Guia de Ushuaia: informações e dicas sobre a maravilhosa cidade do fim do mundo!

Camille Panzera 1 · julho · 2014

Vez ou outra chamamos de “fim do mundo” aquele lugar distante ou que não desperta o interesse das pessoas, mas a verdade é que Ushuaia, conhecida como a cidade do fim do mundo, não faz jus ao uso popular da expressão. Ushuaia é a cidade mais austral do mundo, a mais próxima do continente antártico e por isso recebeu o curioso apelido. Pelo contrário, a cidade tem tanto a oferecer que cada vez atrai mais brasileiros e é a mais nova integrante do Guia de Destinos do MD!

No extremo sul da Argentina, a cerca de 3 mil km de Buenos Aires ou apenas mil km da península antártica, Ushuaia é um destino propício pra curtir lindas paisagens naturais, aproveitar da gastronomia e dos vinhos, e ver um pouco de neve. Conhecida por ter a temporada de neve mais longa do hemisfério sul, a região é perfeita para se aventurar nos esportes gelados.
Há quem pense que Ushuaia não tem muitos atrativos para além do esqui e snowboard, mas há, sim, muita coisa para fazer, principalmente passeios. Durante todo o ano o local recebe turistas, ainda mais no verão, que é considerado o período de alta temporada, porque o frio não é tão forte e as atividades ao ar livre tornam-se mais agradáveis. 

dicas-ushuaia

Ushuaia é relativamente nova, tem pouco mais de 100 anos e possui pouco mais 50 mil habitantes. O local passou a ser colonizado e se desenvolveu com a implementação de um presídio, que hoje em dia está desativado. Conhecer o antigo presídio de Ushuaia e o Museu Marítimo, além de fazer um passeio no Trem do Fim do Mundo, são ótimas oportunidades para se inteirar sobre a história do lugar, que, apesar de recente, é muito interessante.

Localizada entre o Canal de Beagle e a Cordilheira dos Andes, que por si só já chamam a atenção pelo cenário encantador, Ushuaia é ideal para curtir a natureza e ao mesmo tempo ter um gostinho de como é uma viagem à Antártica. Quando na cidade, não dá para perder um passeio de barco pelo canal, com direito à vista de ilhas com pássaros e leões marinhos, além de uma parada para fotos no Farol Les Eclaireus, algumas vezes confundido com o “Farol do Fim do Mundo”, embora este título seja, na verdade, do farol da Isla de Los Estados.

A cidade está cercada por muitos bosques e próxima a lagos de cores lindas, principalmente o lago Esmeralda. Quem tiver tempo disponível não pode deixar de fazer um passeio de 4×4 entre os lagos Fagnano e Escondido, que revelam paisagens naturais espetaculares e tranquilas, ótimas para curtir um dia junto à natureza. Fazer um passeio, seja de carro ou a pé, no Parque Nacional Tierra del Fuego também são programas que não devem faltar em nenhum roteiro – é nesse parque que termina a Ruta 3, que faz parte do sistema de rodovias Panamericanas, que se inicia no Alasca e termina na Baía Lapataia, a mais de 17 mil km de seu ponto de início.

Ushuaia é um bom destino para compras; como está livre de impostos, os preços podem ser vantajosos quando comparados aos do Brasil. Por lá você encontra desde freeshop a lojas de lembranças, cervejas artesanais, além de muitas lojas de marcas esportivas e lojas de roupas de frio e neve, indicadas para quem não consegue encontrar em sua cidade roupas para enfrentar o frio que faz no sul da Argentina.

ushuaia-guia

A culinária, rica em peixes e frutos do mar, é outro ponto positivo a se ressaltar no lugar. Come-se muito bem em Ushuaia! Um prato tradicional nos restaurantes é a centolla, o famoso caranguejo gigante, e a merluza-negra, que desmancha na boca. As saborosas carnes que figuram nos cardápios do país também têm seu espaço nessa parte do mundo, mas o cordeiro patagônico – carne super macia quando bem preparada – é que chama a atenção quando o assunto é carne. Para a sobremesa nunca falta um doce de leite, é claro!

Para conferir maiores detalhes sobre nossas dicas de Ushuaia, leia nosso guia na íntegra. Nele você pode encontrar informações sobre como chegar, quando ir, onde ficar, transportes e outras dicas. Leia também sobre o que fazer em Ushuaia, onde comer, passeios, pontos turísticoscompras e sua vida noturna.

Publicado por

Camille Panzera

Camille

  • clertonluiz

    putz quero muito ir a ushuaia em janeiro. mas o smiles e a aerolineas nao deixam…

    acho q vou pra santiago e de la desco pra punta arenas, vai ser a opção.

    • Mês passado consegui por 10 mil milhas saindo da minha cidade até Ushuaia e a volta saindo de El Calafate até em casa para fim de Janeiro….na época tinha para todos os dias…..

      • Nathália

        Nossa, vc fez a mesma coisa que eu fiz. Tavam lindos o preço e a disponibilidade. Vou final de janeiro e volto inicio de fevereiro por Calafate. Vai ser demais!

        • Também farei isso, mas em março. Curitiba – Ushuaia (fico 4 dias). Aí Ushuaia – El Calafate. E depois El Calafate – Curitiba.
          A segunda parte troquei no site mesmo. Já a primeira teve que ser pelo call center (mas sem cobrança extra), pq o stopover não rola fazer pelo site.
          No total ficou por 20mil milhas. Se fosse comprar as três passagens, pelo meu levantamento, daria quase três mil reais. Fiquei bem satisfeito 🙂
          Pena que para a comprar a volta foi um parto, pois aparecia a disponibilidade no site mas na hora de efetivar a compra ela "sumia". Tive que abrir reclamação em vários canais para conseguir superar essa propaganda enganosa. Ainda assim, foi parcial, pois não me deram exatamente o vôo oferecido mas sim um que passa pelo Rio e acresce 4 horas no já cansativo retorno.

      • eu consegui por 10.000 o trecho.. viajei de 29/05 a 02/06 para Ushuaia saindo de Manaus e não sei como acabei indo na Executiva da Aerolíneas no trecho GIG-EZE e na volta de EZE-GRU.

    • Julia Withers

      Meu cunhado estava em Ushuaia e descobriu que não existem vôos de lá para Punta Arenas. Teve que mudar toda a programação da viagem dele por isso, e é por essa razão que sugiro pesquisar, de modo prévio, se existem os vôos entre as cidades do teu roteiro, para assim não haver surpresas indesejadas como a dele.

  • Olga

    É um local realmente maravilhoso. Fomos de carro entre março e abril e já pegamos neve. Passeios lindíssimos, hospedagem, compras e comida boa e barata. Vale muito o passeio.

  • Ir em meados de junho é uma boa?

    • Camille Panzera

      Claro, especialmente se você quiser esquiar. 🙂 Dá uma lida no post "Quando ir".

  • MTorres

    Dizem que la neva em Janeiro. Sabem se da pra esquiar de boa?

    Com essa parceria do Smiles, aparecem muitas datas.

    • Everton

      Neve em janeiro no Hemisfério Sul?

      • MTorres

        Sim…dizem que la é possível encontrar, por se tratar de um ponto meio remoto.

        Fiz a mesma pergunta kkk

        • Vinícius

          Sim, lá existe probabilidade de neve em todos os meses do ano!! Lógico que a quantidade é reduzida, mas, no Glaciar Martial, por exemplo, mesmo no verão os picos se mantêm nevados!!! Ushuaia é encantador, deslumbrante. Vai muito além de esqui e neve. A cidade tem uma atmosfera que eu nunca encontrei em nenhum lugar do mundo. O povo é SUPER acolhedor, de uma simpatia sem tamanho. A forma como levam a vida, o fato de fecharem o comércio depois do almoço e só retornarem no final da tarde, a calma com que andam pelas ruas, enfim. Só indo, caminhando sentindo pra saber. Quero muito voltar!!!

      • EDUARDOPGALVAO

        Qual o problema quanto a isto? Um conhecido fez, no mesmo ano, duas viagens: foi para a Suécia em pleno inverno, não viu neve. Depois, foi para Ushuaia no verão e viu neve…

      • acontece sim, um morador de Ushuaia me disse que frequentemente neva no verão lá, afinal, é o fim do mundo…

    • Pode nevar em janeiro, sim, mas é apenas uma possibilidade…. Ainda assim, a neve não é suficiente pra esquiar…

    • Fui uns dias antes do Natal, e de um dia pro outro as montanhas amanheceram completamente brancas de neve. Deve dar pra esquiar 🙂

    • Resumo dos comentários: pode até nevar, mas não deve dar pra esquiar. E ainda que dê para esquiar seria um golpe de sorte, vc não pode contar com isso.

      Eu fui em abril e não vi nada branco.

  • Eduarda

    Preciso do Guia de Nova Iorque .. vai demorar muito pra sair???? 🙁

    • Vai demorar uns dois meses. Vamos publicar 4 guias antes do guia de Nova York.

      • Eric

        Vocês podem divulgar os próximos guias que vão sair ?? =)

      • Eduarda

        poxaaaa 🙁 mas ok .. vou aguardar .. obrigada!

    • Emerson

      Já ia perguntar sobre guia de Nova Iorque também, vou precisar..
      Mas só para novembro, então dá tempo de liberarem aqui ^^
      Valeu MD

      • Debora

        Também quero pra Novembro rs

  • Consegui através do smiles por 10K o trecho, embarcando para Ushuaia no dia 09 deste mês.

  • EDUARDOPGALVAO

    Em outubro vou para El Calafate, e, ano que vem, espero ir para Ushuaia.
    Só ouço falarem bem de lá, e agora com este post…

  • Artur Aranha

    será que em novembro consigo ver neve lá?
    abraço a todos!

    • Camille Panzera

      Artur, é possível, mas é uma coisa imprevisível. Mesmo que não neve na cidade, acredito que você possa ter um gostinho de neve se subir ao Glaciar Martial. 🙂

  • Felipe

    Fui até o Ushuaia de carro em janeiro de 2008. Gostei da cidade, mas acho que a viagem até lá (de carro) é muito mais interessante do que a própria cidade. Mas pra quem tem curiosidade de conhecer, é uma boa pedida.

  • artur aranha

    Ontem ainda estava disponivel a emissao de bilhetes smiles para ushuaia, ainda pesquisei algumas datas, mas hj nao esta mais, que droga, rs

  • Saiu!! Camille, ficou excelente =)

    • Camille Panzera

      Que bom! 😀

  • Anselmo

    Um dia eu chego lá

  • artur aranha

    olá!
    quantos dias para conhecer ushuaia e perito moreno com calma
    abraço!

    • Camille Panzera

      Artur, depende da época da viagem… inverno e verão tem atividades diferentes. Se você for no inverno e quiser esquiar, tem que considerar vai precisar tirar alguns dias só pra isso. 5 dias dá pra conhecer Ushuaia bem, os restaurantes, os museus, fazer os principais passeios, etc…
      Quanto ao Perito não sei dizer, não estive por lá.

    • Fui pra Ushuaia em Abril/13 e 3 dias inteiros na cidade (tirando o dia que chega e o dia que vai embora) já dá pra ver o principal e aproveitar bastante.

  • Ushuaia é maravilhoso!!!!!!!!! Fiquei completamente encantada com tudo! Muito bom o post 🙂

  • Putz, acho que vou.
    Em Abril/14 espero.
    Mas pretendo ir de carro, vou reservar uns 15 dias. Mas se não rolar vai de Smiles msm, o local deve ser muito demais…
    vlw MD

  • Estive em Ushuaia de 29/05 a 02/06 e confesso que fiquei encantada, exceto pelo fato de três trechos importantes da avenida principal estarem em obras, o que deixou a cidade inteira definitivamente EMPOEIRADA, todas as ruas cheia de lama quando misturava com a pouca neve que ainda tinha.. Onde eu tocava sujava, isso foi muito desconfortável.. Imagina juntar frio e poeira: passei quase um mês doente depois que voltei.. Fora isso, o passeio de barco pelo canal Beagle foi encantador, a Nave Tierra também é um projeto fantástico, o Glaciar Martial é outra maravilha ushuiaiense e o Parque Tierra del Fuego é de encher os olhos, fiquei absolutamente maravilhada.. E que frio fez lá, afinal, está a apenas 1000 Km da Antártida. Eu voltarei com certeza.

    E uma dica: sair da parte turística de Ushuaia, que por sinal dá pra conhecer em um dia inteiro e explorar a parte mais 'humana' da cidade, eu me surpreendi em conversar com quem vive lá, das dificuldades às alegrias em viver no Fin del Mundo.

  • Quase fui pra porr*da com um chileno porque ele disse que a cidade mais austral do mundo é Puerto Williams, no Chile, e não Ushuaia.

    • Camille Panzera

      Minha opinião é de que, na verdade, ele não está completamente errado. Puerto Williams fica mais ao sul, mas não é uma cidade, é uma vila… e não acredito Puerto Williams que conseguiria viver se não tivesse Ushuaia ali perto.

    • Fernandes

      Bom. Ele não está errado. Puerto Williams fica do outro lado do Canal Beagle. Portanto mais ao sul. Lá realmente é o fim do mundo.
      Argentinos utilizam essa expressão de fim do mundo como marketing pra Ushuaia. Mas quem se informa e estuda um pouco de geografia vai quebrar esse paradigma. …. Conheça Puerto Williams na Ilha Navarino. A cidade mais austral do mundo é pequena mas muito aconchegante e oferece uma natureza fantástica. Muito diferente do turismo comercial de Ushuaia, Puerto Williams tem a vantagem da simpatia povo chileno. Aproveite e faça um dos melhores trekkings do mundo, o circuito de Dientes de Navarino. …

  • Lidiane

    Estive em Ushuaia em meados de outubro de 2011 e foi ótimo! Vimos neve, subimos no Glaciar Martial (mas a estação fechou 2 dias depois), fizemos trekking e o passeio de 4×4 que foi um dos melhores, principalmente porque foi finalizado com um churrasco argentino! Para quem gosta de carne vermelha é o que há de melhor.
    Também experimentei um cordeiro patagônico em uma estância em El Calafate, realmente é imperdível. Assim como os glaciares.
    Enfim, vale muito a pena! Com certeza voltarei.

  • Karina Blu

    Já fui para lá há 3 anos com meu marido e minha filha. Agora a família aumentou e estamos indo novamente em julho agora, com os dois filhos! Não há lugar melhor para a combinação neve + crianças. Perfeito. Cidade única, atrações únicas e povo super acolhedor!!!

  • Estive em Ushuaia e el Calafate e Buenos Aires em maio. Vi nevando e achei maravilhoso.Foi uma das melhores viagens que fiz. Não achei vantagens para compras, mas os passeios foram excelentes. A comida é muito boa e barata. É muito parecido com a Nova Zelandia. Fiz a pesquisa das passagens aéreas pelo Melhores Destinos e depois reservei os hoteis olhando o Tripadvisor e o Booking .Saiu bem mais barato que comprado por agencia. Fiqui 4 dias em Ushuaia, 4 e el Calafate e 3 em Bs As.Foi tranquilo e não tive nenhuma dificuldade.

  • ANTONIO GIRARDINI

    EM FEVEREIRO DE 2013 EU E MINHA ESPOSA FIZEMOS A PATAGÔNIA CHILENA DE FUTALEUFÚ ATÉ VILA 'O HIGGINS VOLTANDO 230KM ENTRAMOS PASSO ROBALOS (150 KM DE DESERTO) ENTRAMOS NA RUTA 40 ARG. PERITO MORENO (GLACIAL) PORTO NATALES PUNTA ARENAS ATÉ A 32 KM DO FIM DO CONTINENTE(NAÕ TEM RODOVIA) ATRAVESSEI A ILHA GRANDE DEL FUEGO ATÉ USSUAIA.APANHEI UM LANCHA RAPÍDA FOMOS ATÉ ILHA NAVARINO (CHILE).A NOITE FEZ ZERO GRAUS (07/03/ VOLTAMOS A USHUIA SAIDO PELA RUTA 03 FIZEMOSA ATRAVESSIA DO ESTREITO DE MAGALHAES PERCORRENDO O LITORAL ATÉ B. AYRES DE BUQUEBUS PARA O URUGUAI CHUI RGS.SC.SP. DOIS PNEUS FURADOS AO ENTRAR NO BRASIL E NA BR116 ESTILHAÇOS COLOCADOS PROPOSITALMENTE. VIAGEM MARAVILHOSA EM NENHUM MOMENTO SE SENTE AMEAÇADO TRECHOS DE 100 A 200 KM COMPLETAMENTE DESERTOS MAIS COM PAISSAGEM MARAVILHOSAS PERCORRIDOS15.030 KM 59 DIAS

  • No ano passado passei a minha lua de mel em Ushuaia, foi demais.
    Coloquei as dicas de todos os passeios que fizemos e algumas fotos que tiramos com o fotógrafo, no blog http://maladeaventuras.com/2014/05/lua-de-mel-no-

  • Fátima

    Quero dicas de passeio a Santiago do Chile..

  • Diogo Chalegre

    Fui a Ushuaia no início de Abril. Um lugar muito massa, com uma natureza realmente exuberante. A cidade estava com algumas ruas em reforma e eu não achei tããão bonita. Cheguei numa segunda-feira pela manhã e voltei sábado pela manhã. Pegue dias lindo de sol, dias nublados e na sexta-feira uma manhã com muita neve. As cores no outono são inigualáveis. Fiz vários passeios com a turma do "brasileiros em ushuaia" que me ajudaram bastante com dicas bacanas. Recomendo o passeio de helicóptero que, apesar de ser um pouco salgado, é de tirar o fôlego. Mesmo que não neve, é possível entrar em contato com ela no glaciar. Um dia quero voltar em pleno inverno para aproveitar as estações de esqui. Em relação aos preços, fui com muita esperança de comprar coisas baratas, mas foi uma decepção.

  • Eu fui à Ushuaia agora no mês de maio, fiquei 5 dias. Alguns pontos da principal avenida estavam em obras, o que deixou a cidade totalmente empoeirada. Onde eu encostava, sujava. Imagina frio, neve e poeira juntos.. Por conta disso não foi tão bom quanto eu esperava, mas aproveitei então pra sair da zona turística empoeirada pra conhecer os bairros mais distantes, onde realmente é a cidade real de Ushuaia.. Muitos trabalhadores, um pouco de pobreza e muitas histórias legais. Eu até recomendo sair da 'zona de conforto' e bater perna nos lugares mais distantes, olhar a arquitetura das casinhas feitas de contêineres.. O Glaciar Martial é encantador, o passeio de barco até o farol, os cormoranes, leões marinhos, o Parque Tierra del Fuego.. Realmente um espetáculo o fim do mundo.

  • Fui para ushiaia em 2013, melhor viajem que fiz até hj!

    tenho um blog com algumas dicas e relatos para quem se interessar…
    http://australviagens.blogspot.com.br/2014/09/ush

  • Rael

    Estou indo dia 10/06, com pretensões de acampar nas montanhas para produção de fotografias do amanhecer (e quem sabe dar sorte de pegar uma aurora austral). Dicas de acampamento de inverno nos cerros de Ushuaia ou não temos tantos aventureiros aqui?

  • Vou a Ushuaia constantemente , as vezes duas vezes no ano, Pra mim é o Lugar mais lindo do planeta. conheço tudo em Ushuaia , tenho grandes amigos , faço e sei de todos os Passeios , pra mim a melhor época é a do Julho – Agosto , quando mais neva e torna a paisagem perfeita. existe passeios que se faz em Julho e não se faz em Janeiro e vice versa, cada passeio tem sua beleza. tenho um blog que fala bem de Ushuaia se digitar nas buscas Ushuaia vai aparecer muitas matérias. tonsafins.blogspot.com