Como é voar na United Airlines

Leonardo Marques 19 · julho · 2010

Dando continuidade às avaliações das companhias aéreas, hoje estamos publicando a avaliação da United Airlines, a segunda maior companhia aérea do mundo.

Com sede nos Estados Unidos, a United tem 560 aviões e voa para mais de 440 destinos. Recentemente a empresa anunciou fusão com a Continental, caso essa fusão aprovada a empresa resultante será a maior companhia aérea do mundo.

O relato que você confere abaixo foi enviado pela leitora Carolina Lannes, uma das leitoras/leitores que mais participam aqui no Melhores Destinos. Ela também já relatou como é voar na Mexicana.

Recentemente fui aos Estados Unidos via United Airlines. O vôo era simples: São Paulo – Washington, Washington – São Paulo. Na ida, o vôo deveria sair de Guarulhos, com destino a Washington, às 22:30 do dia 20/06/2010. Houve um contratempo neste vôo: por problemas mecânicos, o avião não chegou até São Paulo. Neste ponto, um elogio à companhia: tão logo foi identificado o problema, os passageiros foram chamados e informados. Ofereceram-nos opções: ficar em São Paulo até o dia seguinte, o mais cedo possível, ou a companhia endossaria as passagens para outros vôos/trechos. Como estava em um grupo com mais 19 pessoas, optamos por ficar em São Paulo. Fomos encaminhados a hotéis, com vouchers de refeição. À meia noite já estava em um quarto bastante confortável, com jantar providenciado. No dia seguinte, a recepção do hotel entrou em contato logo cedo para informar que o check-out seria às 9:00 e haveria um ônibus para nos levar ao aeroporto.

No aeroporto, alguma confusão. Não havia ninguém nos balcões de check-in. Quando apareceram funcionários, foram apenas 2 para o check-in da classe econômica, ficando os outros cinco responsáveis pela executiva/primeira classe. Como muita gente tinha que reorganizar as conexões, por conta do atraso, os check-ins foram muito demorados. Apesar de ser uma das primeiras da fila, levei mais de 2 horas até ser atendida. Tive, pelo menos, uma boa surpresa: estava na classe economy plus.

Me perguntei sobre o que seria essa classe. O atendente explicou que eu teria 12 centímetros a mais de espaço para as pernas. A princípio, considerei interessante. Não pagaria os quase 100 dólares de diferença pelo assento, mas como foi gratuito o ‘up-grade’ e era um assento de corredor, aceitei.

Entramos no avião apenas às 15:00. Ponto negativo para a United: eles consideraram que o vôo não estaria muito atrasado, já que o novo horário divulgado foi 13:00, e não ofereceram qualquer alimentação. Revisando: saímos do hotel às 9:00, entramos no avião às 15:00 = 6 horas no aeroporto sem qualquer apoio.

Dentro do avião, tive uma agradável surpresa. 12 centímetros são muito espaço! Efetivamente, não é apenas a vantagem de suas pernas caberem melhor. É a vantagem de não receber chutes durante o vôo, porque a pessoa de trás também tem 12 centímetros a mais de espaço! Eu tenho 1,75 metros, então posso dizer que o conforto valeu a pena.

Na volta, infelizmente, não tive a sorte de receber um assento economy-plus de graça. Seria esperar demais, não é? E tive que considerar os fatos. Não sou baixa. Era um vôo noturno. Eu estava vindo de um curso desgastante e trabalharia no dia seguinte, pela manhã. Eu precisava dormir no vôo!! Perguntei o valor da diferença: exatos 87 dólares. E resolvi pagar.

O economy plus é uma forma das Companhias cobrarem mais pelo espaço que deveria ser o mínimo aceitável entre as poltronas. Ano passado viajei de Mexicana para os Estados Unidos e comentei, aqui mesmo no Melhores Destinos, que fiquei agradavelmente surpresa com o espaço entre as poltronas. O espaço que obtive a mais no economy plus era justamente a diferença. Fora os 12 centímetros, não há qualquer outra diferença em relação à classe econômica “normal”. Mesma refeição, mesma reclinação de cadeiras. Compensa pagar? Vai da pessoa. Se eu estivesse indo para férias, possivelmente não teria pagado. Estava voltando de uma viagem a trabalho, para trabalhar no dia seguinte. Considerei um dinheiro bem gasto. Dependendo do valor da passagem, acho que pagaria de novo.

Sobre os vôos da United como um todo: o atendimento foi ok, sobretudo na ida. A comida é aquela esperável de avião, nada demais. Uma coisa interessante: acho que eles tentaram nos convencer de que o vôo tinha saído no horário, na ida! Às 15:00, desejaram boa noite aos passageiros (?!). Às 17:00, serviram o jantar e, finalmente, às 22:00, serviram o café da manhã!!!!

Na volta, houve outros problemas: por conta de uma neblina que fechou Guarulhos, fomos desviados para Brasília – que era meu destino final! Por falta de estrutura em terra, não permitiram que os mais de 70 passageiros que iriam para Brasília desembarcassem aqui. Tivemos que esperar 3 horas em solo, enquanto o avião era reabastecido, voltamos para Guarulhos e fomos abandonados a nossa própria sorte para tentarmos providenciar novas conexões. Durante as quase 5 horas extras que ficamos no avião, acabou qualquer tipo de comida ou bebida que pudesse ser oferecida. Chegando a Guarulhos, não havia sequer água para uma senhora que engasgou.

Se o check-in no Brasil foi complicado, na ida, o check-in em Washington foi caótico, na volta. Eu vinha trazendo um volume extra, sabia que teria que pagar. Conferi o preço no site da United antes de ir ao aeroporto: 100 dólares. A atendente não tinha a menor idéia do que estava fazendo, não sabia quanto cobrar, tive que ameaçar chamar a polícia, quando uma supervisora me informou que “ou eu pagava 450 dólares, ou não embarcava”.

Além disso, a companhia não teve qualquer preparo para lidar com a situação de fechamento de Guarulhos, na volta. Suponho que não houvesse agentes de imigração e alfândega em Brasília que permitissem o desembarque dos passageiros aqui. Mas não houve apoio em Guarulhos. Ficamos mais de 5 horas de pé, em uma fila da TAM, tentando conseguir conexões. Informaram que não havia mais hotéis disponíveis para quem quisesse deixar para voltar no dia seguinte. Raios, não havia vôos disponíveis para todos. Fui uma das sortudas. Depois de 5 horas de pé, muita confusão e ameaças das atendentes da TAM (tenho filmado a hora em que uma delas mandou chamar a Polícia Federal para me prender, pois eu tinha filmado ela deixando outra pessoa cortar a fila) consegui embarcar para Brasília às 20:45. Com mais alguns atrasos, consegui chegar a Brasília à meia noite.

Por tudo isso, faço o seguinte resumo:
Check-in Brasil: nota 7
Check-in Washington: nota 3
Conforto nos aviões (considerando o economy plus): nota 8
Entretenimento a bordo: não posso julgar, pois dormi o tempo todo 😛 Mas disseram-me que havia mais de 10 filmes à escolha. A desvantagem é que eles não eram iniciados quando o passageiro queria, mas em horários pré-determinados.
Atendimento nos aviões: nota 8. Havia sempre um comissário a bordo que falasse português
Alimentação a bordo: nota 6
Apoio da equipe de terra: nota 2. Não houve em nenhum momento apoio da equipe de terra na volta. O que conseguimos em relação a troca de reservas de conexão, na volta, foi apenas porque briguei MUITO na direção da United.Na ida, o procedimento foi correto em relação a hotel e refeições, exceto pela volta ao aeroporto.

Avaliação geral: a United não é uma companhia muito barata. Voei com ela porque foi a serviço e a passagem foi paga pelo empregador. A classe econômica normal não é diferente de qualquer outra classe econômica ‘clássica’, como a da American ou da TAM. A economy plus é um conceito bastante interessante. Possivelmente voaria de novo nessa classe. É uma boa opção de horários e trechos, e ocasionalmente há boas promoções. Mas não conte com ajuda da equipe de solo no caso de eventos extraordinários.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Juliana Neiva

    Caaaaaaaaara!!

    Esse blog é fantástico! Até meus pensamentos ele lê! kkkkkkk Hoje de manhã estava procurando relatos sobre como é voar pela United e, agora à noite, aparece esse post! Êbaaa =)

    Eu tenho uma(s) dúvida(s): Qual o estado de conservação dos aviões? Eles estão novinhos? Qual foi o modelo do avião?

    Alguma previsão de relato sobre a Continental? kkkk Marquei minha passagem de ida para os EUA pela United e a volta pela Continental.

    Muito obrigada ao Melhores Destinos por todas as informações aqui postadas!

    • Leonardo Melhores De

      Os aviões são Boeing 777.

    • Anelise

      Juliana, viajei em outubro do ano passado pela Continental e fiquei bem satisfeita. Os comissários não eram todos muito simpáticos (de fato, os homens eram simpáticos e as mulheres, mais velhas do que estamos acostumados a ver, eram bem impacientes), mas nada que chegasse a atrapalhar. O espaço na classe econômica era o mesmo de sempre. O avião parecia bem conservado e tanto a ida como a volta transcorreram sem contratempos, tanto com respeito aos vôos, como com as bagagens e os procedimentos em terra. Eu viajaria novamente com a Continental.

  • Carolnl

    Oi, Juliana,

    os aviões pareciam bem cuidados. O modelo eu não sei se é novo (conhecimento zero 😛 ), mas estava tudo limpinho. Não houve barulhos estranhos nem nada… Na ida houve o problema com o avião quebrado/peça de reposição faltando, mas nós não voamos no aparelho…

    • Leonardo Gorgen

      Carolina Lannes, parabéns!!!!!!!!! Que belo relato! muito bom…

      Sobre a estrutura do aeroporto de Brasília (alfandega, imigração), acredito que não se trata da estrutura da PF, mas da própria companhia aérea, que não possui atendimento aqui em Brasília…

      mas e o video???

      Léo, posta o video da Carol sobre o atendimento da TAM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Abraços

      Leonardo Gorgen.

      • Igor

        Carol, queremos o vídeo! 😀

      • Carolnl

        Haha, olha, se não fosse um vídeo de mais de meia hora, eu até passava… vou editar no fim de semana pra deixar só na parte que a atendente manda chamar a PF 😛

  • Sniffer

    Check-in Brasil: nota 7

    Check-in Washington: nota 3

    Você foi muito, muito, muito boazinha com suas notas. Só imagino… o que seria um "nota 0" no seu conceito? "0" é só pra casos de espancamento?

    • Carolnl

      Mais ou menos. Apesar dos contratempos (muitos), a verdade é que no Brasil houve as providências necessárias. Fomos colocados em hotéis sem discussão, houve vouchers de comida… Houve problemas, sim, mas tb houve soluções.

      Nos EUA, a atendente do check-in e sua supervisora não sabiam o que estavam fazendo. Mas a agente da fila, por exemplo, foi de ajuda inestimável. Ela que me disse – quando a agente do check-in não disse – que a própria United vendia uma bolsa pra eu poder reorganizar minhas malas. Além disso, se comigo o procedimento foi complicado e confuso, com outras pessoas do meu grupo foi bastante simples… Uma nota 0 seria, no meu ver, se todos do grupo (éramos 20 pessoas) estivessem tão insatisfeitos quanto eu 😉

    • Marcelo Oliveira

      "Você foi muito, muito, muito boazinha com suas notas. Só imagino… o que seria um “nota 0″ no seu conceito? “0″ é só pra casos de espancamento?"

      Sniffer, você escreveu exatamente o que eu estava pensando!

  • Marcos

    O que tenho visto ao longos dos anos é que: O transporte aéreo virou uma coisa REGULAR, FREQUENTE e acima de tudo BARATO, quem a uns 10 anos atrás podia fazer uma viagem de avião por exemplo de Salvador pra São Paulo? Juntava-se dinheiro quase um ano pra fazer esta tão sonhada viagem. Hoje em dia gatos e cachorros viajam, os aviões e aeroportos viraram feiras livres, vc encontra gente de todo tipo e classe social. Isso tudo em relação ao baixo custo que temos hoje em dia. São poucas pessoas que podem se dar ao luxo de escolher esta ou aquela cia aérea pra viajar, até porque hoje todas tem um padrão meio que parecido. Viajei dia desses na classe executiva de um avião da TAM e achei uma porcaria, na verdade me arrependi pois deveria ter ido na economica mesmo… Mas já foi… Então caros colegas, vamos ser sensatos, vamos aproveitar as promoções e oportunidades e viajar, viajar e viajar. Vamos acreditar que a passagem de avião significa que você vai de um ponto a outro e ponto final. Comida, espaço dentro do avião, vantagens, cordialidades dos funcionários, etc não são tão importantes assim. Tenho 1,82m de altura e a unica coisa que tento não abrir mão é viajar nas primeiras fileiras ou então no corredor, e na maioria das vezes na saída de emergência.

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  • Paulo Gottardi

    Bem, quando a Tam largou a American airlines na mão para fechar com a United, eu achei que foi a pior m…. que ela poderia ter feito, a United sempre foi um lixo!

    Entrem no You Tube e vejam um vídeo feito por um consumidor (músico) americado revoltado por terem quebrado a guitarra dele no relaxo com as bagagens http://www.youtube.com/watch?v=5YGc4zOqozo é em ingles, mas vale a pena assistir.

    Eu pessoalmente já tive um problema absurdo com a United.

    Fui fazer um curso em Boston e resolvi esticar a minha viagem para Milwalkee e visitar uns amigos.

    Fui com a United de Boston em diante e existiam 3 voos pela manha p/ Chicago que davam a mesma conexão p/ Milwalkee, as 5, 6 e 7:00, mas como o das 5 era mais barato, fui eu lá acordar as 3:00 da manha para pegar o voo.

    Chegando no aeroporto de Boston, já vi no monitor do estacionamento que meu voo estava cancelado, fiquei tranquilo imaginando que iriam me acomodar em 1 dos 2 próximos né.

    Já no check in recebi a noticia pela atendente sobre o cacelamento e ela me informou que iria me encaixar em um voo do meio dia.

    Disse que não aceitava e sabia que tinham 2 voos antes em um tom bem revoltado por ela tentar me fazer de idiota as 4 da manha.

    Ela me respondeu com ignorancia dizendo que se quizesse ser acomodado era p/ esperar, mas no final das contas me entregou o cartão de embarque p/ o voo das 6:00.

    Quando fui passar pelo raio x, o oficial me parou dizendo que eu iria passar por uma vistoria minuciosa de segurança por causa de um código no meu bilhete e que poderia ser feito em uma sala reservada, mas aceitei que fosse feito ali mesmo em pé num quadrado pintado no chão do aeroporto.

    Ao final da vistoria, perguntei como eu havia sido selecionado e o fiscal me disse que foi o código que a atendente da cia colocou no meu cartão de embarque.

    Bem, acho que não preciso falar mais nada né?

    • Guilherme Barbosa

      Bicho!!! Que Mulher FDP esta atendente!!! Vingativa hein!!! Eu voltava lá e descascava ela todinha!!! Tô de queixo caído e morrendo de raiva por vc. Que sacanagem!!!

  • Fernando Leite

    Já viajei em muitas empresas, de diversos países, mas as empresas americanas estao caprichando no mau atendimento e no desinteresse. Sou mais TAM. Ainda que, Na verdade a classe economica está próximn do caos em qualquer empresa. A questao é que a United, a Delta, e outras estao caprichando em piorar.

    • Leonardo Melhores De

      Fernando, pelos comentários que recebo minha impressão é exatamente essa que você está falando: as empresas americanas estão caprichando no mau atendimento.

  • Diego T.

    Olá pessoal, bom dia

    Estou indo mês que vem aos EUA pela American Airlines e pelo que ví ela não é mto bem comentada… vcs sabem algum relato de alguém que foi por ela???

    Se não houver, Leonardo, gostaria de publicar o meu assim que eu for… você pode me dar dicas de como fazer-lo?

    Obrigado.

    • Leonardo Melhores De

      O Diego, se quiser fazer será ótimo, não tem muitas regras, basta tirar algumas fotos e depois descrever como foi a viagem, falando como foi checkin, pontualidade, serviço de bordo…
      Depois é só me mandar que faço uns ajustes nas fotos e publico.

    • Paula

      Eu viajei no final do ano passado pela American e óbviamente não são só elogios, mas fiquei muito satisfeita.

      Meu voo era RIO-NY-SFO-RIO, precisei mudar a data da ida de NY-SFO e como tinha comprado a passagem pela Decolar, eles queriam me cobrar a taxa de mudança mais uma diferença de mais de U$1.000,00. Entrei em contato com a American e eles resolveram meu problema no mesmo dia, só precisei pagar a taxa e ainda recebi a diferença pela tarifa.

      O conforto no vôo não é dos melhores, tinham dois filmes e as TVs não eram daquelas individuais, logo peca no quesito entretenimento.

      A minha mala não chegou, mas enviaram no mesmo dia para o endereço fornecido, a mala foi danificada, mas nada estava faltando, acredito que tenha sido por motivos de segurança pq eu levava uma garrafa de vinho na mala.

      No vôo entre NY-SFO, vc paga pelas refeições, que não tem muitas opções, mas como era dia 31 ganhei um cookie de uma das comissárias, da outra ganhei um conselho sobre o valor nutricional do cookie, mas era isso ou isso!

      Uma observação quanto ao checking, mesmo chegando com muito tempo de antecedência peguei uma fila quilométrica, mas eu acho que se deu porque foi na época de um atentado, logo a segurança estava redobrada e era dia 31.

      Na volta o checking foi super rápido pq era daqueles vc imprime a passagem e só despacha a mala.

      No aeroportp do Rio a mala demorou uma hora para chegar, mas isso se dá sempre que eu viajo chegando no rio, independetemente da cia aérea!

      É isso, espero ter ajudado de alguma forma!

  • Ferbrasilia

    E o pior de tudo é que algumas pessoas acham normal aceitar mau atendimento por conta dos preços mais baixos. A queda nos preços acontece pelo aumento da concorrência. Bons empresários sabem como fazer pra atrair mais clientes sem piorar a qualidade. Concordarmos com desrespeito e mau atendimento é corroborar pra termos cada vez mais serviços de má qualidade.

  • Mauricio

    Tem que frizar que esse depoimento é do Voo BR-USA-BR, voei de United de Nova York pra Los Angeles e espero nunca mais ter que usar a united para esse trecho.

    Funcionarios mal educados. Se tu ta na economica a coca cola é caridade, comida nao te dão nem se estiver desmaiando.

    um lixo.

    • Carolnl

      Efetivamente, a maioria das empresas americanas não oferece alimentação em vôos domésticos, no máximo vende a bordo.

      Eu vou pra SFO no final do ano de American e já vi isso… acho que terei que comprar alguma coisa antes de embarcar o.o

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  • Lucas
  • Fernando Leite

    Aproveito para parabenizar o utilissimo site. Sempre divulgo para os meus amigos. Valeu Leonardo.

    • Leonardo Melhores De

      Que bom que gosta e divulga Fernando!

      abraço

  • Juliana Neiva

    Obrigada, anelise =)

  • kerinde

    EMPRESAS AMERICANAS ESTÃO CADA VEZ PIOR.ELAS ACHAM QUE SOMOS MERA CARGA SENDO TRANSPORTADA!

    • Leonardo Melhores De

      kerinde, você tá sumido 🙂 aparece mais pro aqui….

  • Ramon Rodrigo

    Parabéns pelo post. Estamos vendo que as empresas americanas estão relaxando mesmo no atendimento. Valeu pelo relato Carolina!

  • Angelo

    Boa tarde

    Estou lendo os relatos aqui deixados e fico surpreso.

    Bom mas gostaria de saber sobre a companhai Alitalia, se alguem sabe sobre ela, e se tbm tem este mau atendimente.

    Abraços

  • Fernando Leite

    Concordo Fer. Tem pessoas que aceitam esse absurdo. Eu não. Pago por serviço, não pelo favor.

  • Gabriel Dias

    Afinal, quanto você pagou pela mala extra?

  • cami trigueiro

    Preciso dizer que minha experiência com a United foi bem parecida com a da Carol, exceto que meu destino final era no Canadá e não USA, e eu perdi a conexão em Chicago, porém, não tive grandes problemas (atendente de check in não resolveu nada, mas o gerente dela sim) para ser colocada num vôo seguinte para Montréal, só que o próximo era com 3:30h. Isso depois do avião ter quebrado em SP, eu cheguei de Natal em SP às 06:45 e só fui decolar à meia noite… Fomos acomodados num hotel, mas também nos fizeram chegar no aeroporto às 17h quando o vôo estava 'marcado' para as 21h e só saiu de meia-noite. Sem contar isso, quando cheguei em Montréal, minha mala de roupas tinha sido extraviada. Não tinha um funcionário que falasse inglês. Tive que me virar nos 30 no francês, até pedir ajuda a um segurança. Depois de umas 2h de resenha, me deram um voucher de compras para viver enquanto a mala não aparecia (apareceu no 3º dia). Pelo menos entregaram na minha 'casa'. Agradeci a Deus porque tinha comprado a volta de American + TAM. E a volta foi ótima!… Tanto Montréal/Miami quanto Miami/Salvador/Natal pela TAM… Por sinal, só tenho elogios ao serviço da TAM… perfeito. Amenities bag guardo até hoje, com ziper, em plastico e couro, veio com escovinha de dente, pente,hidratante, essas coisinhas. Foi um ótimo fim de viagem…

    Bem, quase um relato, mas sou solidária a vc, Carol. Please, United nunca mais!!!

  • Carolnl

    No fim, 100 dólares, como constava do site. O problema é que a atendente não sabia que os valores para o Brasil eram diferentes dos valores para outros países. Eu não pude fazer o check-in nos totens, porque havia essa mala extra… Enfim, a sorte é que eu tinha esse valor em dinheiro. Nem quero imaginar a confusão se eu dissesse que queria pagar com o cartão o.õ

    • Gabriel Dias

      Ah sim, então deu tudo certo, que bom! O padrão são U$100 mesmo. Na AA eu sempre pago esse valor para levar uma terceira mala.

  • Celso

    Olá senhores,

    Por motivos profissionais tenho viajado bastante para os EUA,e, pela questão da milhagem eu costumava viajar sempre com a United.

    Mas após 12 voos UNITED (6 internacionais e 6 dentro dos EUA) eu posso dizer que a qualidade de serviço dessa empresa é duvidável.

    Sem exageros, dentre essas 12 oportunidades o voo saiu no horario em apenas 2! Isso dá um indice de 16%!! Horrivel.

    Alem disso enfrentei problemas diversos: Cartão de embarque sem marcação de assento, que são marcados instantes antes do embarque; Filas imensas para check-in no Brasil – por mais cedo que eu chegue sempre costumo ficar esperando muito tempo (até 2 horas e meia); O sistema de entretenimento é dúvidável… os filmes começam todos no mesmo horário e não são lançamentos, isso quer dizer que se você escolher errado não consegue mudar, a não ser que queira começar a assistir algum outro na metade; e, por fim, já sofri com o extravio de bagagem. Das minhas duas malas, NENHUMA chegou. Negativamente incrível.

    Vou trocar de empresa para viagens aos EUA, depois posto se percebi alguma diferença. Mas quando comparados as empresas européias (Lufthansa ou Airfrance) a United não chega aos 60% em nível de serviço.

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  • Patrick

    Viajei com a United em maio de 2010, neste mesmo trecho Guarulhos- Washington. Tudo perfeito. Avião bom, vôo tranquilo, excelente atendimento. A minha dica é vc fazer um cadastro prévio no programa de milhagens da United, para poder escolher previamente os assentos. Do contrário, poderá ser o último a embarcar na aeronave, nos bancos que sobrarem, porque nem no check-in os assentos são marcados.

    Detalhe: na volta, não me cobraram excesso de bagagem no aeroporto.

  • Voei pela United em Janeiro em dois trechos. Sâo Paulo – Washington e Washington – São Paulo, sem escalas em nenhum deles. Os atendentes de bordo foram melhor do que eu esperava… bem atenciosos. O único problema que tive foi que no vôo Washington-São Paulo, embora eu tivesse solicitado, as milhas não foram computadas. Mas o problema foi resolvido com um e-mail para o atendimento da United em São Paulo.

  • marcelo

    Também fiz o trecho Washington – São Paulo pela United. Devo dizer que fiquei extremamente satisfeito com tudo. Voltamo na classe Economy Plus, que pela diferença de preço, compensa muuuuito! O espaço maior entre as poltronas fazem toda a diferença em um voo tão demorado. Toda a tripulação era bem educada, a comida era boa, sobremesa gostosa. Não cheguei a usufruir o sistema de entretenimento a bordo, mas um moleque do meu lado viu o mesmo filme 2 vezes, dizendo que era lançamento. Fiz algumas amizades durante o voo, já que as pessoas estavam a mil e ninguém queria dormir. Conheci de dono de balada em São Paulo até o administrador dos bens do GUGU. Enfim, se puderem pagar a mais pela Economy Plus, a diferença vale cada centavo!

    Minha única reclamação, é que ficamos mais de 1 hora em Washington dentro da aeronave esperando a fila para decolar, e que ao chegar em São Paulo minha mala foi a última a ser despachada, já havia aceitado a idéia dela ter sido extraviada. No mais, recomendo a United!

  • Thiago

    Leonardo irei fazer uma viagem agora e gostaria de saber como que faco para enviar um relato da empresa aerea pois gostaria de ajudar ! Parabens pelo site

  • Fabrício

    Ítalo, que avião você voou?

    Era o Boing 777?

    Como estava o estado do avião conservação?

    E a alimentação era razoável?

    Abraços

  • Fabrício

    Marcelo, estou indo agora em outubro para os EUA, Orlando…

    Qual modelo de avião você foi?

    Por acaso já voou com a AA… saberia dar uma opinião entre United e AA?

  • Marcelo

    Fabricio, a aeronave era um 777-300 novo e muito confortável.

  • Igor – Poa

    Essa é das minhas e bem brigona como eu! KKKKKKK Adorei o relato!

  • Ricardo Rossi

    Bom pessoal, aqui vai me comenntário sobre a UNITED.

    Em março fui para NY, sendo que me trecho era GRU-WASH e Conexão para NY LaGuardia.

    O Chekin no Brasil estava muito cheio, porém foi rápido e totalmente eficaz.

    O embarque se deu no horário programado das 22:15 hrs e tão quanto a decolagem.

    Um voo super tranquilo, com um bom entreternimento de bordo com telas individuais e filmes recem lançados. O serviço de bordo foi bom, porém bebidas alcoolicas eram pagas, mas o jantar e o café da manha foram servidos com muita generosidade.

    Na conexão em Washington, havia uma equipe de terra orientando os passageiros que iriam para NY, sendo assim foi muito fácil e rapido a conexão (Lembrando que a Sede da UNITED é neste aeroporto em Washin – DC), e a chegada a NY foi bem tranquila.

    Na volta, com embarque am NY foram os mesmos procedimentos, check-in muito tranquilo,funcionários sempre bem educados e atenciosos com turistas, voo no horário.

    Concluindo a analise, fiquei bastante satisfeito com a UNITED, tendo em vista que o intervalo da conexão era de apenas 1:15hrs e deu tempo de sobra.

    Todo o pacote aéreo e o hotel foram adquiridos pela Decolar.Com, outra empresa que fiquei bastante satisfeito.

    Também vale ressaltar que a aeronave estava impecavel, muito confortável para mim que tenho 1.86 de altura..

    Espero ter contribuido.

    Abraços pessoal

    • José Cedran

      Ricardo, estarei viajando pela UNITED, GRU-CHI(ORD)… Vc foi de Classe Economica??
      Estarei no aguardo…

      Abraços

  • DANILO

    bom dia, viajarei de São Paulo a Houston pela United na classe econômica da United e gostaria de saber se tem algum assento que seja mais recomendado, tipo perto da saída de emergência, ou longe da asa…

    obrigado

  • Denis Martins

    Tem um site especializado nisso, chamado seatguru.com. Dá uma pesquisada pelo sou voo ou pelo modelo da aeronave que tem todas as dicas!

  • Jair

    Olá, viajarei na proxima semana para Chicago r gostaria de saber a configuração do 777 da United. 2-3-2 ou 3-3-3? E a economy plus, vale mesmo os US 129,00?

  • Leonardo Marques

    oi Jair, dá uma olhada aqui http://www.seatguru.com/airlines/united_airlines/

  • Maria Olimpia

    UNITED AIRLINES – A Saga!!! 

    Estou impressionada!!!! Não me recordo de ter presenciado um serviço tão horroroso  e medonho de uma companhia aérea antes. 

    Cheguei ao check in da UNITED AIRLINES para meu vôo para Washington. Fui surpreendida pela pergunta de um atendente visivelmente irritado " avisaram a senhora que seu vôo foi cancelado"????

    Como???? Não, não me avisaram. 

    "OK, vou redirecionar a senhora para…. deixe-me ver…. Houston"

    Hã…. Errrrr…. Tem outra alternativa???

    "Não!!! A aeronave ficou em solo por problemas técnicos"

    OK… Tudo bem!! 

    Depois desse diálogo simpático, ele olhou minha mala protetora da taqueira de golfe e disse " o que há dentro dessa cover bag além dos tacos de golfe???"

    Sapatos, alguma roupa e uma necessaire….

    Vou taxar como oversized….

     Como???? Como assim??? Ela está dentro dos padrões de tamanho e abaixo do peso permitido!!!!

    Mas tem outras coisas aí, portanto … (e arrancou a etiqueta FRÁGIL que a TAM havia colocado) é uma mala comum, portanto está fora dos padrões…. 

    Sabe quanto??? A bagatela de U$ 200,00!!!!!

    Não teve conversa, entendimento ou qualquer abertura para discussão.

    Decisão tomada, valor pago, vamos  para nosso vôo.

    Avião  lotado….. E de repente a comunicação "senhores, desculpe-nos mas nosso sistema de som e imagem não funcionará… O avião chegou de Houston com esse problema e não conseguimos solucioná-lo.."

    MEU DEUS!!! O que será que ainda falta?????

    E pensar que terei de voltar para casa com ESSA companhia.. o que será que me aguarda???

    E não é que ainda faltava??? Me apresentei para o vôo para Las Vegas e fui surpreendida com um simples " sorry but this flight is over booked"!!!!

    Hã???? Como assim???

    "quer vender seu lugar por US 250,00 e embarcar 1.30  hs depois???

    Não, não quero, quero chegar logo ao meu destino.

    OK, vamos lá. Vôo lotado, assentos remarcados e aeronave na pista pronta para decolar e….. surprise!!! Voltamos à estaca zero, portas abertas e técnicos na cabine…. "o que aconteceu"??? O computador de bordo enlouqueceu e terá que ser trocado….assim pensa nosso comandante, que até onde ele sabe é o que parece (????).

    Estamos a uma hora esperando que se resolva. Tenho fome…… E não passa ninguém vendendo nada…. Oops   … finalmente apareceu uma aeromoça oferecendo água… muito bem vinda, aliás!

    Três horas depois (!!!!!!)  vem um aviso " todos para fora…. o problema não pode ser resolvido".

    OK, todos para fora… E meia hora depois no saguão sem nenhuma solução, vem outro comunicado " todos para dentro – e rápido, porque se passar da hora não poderemos mais levantar vôo".

    AIMEUDEUSDOCÉU!!!!!!!!! Qualquer coisa menos subir nesse avião!!!!

    Mas como não tenho outra alternativa, uma vez que meu marido me espera já há quatro horas em Vegas, lá vou eu… com todos os dedos cruzados, com todas minhas orações mais potentes, esperando que os céus não me queiram ainda.

    Já dentro da aeronave, o clima é o mesmo de antes…. Cabine aberta, aeromoças andando para lá e para cá, e lá vem o comandante dizer "sorry, still working". Explode uma risada irônica de todos os passageiros, e dá-lhe aguardar, até o próximo comunicado.

    E eu, com esse meu inglês xexelento, poderia trocar uma palavrinha com meu vizinho de poltrona, um senhor muito simpático com uma voz forte e sonora e um sotaque delicioso, cantado, dos negros da Louisiana. Mas seu sotaque não me encoraja a falar com ele, então, escrevo, faço Sudoku, jogo cartas, e uso todos os joguinhos disponíveis no meu IPad, esperando que nosso avião afinal decole…. sem esquecer que ainda teremos as horas de vôo até Vegas. Dá-lhe paciência!

     Mais meia hora e estou aqui anestesiada pensando que deveria pular fora dessa roubada e comprar uma passagem numa outra companhia, porque estou com medo!!!! 

    Completados mais 60 minutos sem que a coisa se resolva, vejo alguns brasileiros (sim, porque os americanos não reagem… esperam pacientemente) levantarem, pegarem suas mochilas e abandonarem a aeronave avariada. Eu por meu turno fico a pensar "meu Deus, será um sinal??? Saio ou fico???".

    Não tive muito tempo para pensar, porque foi dada a ordem para todos sairem – o vôo foi cancelado, mais uma vez!!!!!

    Já no saguão, depois de uma demorada fila, consigo dois bilhetes – um para o vôo de 14.40  stand by, que (claro), não sobrou lugar, e outro para 17.42 hs para Vegas, porque muitos foram direcionados via outras cidades, então aguardo….

    Ás 17.00 hs me apresento no check in e uma senhora com quilos de glitter nos olhos me tira o bilhete das mãos e o pica em pedacinhos….. "a senhora enlouqueceu?? pergunto, "o que pensa que está fazendo??"

    As reservas foram canceladas!!!! 

    Como assim??? Esse bilhete tem assento e está confirmado….

    Isso foi antes….. agora estão cancelados!!!!!!! Quero meu bilhete de volta!!!!

    Não preciso contar o que se passou a partir de então…… 

    Foi um parto a forceps, mas nos 5 minutos antes do avião deixar o solo consegui que a gerente daquela pessoa com glitter me desse um novo bilhete com um assento.

    O que eu não consegui entender, e até agora não consigo engolir foi o tratamento dispensado aos passageiros pelo pessoal da UNITED em Houston, no portão de embarque E22. Até meu marido que me esperava em Las Vegas já havia recebido, da própria United, que eu estaria no voo das 17.40…. como então a atendente pica meu bilhete e tenta me impedir de embarcar?

    Se eu tiver que dar uma nota para a UNITED AIRLINES, nessa quarta feira, 23 de maio de 2012 é abaixo de zero!!!!! Do primeiro contato até a hora que desembarquei no meu destino final minha avaliação é NEGATIVA. 

    Eu desencorajaria até mei inimigo a voar com essa companhia.

  • Maria Olimpia

    Como é voar UNITED AIRLINES ou CONTINENTAL??? Um inferno!!!!!!

    O dia 23 de maio de 2012, uma quarta feira, foi um dia para não se esquecer jamais…. tudo, mas tudo mesmo, aconteceu comigo ao me apresentar ao balcão nr 012 da UNITED AIRLINES em São Paulo para um embarque para Washington, USA, e de lá para Las Vegas, quando cheguei a São Paulo com um vôo da TAM por volta das 06,00 da tarde.

    Passei pelo Security e não fui informada que meu vôo marcado para as 10.05 da noite havia sido cancelado.

    No guichê do check in o rapaz que me recepcionou, visivelmente mal humorado, me informou de bate-pronto que meu voo estava cancelado e que me redicionaria para Houston, dali a uma hora e meia, e que eu me apressasse. Perguntou o que havia na minha cover bag de golfe além dos tacos de golfe (que pesou 24 kgs). Eu respondi que um par de sapatos e roupas para golfe e uma necessaire.

    Sem nem me olhar, ele arrancou a fita de FRÁGIL, colocada pela TAM e tachou em US$ 200,00 minha bagagem como oversize porque, segundo ele, não poderia ter dentro dela nada mais que os tacos de golfe.

    Como não havia argumento aceito, e como eu estava com outra malinha pequena demais para incluir esses artigos dentro dela, procurei o Customer Service e paguei os US 200,00.

    Embarcamos num voo já lotado e de cara fomos informados que não haveria entretenimento, porque a aeronave havia chegado em São Paulo com o sistema de imagem e som quebrado.

    Já em Houston me apresento para embarque para Las Vegas, e recebo a informação que este vôo estava overbooked, e me propuseram comprar meu assento. Não aceitei, uma vez que meu marido me esperava já em Vegas, e preferi continuar no vôo. 

    O overbook acabou não se confirmando e todos embarcaram. Vôo lotado. O tempo passa e a aeronave não levanta vôo. O comandante vai ao microfone e informa que a aeronave apresentou problemas no computador de bordo e que aguarda solução…. 3 longas horas se passam, e aí gentilmente, e como começam as manifestações de irritação por parte de alguns passageiros, a aeromoça passa com copinhos de água.

    De repente o comandante pede que todos se retirem da aeronave para aguardar no saguão. Meia hora no saguão e vem a ordem de embarque imediato, porque se passar da hora não poderemos mais levantar vôo.

    Já dentro da aeronave depois de mais meia hora ou mais começa uma irritação por parte  dos passageiros (nisso se incluía bebês e crianças) e vem a ordem de abandonar novamente a aeronave – nosso vôo para Vegas estava cancelado.

    Não sem muita confusão, nos direcionaram para o Custumer Service para redirecionar os passageiros para onde fosse possível. Horas depois saio de lá com um bilhete Standby para as 14.20 hs que, claro, não sobrou lugar. E outro confirmado para 17.52 hs direto para  Vegas.

    Aí aconteceu o que eu nunca presenciei, nem pensei, e tampouco acredito até agora. Me apresento no balcão do check in para embarque e a atendente olha meu bilhete, olha a tela do computador e sem me olhar pica meu bilhete, joga no lixo e me diz que todas as reservas anteriores estavam canceladas!!!! O meu e de mais um bicado de gente….. Meu marido, que já estava em Vegas, já havia me passado uma msg que sabia, pelo balcão da UNITED, que eu chegaria naquele vôo, portanto, me dizerem que minha reserva estava cancelada só justifica se estavam para ter novamente outro overbooked..  

    A partir daí seguiu um embate que quase terminou em morte. Queríamos nosso bilhete de volta, porque sem ele não tínhamos nem como reclamar. Depois de muita gritaria aparece o que me pareceu ser a chefe e mais muitos minutos de muito estresse, consegui que ela me desse outro bilhete e embarquei nos minutos finais.

    Nunca em toda minha vida imaginei passar por uma situação como essa.

    Meu marido fez o mesmo vôo dez dias antes e foi super bem atendido no check in em São Paulo, chegou no horário e não teve um único problema com seus vôos.. O que vale dizer que a UNITED não tem uma equipe preparada para lidar com imprevistos, e que não respeita seu cliente quando algo foge do controle.

    Minha nota para a UNITED é um ZERO bem redondo!!! Não posso dizer que nunca mais voarei com a UNITED, porque tenho um bilhete de volta daqui a 40 dias, e se até lá eu conseguir esquecer esse episódio volto com eles, caso contrário quem vai picar o bilhete serei eu…. em mil pedacinhos!!!!!

  • luana

    Fiquei aliviada de ler seu relato! Espero ter a mesma sorte que você! =)

  • Eduardo

    Como foi seu voo de volta??

  • Luiza

    Não viajem de United airlines! Infelizmente eu só vi as reclamações na internet agora, e são a mais pura verdade!

    A United quebra tudo, não só violões! Além das malas completamente destruídas, tb ocorre a cobrança indevida de excesso de bagagem pq os funcionários não sabem que o limite de peso é maior para o Brasil, uma falta de respeito total por todos os funcionários, que tratam os passageiros pior que lixo! E depois nem adianta reclamar que eles nem te atendem!

  • Luiza

    Fui do RJ para Cincinnati (Ohio)com a United, e só recebi um péssimo atendimento!

    Procurem na internet todas as reclamações, tem até uma música de protesto contra a falta de respeito da United pelos seus passageiros no Youtube: United quebra violões:

    http://www.youtube.com/watch?v=t53LYUamBZI

  • Alexandre Araujo

    Aliviou , porque eu tenho um voo amanha de Seattle para Washington e conexão para Guarulhos em apenas 1 hora. Estava muito preocupado. Valeu

  • Adrienne

    Minha decepção com a United começou no Check In em Guarulhos. O funcionário Douglas, muito antipático por sinal, disse que minha autorização para viajar aos EUA estava inválida e que eu não poderia embarcar. Como eu tenho passaporte Alemão, tirei na internet uns dias antes. Desesperada e sem saber o que fazer fui correndo até a Lan House e tirei outra autorização, imaginado que ela estava errada. Paguei novamente por isso. Chegando lá, ele novamente disse que não era válida. Passou para o gerente que em 10 segundos conseguiu que o sistema aceitasse minha autorização. Ele disse que o tal do Douglas estava digitando o número do meu passaporte errado, VÊ SE PODE ISSO!!! O problema não foi ter pago a autorização 2 vezes, mas sim eu achar que ia perder tudo que já tinha comprado e planejado.

  • Karina Mendes

    Angelo,

    voei pela Alitalia em Outubro do ano passado no trecho Milão – Roma .

    Não tenho nada a reclamar sobre a cia. aérea. O atendimento é cordial, o lanche é bem razoável para voos internos .. tudo bem limpo e organizado.

    Minha irmã fez o trecho Rio – Roma, e tambem achou o atendimento super razoável. Mas, como já dito aqui neste post, não há nada de excepcional que justifique os preços, muitas vezes, exorbitantes oferecidos para seus trechos.

    Mas recomendo. Voaria novamente sem nenhum problema.

  • Marcia villanova

    O avião da united (777) e confortável, mas o atendimento de bordo, na classe econômica é horrível; comissários desatentos e mal educados; pulam assentos e esquecem de oferecer a bandeja com refeição ou não servem a bebida.

  • Lilian

    Queria saber em que momento eu pago a diferença para embarca na EconomyPlus, se na hora de comprar a passagem ou somente no check in?

  • Miwa

    Olá, gostaria de colocar algumas impressões positivas em relação à United.
    Depois de ler alguns comentários no MD, confesso que fiquei com receios de viajar com essa companhia, mas ao contrário, não tenho nenhuma reclamação. Tudo deu certo em a nossa viagem!
    Saímos de Gua/SP com destino à Orlando com conexão em Chicago. E na volta Orlando com conexão Newark. Ficamos com medo de perder o voo de Newark/SP, pois o tempo de chegada de um voo e o embarque de outro era só de 45 minutos, mas tudo foi muito bem organizado.
    Os voos foram pontuais e não tivemos nenhum problema com as bagagens.
    Graças ao Melhores Destinos conseguimos viajar para Orlando com a mega promoção de R$ 755 ida e volta!!!
    Obrigada mais uma vez!!

  • Letícia

    Voltei de Orlando pela United essa semana! Eu adorei! Aeronaves em bom estado de conservação, com opções de entretenimento( telas individuais) muito melhor que AA. Os vôos foram super tranqüilos, alimentação ok, equipe de comissários gentis e simpáticos, equipe do check in também. Eu estava com um pouco de receio após os comentários que havia lido, mas me surpreendi positivamente. Ah agradeço ao MD por mais uma vez divulgar a mega promoção que viabilizou a minha viagem! Já estou aguardando novas promoções pra montar minhas férias em novembro hehehe

  • Claudia

    Viajei pela United no ano passado e outra vez na semana passada. Nas duas vezes não tive o menor problema. Aeronaves novas (ano passado 767 e nesse ano 777) no trajeto Rio- Houston e Houston-Rio.
    Na primeira vez fiz uma conexão de 50 minutos e mesmo assim quando chegamos a Houston a aeronave parou ao lado da que eu ia embarcar para o Brasil, dando tempo para a conexão. Aviões usados no trajeto Houston-NY foram Airbus e estavam em bom estado. Tratamento cordial com padrão americano. Malas chegaram todas como eu havia entregue. O serviço de bordo melhorou muito de um ano pra cá. Check-in eficiente tanto aqui quanto lá. Voos no horário. Não tenho do que reclamar da companhia

  • Ronan

    Caros colegas,

    irei descrever brevemente a experiência que tive com a UNITED AIRLINES nesta última sexta (30/05- vôo 128) em um vôo que vinha de Kansas City para o Rio de Janeiro com conexão Houston.
    Inicío dizendo que a UNITED é simplemente uma bosta. Caso alguém leia esta mensagem antes de fazer a compra de sua passagem e esteja pretendendo comprar na United porque ela apresenta o melhor preço, desista. Essa escolha pode sair muito mais caro que você imagina, fora todas as dores de cabeça.

    Houve um atraso de 1:30h no vôo de Kansas City para Houston, o que por sua vez fez com eu e minha mãe chegássemos 15 minutos atrasados para o vôo de Houston para o Rio de Janeiro. Quando nossa avião pousou em Houston o comandante nos disse para não nos preocuparmos, porque o vôo para o Rio estava 30 minutos atrasado. Porém, mesmo assim nós fomos o mais rápido possível para o portão E18, onde estava acontecendo o embarque. Ao chegarmos no corredor do portão da categoria E encontramos uma funcionária da UNITED que novamente nos tranquilizou dizendo que o embarque ainda não estava acontecendo. Porém, quando alcançamos o portão E18 um segundo funcionário no informou, de maneira extremamente arrogante que o vôo tinha acabado de sair e que eu deveria procurar o serviço ao consumidor. A partir daí a nossa decepção com UNITED só se agravou, o local estava lotado, eles estavam atendendo todos com muita falta de educação e não pagaram absolutamente nada. Para dizer que não ajudaram, eles nos deram um cartão que dava desconto nos hotéis da cidade. No entanto, depois de chegarmos ao hotel, pois tivemos que esperar até no outro dia as 9:15 da noite, verificamos que não havia nada de desconto que qualquer um conseguiría o mesmo preço.
    Por fim, quando chegamos ao Rio no outro dia, descobrimos que uma de nossas malas havia sido despachada no dia anterior, ou seja, no avião em que perdemos. Isso é um completo absurdo!! Como que uma de nossas malas foi parar no avião se eles afirmaram que o avião já havia saído quando chegamos ao portão?
    Por fim, pretendo fielmente nunca mais voar pela UNTED e sugiro que todos façam o mesmo, caso queiram evitar estresses na viagem.

  • Marcia SP SP

    Fiz um voo pela United: Fort Lauderdale – São Paulo com conexão em NJ, Newark airport. Depois de um péssimo atendimento em terra, embarcaram todos e finalmente avisaram que o voo atrasaria 1 hora por conta de uma tempestade e teríamos que esperar em solo. Eu tinha 1 hora e meia para a minha conexão e me preocupei, assim como outros americanos. A comissária dizia a todos que não tinha informações sobre conexões e por fim anunciou a todos na aeronave a mesma coisa (em outras palavras: não me perturbem!). De 1 hora de atraso passou para 2 horas, não tínhamos tomado ou comido nada, foi quando alguém pediu água e a comissária então serviu juntamente com 2 bolachas. O voo teve 6 horas de duração e só serviram isso! Muitos perderam as suas conexões, já passava das 22:00h e as pessoas, ao desembarcarem, procuraram os balcões de atendimento. Novamente péssimo. Uma pessoa totalmente mal educada que dizia: a culpa foi do tempo e não da United, só terão voucher de hotel e refeição quem estiver em primeira classe. Por sorte era a minha condição, mas outros perguntavam: onde dormirei? o que faço agora? Tenho reunião de trabalho amanhã cedo…..mas os atendentes só davam de ombros. A caminho do hotel, ouvia a conversa de 3 americanas comentando a hostilidade dos atendentes em solo e a frequência que os atrasos ocorriam.
    Ao embarcar para SP, já dentro da aeronave, tudo mudou: ótimas acomodações, ótimo atendimento, ótima comida! (e não era por ser primeira classe, pois já tive experiências contrárias). A conclusão: United só para voos internacionais!

  • Luiz C R Trindade

    Não tenho queixas das viagens que fiz pela United, sem atrasos, serviço de acordo com o programado no site da empresa etc. No retorno, ganhei uns centímetros a mais, até certo ponto desnecessários para os meus 1,62m, ao ser acomodado na classe Economic Plus. Viagens tranquilas na ida e na volta, pousos e decolagens suavíssimos aqui e acolá.

  • Clara

    Viajei pela United e não gostei…fui pra Tampa e eles vão até Houston,lá trocam de aeronave e depois descem pra Tampa.O voo de ida e volta,foram horríveis!