Testamos do checkin da GOL pelo celular (iphone)

Leonardo Marques 31 · maio · 2010

No começo deste ano a GOL lançou o checkin pelo celular, inicialmente disponível apenas para iPhone. Na semana passada o Melhores Destinos testou o serviço e agora posta todos os detalhes.

O checkin da GOL, hoje já pode ser feito tanto com o iPhone quanto com outros celulares. No caso do iPhone você pode baixar o aplicativo ou acessar diretamente o site da GOL, nos demais celulares basta acessar www.voegol.com.br do celular.

A possibilidade de fazer o checkin utilizando um celular a primeira vista parece muito interessante, principalmente pela praticidade de não pegar filas. No nosso teste o processo de checkin foi praticamente perfeito, muito simples de utilizar, rápido e acima de tudo prático.

O problema veio quando chegamos no aeroporto. Na última tela do checkin aparece um código de barras com a mensagem “posicione seu iphone em frete ao leitor para embarcar”. O normal é você imaginar que irá até o portão de embarque e posicionar seu iPhone no leitor que os atendentes tem, mas chegando lá veio a surpresa: é preciso ir até um atendente da gol no balcão de checkin para que ele leia esse código e imprima seu cartão de embarque.

Bom, fui até o balcão e a funcionária foi buscar uma máquina que iria ler esse código e imprimir o cartão de embarque, porém a máquina não funcionou e ela acabou indo comigo até os terminal de auto-atendimento para fazer o checkin lá.

Resumindo…a idéia é boa, mas o que seria perfeito foi inútil e na prática não deve ser muito útil pra ninguém. Se é preciso sempre procurar um atendente para imprimir o cartão, é melhor ir logo direto até um terminal de auto-atendimento e fazer o checkin lá mesmo, ou então fazer em casa no computador.

Você já utilizou o checkin da GOL pelo celular? O que achou?

O checkin pelo celular pode ser utilizado em nos seguinte aeroportos:
BPS – Aeroporto de Porto Seguro
FLN – Aeroporto de Florianópolis
IOS – Aeroporto de Ilhéus
CGH – Aeroporto de Congonhas
VIX – Aeroporto de Vitória
GIG – Aeroporto do Galeão
BSB – Aeroporto de Brasília
GRU – Aeroporto de Guarulhos
GYN – Aeroporto de Goiânia
SDU – Aeroporto Santos Dummont
REC – Aeroporto de Recife
CNF- Aeroporto de Confins
NAT – Aeroporto de Natal

Veja abaixo, todas as telas do checkin pelo iPhone:

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Viajo na quinta de Brasília para BH e estava seco pra testar essa funcionalidade do check-in com iPhone. Decepcionante essa notícia! = Um passinho a frente, dois pra trás.
    Nego faz isso só pra entrar na hype.

  • Olá! Eu fiz esse check-in pela primeira vez ontem e funcionou perfeitamente. De fato precisei ir até um atendente, mas eu fui de qq forma para tirar dúvida de como proceder, então nem percebi o incoveniente. Mas concordo, é meio inútil passar pela atendente, dá no mesmo que fazer o check-in diretamente.

    Mas achei prático confirmar o voo ainda no trânsito e não correr o risco de perder o avião.

    E na volta, fiquei decepcionada pq eles ainda não tem esse atendimento em Porto Alegre.

    • Risos… "Confirmar o voo ainda no trânsito e não correr o risco de perder o avião."

      Não diga isso porque mesmo com o check-in feito o avião não vai esperar por você.

      Alias, com o check-in feito, você paga uma taxa de "No Show" que é maior do que não ter feito o check-in e remarcado sua passagem no balcão da cia.

  • fernando

    tem mais…o problema pode vir depois…..pelo que pude observar, o sistema da GOL ainda não está reconhecendo muito bem que vc vôou quando faz o checking usando esse software. Tive experiência desagradável semana passada….como o sistema não reconheceu que fiz a "ida", cancelou a "volta"…quase fiquei sem vôo….a GOL resolveu meu problema, mas abriu investigação pra checar com a INfraero se realmente eu fiz o trecho de "ida"….é esperar que resolvam…

  • Marcos Paulo

    A idéia é muito boa, porém ainda prefiro o auto atendimento, ainda mais que na última vez que viajei o aeroporto estava muito lotado, e quando resolvi fazer o checkin pelo iphone tive uma surpresa, não funciona em voos com escala, tive que enfrentar a fila, não teve jeito.

  • Alto lá, eu não sou nenhum fã da GOL, pelo contrário, estou doando minhas milhas smiles para familiares justamente porque não pretendo usar os serviços deles nunca mais na minha vida.

    Mas o problema encontrado não é 100% da GOL e sim da infraero que não suporta a tecnologia.

    Lógico que o problema poderia ter sido amenizado se a GOL tivesse a máquina preparada e funcionando para agilizar o processo, mas ainda assim, o fato da Infraero não possuir esta máquina torna a ferramenta inútil.

    Culpa da GOL? Acho que somente o fato de lançar um produto que causa uma falsa impressão de agilidade e alta tecnologia aos clientes.

    E porque vocês acham que abandonei esta companhia? Pelo mesmo motivo que evito votar em todas as eleições, eu não sou cúmplice de mentirosos e enganadores.

  • Assim como no iphone, o check-in pela internet é a mesma coisa!

    completamente inutil!!!!

    Fiz o check-in pela internet e pensei q era só ir no portão de embarque.. mas não.. tem q passar pelo check-in ou totem..

    ou seja.. inutil!!!

    • Leonardo (Melhores D

      Erick, como assim? Eu já fiz checkin pela Internet e fui direto pro portão de embarque. Tem algo errado aí…

      • Leonardo,

        As vezes acontece da impressão não estar muito boa e o aparelho da Infraero não conseguir ler o código de barras.

        Nestes casos eles são orientados a solicitar que o passageiro procure a cia aerea para imprimir um novo bilhete.

        É muito comum quando se utiliza papel reciclável e tinta de baixa qualidade, ou quando há dobras na horizontal sobre o código de barras.

        Fiz a ponte aerea por 2 anos durante todas as semanas, foram mais de 200 passagens por SDU/GIG e CGH, e minha experiência me permite afirmar isto.

    • Erik, isso foi uma particularidade. Geralmente basta vc imprimir o Bilhete de Check-in na sua residência e levar num balcão da cia junto da sua identidade para autenticar (receber um carimbo).

      Feito isso, a Infraero reconhece seu bilhete e vc não precisa de mais nada.

      Neste seu comentário, tente ser imparcial. Veja se o problema não foi da Infraero.

      A antiga Oceanair era uma excelente empresa, fiz a ponte aerea com eles durante bastante tempo e realmente não tinham atrasos, exceto quando os controladores de voo resolviam dar prioridade para as grandes (GOL e TAM), o que acontece em 99% dos casos, risos. Mas a culpa realmente não era da antiga Oceanair (Atual Avianca).

  • Alias, essa história de Check-in via Telefone, Auto-atendimento, etc poderia render uma matéria sobre dicas.

    Eu, por exemplo, tenho uma ótima sobre Congonhas (CGH). No desembarque, na parte de baixo (perto das escadas rolantes a caminho do embarque) existem balcões de atendimento de todas as principais cias. E geralmente ficam VAZIOS ou menos movimentados do que os balcões de embarque.

    MAS só funciona para quem não vai despachar bagagem (bom pra ponte aérea, que era o meu caso).

  • Helena

    Comigo aconteceu, em abril, exatamente isso. Terminaram emitindo um cartão de embarque normal. A atendente falou que era mais confiável…

  • Ferbrasilia

    Bom, eu testei aquele sistema que envia o código de embarque pro celular há um bom tempo atrás. RESULTADO: não tinham a máquina pra ler. Precisei ir até o balcão e imprimir um cartão convencional.
    A idéia é boa, mas, acho que precisa aprimorar.

    • Ferbrasilia

      corrigindo: "código de barras"

  • Eu uso o app no iPhone desde que saiu, viajo com certa regularidade e o aplicativo tem sido uma mão na roda.

    Se você viaja sem despachar bagagem (detalhe importante), a economia de tempo e facilidade é surpreendente. Só chegar com o celular em algum atendente (no início da fila), pedir pra pegar o bilhete (já com o celular em mãos) e na hora passa o leitor no celular e saio com o bilhete direto pro embarque.

    Nunca tive problema com o leitor não ler diretamente na tela do iphone como disse na matéria, mas pode ser uma questão do brilho da tela estar menor (por conta de ajustes ou por a bateria estar fraca, como vi nas imagens acima).

    Anyway, caso você despache bagagem, ai sim, não adianta de muita coisa o app. Já que o bilhete em mãos e o check-in feito anteriormente não vai te agilizar em NADA: vai pegar sim fila pra embarcar. :/

    No fim das contas, é um aplicativo muito útil pra viagens com pouca bagagem (e apenas em trechos nacionais, indo pro exterior: volta pra fila).

    Já o app em si, é meio feio e lento. Tem umas animações toscas e da pra claramente ver que quem programou não entende 100% de iPhone. Tem grande potencial pra ser um app excelente, mas por enquanto, é mais um quebra-galho.

  • Marcos Fonseca

    A idéia e iniciativa são muito boas, mas falta recursos para as tecnoligias existentes hj no mercado se aplicarem corretamente, seria muito útil o funcionamento desta ferramenta sem a necessidade de se passar ainda por um atendente do checkin… mas creio que para frente isso se concretize, o importante já está feito a implantação, o aperfeiçoamento vem com o tempo.

  • Pedro

    O avião pode não esperar, mas já fui salvo mtas vezes de embarcar por ter feito o check-in antes e consegui embarcar mesmo estando o check-in fecha… Então já quebra um bom galho

  • Diego Paiva

    Pois é Leonardo, nunca tentei usar esse app por que ele apesar de funcionar no iPhone, não roda no iPod Touch… (acho mais uma falha, já que poderia ser feito em uma rede wi-fi tranquilamente). Só perdi tempo baixando quando foi lançado. rs

    Mas já usei o check-in web e também foi sem problemas!

  • Samuel

    Já usei o checkin pelo iPhone diversas vezes. Não entendo pq a gol não usou o mesmo tipo de código de barras do checkin pela internet. O código de barras do checkin da internet é lido numa boa pelos equipamentos da infraero. Sob esse prisma, o checkin pela internet termina por ser mais eficiente que o do iPhone para o embarque. O checkin pelo celular apenas criou mais uma fila para checkin. Quando vi este aplicativo do iPhone, fui todo empolgado testar, pensando que ia conseguir embarcar sem nenhum papel. Ledo engano. Registrei uma sugestão na gol para que troquem o tipo do código de barras usado no iPhone pelo tipo utilizado no checkin pela internet. Aí sim, vai ser só alegria! Adeus filas para os que forem embarcar só com bagagem de mão e tchau papel! Alem de ficar mais conveniente pros clientes, fica até mais barato pra própria gol (não precisa pagar um funcionarIo só pra ficar lendo código de barras dos celulares e imprimindo cartão de embarque alem da economia de papel, é até uma questão ambiental!).

  • Camila

    Em GRU também tem, e dá pra despachar bagagem! 😀

  • Camila

    Ainda é melhor que o balcão, já que aparece o mapa da aeronave e vc escolhe o assento sem medo de ser feliz.
    Abs.

  • Arnoldo

    Tambem ja utilizei o checkin ga GOL e fiquei muito feliz com a possibilidade, porem a decepcao quando tive que ir ao balcao de atendimento como seria tambem o procedimento normal. Valeu a intencao GOL, sucesso e continuem trabalhando para facilitar o processo de check. ! Obrigado !

  • Cesar

    Mesmo problema…

    Só perdi tempo usando essa "inovação"… >:/