Está no ar o Guia do Valle Nevado!

Monique Renne 28 · outubro · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Visitamos uma das melhores estações de esqui na América do Sul para trazer a vocês o Guia do Valle Nevado, com todas as dicas sobre como chegar, quando ir, o que fazer, quais esportes praticar, onde comer e o melhor da neve chilena. A temporada para prática de esqui e snow já acabou e só retorna no ano que vem. Porém vocês ainda podem visitar o Valle Nevado para curtir, com muito vinho, a paisagem incrível da Cordilheira dos Andes. Afinal, é sempre bom brincar na neve e ela ainda está firme por lá!

valle-nevado-1132
Valle Nevado

Chegamos a Santiago à noite e por isso não vimos o caminho pela Cordilheira que leva até o Valle Nevado. Antes de começar a subida, o motorista avisa o grupo sobre uma parada estratégica para compra de alguns petiscos e balas que aliviariam o enjoo das curvas. Eu não imaginava que realmente seriam tantas curvas. Confesso que tomei metade de um comprimido para enjoo (só por precaução) e acabei dormindo na metade do trajeto. Quando acordei já estava sobre a neve no alto da Cordilheira. A noite não permitia ver a paisagem, mas era nítido no ar que estávamos em um lugar realmente especial.

valle-nevado-1873
Valle Nevado

O quarto era metade aconchegante e metade gélido. Bastava chegar perto da janela para sentir o frio que ultrapassava o vidro e insistia em permanecer por lá. Muitas cobertas, pijama quentinho e uma boa noite de sono seriam suficientes pra me preparar para o espetáculo do dia seguinte. E quando vi a paisagem pela janela ao amanhecer quase não acreditei. Estávamos rodeados pela melhor neve em mais de 10 anos no Valle Nevado. Posso garantir que era um fofa camada branca pronta para fazer a felicidade de muitos esquiadores, snowboarders e turístas ávidos por fazer um boneco ou uma guerra de bolinhas.

valle-nevado-2119

O Valle Nevado é considerado a melhor estação de esqui do Chile e uma das melhores da América do Sul. A 3.200 metros do nível mar, as montanhas do Valle conseguem manter uma excelente qualidade de neve em 39 pistas para todos os gostos, de atletas profissionais a muito amadores, como eu. É a maior área esquiável da América do Sul e eu teria alguns dias para encarar o desafio de aprender.

E lá estava eu, tentando me equilibrar nos incômodos esquis que insistiam em apertar os meus pés. Consegui ficar de pé, levei muitos tombos, desci algumas poucas pistas e percebi que esquiar não era o meu forte. Ainda assim me encantei com o talento das criancinhas de 5 anos que passavam voando por mim enquanto eu tentava me equilibrar. Me diverti um bocado, tive várias crises de riso e valeu a experiência. Mas era hora de ver o que mais o Valle oferecia além dos esportes!

valle-nevado-1888
Piscina aquecida ao ar livre

 

Fora das pista de esqui os visitantes contam com vários restaurantes, todos com vista para a Cordilheira dos Andes. Eles são excelentes para relaxar ao final de um dia de atividades ou mesmo apenas para ver a vida passar nas pistas. Destaque para o pôr do sol, sempre espetacular! Boa comida, taças de vinho e, de quebra, um maravilhosos visual. Entre os restaurantes há várias lojinhas especializadas em roupas e equipamentos para a prática de esportes de inverno. Um ótimo quebra galho para quem chega ao Valle um pouco despreparado. No final do dia (só para os hóspedes) é hora de curtir a piscina aquecida ao ar livre e também os petiscos e bebidas do Après-ski (a confraternização pós pista). À noite, depois do jantar, os hóspedes contam com algumas opções de bares e também o Pub Tres Puntas, com karaokê e banda ao vivo. Ótimo para integrar os hóspedes que não têm tempo de se conhecerem nas pistas.

Valle Nevado
Valle Nevado

Quem chega ao Valle Nevado pode escolher entre fazer uma visita de um dia (com bate e volta a partir de Santiago), se hospedar em um dos três hotéis ou até mesmo alugar um apartamento para a temporada de inverno, que geralmente vai da última semana de junho até a última semana de setembro. Se a neve estiver muito boa, a temporada pode ser estendida por mais alguns dias. Depois disso os hotéis fecham as portas, assim como a maioria dos restaurantes. Mesmo que haja neve, como é o caso deste ano. Depois do final da temporada só é possível aproveitar o Valle nas visitas de um dia.

valle-nevado-1777
Paisagem do Valle Nevado

Quem tem a intenção apenas de conhecer a neve, ainda será feliz por algumas semanas depois do fechamento da estação de esqui. O teleférico se mantém em funcionamento e um dos restaurantes recebe os turistas que podem curtir o almoço com vista para as montanhas. Se a neve estiver boa há até a possibilidade de fazer caminhadas com raquete pela Cordilheira. Quando a neve se vai a paisagem se transforma, porém ainda permanece linda! É hora de praticar cavalgadas, hiking e até mountain bike. Ah! Os vinhos continuam à disposição por todo o ano, por isso, brinde ao Valle Nevado em qualquer estação!

Veja mais sobre um dos mais belos destinos para a prática de esportes de inverno no Chile. Acesse o nosso Guia do Valle Nevado e veja todas as dicas sobre como chegar, quando ir, o que fazer, quais esportes praticar e onde comer. O Valle merece uma visita com ou sem a temporada de esqui aberta. Aproveite a Cordilheira e bons clicks! 

Autor

Monique Renne - Editora de Destinos Jornalista e repórter fotográfica viciada em passagens aéreas. Com um mundo inteiro a ser descoberto.