Erro faz TAM vender passagens mais caras para brasileiros

Denis Carvalho 16 · abril · 2013

Um erro na página da TAM causou uma grande polêmica hoje. Os preços das passagens no site em português apareceram bem mais caros que o cobrado no site internacional, em inglês. Segundo o portal Terra, a informação foi publicada nas redes sociais e logo se espalhou. Nas simulações feitas pelo Terra, a diferença foi grande e os preços no site em português chegou a ser cinco vezes maior que na versão internacional.

” É possível ver a diferença comparando o site do mesmo voo nas duas línguas. Além do preço – até cinco vezes menor – clientes que buscarem pelo site internacional também têm mais opções de escolha dentre os pacotes oferecidos pela companhia aérea.  No voo JJ4726, do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para o de Confins, na região metropolitana de Belo Horizonte, a passagem no modo Básico era comercializada por R$ 685 no site em português. Exatamente a mesma passagem custava US$ 70 (R$ 138) no site em inglês”, postou o Terra.

O portal  também testou os preços do voo JJ3942, com saída de Congonhas (SP) e destino ao aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. “No site em português,  não tinha a opção básica mais disponível. Com isso, o usuário era obrigado a comprar, no mínimo, a opção Flex por R$ 763. Porém, o mesmo voo era comercializado na opção básica por US$ 77 (cerca de R$ 152) no site em inglês. Caso a opção fosse pela Flex, o voo pelo site internacional continuaria mais barato e sairia por US$ 310 (R$ 613)”

A TAM  informou que ocorreu um erro no sistema de disponibilização de tarifas, causando a grande diferença nos preços, para iguais trechos, nos sites do Brasil e do exterior. “O erro foi temporário e já foi corrigido, graças ao alerta de nossos clientes. Vale ressaltar, porém, que a TAM trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado. Por isso, o site da TAM possui versões para cada país em que a empresa opera, obedecendo às legislações locais. Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”.

Verificamos os sites e de fato os preços agora estão equivalentes. O Melhores Destinos já foi avisado por leitores em outras ocasiões sobre diferenças entre os sites, mas como ocorreu hoje, a falha foi corrigida logo, por isso não noticiamos, mas continuaremos acompanhando para verificar se voltará ocorrer.

Dica dos leitores Marina Walker, Josnei Godinho, Diego Cavalcanti e Ivan Antonio Pellegrini

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Carlos Alberto Pinto

    Erro? Sei…

  • Clemente Vieitas Jun

    Erro? Não acredito. Não mesmo, ainda mais vindo da TAM!

  • Pedro Silva

    Erro né? Aham Claudia, senta lá.

  • Eduardo Cesar

    Erro? Uma amiga no fb disse que desde 2010 denunciou isso. Não entendo um site tão bom publicar uma coisa dessas, dizendo ser erro, sugiro um jornalismo mais investigativo. Vai que não foi erro…

    • Eduardo, não há o que investigar, prestou atenção na resposta da TAM? "Vale ressaltar, porém, que a TAM trabalha com o conceito de composição dinâmica de preços, tanto no mercado brasileiro quanto no exterior. Sendo assim, o que determina o valor das passagens é a demanda de cada perfil de passageiro e a oferta disponível, o que pode variar de acordo com cada mercado." Ou seja, dessa vez foi erro, mas se ela julgar que tem que fazer promoção para um determinado país, ela vai fazer e está confirmando isso publicamente. Aliás, por estranho que possa parecer, isso é muito comum. A LAN sempre faz e muitas companhias internacionais também. Acho que não há nada de ilegal nisso, mas queima muito o filme da companhia! 🙂

      • Bruno Willames

        Eu compartilho do mesmo entendimento. Exemplificando, eu lembro que estava em um site de uma cia. aérea peruana e eles cobravam um preço mais barato pelo site local inclusive restritos aos residentes daquele país e um preço mais caro para estrangeiros.

        A TAM tem liberdade de cobrar mais ou menos caro pra quem quiser comprar as passagens, desde que respeitadas as normas impostas pelo órgão fiscalizador.

        Não acredito em erro, com certeza ela sabia da diferença dos preços, mas para não prejudicar a imagem da empresa como exploradora dos brasileiros, assumiu como um "ERRO".

      • Felipe Rossi

        Erro nenhum…. Sempre comprei passagens da LAN pelo site chileno pq no brasileiro sai mais caro. O msm acontece com, por exemplo, as passagens do ferry que liga o Uruguai à Argentina. Se vc compra no site da buquebus argentina, paga menos que comprando no site da empresa uruguaia…. Ainda pode haver promoção em algum site e no outro não, o que altera bastante o preço final. O lance é sempre pesquisar!!

        • José Maria Fr

          Isso mesmo Felipe. Tb sempre compro passagens nos sites locais das companhias que saem muito mais barato que nos sites internacionais. Já fiz muito isso na LAN para voos no Chile e ate em companhias Chinesas… a lógica deles é sempre privilegiar os residentes do país, não como a TAM que está privilegiando os estrangeiros….

      • Derossi Mariz

        Isto é capitalismo. Aqui no Brasil pagamos tudo mais caro, e não protestamos. A melhor maneira é não usar as empresas que cobram mais caro.

      • Ricardo Arreguy Maia

        Essa história está mal contada. Isso, por exemplo: "Cada uma das versões só permite compras com cartões de crédito emitidos no país selecionado pelo cliente”. Nunca deixei de comprar nada em sites do exterior com meus cartões internacionais emitidos no Brasil. Não testei com a TAM, mas me parece cascata…

    • Emanuella Brito Dos

      Tá bom, acreditamos que foi erro. E em se tratando de um erro, cuja TAM foi responsável, não deveria ela dizer na nota que faria a devolução do dinheiro para os clientes que foram lesados com valores maiores?????

  • Beto Arruda

    Já já aparecem mais "erros" por aí…

  • Wellington Chaves

    Pensei o mesmo que todos!

    AHAM!! ERRO! Nós sabemos!!!

  • Luis Rocha

    Isso é conversa pra boi durmir.

    O contrário tb acontece, já comprei passagem na ponte área para amigos americanos no site brasileiro, pois no site americano era muito mais caro que no site brasileiro.

  • Luis Rocha

    Erro que fica mais barato nunca acontece.

  • Luiza Queroga

    Não é erro! comprei passagens por metade do preço no site alemão há 3 meses atrás.

    • Mariana Martinelli

      Luiza, formalize uma reclamação na ANAC, para que eles possam ver que não é erro. Juntando os depoimentos de cada cliente que já realizou compras dessa forma, é possível que a TAM sofra sanções por esse tipo de conduta. Nós sabemos que não é erro e isso não pode passar batido. Encontrei tanto passagens mais baratas quanto mais caras no site dos Estados Unidos, para vários destinos. Isso é proposital!

  • Lucy Batochio

    Erro né? TAM sempre arranjando desculpa…

  • Bruno Goncalves

    Um 'erro' é a forma mais fácil para justificar esse tipo de coisa. E como disse o nosso colega Luis Rocha: "Erro que fica mais barato nunca acontece". Pura verdade!

  • Leonardo Soares de S

    Quando vi a desculpa da TAM lembrei-me de um trecho da música do Erasmo Carlos"Zico está no Vasco junto com Pelé.Pega na mentira"

  • Cristiano Ten&oacute

    Vamos aproveitar os erros e comprar mais barato no site em inglês. Na próxima vou consultar por lá também 😛

  • Igor Akhnaton Kardus

    Pra mim isso é perfeitamente normal e aceitável. A própria resposta da TAM deixa claro.

  • Fabio

    Eu acho que foi mesmo um erro.

    Quem me confirmou isso foi Papai Noel. Segundo ele o Coelhinho da Páscoa conseguiu uma ótima tarifa para Atlântida com conexão em Shangri-La

  • Renata

    Uma solução interessante para os passageiros brasileiros seria procurar o preço em sites americanos como Expedia, Orbitz e Kayak. O preço nesses sites é o preço em dólar e eles aceitam cartão emitido em qualquer país!

  • Wagner

    hahahahha erro né. Nós acreditamos em você TAM.

    Fico imaginando quem comprou…

    • Thiago Gonzalez

      Fique tranquilo quem comprou o trecho GIG-CGH por quase 700 pilas não frequenta os MD certamente.

  • Eidir Keily

    Em prou a erros comprei 2 passagens no valor de 2998,92.

    E ai o que faço?

  • Eidir Keily

    Agora a passagem esta 2096.00

  • Carlos

    Pode deixar,tudo já saiba que isso é um erro,não precisa de explicar mais.

    • Cristiano Alencastro

      Exatamente… um erro recorrente.

  • Mendonça J&ua

    Rapaz, erro ou não, acho que a companhia tem o direito de ter tarifas diferentes, embora também ache ruim esta política. Ou alguém aqui é socialista?

    Alô-ô! Isso é o capitalismo moçada.

    Não sei porque ninguém briga ou xinga as companhias sul-americanas que vendem passagens com preços diferentes para estrangeiros em vôos domésticos.

    Ou aqueles que estão reclamando aqui e já viajaram pela América do Sul com LAN, TACA e/ou Aerolíneas, em vôos domésticos, não pagaram mais pelo simples fato de não serem residentes nos países onde fizeram os vôos?

    Procura lá no site da TACA ou LAN ou trecho LIMA-CUSCO. Vai lá na Aerolíneas e checa o trecho BUENOS AIRES-BARILOCHE. Depois procurem SANTIAGO-PUERTO MONTT. Aí me digam o recado que aparece para os estrangeiros acerca do preço.

    O CDC, moçada, só se aplica ao Brasil.

    Acho ruim, péssimo mesmo, mas os caras estão, digamos… "Dentro da Lei", por isso, embora também chateado não posso deixar de respeitar o direito das companhias aéreas.

    Nem tudo que é legal é moral. Pelo contrário.

    • Oliveira

      Pelo que entendi a TAM estava fazendo o contrário – cobrando MAIS CARO dos brasileiros. Enquanto que TACA LAN AEROLINEAS beneficiam seus residentes. Se eu estiver errado, me corrijam.

  • Richardson Dos Santo

    TAM é a única operadora que eu ignoro qualquer possibilidade de voar novamente.

    Não só pelos acidentes recentes, ou pela má fama das manuntenções, mas pela falta de respeito para com o consumidor, as últimas experiências minhas fizeram mudar completamente minha opinião sobre ela, nem mesmo relevar eu penso, a ponto de ignorar até se viesse promoção de passagem a 1 real.

    Hoje eu recebo e-mail de promoções e nem leio se valeria a pena ou não.

  • Ana Cristina Da Roch

    Na boa, gente… ano passado viajei pela Colombia e comprei as passagens pra voar dentro do pais no site colombiano da Avianca. No site brasileiro, a passagem custava o dobro. Assim fica dificil de acreditar em erro.

  • Emerson Cesar

    Peço que testem o trecho BSB-NAT (ida e volta), nos dias 30/5 a 2/6. Para outros países, o trecho sai em torno de R$ 780, e para o Brasil sai por R$ 1400 reais.

  • Yara Bricio

    O pior foi a TAM so ter admitido esse "erro" pq a noticia vazou e foi parar nos jornais!!!

    So faltou ela culpar o estagiário pelo tal "erro"!!

    Brasileiro sempre se ferrando e pagando mais caro!!

  • Maíra Brilhan

    Erro nada, isso é muito comum e não cola essa desculpa de preço da gasolina… os custos da cia são os mesmos independente da pessoa ou país que compra… ou por acaso a TAM esvazia o tanque e enche a cada passageiro que entra no mesmo voo????

    A tarifa pode ser diferenciada, mas essa diferença JAMAIS deveria ser pautada pela pessoa que compra, mas sim pelo tipo de voo, horário, tempo de antecedência de compra ou coisas assim.

    Exemplificando: alguém ficaria satisfeito de ir ao supermercado e o funcionário dar o preço do produto no caixa de acordo com a pessoa que está comprando? Claro que não !!!! Isso seria no mínimo discriminação….

  • Raquel

    Erro coisa nenhuma! No ano passado comprei passagens para os EUA no site americano da TAM porque estava bem mais barato! Deslealdade mesmo!

  • Walter Ramos Buga Ne

    Nao creio que seja erro, alguns anos atras estava eu em viagem a servico nos Estados Unidos e tive de esticar minha estada por mais alguns dias… minha passagem de retorno nao pode ser remarcada (tarifa K) e tive de comprar uma nova, o trecho em questao mia-bsb saiu por menos de 400 dolares com taxas e tudo (comprado no site da tam internacional) com cartao de credito nao brasileiro… isso depois de terem cancelado minha primeira passagem pois nao me ative ao detalhe e paguei com meu cartao smiles… no site brazuca a mesma passagem (mesmo voo – JJ8043 se nao me falha a memoria e diga-se de passagem o aviao mais antigo e caindo aos pedacos da TAM eh esse, o entretenimento a bordo sao 2 tvs de 14 polegadas queimadas !!!!) estava em impressionantes 2700 reais… estou procurando os e-mails e os tickets em meu gmail e se os achar posto o link !

  • Célia Amaral

    Acredito que alguns brasileiros conseguiram comprar passagens a preço de "banana" Sempre pesquiso nos site em Inglês tanto na TAm quanto na GOol e jah dei sorte por duas vezes

  • Breno Vieira

    Poxa, se foi um erro ou não, não sei, mas o que eu aprendi com isso (principalmente com os comentários aqui) foi que a partir de hoje vou sempre pesquisar no site em outras línguas (coisa que nunca passou pela minha cabeça). Valeu MD pela dica =D

  • Rebeca Freitas

    Não entendo como só agora viram isso. Três meses atrás eu comentei isso com meu marido enquanto buscava passagens no site deles, nas duas línguas, mas como dito acima, cabe à companhia definir a promoção por público Tb.. o que não significa que eu ache isso certo.

  • annalisa bianchi

    Gente, estico um pouquinho o assunto… Moro na Itália e para um trecho, por exemplo, Roma- São Paulo (saindo daqui) o valor, com qualquer companhia, comprando pelo site .it é bem menor do que o valor do trecho, por exemplo, São Paulo-Roma (saindo do Brasil) comprando pelo site brasileiro da mesma companhia… Mesma data, mesma companhia e mesma distância (!): o valor em euro do site italiano não deveria corresponder ao valor em Real do site brasileiro? Se tento comprar pelo site italiano um trecho do Brasil para cá, automaticamente me mandam para o site brasileiro da companhia, valor bem maior em Real e cartão emitido na Itália não aceito… Não é injusto isso?

  • Guilhermme Lisboa

    Já tinha avisado o MELHORESDESTINOS disto em JANEIRO!!!!

    Desde o ano passado já vi que isto acontece!!

    Como dizem, errar é humano, insistir no erro é burrice, a não ser quando ele te dá $$, daí neste caso é roubo mesmo!!!

  • Robson Mariano

    Pessoal, isso é muito comum..

    Não lembram da finada pluna, que muitas vezes fazia promoções para seu site em espanhol e outras vezes para o site português.

  • Conrado Lopes Vila&c

    Eu vejo isso na Smiles:

    Quando o voo é para um estrangeiro, a quantidade de milhas necessárias para voar é menor.

  • Vitor J. Nunes

    Exceto pela pergunta sobre ser socialista que acredito em nada tenha a ver com o tema jurídico, não vejo como melhor esclarcer essa questão do que com as palavras acima do colega Mendonça. Imoral vender mais caro para brasileiros, mas, devidamente dentro da lei.

    Como diria meu conterrâneo:

    "Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei".

    • Cláudio Carne

      Concordo com a pergunta sobre sermos socialistas ou capitalistas. É de fato pertinente, pois, gostando ou não, nossa sociedade atualmente é movida pela lei do mercado. Então, não me surpreende a oferta ser diferente aqui e no exterior, de acordo com a procura. Nisso concordo com o MENDONÇA JR.

      Discordo, entretanto, em dois outros aspectos. O MENDONÇA narrou uma situação (que é a mais "aceitável") onde as CIAs aéreas privilegiam os residentes no país de origem da CIA com preços melhores. Não é o caso da TAM!

      Discordo também quando se refere ao presente caso e cita o CDC, dizendo ser inaplicável… Com a devida vênia, não é bem assim. Se estamos tratando de consumidores brasileiros, de uma empresa brasileira e de uma oferta em site dessa empresa brasileira aos brasileiros, aplica-se SIM o CDC, por todos os focos possíveis.

      Agora, se é ou não uma prática abusiva e se é ou não ilegal, aí são outros quinhentos.

  • Ricardo Lima

    Erro?? Voo JJ 8085, Sao Paulo?Londres. Vejam so que achei. BARATAS..

    Fiz a reclamacao disseram que ao avioes sao dedetizados regularmente, ISSO TAMBEM E ERRO.

  • Thiago Gonzalez

    MAS COMO PROCURAR COMO ESTRANGEIRO NO SMILES?

  • Sonia Alexandra Pand

    O erro aconteceu porque a diferença era muito grande. Porém, todas as empresas com comercialização global trabalham com políticas tarifárias diferenciadas por mercado. Até a Disney oferece preços menores ou promoções para certos mercados e maiores para outros mercados. Isso é comum em qualquer lugar!

  • Cleverson Costa e Si

    Exatamente!

    Aqui se vende caro e todos pagam.

    A culpa não é da TAM. Ela tá oferecendo nestes termos.. Se não quiser, não pague.

    Não custa lembrar as declarações de um diretor da Honda que, perguntado por que no Brasil o Honda City era vendido por quase o dobro do preço que no México: "se estão pagando, para que diminuir o preço?".

    E o pior: todos acreditam que a causa dos preços altos é unicamente a alta carga tributária.

  • Leonardo Gomes

    Só não se esqueça dos 6,38% de IOF.

    • Renata

      Mesmo com os 6,38% de IOF vale a pena. Acabei de fazer uma simulação SDU – CGH somente ida, sábado, 20 de abril. No site da TAM o vôo custava R$206 com taxas. Entrei no Kayak.com e o mesmo voo custava U$56 com taxas. Vale a pena, mesmo com IOF!

  • Leonardo Gomes

    Mas na hora de pagar o site aceita cartão de crédito emitido em qualquer país ? Ou seja, você paga com seu cartão internacional emitido no Brasil e a compra é realizada em dólares ?

  • RayBandeira

    Também já comprei voos da LAN Chile porque era bem mais barato do que o site brasileiro. Uma vez comprada a passagem (com insistência…) na hora de voar não há problemas.

    Já com a LAN Perú não parece ser assim, pelo menos egundo o aviso na página de busca, deve-se pagar multa de U$ 177 caso você não seja peruano:

    "Tarifas Base y Base Plus son sólo para residentes peruanos. En caso de que no acredite residencia en el Perú, LAN podrá negarle el embarque o aplicar un cargo adicional de US$ 177."

    Que tal?

    • RayBandeira

      Algum não peruano já comprou assim mesmo e voou sem problemas?

  • Paulo

    Tem um site http://www.airprojects.com/pt que vende passagens da tam internacional para brasileiros eu so não tive coragem de comprar ainda os preços deles são muito baixos só não sei se e verdade. Alguém conhece esse site?

  • Carolina

    Pagou IOF?

  • Diego BM
  • Diego BM

    Aos "especialistas" em Direito Econômico de plantão…
    http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2013

  • Terry Faergot

    Não sei como era antes, mas com a Lantam está acontecendo isso neste momento.