que planejamos independente mas fazemos as aquisições através das agências sem pacotes fechados. Muitas vezes fica mais barato ou o mesmo valor, compensando pela condição de pagamento.

  • Felipe Senna

    É por esses e outros motivos que o MD é o site que mais indico pra outras pessoas…Sempre de parabéns!

  • VERA LUCIA LEMOS HEN

    Que boa a sua abordagem,Rosemeire!Estou quase chegando aos setenta anos e adoro viajar;e o faço,quase sempre,sòzinha.Planejo tudo comprando passagens,pousadas e traslados através de sites de compras,com a finalidade de baratear minhas viagens e tenho me dado bem,apesar de algumas dificuldades.Conto sempre com algumas dicas de amigos e fico "de olho" nas do MD (obrigada meninos!);mas como você disse,eu e "minha turma",precisamos de muito mais informações.Adorei a idéia MD !!!!

  • Lilian Lusitano Cysn

    Josemeire, qual o contato da agencia do seu marido em santiago? Uma amiga estava precisnado de alguem para fazer tours pro la. Grata

  • Cíntia

    Excelente iniciativa!

    Morro de vontade de viajar de forma mais independente, mas confesso ainda ter receio. Principalmente por conta dos idiomas… e meu inglês nem dá pra tanto.

    Gostaria de ver dicas de como escolher uma boa localização para se hospedar, de forma que dê para conhecer os pontos turísticos sem muitas dificuldades…

  • Rosangela Dorca De L

    Vocês são nota mil!!!!!!!!! Parabéns pela grande ideia!

  • Diana

    Uma idéia muito bacana a deste projeto. vai ajudar um monte de gente :-). Eu adoraria ver dicar de viagens nacionais e internacionais com crianças até 2 anos ( cuidados, hospedagens, documentos, alimentação, etc).

  • Luiz Carlos Oliveira

    ótima idéia do MD. Adoro viajar e geralmente eu mesmoo faço o planejamento da viagem, consultando o destino, pasagens, hotéis e tenho economizado bastante, comparando os pacotes de agências. Além do mais, fico livre dos pacotes prontos, onde os guias só te levam para os "pontos turísticos já batidos",geralmente para ganhar boas gorjetas, percentuias sobre conpras , além de benesses como refeições grátis.

  • Silvia Novembro

    Sensacional, como sempre. É mais um instrumento pra gente se informar, comparar e acertar na melhor opção para nossas viagens. Um site assim faz toda diferença para chegarmos aos nossos "Melhores Destinos". Valeu gente!!!

  • Cristiane Reis Zerat

    Otima iniciativa esse manual.

    Ter dicas sobre viagens com crianças é realmente util.

    Outra sugestão é sobre viagens com pets ou onde deixa-los nos casos de viagens mais longas.

  • Felipe G Santos

    Parabéns MD, com certeza serei um aluno deste quase "mini curso" de viagens… curto muito as dicas do site…

    Como sugestão de tema para o MMV, fica algo que me assustou muito antes da minha primeira viagem internacional e que na verdade, nesta viagem não foi nenhum bicho de sete cabeças: "a rotina nos aeroportos, alfândegas e postos policiais nas viagens internacionais, tanto na ida como na volta".

    Admito que os procedimentos do aeroporto para saída do país me preocupou bastante, porém, pelo menos na minha viagem para o Chile, demonstrou ser algo tranquilo, mas ainda continuo receoso para países que o controle é rígido, por exemplo EUA, Inglaterra e Espanha.

    Obrigado MD.

    Abraços.

  • Mônica

    Adoro o MD e essas dicas são essenciais!
    Parabéns pela iniciativa!
    Estou aguardando uma MEGA promoção para Colombia em janeiro/2014…será que vai ter???

    abraços