O Melhores Destinos testou a TV ao vivo nos voos da Azul

Leonardo Marques 29 · agosto · 2012

Logo no início de suas operações, a Azul prometeu inovar o conceito de entretenimento a bordo em voos domésticos a oferecer algo inédito entre as companhias brasileiras: um sistema de transmissão de TV ao vivo em suas aeronaves. Seria a realização do sonho de milhares de brasileiros de poder assistir aos jogos de seu time do coração, acompanhar as últimas notícias ou mesmo não perder o capítulo da novela favorita enquanto viaja.

Depois de muitos atrasos, idas e vindas e prazos anunciados e alterados, a Azul finalmente implantou o  sistema em alguns aviões. A empresa ainda está em fase de testes, por isso o serviço pode não ter todos os canais e a mesma qualidade de quando for efetivamente lançado, mas o Melhores Destinos traz em primeira mão um pouco do que o cliente vai encontrar no futuro.

A bem da verdade, nós já havíamos entrado em contato com a empresa para testar o serviço “oficialmente”, mas eles acharam melhor que nós aguardássemos um pouco mais até que estivesse com todos os canais e com todos os ajustes feitos. No entanto, fizemos um voo na semana passada pela Azul e para nossa surpresa o avião tinha o serviço. Aproveitamos a oportunidade para fazer algumas fotos e videos e contamos a seguir como foi a nossa experiência.

Quando o avião ainda estava no solo, tanto o mapa como os canais de TV estavam liberados. Já na entrada do avião era oferecido um fone de ouvido para quem quisesse.

No voo que fizemos as opções de canais eram: mapa do voo, Multishow, Sportv, Tooncast, GNT e VH1. Durante a permanência em solo e em 95% da viagem a imagem estava perfeita, no restante do tempo a transmissão apresentou algumas falhas. A qualidade da imagem é semelhante à de uma TV digital de baixa resolução – o que ela é, de fato.

Apesar de serem poucas opções de canais, oferecer TV ao vivo é um grande diferencial em relação em relação aos serviços oferecidos por todas as outras companhias aéreas em voos dentro do Brasil. Não sabemos quais canais estarão disponíveis quando o serviço for oficialmente lançado, mas seria interessante ter pelo menos um canal de notícias, já que o diferencial da Azul é oferecer um serviço ao vivo e dos canais disponíveis nesse momento apenas a Sportv é um canal que costuma ter programas ao vivo.

O sistema é oferecido em parceria com a Sky e a programação é transmitida via satélite para as aeronaves. A grande dificuldade em sua implantação foi a necessidade de desenvolver o sistema e homologar as antenas que são usadas nos aviões, a fim de que a programação possa ser captada com qualidade e máxima segurança, sem interferir nos controles e comunicação do avião.

Abaixo está um pequeno video que fizemos durante o voo.

E você? Já testou o novo sistema da Azul? Que acha da ideia de ter programas ao vivo durante os voos? Deixe sua opinião nos comentários!

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Kaike

    O interessante é o mapa do vôo também. Já que as vezes a gente fica meio impaciente sem saber se tá chegando já haha

  • Joao Marcos

    o serviço não é ao vivo.. viajei nessa semana pela azul e os canais realmente eram mapa do voo, Multishow, Sportv, Tooncast, GNT e VH1, mas não são ao vivo, são programas ja gravados. Por exemplo, no Sportv se repetiu durante todo o voo a reportagem sobre o Dr. Cooper e outra sobre uma fisiculturista e no GNT a entrevista da Marilia Gabriela com a atriz Maria Clara Gueiros

    • Eriston

      Verdade. Só essa reportagem da Marilia Gabriela com a Maria Clara Gueiros eu ví umas três vezes, isso sem contar o desenho do Manda Chuva e dos Flintstones que repete ciclicamente.

  • marcwz

    certeza que era ao vivo? Viajei de Campo Grande – Campinas em julho de 2011 e tinha os mesmos canais mas sabia que não era ao vivo pq a programação do Multishow muda de noite (vocês sabem o que to falando) e a do VH1 era diferente da comum. Quando fui me surpreendi porque os Canais ToonCast e Infinito não fazem parte da grade SKY mais estavam no sistema, que tinha o logo da vermelinha

  • Thiago

    Cara…esses programas passam na azul já fazem alguns meses…esse muleque surfando…os desenhos e tals… acho que vcs se enganaram.

    abração

  • EBS

    Finalmente! Esse serviço já era realidade quando voei pela JetBlue (do mesmo David Neeleman) nos EUA em 2007. DIRECTV com 35 canais. Fiz uma viagem Denver-NYC (3 horas) e nem percebi o tempo passar. Realmente, faz muita diferença para voos com 2 ou mais horas de duração.

  • @samuca_souza

    Pois então, em agosto fiz os segintes voos com a azul POA>SDU>POA e POA>CWB>POA todos tinham tal sistema.. e em todos os voos os vídeos eram extamente os mesmos! Ao vivo não é.. talvez por estar em testes…mesmo assim é melhor do que as outras companhias!

  • Fernando

    Concordo com o Thiago, em 2011 já viajei na companhia no trecho de VCP-CGB e já tinha esses canais, este ano tbm, os mesmos canais…

    mas já é um diferencial com certeza das demais companhias com voos domésticos…

    valew. ###

  • titobosco

    Ainda Dr. Cooper passando na AZUL? A proposta é inovar, mas renovar que é bom nada né? A proposito, os da Avianca funcionam? Eu viajei nos recentes A320 e estavam desligados. Será que é so de enfeite ou realmente já estão ok?

  • Leandro

    Boa noite a todos.

    Moro em Jundiai-SP e viajo muito de Azul via Campinas/VIracopos, principal HUB da Azul.

    Na minha opiniao a Azul e a melhor cia. disparado.

    Realmente estes canais informados na materia tem em todas as aeronaves e e gravacao sim! Eles mudam de tmepos em tempos.

    O que aconteceu foi a implementacao da tv ao vivo em algumas aeronaves, estas sim tem tv ao vivo com diversos canais, nao me recordo de cabeca.

    Ultimamente nao consegui voar nestas aeronaves, na verdade nao sei quantas oferecem este servico mas acredito que sao poucas no momento mas deve aumentar.

    Bo, fica aqui minha experiencia!

  • Edison

    Como assim ao vivo??? Os programas são gravados e se repetem a cada vez que a aeronave pousa. Fui de Belém a Porto Alegre assistindo o mesmo episódio de Bob Esponja 3 vezes! Apesar disso, é a melhor opção de entretenimento em voo.

  • Gleice Wenchenck

    Voei esse final de semana BH x Belém, e tinha sim varios canais ao vivo. A comissária avisou que estava em fase de teste, por isso nem todos estariam funcionando. A programação, era além dos canais já gravados (sportv, GNT, Multishow), mais inúmeros canais com programaçao ao vivo. Canal de filmes, Band, Record, Discovery, BandNews, somente a globo nao estava funcionando. Como estava em teste, algumas televisões nao funcionavam os canais ao vivo. Eu tive sorte e a minha estava funcionando, sei que foi maraaa.

  • Mas estão implantando outros ao vivo

  • Ederson

    Olá pessoal.

    Haivia viajado em junho e o serviço oferecia vários canais, super diversificado. Pra mim, foi um fator importante no momento da compra desta viagem hj, contudo, me frustrei. Acho que eram somente 6 canais repetindo programas. Tinha um de decoração que eu vi em junho e ainda está passando. Uma pena!

  • Ricardo

    Viajei pela AZUL há cerca de 2 meses, e realmente a qualidade dos canais é muito boa, mas pelo que acompanhei(voo de quase 3hs) são programas gravados e retransmitidos. Em que pese ainda não serem Ao Vivo, não deixa de ser um super-diferencial principalmente nas viagens mais longas.

  • Igor

    Usei já em abril de 2011, mas gostei mais do Mapa de Vôo mesmo!

  • Gizele

    Viajei essa semana e pelo menos os canais de TV aberta (SBT, BAND..) era programação ao vivo, tanto que assistir alguns jogos do campeonato Brasileiro.

    Achei muito legal a ideia.

  • Boutros B. Ghali

    Pessoal, prestem atenção na matéria. Estou vendo pessoas falarem que viajaram ano passado, e que não havia o sistema. Realmente não havia, pois ele é recente, e apenas em algumas aeronaves. Antes de criticarem, se atentem ao texto por favor.

  • Andreson

    Amigo, acho que dessa vez você se confundiu… Esses não são os canais "ao vivo", e sim os pré-gravados disponibilizados pela Sky. A Azul já tem 5 aeronaves, essas sim, disponibilizando programa ção ao vivo (em caráter experimental). Como viajo muito, já voei 3 vezes nessas aeronaves, e os principais canais disponibilizados são Record, SBT, Rede TV, TCM, BandSports, FX dentre outros. Não há canais do grupo Globo (Rede Globo, SportTV) disponibilizados ao vivo.

    Num vôo que saiu de VCP às 23:00h rumo a Recife, consegui assistir Agora é Tarde na Band e depois um filme na TCM, com o sinal perfeito em 95% do trajeto!!

  • Alison

    Claro que não é ao vivo, não são todos os aviões que estão em teste, na sua maioria é gravado ainda. Até porque o produto ainda não foi lançado.

  • Alison

    Gente por enquanto a maioria é gravado, ao vivo é apenas aguns aviões. Eu viajei de Campinas para Manaus, em um avião de teste é foi ótimo, realmente era ao vivo e tinha até a CNN

  • Olá, fiz um voo entre BH e São Luis e tinha a opção de TV aberta, porém ao contrário da reportagem, existia uma grande variedade de canais, inclusive canais abertos ( menos Globo). Achei sensacional e poucas vezes o sistema ficou com imagem ruim. Azul está de Parabéns.

  • Elaine

    Bem ja é a terceira vez que pego o voo da azul com a mesma programação… achei interessante o serviço mas tem que diversidade de programação…

  • LoideLV

    Viajei em maio de 2012 e realmente vi esses canais citados nos comentários, mas não eram ao vivo.

    Acredito que em breve haverá programação ao vivo. Mas espero que tenha principalmente o canal de notícias ao vivo, GloboNews, que nos mantém atualizados sobre as notícias no Brasil e no Mundo.

  • Eriston

    Titobosco, viajei pela Avianca na Colômbia há uns dois meses atrás. Fiquei espantado com o conforto e a interatividade das TVs. Era um 319 ou 320, não me lembro, mas TODAS as poltronas tinham controles individuais e vários canais de música, filmes, desenhos, documentários etc. Já no BR eu não sei pq nunca voeei.

  • Marco Medeiros

    Gente estes vídeos não tem nada de ao VIVO, já passam a mais de 02 meses nos VOOs da AZUL, para mim até é uma falta de qualidade da AZUL em não trocar pelo menos semanalmente estes programas, fica muito chato você ficar vendo programas repetidos.

  • Jorge Eustaquio

    Voei em uma destas aeronaves no mes passado. Na minha poltrona a TV ao vivo não funcionou. Eu via que em algumas poltronas proximas alguns canais estavam disponiveis, mas na minha fileira nenhum funcionou. Foi avisado pelo sistema de autofalantes que era a primeira aeronave com este sistema, que estava em fase de testes, e que poderia ser instavel ao longo do voo.

  • Geraldo

    Nas duas ultimas viagens feita com a azul, julho/2011, fevereiro/2012, sempre a mesma programacao, os mesmos desenhos, etc….. parece um disco de vinil furado…

  • Danilo

    São duas coisas distintas. A Azul ssempre teve a opção dos canais com programas gravados e que se repetem durante certo tempo. Além desses canais e programas gravados, a Azul está em testes para passar os programas em tempo real. Não vamos confundir as coisas!

  • Márcio Silva

    Eu já vi algumas vezes essa TV ao vivo. Só que esse conceito de ao vivo é só porque está sendo transmitido via satélite, né? Porque não está na programação rotineira da TV a Cabo. Fora as repetições…

  • Fernando

    Nao tem nada de ao vivo, ja decorei ate a fala desses canais, e olha que ja faz mais de um mes que esta passando a mesma programacao, a unica coisa que altera e o mapa de voo, isso pq eu vou a destinos diferentes. Nenhuma novidade.

  • Já existe algumas aeronaves com TV ao VIVO, porém não são apenas esses canais, são cerca de 20 canais, quando viajar pela Azul e estiver apenas os canais mencionados na postagem, pode desconfiar que são os gravados.

    Agora, pode ter ocorrido alguma falha, a comissária pode ter informado via sistema de comunicação que haveria o sistema de LIVE TV, e pode ter esquecido de ativar o sistema, ou de verificar se mesmo ativando o sistema, ele estaria funcionando corretamente…

    Enfim, o fato é que em breve TV ao vivo em várias aeronaves, vai ser muito massa!

    Abraços!

  • Muito legal, não vejo a hora de testar!!!

  • Jean

    Verdade. Também já assisti essa mesma programação. É gravado. Já andei um monte de vezes com essa mesma programação passando. Zero de ao vivo. pelo menos isso do vídeo.

  • André

    hahaha, meu Deus. Brasileiro realmente não lê textos.

    O MD citou claramente na postagem que foi testar o conteúdo AO VIVO que está EM FASE DE TESTES em ALGUNS aviões para posterior lançamento do produto.

    Aí você olha os comentários e todo mundo falando que não é ao vivo porque fez o vôo x e era gravado.

    Cara, é tão difícil assim gastar 30 segundos e ler o conteúdo do post?

  • Daniel Bazetto

    Show de Bola, pra quem pega um voo mais longo do que 1h vai ser uma mao na roda.

  • adailton bueno gomes

    Viajei de Guarulhos para Belém o vôo foi ótimo e só faltou uma TV para nos distrair. Adoramos a companhia aérea e minha esposa e minha filha estarão voando próxima semana, dia 05 Set. e na mesma companhia. Parabéns à fusão.

  • regis

    Viajei este final de semana e realmente não é ao vivo, ficam repetindo a programação várias vezes durante o voo. Mas melhorando isso, junto com o lanche que é bom (comparado as demais, no mesmo trecho) e o espaço entre as poltronas vai ficar ótimo.

  • Tobias

    Voei sábado de tarde (24/08) VCP- SDU, tinham vários canais ao vivo, pude assistir até o Jogo de futebol que passava na Band dentre outros canais abertos e por assinatura. Muito boa a iniciativa, parabéns para a Azul (Que anda beeeem cara – Essa fusão com a Trip vai nos custar caro).

  • Henrique Badan

    Esse sempre existiu mas concordo que é bem bacana!

  • Henrique Badan

    O sistema de canais não ao vivo já existiam. Multishow e etc nunca são ao vivo, já que seus programas são gravados.

    Você não deve ter pego uma aeronave com o serviço ao vivo, mas existem aeronaves com a Sportv passando programas ao vivo!

  • Felipe Crescencio de

    Boa tarde,

    Essa semana voei na terça-feira de Azul e pelo que os tripulantes falaram era a PRIMEIRA AERONAVE com TV via satélite AO VIVO. Apesar de o sistema estar em teste, assisti a um jogo da série B ao vivo durante o voo.

    Tinha muitos outros canais ao vivo como: Globo, Record, Band, NatGeo, Multishow, SporTV.

    Também considero a Azul a melhor cia aérea da atualidade para voos domésticos e mais uma vez ela me surpreendeu positivamente.

  • Daniel Matos

    Se alguém conseguir ver um programa do Multishow ao vivo pela Azul, ofereçam um prêmio à companhia pq nem de casa isso é possível. rs

  • Patrícia Maia

    Não li todos os comentários, mas viajei Azul esta semana e o SporTV tem dois canais e um era ao vivo, passando um jogo de futebol e informando os resultados dos jogos que estavam ocorrendo naquele momento.

    Só não estava passando em nenhum lugar os jogos da Globo, onde era informado que o canal não era disponível na programação.

  • raphael

    viajei fevereiro de 2014 e tem uma grande programação ao vivo, todas globos locais e o menu é semelhante ao da sky que tenho em casa com guia de programação e tudo adorei coloquei na globo salvador (Para onde ia) e fiquei vendo as noticias de como estava o carnaval e me preparando para folia .