United anuncia grandes mudanças no Mileage Plus a partir de março de 2015

Denis Carvalho 10 · junho · 2014

A United anunciou hoje uma mudança radical no programa Mileage Plus, que é usado por ela e pela Copa Airlines. A partir de março do ano que vem, os clientes passarão a acumular milhas conforme o preço pago pelas passagens e não pela distância voada. O montante acumulado seguirá uma tabela com o valor pago multiplicado de acordo com o status do cliente no programa.

Os membros da categoria básica do programa receberão 5 milhas por dólar gasto. Já os clientes Premier Silver, Gold e Platinum terão o preço pago em dólares multiplicado por 7, 8 e 9, respectivamente enquanto os passageiros da categoria top Premier 1K terão 11 milhas por dólar gasto na passagem. 

A mudança é importante porque a partir deste ano o Mileage deve se tornar um programa mais atrativo aos brasileiros, já que a United assinou acordo com a Azul e os voos da brasileira poderão pontuar no programa americano, além dos voos da Copa Airlines.

A United também vai limitar o número de milhas acumuladas no novo sistema 75.000 por bilhete, o que não deve afetar a grande maioria dos passageiros, já que seria necessário pagar 15 mil dólares em um trecho para que um cliente do status inicial ultrapassar o limite.

A pontuação de acordo com o preço pago na passagem teve início em companhias low cost e já foi adotada pela GOL no Smiles e anunciada pela Delta no SkyMiles, entrando em vigor a partir de janeiro. Com a mudança da United, apenas o AAdvantage da American Airlines continuará no antigo sistema de milhas por distância.

Mais informações na página da United.

Dica da leitora Danielle Grant

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Mark

    Má notícia para os aproveitadores de promoções aqui do MD.

    • Até que não tanto… ano passado viajei com uma passagem promocional da United pra NY e, apesar do preço uns 30% mais barato que a média, o número de milhas pontuadas foi só 50% do normal =/

  • andre

    Pessima noticia, o Smiles com este sistema ficou muito pior.

  • Fernando-RJ

    Podendo piorar eles pioram. Acho que deveriam pensar em acabar com os programas. Nos últimos anos só vem ladeira abaixo.

  • Fabio

    Péssima notícia mesmo.

    Acho que está quase na hora de migrar para o Lifemiles

  • Dênis Colli

    Pode ter certeza que não vai demorar muito para a AA fazer esta mudança também.
    Ontem recebi um email falando das integrações dos programas Aadvantage e DividendMiles. Por enquanto somente a padronagem de upgrade para os pasaageiros, um leve aumento na quantidade de milhas para deixar ambos equivalentes(isto em voos dentro dos EUA e Hawai)…
    Por isso eu mantenho minhas milhas na Turkish Airlines – StarAlliance por mais que a tabela de resgates não seja atrativa como outros programas, eles são mais consistentes nas mudanças e afetam menos o passageiro.

    • Luiz Horowitz

      Dênis, a titulo de curiosidade, qual programa de pontuação você usa no Sky Team? E você considera a malha de vôos da Turkish boa de um modo geral? Vou pesquisar isso agora, mas se você puder me dar um briefing, agradeço! Não tinha cogitado ainda a Turkish depois que a US e Tam sairam da Star Alliance e não estava achando uma opção boa por la ainda!

      • Dênis Colli

        Luiz, depende da companhia aerea que vou voar.
        Exemplo:
        Delta pontuo no Smiles – 100% das tarifas são pontuaveis e justas
        AirFrance/KLM/Aerolineas, etc pontuo no FlyingBlue, porque 90% das classes tarifarias pontuam 100%, sendo FB Gold voando AF/KL ganho bonus pelo trecho voado. Mas é dificil manter o status no programa, a partir de agosto passo a ser Silver porque não vou me qualificar este ano para manter o beneficio.
        StarAlliance – pontuo no Miles&Smiles por também por dar 100% das milhas para voos em parceiros (o que não acontecia com a Tam e o LifeMiles também). Além de ser muito pratico para manutenção do Status Gold. Para nós Brasileiros temos que voar apenas 25mil milhas em 12 meses, ou 35mil milhas em 2anos – muito mais facil que os demais programas. Para resgate das milhas em parceiros somente via telefone (ingles, espanhol e turco) não me recordo de cabeça quantas milhas, houve um ajuste recente, mas pequeno.
        OneWorld uso AAdvantage da AmericanAirlines por ter uma otima disponibilidade de assentos entre EUA-BRA, na categoria SaverMiles, além de não cobrar taxas abusivas de combustivel como a BritishAirways cobra… Mas o programa da British é mais atrativo para voos de ate 2hs, onde sai por 4500avios, enquanto na AA 12000 milhas.
        Enfim, esta ficando casa vez mais dificil para nos viajantes "promocionais" ganhar milhas com as cias e fazer o uso…
        Abs

        • Nossa, Denis, você viaja, hein!!!!

          • Dênis Colli

            Viajava bastante para fora do pais…
            Hoje é lowcost pra cá, lowcost pra lá…
            Apenas para viagens longas(acima de 3h) que considero uma cia comum, ou se a tarifa estiver muito competitiva (pouca diferença em $$$$). Ex:
            Oslo pela RyanAir 30euros/trecho
            Oslo pela SAS 78euros/trecho
            Adivinha com qual eu vou?! ONIBUS que VOA = RyanAir – chegando Vivo é o que importa! rsrs

        • Bom dia dennis. Vou viajar final de julho para Disney pela copa airlines e gostaria de uma dica. Qual o melhor programa para pontuar? Trnho o amigo, ele serve ou tenho que fazer o mileage? Este é o melhor ou coloco meus pontos no tudo azul, já que tenho ele e já tenho alguns pontos? É possível colocar os pontos da família toda em um único cartão?

          Obrigado

  • Josh

    bom para tarifas coportativas e quem paga pra voar em C , para quem procura preço e voa na Y , muito ruim..

    fiz um voo GRU-IAD-LHR-DXB-IAD-GRU , ganhei 23698 milhas basicas + 23698 por ser 1k = mais de 47mil para uma tarifa de USD1990 no novo sistema ganharia somente 20900
    lamentavel!!!

    • Thomas H.

      Fiz algo muuito parecido com vc.. GRU-EWR-LHR-GVA-FRA-IAH-GRU (foi um mileage run mesmo..rs) que me deram 19.325 + 19.325 = 38.650 milhas, pagando USD 1.450. Ganharia 15.950 milhas pelo novo sistema!

  • Otavio

    Por isso o AAdvantage continua sendo o melhor programa de milhagem ha anos

    • Dênis Colli

      Vai mudar também Otavio e não sabemos se para melhor ou pior… Pelo menos ainda é possivel encontrar bons preços por milhas BR-US

  • Gabriela

    Cada vez mais eu acho que não vale a pena mais ser fiel a qualquer companhia e sim procurar o preço mais baixo, já que você tem que voar demais para conseguir uma mísera passagem, o que com a economia de buscar o preço mais baixo você já faria de qualquer maneira.

    • Max

      Fidelidade não vale a pena nem em alguns casamentos, quem dirá para Cias aéreas!

      • Só vale se tiver algum status na cia, pois ai se tem alguns confortos e economias. Observem que esta mudança é apenas para passagens emitidas pela United com eticket começando em 016. Já se voar Lufthansa, ganha pela distância. Minha dúvida são as passagens da copa que começam em 230, passa para valor ou continua por distância. Apesar de usarem o mesmo programa, eles são Star Alliance.

        • Thomas H.

          Pelo que entendi, os voos da Copa continuam no sistema antigo, ainda que a cia. seja parte do MP…

          • Fabio

            Muito importante confirmar essa informação.

          • Thomas H.

            Acabei de ver na seção perguntas e respostas. Copa continua como está, exceto se estiver dentro de um bilhete United iniciado por 016.

    • Hermes

      Decepcionante, dempre priorizei viajar pela UA. Ela já não éra a CIA que premiava tão facilmente comparada as demais, agora piorou. Sempre dei prioridade devido a qualidade de seus serviços. Agora pelo visto teremos que priorizar as mais baratas analisando o preço e serviço prestado para chegar ao custo-benefício, porque por programa de milhagens não dá mais. Por enquanto, a vantagem no programa de milhagens é da AA, que viajei só uma vez, pois, achei o serviço bem inferior. Agora darei prioridade a AA (POR ENQUANTO NÉ!!)

      Se não premia por milhas e sim por dinheiro, Similes deveria mudar o nome para Smoneys, Mileage Plus para Money Plus e assim por diante. A TAM (CIA que eu destesto) mudou, porém das mudanças acho que foi a que menos prejudicou os usuários, terei que começar a voar de TAM e AA. )-;

      Nos resta aguardar para saber as regras de acúnmulo na Avianca Brasil quando entrar para a Star Alliance (não crio muita espectativa, apesar de ser uma ótima cia).

  • Max

    Alguém sabe se no caso da delta, as passagens compradas esse ano, para voar proximo ano já entram no novo sistema? Li e reli até os faq's do site da delta, mas não achei nada.
    Estou programando uma viagem para Toquio em maio/15, e iria de Delta somente para aproveitar as milhas adquiridas e poder virar diamante na gol!

    • Nesses casos quase sempre o que vale é a data do voo, mas é preciso confirmar com a companhia mesmo

  • MTorres

    Uma pergunta: Vou pra NY em Dezembro pela Delta naquela doidera da GOL (500 e pouco ida e volta saindo de vix). Quanto sera que vou conseguir de milhas? Sou diamante no Smiles e vou pedir Status Match pela Delta, ai como sei que eles mandam um desafio, gostaria de saber pra não "queimar cartucho".

    • Dênis Colli

      MTorres que eu saiba a Delta não tem status match, somente challenges. Ou seja, você deve ter status toptier em uma das cias concorrentes com participação internacional (Lufthansa, American, United, USAirways, Alaska, etc). Nunca ouvi falar de challenge com Diamante Gol/Smiles. Mas se você informar seu número Smiles no check-in/reserva ele vai validar seu status e vai te dae beneficios de acesso a fila preferencial de segurança, checkin em guiche BusinessClass, prioridade de bagagem, acesso aos lounges Delta e embarque preferencial.

  • Não sabia dessa união com a Azul. Dá pra transferir os pontos da United pro Tudo Azul?

    • Não dá para transferir pontos de um programa de milhas para outro. A única exceção é o Iberia Plus e o Executive Club da British, que são do mesmo grupo. Dá para pontuar com voos da United no Tudo Azul ou vice-versa e em breve será possível emitir passagens United pelo TudoAzul.

  • Olá. Farei BEL-MAO-BEL pela Azul no final do mês. Já posso pontuar no Milleage Plus?

    • Gilberto

      Pode sim. Já voei para Cuiabá pela Azul e pontuei na United. Só que não conta para Lifetime Miles, não ganha bônus de Classe do bilhete, não conta para subir de nível e não tem bônus por status premiere. Somente ganha base miles.

  • sabbathbh

    E o nome programa de "milhagem" começa a perder o sentido.

    • Hehehe verdade!

    • Oscar Luiz

      A coisa mais inteligente já escrita até agora.

  • Oscar Luiz

    Deixa eu ver se entendi:

    1) As milhas que eu vou ganhar como recompensa:

    a) Se for por bilhete emitido pela United (016): vale o valor da passagem vezes o "fator" de acordo com o nível premier

    b) Se for pela Copa: vale a distância voada + 25% (até o final de 2014)

    c) Se for via Star Alliance: de acordo com a tabela

    d) Se for parceira: de acordo com a tabela

    2) O nível premier fica como está, ou seja, você é PS, PG, PP ou 1K de acordo com a distância (PQM) ou segmentos (PQS) e ele que dá o fator das milhas voada – além de precisar voar 4 segmentos na UA/CM.

    Isso sem falar que quem mora nos EUA ainda tem que gastar XX mil dólares para se qualificar.

    Isso tá pior que fazer o Imposto de Renda todos os anos…

  • André Pessoa

    E no caso de milhas conseguidas com vôos de outras companhias, como é que fica? Se eu voar Azul, e quiser transferir as milhas para o Mileage Plus, a United vai honrar as milhas voadas, ou irá perguntar para a Azul quanto eu paguei e me dar as milhas de acordo com o preço?

  • Lorena Pontes

    Fiquei mto decepcionada com a United desde a minha última viagem a NY. Não tive grandes problemas na ida embora tenha achado a qualidade do serviço mto fraca comparado a outros vôo internacionais, incluvise com a bebida sendo vendida. O meu grande transtorno foi na volta. Voei Nova York – Washington e pegaria conexão Washington – São-Paulo. Ao chegar no portão de embarque descubro por outros passageiros que o voo havia sido cancelado. Fomos remanejados para o vôo na noite seguinte. A companhia nos colocou em um hotel e nos deu um voucher de incríveis 7$ para jantar. Esperaríamos 24h pelo nosso vôo. Ao chegar na manhã seguinte no check-in para o vôo. Descobrimos que na verdade estávamos em um vôo que nacional que após vários trechos terminaria em território americano. A atendente nos informou que havia vaga Washington – São Paulo mas que não havia vôo pro Sp- Rio e que teríamos que ficar mais dois dias esperando em Washington. Depois de mta conversa e finalmente um escândalo. 4 horas depois conseguimos ser marcados para o vôo de SP que após pegar a tripulação seguiu para RJ. Ao chegar em SP encontramos com outros passageiros do vôo cancelado que foram enganados pela United e ficaram mais de 24h esperando em SP e pegaram o mesma aeronave para Rio. Comentando com amigos descobri que esse péssimo atendimento e total comprometimento com os clientes são comuns a essa compania. Que nos provocou um atraso de e mais de 30h, um estresse imaginável e um trauma dessa companhia. United nunca mais.

    • Fabio

      A UA trata seus passageiros de acordo com seu status Premier. Triste mas verdade. Já estive em situação de perda de conexão por culpa deles. Por ter um status elevado no MileagePlus, logo no final da jetbridge havia um funcionário me esperando com voucher para hotel, taxi e alimentação. Outros passageiros sem status elite tiveram que ir ao customer service deles para correr atrás dos mesmos direitos. Posteriormente fiquei sabendo que alguns sequer conseguiram. Um absurdo.

  • Que ruim, mais uma cia que não vai mais valer a pena juntar milhas, continuo concentrando tudo na AA e Smiles. A Delta já larguei mão, inutil as 27k milhas que tenho lá. Eu junto sempre na AA e United, porem vou continuar dando preferência pra AA depois dessa noticia da United. Um voo que faço GRUxSFO eu ganho em média 6k milhas por trecho, nesse esquema ganharia 4k pagando em média 800 dolares na passagem.

  • Ana

    Voando de Copa (muito raramente), qual seria o melhor parceiro para pontuar atualmente? Tenho poucos pontos na United… gostaria de pontuar na TAM ou Smiles (tem codeshare com a Copa), é possível?

  • Robert

    Alguém sabe me responder se eu posso trocar pontos do cartao de credito poe milhas desse programa?