Está no ar o Guia do Valle Nevado!

Monique Renne 28 · outubro · 2015

Visitamos uma das melhores estações de esqui na América do Sul para trazer a vocês o Guia do Valle Nevado, com todas as dicas sobre como chegar, quando ir, o que fazer, quais esportes praticar, onde comer e o melhor da neve chilena. A temporada para prática de esqui e snow já acabou e só retorna no ano que vem. Porém vocês ainda podem visitar o Valle Nevado para curtir, com muito vinho, a paisagem incrível da Cordilheira dos Andes. Afinal, é sempre bom brincar na neve e ela ainda está firme por lá!

valle-nevado-1132
Valle Nevado

Chegamos a Santiago à noite e por isso não vimos o caminho pela Cordilheira que leva até o Valle Nevado. Antes de começar a subida, o motorista avisa o grupo sobre uma parada estratégica para compra de alguns petiscos e balas que aliviariam o enjoo das curvas. Eu não imaginava que realmente seriam tantas curvas. Confesso que tomei metade de um comprimido para enjoo (só por precaução) e acabei dormindo na metade do trajeto. Quando acordei já estava sobre a neve no alto da Cordilheira. A noite não permitia ver a paisagem, mas era nítido no ar que estávamos em um lugar realmente especial.

valle-nevado-1873
Valle Nevado

O quarto era metade aconchegante e metade gélido. Bastava chegar perto da janela para sentir o frio que ultrapassava o vidro e insistia em permanecer por lá. Muitas cobertas, pijama quentinho e uma boa noite de sono seriam suficientes pra me preparar para o espetáculo do dia seguinte. E quando vi a paisagem pela janela ao amanhecer quase não acreditei. Estávamos rodeados pela melhor neve em mais de 10 anos no Valle Nevado. Posso garantir que era um fofa camada branca pronta para fazer a felicidade de muitos esquiadores, snowboarders e turístas ávidos por fazer um boneco ou uma guerra de bolinhas.

valle-nevado-2119

O Valle Nevado é considerado a melhor estação de esqui do Chile e uma das melhores da América do Sul. A 3.200 metros do nível mar, as montanhas do Valle conseguem manter uma excelente qualidade de neve em 39 pistas para todos os gostos, de atletas profissionais a muito amadores, como eu. É a maior área esquiável da América do Sul e eu teria alguns dias para encarar o desafio de aprender.

E lá estava eu, tentando me equilibrar nos incômodos esquis que insistiam em apertar os meus pés. Consegui ficar de pé, levei muitos tombos, desci algumas poucas pistas e percebi que esquiar não era o meu forte. Ainda assim me encantei com o talento das criancinhas de 5 anos que passavam voando por mim enquanto eu tentava me equilibrar. Me diverti um bocado, tive várias crises de riso e valeu a experiência. Mas era hora de ver o que mais o Valle oferecia além dos esportes!

valle-nevado-1888
Piscina aquecida ao ar livre

 

Fora das pista de esqui os visitantes contam com vários restaurantes, todos com vista para a Cordilheira dos Andes. Eles são excelentes para relaxar ao final de um dia de atividades ou mesmo apenas para ver a vida passar nas pistas. Destaque para o pôr do sol, sempre espetacular! Boa comida, taças de vinho e, de quebra, um maravilhosos visual. Entre os restaurantes há várias lojinhas especializadas em roupas e equipamentos para a prática de esportes de inverno. Um ótimo quebra galho para quem chega ao Valle um pouco despreparado. No final do dia (só para os hóspedes) é hora de curtir a piscina aquecida ao ar livre e também os petiscos e bebidas do Après-ski (a confraternização pós pista). À noite, depois do jantar, os hóspedes contam com algumas opções de bares e também o Pub Tres Puntas, com karaokê e banda ao vivo. Ótimo para integrar os hóspedes que não têm tempo de se conhecerem nas pistas.

Valle Nevado
Valle Nevado

Quem chega ao Valle Nevado pode escolher entre fazer uma visita de um dia (com bate e volta a partir de Santiago), se hospedar em um dos três hotéis ou até mesmo alugar um apartamento para a temporada de inverno, que geralmente vai da última semana de junho até a última semana de setembro. Se a neve estiver muito boa, a temporada pode ser estendida por mais alguns dias. Depois disso os hotéis fecham as portas, assim como a maioria dos restaurantes. Mesmo que haja neve, como é o caso deste ano. Depois do final da temporada só é possível aproveitar o Valle nas visitas de um dia.

valle-nevado-1777
Paisagem do Valle Nevado

Quem tem a intenção apenas de conhecer a neve, ainda será feliz por algumas semanas depois do fechamento da estação de esqui. O teleférico se mantém em funcionamento e um dos restaurantes recebe os turistas que podem curtir o almoço com vista para as montanhas. Se a neve estiver boa há até a possibilidade de fazer caminhadas com raquete pela Cordilheira. Quando a neve se vai a paisagem se transforma, porém ainda permanece linda! É hora de praticar cavalgadas, hiking e até mountain bike. Ah! Os vinhos continuam à disposição por todo o ano, por isso, brinde ao Valle Nevado em qualquer estação!

Veja mais sobre um dos mais belos destinos para a prática de esportes de inverno no Chile. Acesse o nosso Guia do Valle Nevado e veja todas as dicas sobre como chegar, quando ir, o que fazer, quais esportes praticar e onde comer. O Valle merece uma visita com ou sem a temporada de esqui aberta. Aproveite a Cordilheira e bons clicks! 

Publicado por

Monique Renne

Editora de Destinos

  • Atílio Daniel

    Que bom esse guia no ar…estive no Valle Nevado no último dia 18/10…foi o último dia da temporada de esqui…mas mesmo para quem não pratica o esporte (como eu) vale muito uma visita ao lugar. Fiz o bate-volta Santiago/Valle Nevado, fechei pacote com uma agência, nos pegaram no hotel as 07:30 da manhã e por volta das 18 horas estávamos de volta, 25 mil pesos pelo passeio (R$ 150,00). A subida realmente dá náuseas, mas a paisagem é incrível, ainda mais por ser a primeira vez que via a neve. No dia seguinte nevou novamente no resort. SHOW…recomendo a visita…Santiago está a apenas 4 horas de voo de SP e as cias aéreas não param de lançar promoções…

    • Edgard

      18/10 ainda tinha neve? isso é normal?

      • Atílio Daniel

        Edgard…realmente não é normal… mas esse ano o inverno começou mais tarde por lá e está bem prolongado…tanto que nevou novamente dia 19 passado, um dia após eu ir lá…cobrindo as estradas e deixando a cordilheira mais espetacular ainda…

        • Edgard

          legal, hein…que bom que vc deu sorte, pq imagino que a neve seja uns 90% da graça do local…

          • Atílio Daniel

            100% meu amigo…rsrsrsrsrs

      • Mônica

        Fui dia 25, mesmo sem a possibilidade de ski (temporada terminada), e tinha muuuita neve ainda. Muito lindo, deu pra brincar bastante.
        Se alguém está pra ir por esses dias acho que ainda conseguirá dar uma deslizadinha – um pouco antes do Valle eles alugam uns trenozinhos de plástico por 5 mil pesos.
        Farellones já não tem mais nada…

  • Valéria Alves

    Otimo post, amei.

  • BRAULIO EUSTAQUIO

    Pessoas, tive a oportunidade de conhecer no ano passado, fui em junho, o lugar é incrivel, para nao correr risco na subida, compramos o pacote pela agencia TURISTIK que tem em varios locais na cidade de santigado.

  • Fernanda Luise Camara Pereira

    Olá, chego em Santiago no sábado, dia 31/10, ainda será possível ver a neve no valle nevado neste dia??

    • Claudio Santos

      Cheguei ontem do Chile, e sim, terá neve ainda Fernanda, vá preparada…

    • Sérgio

      Terá neve sim. Eles tem um aplicativo para smartphones onde tem muitas informações, meteorologia, etc. Hoje está com 4,33 mt. de neve acumulada!

  • Antonio Silva

    Talvez !

  • Fernando

    Está no post, mas é bom lembrar: pra quem sofre (ou acha que não sofre) de enjôo, tomem remédio antes da subida.

  • Monique Renne

    Fernanda, acredito que sim. Nevou um bocado nos últimos dias por lá. Para ter certeza, veja no instagram a #vallenevado. Você terá idéia de como está pelas últimas postagens 🙂

  • Atílio Daniel

    Fernanda, com certeza ainda terá muita neve qdo vc chegar lá…nevou muito lá semana passada…não deixe de ir ao Cajón del Maipo também para ver o lago Embalse El Yeso…fotos para capa de revista!!!

  • Atílio Daniel

    Fernanda, com certeza ainda terá muita neve qdo vc chegar lá…nevou muito lá semana passada…não deixe de ir ao Cajón del Maipo também para ver o lago Embalse El Yeso…fotos para capa de revista!!!

  • Fernando

    Para quem nunca foi, recomendo fazer um bate-e-volte a partir de Santiago para depois decidir em se hospedar no Valle Nevado. A altitude provoca falta de ar em algumas pessoas, podendo tornar a viagem desagradável. Também é importante mencionar que a hospedagem é bem mais cara que em Santiago.

    • Frederico Dourado

      Outra opção, bem mais em conta, é se hospedar em outras estações.
      Fiquei hospedado em Farellones, primeiro vilarejo na subida da montanha.

      Achei ótima a estação e a hospedagem.
      É bem mais simples que o Valle. Com pistas para iniciantes.

  • Fernanda Luise

    Muito obrigada pelas dicas e respostas! Vi um tour da empresa snowbus que vai para Farellones e para o valle nevado. Vcs conhecem esta empresa? Têm alguma dica de onde comprar o melhor pacote ? Pretendo visitar os vales num domingo. Mais uma vez obrigada!

  • Renato Monteiro Barbosa

    Fernanda, vai ter neve, mas já esta tudo fechado, inclusive se você for acompanhada indico alugar carro e ir por conta própria, da pra ir em Farelones no mesmo dia..

    • Natalia

      Não indicaria de forma alguma alugar carro para ir uma primeira vez lá, é muito perigoso as curvas, e tem muitos guias lá que fazem esse tour!! Jamais arriscaria ir de carro.. ainda mais se por acaso resolver cair neve e nao tiver corrente nos pneus.. são 39 curvas (fechadas) até chegar no topo.

      • Renato Monteiro Barbosa

        Nevar agora só ano que vem…. as curvas são fechadas, mas também você não vai correr, a idéia é passear, vá com calma e sem stress, aprecie a paisagem, pare o carro quando quiser e ainda não dependa de guias para te impor qual o local você deve tirar fotos, almoçar e alugar roupas. Sai as 10 da manhã, visitei, Sport Mall, Vale Nevado e Farelones sem pressa alguma e as 17:00 ja estava de volta na locadora, sem pressa, sem correntes, sem stress… vá de carro!!! 1 hora pra subir sem sofrer…

  • Atílio Daniel

    Fernanda…eu fui com a ChileTour…eles cobraram 25.000 pesos por pessoa, aproximadamente R$ 150,00…te pegam no hotel, sobe até o Valle Nevado e na volta param em Farellones…whatsapp deles +56 9 5663 1091 … achei o custo/benefício bom!!!

    • Fernanda Luise

      Obrigada pela sugestão!

  • Monique Renne

    Se você estiver em grupo avalie a possibilidade de pegar um transfer só para vocês. Assim terão mais liberdade de horário e poderão aproveitar mais 🙂

    • Fernanda Luise

      Seria só um casal para fazer o passeio…
      Lá não tem muito o quê fazer não é? Mais passear mesmo certo?

  • Ludyni Sampaio

    Gente!!!Que hotel foram esses que vcs ficaram????

    • Monique Renne

      Ludyni, todos os hotéis ficam na estação de esqui do Valle Nevado. São apenas 3. Não tem erro. No Guia você encontra todas as informações sobre onde se hospedar 🙂

  • Ludyni Sampaio

    Corrigindo: Que hotel foi esse que vcs ficaram??
    Achei lindo.. e essa piscina aquecida,hein?
    Que delícia!

  • Fernanda Luise

    Achei um tour pela empresa Snowbus que vai até Farellones e Valle Nevado, 8 hs de passeio. Vocês conhecem esta empresa? Recomendam? Têm outras dicas de empresas que são boas e fazem este tipo de passeio pelos vales?

  • Hércio Arantes Filho

    Estão fazendo promoção para o Chile, por causa do medo de vários viajantes de irem lá, devido ao terremoto que teve recentemente. Eu não iria!!!