Um final de semana maravilhoso nos lençóis maranhenses

Leonardo Marques 13/08/2008 às 19:01h 13

Viajante: A Viajante
Local da Viagem: Lençóis Maranhenses
Data: Agosto/08
Foi de: Carro

Sossego e belas paisagens com direito a muita areia e piscinas naturais de águas azuis? Eu encontrei em Lençóis Maranhenses. Foi uma viagem curta, cheguei no sábado às 9h30 da manhã e fui embora domingo a tarde, saindo de lá às 4h00. Tempo suficiente para conhecer as belezas do local.

Fui de carro, partindo de São Luís (MA). As estradas são boas, sem buracos e asfalto regular. Mas se você precisar de acostamentos, fique atento pois eles praticamente não existem. Os quebra-molas nos perímetros dos vilarejos e cidades são muitos e enormes, mas sinalizados. A viagem da capital até Barreirinhas (MA), cidade onde está localizado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é de 260 km, distância percorrida de carro em praticamente 3 horas.

lencois maranhenses

Não existem muitos postos de gasolina na estrada portanto é melhor sair abastecido da capital. Outra opção é seguir de ônibus pela empresa Cisne Branco. Para quem quiser verificar o valor da passagem e os horários de saída, o telefone da empresa Cisne Branco é (98) 3243-2847 e 3245-1233 em São Luís, e (98) 3249-2488 em Barreirinhas.

Nada de pensar que Barrerinhas vai ter boates, bares agitados e transados como em outros lugares como Pipa-RN ou Jericoacoara-CE. A cidade é bem pequena e possui farmácias, Banco do Brasil, restaurantes e muitas lojinhas de artesanato, além de ser banhada pelo Rio Preguiças. O ar de vilarejo permanece constante pelas suas ruas com calçamento de pedras, ou areia. A noite não é tão animada mas conheci um restaurante onde pude conferir – ao vivo – um típico forró pé de serra muito bom. Chama-se Marina e a comida é boa e a variedade do cardápio é grande. Lugar agradável, a beira do rio. Existem ainda outras opções com música ao vivo na avenida principal. Outro restaurante legal é o Terraço do Preguiças, com vista para o rio e o um bom atendimento. A comida estava gostosa e o suco de bacuri, delicioso.

lencois maranhenses

O valor dos restaurantes não é barato e o da hospedagem também não. Mas nada de assustar. Quando for se hospedar, converse com o recepcionista da pousada ou hotel sobre os passeios. Muitos “barqueiros” podem te buscar diretamente em sua hospedagem, ou você pode combinar um local e horário de saída. Mas nem só de pousadas baratas e hotéis modestos vive o lugar, Barreirinhas possui resorts luxuosos e hotéis grandiosos que oferecem passeio de avião pequeno e helicóptero sobre o parque dos Lençóis. Mas o preço é ainda mais salgado.

O público que vai a Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses busca beleza e tranquilidade. Muitos estrangeiros, principalmente espanhóis e italianos, e muitos brasileiros de todas as idades.

Para os passeios nos Lençóis, não leve mais que sandálias havaianas, biquini, filtro solar, máquina fotográfica, roupa para sair a noite e muita disposição. Andar nas dunas cansa muito e o sol é bastante forte. Essa época do ano (agosto) é muito boa, pois praticamente não chove e te permite fazer todos os passeios e curtir o melhor que eles oferecem.

Para quem gosta de artesanato de palha, lá é o lugar. Bolsas, colares, sacolas, brincos, porta-copos e uma infinidade de outras bugigangas que você pode encontrar (eu comprei um monte de coisa!).

No sábado, logo que cheguei, fui fazer o passeio até os Grandes Lençóis. Você segue de jardineira e anda uns 17 km mata à dentro por estradas de areias. Saí às 10h00 e voltei às 14h00. Chegando nas dunas, o guia te leva para conhecer 4 piscinas (das quase 30 mil que existem por lá!) e você pode se deliciar curtindo as belas paisagens formadas pelas areias brancas e finas. Se você não tem pique pra andar muito, desista e fique se refrescando na primeira ou segunda piscina e deixe o seu grupo ir, na volta eles pegam você. O passeio custa R$ 40,00 por pessoa. Por volta das 14h00 vários outros grupos partem de jardineiras de Barreirinhas até os Grandes Lençóis para ver o pôr-do-sol nas dunas, voltando do passeio às 18h00. Se tiver que escolher entre os dois passeios, faça o último que compensa muito mais!

lencóis maranhenses

No domingo, o passeio que vai para os Pequenos Lençóis sai bem cedo, por volta de 8h30. Barcos motorizados percorrem 45 km entre muito verde e muita água. Deslumbrante! Durante o trajeto você vê casas isoladas em meio a floresta. O passeio passa pelo Farol Preguiças, no povoado de Mandacaru, e depois vai até a praia. O mar não é azul ou verde, mas é limpo e de coloração marrom, pois muitos rios daquela região desembocam no mar. Tem restaurantes de comida modesta e cara além de passeios de quadriciclo. Se você quiser conhecer Atins, onde o Rio Preguiças se encontra com o oceano, tem duas opções: vá de barco (valor cobrado a parte), ou de quadriciclo por R$2,00 o minuto. Uma dica: se preferir ir tomar banho de mar antes de almoçar, faça seu pedido no restaurante antes, assim quando você voltar não vai esperar para ter seu pedido atendido.

O retorno é direito e dura 1 hora percorrendo o rio.

Resumindo, é um final de semana maravilhoso.

  • Pingback: Leonardo via Rec6()

  • Pingback: domelhor.net()

  • valquiria guillemin

    gostaria de saber se vale a üpena ir aos lencois no mes de janeiro e fevereiro

    • http://www.melhoresdestinos.com.br Melhores Destinos

      valquiria, confesso que não sei se essa é uma época boa, eu pesquisaria antes mas em geral janeiro é a melhor época no Nordeste.

  • CP

    melhor época é mês de Julho, pois Janeiro até final de Junho, sempre chove, enquanto Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, só seca! não tem nem lagoa!

  • http://www.verdejava.com.br Fabricio Rocha

    Eu fui lá também!
    É uma beleza única! vale a pena sim!

    visite o meu site também! http://verdejava.com.br/index.php?OpcaoPai=Roteir

  • Amanda e Rodrigo

    Oi, somos um casal e pretendemos ir em maio para os lençóis, somente 2 dias que nem vocês. Moro em São Paulo – pretendemos sair na sexta anoite até São Luis passar sabado e domingo em lençóis e voltar no domingo anoite para são luis – seguindo para São Paulo. O que acha? Maio é uma época boa?

    Vocês acham melhor fechar com uma agencia já ou esperar e ver todos os passeios lá? Pelo que vocês falaram acho que tem varias empresas né?

    Obrigada e adorei as informações

    Amanda

  • Flavia

    Amanda,

    Estou no mesmo dilema. So tenho maio para poder ir visitar os lençois maranhenses, mas estou num duvida cruel… ir ou nao ir? A maioria dos sites recomendam junho em diante e estou com medo de perder a viagem…

    alguem poderia me ajudar com esta questao?

    Obrigada

    Flavia

  • barbara

    queria saber se no mes de abril e um mes bom pra visitar os lencois…quero pegar o feriado da semana santa…

  • Rodrigo

    Nao resta duvida, o Parque dos Lençois é lindo! Mas não espere grande coisas do restante, o local tem pouca estrutura para atender os turistas. Em caburé fomos muito mal atendidos, quase imploramos para nos servirem o almoço que nao foi barato!

    A pousa dos buritis nos atendeu muito bem e estava dentro das expectativas.

  • Micaele

    Nossa! fui la semana passada. maravilhoso,quem nunk foi precisa ir. é o lugar + lindo que ja vi. Perfeito!

  • Nelson Hobo

    Estivemos em Lençois Maranhense nos dias 25 a 30/08/12, é um passeio imperdível apesar de não ter chovido este ano, aida tem algumas lagoas, mas os passeios em sí vale a pena, principalmente para quem gosta de aventura não deixem de fazer o passeio em Quadricículo, estivemos hospedado na Pousada Igarape, (simples) mas aconchegante e fomos muito bem atendido pelo Sr. Juscelino, que providenciou nosso transfer do Aeroporto de São Luis ida e volta e os passeios nos Lençois em carro privativo para 5 pessoas.

    • eva

      Nelson boa tarde,dá para chegar as lagoas de carro ou jeep ou tem que ir a pé me disseram que é muito dificil de chegar eu vou dia 24/11 e ja estou receosa