Um final de semana maravilhoso nos lençóis maranhenses

Leonardo Marques 13/08/2008 às 19:01h 13 Comentários

Viajante: A Viajante
Local da Viagem: Lençóis Maranhenses
Data: Agosto/08
Foi de: Carro

Sossego e belas paisagens com direito a muita areia e piscinas naturais de águas azuis? Eu encontrei em Lençóis Maranhenses. Foi uma viagem curta, cheguei no sábado às 9h30 da manhã e fui embora domingo a tarde, saindo de lá às 4h00. Tempo suficiente para conhecer as belezas do local.

Fui de carro, partindo de São Luís (MA). As estradas são boas, sem buracos e asfalto regular. Mas se você precisar de acostamentos, fique atento pois eles praticamente não existem. Os quebra-molas nos perímetros dos vilarejos e cidades são muitos e enormes, mas sinalizados. A viagem da capital até Barreirinhas (MA), cidade onde está localizado o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é de 260 km, distância percorrida de carro em praticamente 3 horas.

lencois maranhenses

Não existem muitos postos de gasolina na estrada portanto é melhor sair abastecido da capital. Outra opção é seguir de ônibus pela empresa Cisne Branco. Para quem quiser verificar o valor da passagem e os horários de saída, o telefone da empresa Cisne Branco é (98) 3243-2847 e 3245-1233 em São Luís, e (98) 3249-2488 em Barreirinhas.

Nada de pensar que Barrerinhas vai ter boates, bares agitados e transados como em outros lugares como Pipa-RN ou Jericoacoara-CE. A cidade é bem pequena e possui farmácias, Banco do Brasil, restaurantes e muitas lojinhas de artesanato, além de ser banhada pelo Rio Preguiças. O ar de vilarejo permanece constante pelas suas ruas com calçamento de pedras, ou areia. A noite não é tão animada mas conheci um restaurante onde pude conferir – ao vivo – um típico forró pé de serra muito bom. Chama-se Marina e a comida é boa e a variedade do cardápio é grande. Lugar agradável, a beira do rio. Existem ainda outras opções com música ao vivo na avenida principal. Outro restaurante legal é o Terraço do Preguiças, com vista para o rio e o um bom atendimento. A comida estava gostosa e o suco de bacuri, delicioso.

lencois maranhenses

O valor dos restaurantes não é barato e o da hospedagem também não. Mas nada de assustar. Quando for se hospedar, converse com o recepcionista da pousada ou hotel sobre os passeios. Muitos “barqueiros” podem te buscar diretamente em sua hospedagem, ou você pode combinar um local e horário de saída. Mas nem só de pousadas baratas e hotéis modestos vive o lugar, Barreirinhas possui resorts luxuosos e hotéis grandiosos que oferecem passeio de avião pequeno e helicóptero sobre o parque dos Lençóis. Mas o preço é ainda mais salgado.

O público que vai a Barreirinhas e aos Lençóis Maranhenses busca beleza e tranquilidade. Muitos estrangeiros, principalmente espanhóis e italianos, e muitos brasileiros de todas as idades.

Para os passeios nos Lençóis, não leve mais que sandálias havaianas, biquini, filtro solar, máquina fotográfica, roupa para sair a noite e muita disposição. Andar nas dunas cansa muito e o sol é bastante forte. Essa época do ano (agosto) é muito boa, pois praticamente não chove e te permite fazer todos os passeios e curtir o melhor que eles oferecem.

Para quem gosta de artesanato de palha, lá é o lugar. Bolsas, colares, sacolas, brincos, porta-copos e uma infinidade de outras bugigangas que você pode encontrar (eu comprei um monte de coisa!).

No sábado, logo que cheguei, fui fazer o passeio até os Grandes Lençóis. Você segue de jardineira e anda uns 17 km mata à dentro por estradas de areias. Saí às 10h00 e voltei às 14h00. Chegando nas dunas, o guia te leva para conhecer 4 piscinas (das quase 30 mil que existem por lá!) e você pode se deliciar curtindo as belas paisagens formadas pelas areias brancas e finas. Se você não tem pique pra andar muito, desista e fique se refrescando na primeira ou segunda piscina e deixe o seu grupo ir, na volta eles pegam você. O passeio custa R$ 40,00 por pessoa. Por volta das 14h00 vários outros grupos partem de jardineiras de Barreirinhas até os Grandes Lençóis para ver o pôr-do-sol nas dunas, voltando do passeio às 18h00. Se tiver que escolher entre os dois passeios, faça o último que compensa muito mais!

lencóis maranhenses

No domingo, o passeio que vai para os Pequenos Lençóis sai bem cedo, por volta de 8h30. Barcos motorizados percorrem 45 km entre muito verde e muita água. Deslumbrante! Durante o trajeto você vê casas isoladas em meio a floresta. O passeio passa pelo Farol Preguiças, no povoado de Mandacaru, e depois vai até a praia. O mar não é azul ou verde, mas é limpo e de coloração marrom, pois muitos rios daquela região desembocam no mar. Tem restaurantes de comida modesta e cara além de passeios de quadriciclo. Se você quiser conhecer Atins, onde o Rio Preguiças se encontra com o oceano, tem duas opções: vá de barco (valor cobrado a parte), ou de quadriciclo por R$2,00 o minuto. Uma dica: se preferir ir tomar banho de mar antes de almoçar, faça seu pedido no restaurante antes, assim quando você voltar não vai esperar para ter seu pedido atendido.

O retorno é direito e dura 1 hora percorrendo o rio.

Resumindo, é um final de semana maravilhoso.

13 comentários para “Um final de semana maravilhoso nos lençóis maranhenses

  1. Pingback: Leonardo via Rec6

  2. Pingback: domelhor.net

  3. valquiria guillemin

    gostaria de saber se vale a üpena ir aos lencois no mes de janeiro e fevereiro

    Responder
    1. Melhores Destinos

      valquiria, confesso que não sei se essa é uma época boa, eu pesquisaria antes mas em geral janeiro é a melhor época no Nordeste.

      Responder
  4. CP

    melhor época é mês de Julho, pois Janeiro até final de Junho, sempre chove, enquanto Setembro, Outubro, Novembro e Dezembro, só seca! não tem nem lagoa!

    Responder
  5. Amanda e Rodrigo

    Oi, somos um casal e pretendemos ir em maio para os lençóis, somente 2 dias que nem vocês. Moro em São Paulo – pretendemos sair na sexta anoite até São Luis passar sabado e domingo em lençóis e voltar no domingo anoite para são luis – seguindo para São Paulo. O que acha? Maio é uma época boa?

    Vocês acham melhor fechar com uma agencia já ou esperar e ver todos os passeios lá? Pelo que vocês falaram acho que tem varias empresas né?

    Obrigada e adorei as informações

    Amanda

    Responder
  6. Flavia

    Amanda,

    Estou no mesmo dilema. So tenho maio para poder ir visitar os lençois maranhenses, mas estou num duvida cruel… ir ou nao ir? A maioria dos sites recomendam junho em diante e estou com medo de perder a viagem…

    alguem poderia me ajudar com esta questao?

    Obrigada

    Flavia

    Responder
  7. barbara

    queria saber se no mes de abril e um mes bom pra visitar os lencois…quero pegar o feriado da semana santa…

    Responder
  8. Rodrigo

    Nao resta duvida, o Parque dos Lençois é lindo! Mas não espere grande coisas do restante, o local tem pouca estrutura para atender os turistas. Em caburé fomos muito mal atendidos, quase imploramos para nos servirem o almoço que nao foi barato!

    A pousa dos buritis nos atendeu muito bem e estava dentro das expectativas.

    Responder
  9. Micaele

    Nossa! fui la semana passada. maravilhoso,quem nunk foi precisa ir. é o lugar + lindo que ja vi. Perfeito!

    Responder
  10. Nelson Hobo

    Estivemos em Lençois Maranhense nos dias 25 a 30/08/12, é um passeio imperdível apesar de não ter chovido este ano, aida tem algumas lagoas, mas os passeios em sí vale a pena, principalmente para quem gosta de aventura não deixem de fazer o passeio em Quadricículo, estivemos hospedado na Pousada Igarape, (simples) mas aconchegante e fomos muito bem atendido pelo Sr. Juscelino, que providenciou nosso transfer do Aeroporto de São Luis ida e volta e os passeios nos Lençois em carro privativo para 5 pessoas.

    Responder
    1. eva

      Nelson boa tarde,dá para chegar as lagoas de carro ou jeep ou tem que ir a pé me disseram que é muito dificil de chegar eu vou dia 24/11 e ja estou receosa

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>