Será que você está entre os brasileiros que perderam 53,4 bilhões de milhas vencidas no ano passado?

Por Denis Carvalho

Que muita gente acaba perdendo seus pontos e milhas por perder a data de validade não é novidade, mas um levantamento realizado pelo Banco Central junto às operadoras de cartão de crédito deu uma ideia do tamanho do desperdício: 53,4 bilhões de pontos perdidos apenas no ano passado por falta de uso!

De acordo com o levantamento, que foi divulgado pelo jornal Folha de S. Paulo, o montante equivale a 24% de toda a pontuação conquistada naquele mesmo ano. É o dobro do percentual verificado em 2010, primeiro ano em que o número foi apurado pelo BC.

Segundo o BC, os brasileiros acumularam 992 bilhões de milhas em seus cartões de crédito entre 2010 e 2014. Quase dois terços disso foram convertidos em prêmios, como passagens aéreas e bens de consumo. Na média, 17% expiraram, por falta de utilização no prazo determinado ou pelo cancelamento do cartão.

Importante destacar que esse percentual se refere exclusivamente aos pontos acumulados nos cartões de crédito e bancos, ou seja, não incluem aqueles que expiram nos programas de milhas das companhias aéreas e hotéis.

É fácil imaginar que a maior parte deste desperdício de pontos vem de clientes que nem imaginam que estão participando de um programa de fidelidade vinculado ao seu cartão de crédito e nunca se preocuparam sobre como eles funcionam e que benefícios podem oferecer, no entanto vale o aviso para ficar atento à validade ou, se possível, optar pode cartões que oferecem pontos quem não expiram.

Para saber os melhores cartões para acumular pontos para viajar, leia o ranking exclusivo de cartões de crédito do Melhores Destinos

Veja a matéria na Folha de S. Paulo