Tem gente voando AirFrance sem acumular milhas Smiles. Cuidado!

Leonardo Marques 1 · novembro · 2009

O leitor do Melhores Destinos, Celso Garcia, entrou em contato no dia 01/10/2009 reclamando que a GOL não estava honrando a promoção que dizia que quem voasse Air France em um certo período pontuaria em dobro. O passageiro além de não pontuar em dobro não pontuou nada!

O Melhores Destinos não podia deixar o leitor sem resposta e fomos atrás da GOL para ver o que estava acontecendo.

Vejam o E-mail do Celso:

Prezado Leonardo,
Assim como eu, diversos passageiros foram lesados pela GOL que não está honrando a promoção que fez quando do lançamento da parceria com a AIR FRANCE.
A ampla divulgação não mencionava qualquer restrição de vôo ou classe tarifária, levando a crer que qualquer vôo com a Air France pontuaria no Smiles, inclusive “em dobro” no período até 31.07.2009; posteriormente, inseriram no site as  classes tarifárias que permitiriam acúmulo de milhas (Y, B, R, K, M, H, Q, V, R, X, L, T) e nem estas sendo observadas, ficando os passageiros sem qualquer pontuação. Após várias reclamações, a GOL tirou a página que especifica as classes tarifárias do ar, o que demonstra, inclusive, sua má-fé.
Como seu Blog tem um alcance muito amplo e a questão envolve interesse de vários leitores, sugeriria uma matéria sobre o caso, com uma cobrança de explicações pela GOL, pois estamos diante de uma grande PROPAGANDA ENGANOSA.
Agradeço sua atenção.
Celso Moredo Garcia

Agora vejam a reposta  oficial da GOL:

São Paulo, 28 de outubro de 2009 – Em relação à mensagem enviada pelo Sr. Celso Moredo Garcia, a GOL informa que as classes utilizadas pelo cliente não são válidas para o acúmulo de milhas.

A Companhia esclarece que o acúmulo de milhas em voos realizados pelo grupo Air France/ KLM está relacionado à categoria tarifária adquirida. Diferentemente do que foi alegado, estas informações estão disponíveis no contrato de transporte aéreo da Companhia, disponível no ato da compra da passagem.

A GOL está à disposição pela Central de Relacionamento: 4003-7001 (cartões azul e prata) e 4003-7007 (cartões ouro e diamante), ou pelo site www.smiles.com.br.

Atenciosamente,

Central de Relacionamento SMILES

Agradecemos a atenção da GOL em nos responder, mas ficou bem esquisito. O leitor Celso nos enviou o bilhete da AirFrance e lá não consta nada. No site do Smiles também dá entender que não existe esse tipo de restrição. Veja imagem capturada do site do Smiles:

smiles-aor-france

Olhamos também o site da AirFrance e lá só encontramos informação em  relação ao acúmulo de milhas no programa da fidelidade da AirFrance, lá diz que nas classes que o leitor voou (Q e L) acumula pontos e não tem qualquer informação sobre milhas Smiles.

Depois disso a única certeza que você tem é que ao voar AirFrance nunca saberá se irá receber as milhas no Smiles.

Não seria melhor se a GOL deixasse claro no seu site as classes que pontuam da mesma forma que faz a AirFrance com as suas parceiras? Nem mesmo na resposta da GOL ela citou as classes que pontuam.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Júlio C&eacut

    Parabéns pela atenção fornecida à reclamação do senhor CELSO MOREDO DA SILVA, pois também, como usuário do SMILES, tenho muito interesse em acompanhar o que se passa no relacionamento entre a VARIG/GOL com seus clientes. Este site, além de nos fornecer informações valiosas sobre os descontos da empresas aéreas em suas passagens, agora inova, cuidando de nossos interesses como consumidores o que demonstra a qualidade e seriedade com que todos são tratados. Cordialmente, Júlio César Ocampos Gonçalves

  • Luiz Henrique

    Parabens pelo site Melhores Destinos, mais uma vez cuidando de nossos interesses e prestando um excelente serviço ao usuario, sendo imparcial e tratando com muita atenção o direito dos tão penalizados consumidores brasileiros. Quem sabe assim nós passageiros poderemos ser tratados com mais respeito?
    Obrigado!!!

  • Parabéns para o site, pelo serviço de defeso deste usuário. LAMENTÁVEL a atitude da Gol. Empresas que negam o erro mostram inabilidade na relação com o consumidor e apenas pioram as coisas. Consumidor não é burro. Não é uma resposta como essa que a Gol enviou que vai deixar os usuários satisfeitos.

  • Eduardo B. Melnick

    Gostei muito quando vi a matéria sobre a não creditação das milhas para quem voou KML pois já estou nessa briga há várias semanas.

    Fizemos uma viagem em julho pela KLM e na volta tivemos a infeliz idéia de creditar as milhas no Programa Smiles.
    Após cadastrar no site do smiles os dados enviei os bilhetes e cópia dos cartões de embarque. Após algumas semanas entrei em contato e fui informado que deveria ser os originais (isso constava no site) e então enviei os cartões originais, por cartas registradas, com a confirmação de recebimento (incluindo a assinatura do funcionário que recebeu) dia 23 de setembro.
    Até hoje as milhas não foram creditadas e já entrei em contato 7 vezes, por chat, por telefone e por e-mail. As informações divergem e não são precisas. Acho que a carta foi perdida dentro do escritório do SMILES ou eles realmente não estão querendo creditar esse tipo de milhas.
    Estou muito decepcionado e vou acabar perdendo o prazo para creditar essas milhas.

    Esperamos ter contribuído e que outras pessoas com a mesma situação possam se manifestar.

  • fernanda santana

    Aconteceu algo parecido comigo. Há 2 meses tenho entrado em contato com a Smiles para atribuir as milhas prometidas, viajadas pela Air France. Até agora só prometem debitar, mas quando acesso minha área restrita, nada aparece.

  • Fernando

    Um parente meu voou pela Air France e também não acumulou milhas. Corri atrás pra saber o que houve e eles disseram que deveria ser solicitado no check in a inclusão das milhas. Como não foi solicitado, será necessário enviar via correio o bilhete eletrônico e o cartão de embarque original. Como o cartão de embarque já foi para o lixo, solicitamos junto à Air France uma segunda via que, segundo eles, será enviada em 45 dias.

    O prazo para mandar os documentos solicitados pela Gol é de 6 meses. A princípio, vai dar tempo, mas se vai dar certo é o que veremos. Vamos tentar fazer o que nos é solicitado.

  • Fernando

    Comigo ocorreu o mesmo como vários já citaram, mas coma diferença de que fui creditado pela passagem de Ida, mas nao pela Volta!!! Como pode ter tido uma classe tarifária numa perna, diferente da outra?!
    Tudo muito estranho…

  • Rafael

    Que vergonha!

    É essa a cultura da Gol então?!
    Eu voo pelo menos 4 vezes por ano com a Gol, e mais umas 2 ou 3 por outras Cias. como a TAM e a Azul.

    A resposta da Gol denota uma clara mentalidade de "se colar, colou", contribuindo para essa pouca vergonha que se dá.
    Quando uma empresa descumpre o combinado, não dando as milhas que lhe são de direito é "erro, engano, equívoco etc", desculpas mil, mas se o cliente "errar" e não pagar a passagem que emitiu porque quer pagar com as milhas que a empresa não deu, coitado dele, fica com nada.

    Deixo aqui meus parabéns ao Melhores Destinos, trabalho sério e profissional ao ajudar os leitores não só neste caso, mas com todas as divulgações de promoções e ofertas de bilhetes.

  • Dirriba

    Pois é a gol precisa melhorar e muito sua equipe de atendimento, recentemente em viagem doméstica fui ofertado por R$15,00 a mais a possibilidade de ter um seguro de viagem premiado.
    Como o valor era justo para o número de dias e um seguro a mais não era demais, então aceitei e fiz a compra com a inclusão deste valor.
    Durante a viagem acessei o sistema para confirmar meu vôo de retorno (pois havia comprado na alteração do horário de verão) e para a minha surpresa mensagem de erro:
    "Problema de balanceamento em sua reserva. Contatar a cia aérea". Este termo bonito e não usual me chamou atenção e primeiro fui ao chat on-line departamento de reacomodação
    o mesmo informou que o vôo e a reserva estavam confirmados e que eu deveria falar com o atendimento geral, pois deveria ter ocorrido devido a uma mudança voluntária na reserva (o que neguei, afinal de contas não havia dado ordens de tal).
    Sem acordo ali sai e entrei novamente no chat on-line, após várias tentativas (fila de espera lotada) consegui entrar na espera e ser o 89º na fila!! Gol por favor aumentem o atendimento pois aguardei quase 45 minutos para ser atendido (e com medo de ocorrer alguma falha e perder a vez).
    A atendente que fez o atendimento ao ser informada do fato e da mensagem inicialmente disse que poderia ter sido causado por meu vôo ser cancelado (o que não seria o caso, alias eles não tem a informação lá?) e eu disse que já havia falado com o setor de reacomodação e que eles informam estar tudo bem. Ela prosseguiu e disse que existia um valor a maior de R$15,00 e que deveria ser extornado, qdo questionei o motivo ela não soube me idizer exatamente, mas depois de vários minutos ela, com uma pequena observação minha, concluiu fora extornado o valor do seguro viagem.
    Também não soube dizer o motivo deste fato ou pq isto aconteceu no decorrer do seguro (fico a pensar se tivesse precisado dele…) e ela tb não soube. Fez apenas um procedimento para o crédito deste valor em minha próxima fatura do cartão de crédito. A única alegação era que o valor não havia sido cobrado corretamente (valor este inserido automaticamente pelo sistema desta e a tam oferta produto similar pór igual valor, mas enfim…)

    Agora não tenho nenhum problema de saúde (e sequer me foi perguntado na contratação) ou problemas que possam ser de recusa do seguro. E qto ao valor foi informado pelo site e como é compatível com o tipo de serviço ofertado deveria ter sido honrado a oferta pela cia.

    Como felizmente não tive necessidade do seguro, então economizei mais 15 reais e não faz questão de voltar atrás. Mas não me deixo de pensar se tivesse tido a necessidade.

    A gol precisa melhorar rapidamente seu site que tem informações incorretas, imprecisas e diversas falhas, como a descrita pelo portal. Pois, quem perde com isto é o passageiro que não tem os fatores suficientes para sua escolha.

  • Gláucia

    Também estou com esta mesma dor de cabeça, fiz várias viagens pela KLM no período de crédito de milhas em dobro e eles alegaram que as tarifas não eram elegíveis para o crédito de milhas. Consegui o crédito em dobro de apenas 2 trechos de ida, mas não consegui a volta. Tá parecendo má fé mesmo. Será que o PROCON resolve? Se eles não conseguirem provar que as tarifas elegíveis estavam no bilhete no momento da compra, ou no site, acho que temos uma chance sim!

  • Karina

    Olá!

    A Gol poderia então esclarecer, em seu site, as regras para acumular milhas voando pela Air France/KLM.

    Porque procurando no site da Gol, essas regras tarifárias não estão especificadas.

    Diferentemente da sua parceira Air France, que em seu site deixa bem claro as tarifas que pertencem ao acordo com a Gol, assim como a porcentagem de milhas a acumular em cada tarifa.

    Afinal, alguém que teve acesso à "informações estão disponíveis no contrato de transporte aéreo da Companhia, disponível no ato da compra da passagem", conforme o "responsável" da Gol deixou na vaga resposta acima e pode reproduzí-las por aqui já que a Gol não fez questão de nos esclarecer por aqui?

    E parabéns aos responsáveis pelo site Melhores Destinos, por reproduzir a dúvida de muitos consumidores.

  • Karina

    Uma observação: O site abaixo se chama Reclame Aqui, é um espaço para o consumidor exercer seus direitos. Ali há vários casos de clientes com essa mesma reclamação contra a Gol.

    Avaliem a resposta que a Gol está dando aos seus clientes:
    http://www.reclameaqui.com.br/366311/gol-linhas-a

    Para ver todos os casos aberto, pesquise com palavras chaves, como Gol, Milhas Smiles, Air France, … aparecerão diversos casos.

  • Marta Lucia Kanayama

    Sou mais uma a ser enganada pelo programa SMILES. Eu e meu marido usamos Air France e só as milhas da volta foram creditadas, sendo que as da ida e da volta pertenciam à mesma classe de tarifa (Q). Liguei para o SMILES e obtive 3 respostas diferentes para o mesmo problema. Na última vez, disseram que o crédito das milhas depende também da data do vôo. Se ele fosse hoje, por exemplo, o mesmo vôo (que me fora recusado em out/09) teria direito às milhas!!!!.

  • Ricardo

    Estou com o mesmo problema, voei pela KLM, parceira Smiles, e nao consigo as milhas. No site isso esta confuso, no atendimento on line do Smiles os atendentes nao sabem informar Acho isso uma armadilha. Propaganda e uma coisa, na realidade a coisa e outra. Vou procurar meus direitos

  • Rafael Bellucci

    Também estou tendo problema para pontuar voos Air France/KLM pelo Smiles. Ao contactar o Smiles a atendente me informou para contactar a Air France (que absurdo…) e que não haveria como pontuar nos meus voos. Estou a disposição para quem quiser mover uma ação popular contra a GOL devido a essa propaganda enganosa. No meu caso, tarifa (Q), não recebi em meu e-ticket as regras tarifárias, ou seja, em nenhum momento fui informado de que não acumularia milhas no voo. Quem quiser entrar em contato para fecharmos uma lista de email fique a vontade, abraços!

    • pedro ferreira

      sei que ja passou mt tempo, porem apoio

  • neto

    comprei duas passagens ida e volta avista pela gol e ninguem me informou que teria que me cadastrar na smile antes ainda nao viajei faltaalgumas semanas sera que posso recorrer a essas milhas?

  • Leonardo (Melhores D

    Neto, pode se cadastrar sim… http://www.smiles.com.br

  • Marcos lacerda

    Aconteceu o mesmo comigo voando Rio /Paris/Berlim/Paris/Rio pela Air France apresentei o cartão e não foram creditadas, apenas o trecho Paris /Berlim.

    Mandei o Eticket e os Pass Boarding e nada aconteceu.

    Por que então não entramos com uma ação pedindo os créditos, pois segundo o Smile não temos como provar que voamos assim eles também não tem como provar que utilizamos e se provar que utilizamos terão que creditar…

    Concordam?

  • Cristiano

    Realmente verifico as reclamações com profundo desgosto,pois ao invés de empresa GOL melhorar , tenta cada fez mais enganar e iludir seus clientes.Se é que podemos dizer que somos

    Pelo que vejo , cabe a nos procurar os meios legáis , tipo Juizado pequenas causas e começar a denunciar , pois se calhar a empresa começa agir com mais boa fé e começa a colocar pessoas mais sérias nos call center entre outros departamentos.

  • Cristiano t w

    Realmente verifico as reclamações e fico muito triste ,pois ao invés de empresa GOL melhorar , tenta cada fez mais enganar e iludir seus clientes.Se é que podemos dizer que somos clientes deles.

    Pelo que vejo , cabe a nos , começarmos a procurar os meios legáis , tipo Juizado de pequenas causas e começar a denunciar , pois se calhar a empresa começa agir com mais boa fé e começa a cumprir e contratar pessoas mais sérias nos Call Center entre outros departamentos.

  • Rafael Bellucci

    Galera,

    só avisando. Independente do blah blah blah da GOL e da indiferença da Air France isso é causa ganha no pequenas causas. Paga-se R$250 de custas com um advogado e recebe 20.000 milhas Smiles, ou até mais, dependendo do juiz. A audiência foi humilhante para os advogados da GOL, que não tinham justificativa alguma para negarem o crédito das milhas milhas (2010). Imprimam as evidências e entreguem na mão de um advogado, demora uns meses mas rende 1 ida e volta pra Fernando de Noronha, hehehe

    abraços

    Rafael

  • Marcio

    Obrigado pela dica, pois é ridicula a alegação da GOL, parceria eh feita e no ticket da Air-France fica clara a quantidade de milhas.

    A Gol deveria ser interditada !

  • Janete

    Olá! Sr Rafael Belluci,

    Acabei de chegar de uma audiência com o Juiz nos Pequenas causas, não fui com advogado e pelos mesmos motivos postados neste Blog de interesse público, pois é o advogado do programa smiles não fez nenhuma proposta, além de querer induzir o Juiz na culpabilidade da agência de viagem que vendeu o bilhete. O Juiz solicitou-me se eu teria mais alguma coisa a crescentar infelizmente poderia ter acrescentado estas reclamações dentre outras coisas, porém na primeira audiência que não houve conciliação , fui informada que não poderia acrescentar mais nada ao processo.

    Resultado; penso que perderei esta causa , além de ter sido vítima como vocês de PROPAGANDA ENGANOSA.

  • Karla

    Acabei de desligar com a central de atendimentos. Meu vôo tambem foi GIG/CDG/TXL/CDG/GIG, mas no meu caso nenhum trecho foi creditado. A primeira informação foi que a classe Q e L não pontuam, mas agora eles argumentam que no meu boarding pass (ao meu ver o principal documento que viajei) consta a classe Y (superior/mais cara) e que por essa divergencia de informações meus pedidos não podem ser verificados. Você chegou a abrir um processo contra a Smiles?

    Obrigada,

    Karla

  • Alexandre

    É possível escanear a documentação e enviar tudo pelo site. Se não entender como funciona, o que realmente não é fácil de entender, peça ajuda por telefone. Mas a ligação pode demorar uma eternidade para ser atendida.

  • aray leme

    marta tou te procurando, sdds

    aray aki kkkkkkkk

    me escreva

    aray.leme@gmail.com

  • Leandro Augusto Hilg

    Várias pessoas reclamando dos créditos de milhas KLM/Air France no GOL/Smiles. Aconteceu com minha namorada esses dias a mesma história. Voou com KLM e não levou milha nenhuma, apenas dor de cabeça com o péssimo atendimento.

    O Gol/Smiles não apresenta regras claras. Não existe no momento da compra informação nenhuma sobre restrições de acúmulo de milhagem. E a Gol ainda coloca em seu site a seguinte frase: "Aproveite a parceria entre a GOL e Air France/KLM e acumule milhas Smiles sempre que voar por elas." Propaganda enganosa!!!

    Seria legal uma reportagem na página principal do MD sobre isso novamente, não???

    Abraço e parabéns pelo site!

    Leandro – Brasília – DF

  • Ricky

    Olá pessoal,

    Como acabei de adquirir trechos pela Air France e estou há 1 mês antes da viagem, estou planejando o que é melhor fazer para não cair nessas promoções mal-estruturas pelas cias. Conversando com a Central de Atendimento do Smiles, me informaram que no momento do check-in bastava relacionar meu número Smiles e que para minha garantia máxima, guardar o e-ticket e cartão de embarque. Agora eis a questão: me cadastrei também no FlyingBlue (KLM, Air France e Air Europa), será que vale a pena manter as milhas nesse programa de fidelidade para não ter erro? Abcs,

  • Fernando Simas

    Boa tarde a todos,
    Isto é uma vergonha e falta de respeito com os clientes. No momento que você adquiri uma passagem e fornece o nº do smiles, as milhas teria que se creditada automaticamente" Que parceria é esta". Minha filha viajou pela Air France já abriu mais de 5 protocolos e até agora nada,já vai para os 140 dias
    Fernando -Petrópolis -RJ

    • pedro ferreira

      entra com uma demanda judicial. infelizmente so assim. sou de Petropolis tbm