Tarifas promocionais TAM não permitem marcação de assentos e irritam clientes

Denis Carvalho 22/08/2011 às 17:11h 245

Sem fazer alardes, no final do mês de abril a TAM decidiu suspender o direito de marcação de assentos para clientes que comprem passagens com sua tarifa PROMO, restrita a promoções realizadas pela empresa. Em outras palavras, os clientes que comprar bilhetes desta classe só conseguem marcar as poltronas no check-in, correndo o risco de ter de viajar separado, caso compre passagem para mais de uma pessoa.

Apesar de não ser nova, a decisão ainda pega muitos clientes de surpresa e deixa outros tantos insatisfeitos no momento da compra. Foi o que aconteceu com nosso leitor Eduardo Zamparetti: “Ao finalizar a compra, liguei para a TAM para fazer a marcação de assento (pensei que o site estivesse com algum problema). Para minha surpresa, a atendente me disse que passagens PROMO não dão direito à escolha de assentos”.

De acordo com o site da TAM, a visualização do mapa de assentos para tarifas promocionais é “restrita”. No entanto, no comunicado enviado aos agentes de viagens em abril a empresa deixou claro que as marcações estavam encerradas. O mesmo procedimento é válido para as tarifas “ACCESS” nos voos internacionais.

“Não acho que essa política pode trazer grandes vantagens para a TAM. Eu, por exemplo, que escolhi pagar R$ 30 a mais do que se tivesse comprado pela GOL (por preferir a TAM) não pretendo mais fazer, afinal, é provável que vá ter que viajar separado da minha esposa, o que é ridículo”, opina Zamparetti.

A opinião do leitor é compartilhada por muitos outros clientes TAM por meio de e-mails ao Melhores Destinos e queixas em diversos sites de viagens e de direitos do consumidor. Resta saber se a empresa manterá a restrição mesmo com o protesto geral de seus passageiros, que são tolhidos de um direito básico apenas porque aproveitam uma condição de tarifa mais barata, oferecida pela própria TAM em horários e voos que atendem unicamente ao seu interesse comercial.

E você o que acha da decisão da empresa? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião!

categorias Tam
  • Carlos Eduardo

    O próximo passo vai ser cobrar pela marcação de assento dos clientes de tarifa PROMO.

    TAM – Paixão por voar e servir

  • Cesar

    Olha, se foi exceção, eu não sei, mas nessa última promoção eu consegui marcar os dois assentos.

    Lembrando que foi a tarifa promocional de 75 reais o trecho. =)

  • Livia

    A questão é: O QUE A TAM, EFETIVAMENTE,( e economicamente) ganha com isso?

    pq eu só vejo o cliente perdendo. quem compra

  • André Augusto

    Agora me diga, qual é vantagem que TAM ganha com isso?? em não deixar o pax escolher o assento.

  • Tatianne Melo

    Vixe! Agora fiquei na dúvida. Comprei minhas passagens de tarifa promocional em julho e marquei as poltronas. Será que na hora do check-in vou ter que escolher de novo o assento?

  • Yasmin

    Absurdo. Aconteceu a mesma coisa comigo na hora de comprar uma passagem para o Rio de Janeiro. Tudo bem, é uma viagem curta. Mas e se fosse um trecho longo ou viagem internacional? A TAM força o cliente a comprar uma passagem mais cara para ter algo que deveria ser direito e privilégio do cliente.

  • MAykon

    Se a TAM optar por ter mais preços promocionais e não só uma vez na vida e outra na morte. Pq ñ ? Claro para quem viaja em casal ou acompanhado é horrível, mas tudo varia do preço, como exemplo a webjet que cobra pela marcação de assento.

    Abs

  • Cesar Souza

    No mundo todo é assim. Quer marcar assento, compre tarifa mais cara. Brasileiro tá muito mal-acostumado em ter direito demais em tudo. Herança dos 8 anos do crustáceo acéfalo. Só falta criarem cota-marcação-de-assento-para-clientes-que-compram-tarifas-promocionais.

  • Aline

    Será que essa restrição também inclui os clientes FIDELIDADE? (Azul e Vermelho)

  • Priscila

    Comprei 2 viagens pela TAM nos últimos 3 dias. A primeira na sexta foi PROMO (R$ 75 no techo SSA-GRU) e consegui marcar assento tanto na ida qto na volta, mas só me liberavam da poltrona 15 em diante. Já a que comprei ontem (mesmo trecho e valor, mas data diferente) não consegui marcar. Não entendo como permitem em um trecho e não no outro!

  • http://www.crescexavante.com Filipe Gonçal

    Um tiro no pé.

  • Tatiane Cantarelli

    Estão querendo transformar em um item de "luxo" marcar assento? Não vejo propósito nisso.

    Nem estava sabendo desse fato. E tendo outras opções de companhia aérea, vou procurar a que me for mais cômoda.

  • JUNINHO

    Eu tive problemas com a TAM recentemente, comprei passagens PROMO e além de não poder escolher o lugar eles indicaram que eu deveria cancelar minha passagem, receber 40% de reembolso e comprasse novas passagens, alegaram que o meu ultimo nome "JUNIOR" não é valido para embarque, fui na ANAC saber algo e resumindo, viajei normalmente. TAM quer seu dinheiro!

  • Igor – Poa

    Eu vi este detalhe nas promoções… pelo fator SMILES e também por este fator, escolhi GOL!

    E outra chega na hora eles trocam aeronave e anunciam que a escolha será livre!Isso sim me irrita!

  • KVSM

    Esta empresa parece fazer de tudo para que não viajemos com ela novamente. Após muitos problemas ocorridos em viagens anteriores, que variam de bagagens extraviadas, estragadas, violadas e até roubadas, a atrasos de voo, pane seca, overbooking , etc… Comprei passagens em julho para 4 pessoas da mesma família, por meio de uma agencia de viagens, nós teríamos preferido viajar em outra companhia, mas as circunstâncias nos levaram a voar de TAM. Não pudemos fazer nossa reserva de assentos, e no momento do check-in, só haviam lugares distantes uns dos outros. Minha mãe tem sequelas bastante limitadoras decorrentes de um AVC, não poderia portanto viajar sozinha, já que nem o cinto de segurança poderia fechar ou abrir sem ajuda. Tivemos que contar com a boa vontade de passageiros para que ela viajasse ao lado do marido, que poderia auxiliá-la durante o voo. É realmente lamentável os péssimos serviços desta companhia.

  • Evandro

    Por que não criam uma solução intermediária? Poderiam liberar os assentos, digamos, menos nobres para quem comprar essas tarifas, tipo meio pro fundo da aeronave, ou só no corredor, etc. O critério pode variar, mas poderiam definir esse limite, o que seria justo. Abs.

  • Marcelo

    Tbm vi isso no site, estou pra comprar 3 passagens mas realmente se é pra viajar cada um em um lugar diferente vai ser complicado, ainda mais pra uma viagem longa, talvez opte por outra companhia.

  • http://twitter.com/malcomtux malcomtux

    Facilitar o Overbooking talvez?

    • Ethiene

      Verdade… ai… tô quase me arrependendo de ter comprado Tam p o Rio em janeiro no lugar da gol… vou ter q chegar bem cedo no aeroporto…

  • Marcbina

    Que baboseira. Que tem uma coisa a ver com a outra?! Parece até aquela comédia antiga: "a culpa é do goverrrrno!"

  • Luciana

    Não sabia dessa política. Comprei passagens p dezembro e janeiro nessa última promo e consiguir marcar os assentos… Pq será???

  • Evandro

    Aí já é filhadap..ice pura. Se não é um nome válido para embarque, não deveria ser válido para compra também. Muito conveniente deixar quieto na hora da compra e só avisar na hora do embarque.

    • JUNINHO

      Foi isso que aleguei no balcão da TAM! Mas eles tanto no balcão quanto pelo 0800 só me indicavam o cancelamento e nova compra, ou seja dinheiro no bolso deles, se eu fosse leigo no assunto tinha me ferrado, perdido a viagem, ou pago o triplo do valor, pq isso foi no dia da viagem que fiquei sabendo.

  • Gustavo

    Parte do processo de "GOLzificação" da Tam.

    É resultado deste duopólio ridículo do qual somos vítimas.

    • Evandro

      Gustavo, teu comentário não procede. A Gol não é perfeita, mas não tem nenhuma restrição na marcação de assentos. Eu tenho passagens compradas até dezembro no trecho FLN-CGH-FLN, TODAS promo e marquei todos os assentos no momento da compra, sem nenhum problema. Abs.

    • Carlos Eduardo

      Se a TAM estivesse se "Golzificando", certamente estaria melhorando…

  • RABUGENTO

    Não adquiri passagens nos últimos dias mas acabei de enviar pelo Twitter, minha indagação à empresa.

    Não lembro se será a partir do próximo mês ou em outubro que iniciarão a pesagem da bagagem de mão.

    Já aconteceu de ter que viajar separado na TAP porque uma passagem foi muito bem paga e a outra era com as milhas star aliance…

  • Marcbina

    Bem, restringir a marcação de assentos para tarifas promocionais é uma prática comum – embora muito pouco simpática – em empresas aéreas no mundo inteiro. Até aí, tudo bem. Mas tem que deixar isso bem claro para o cliente.

    • Adriano

      Também não vejo problema, como falaram é uma prática muito comum pelo mundo. paga-se pouco pela passagem, mas paga-se caro pela marcação de assento… temos que agradecer é que por enquanto no Brazil não cobra-se pela bagagem no porão (até certo peso). Porém concordo a impossibilidade de marcação, deve estar bem claro no site da companhia.

      • Eduardo Zamparetti

        Não estava claro no site da companhia!

  • Cristiano

    Ainda bem que pela GOL ainda é possível escolher o assento na tarifa PROMO… Por isso sempre estou privilegiando e escolhendo voar GOL ou Avianca!!!

  • deealves

    Brasileiro entende de direito do consumidor. E daí que lá fora eles cobram?! Acorda…achou o fórum errado pra falar bobagens.

    • Gilberto Souza

      Que babaquice esse comentário. O q o coitado do Lula (bom ou ruim) tem a ver com as passagens da TAM. tu eh burro meu filho. O cara vai citar o comandante Rolim daqui a pouco. querem q o cara venha do além pra dar uma ordem de mudar a regra. kkkkk. q bizarro.

  • Guilherme

    O que as companhias areas poderiam fazer no caso das passagens bem baratas, é cobrar por fora para quem quiser cobrar por marcação de assento como acontece fora do Brasil.

    • alex

      Não caro, Guilherme!!!

      Não é porque tal prática é adotada mundo afora que devemos fazer o mesmo aqui no Brasil, devemos brigar para que tenhamos mais direitos e não restrição deles, afinal, se a GOL oferece a marcação sem custo adicional, porque a TAM e demais não podem fazer o mesmo??

  • André Muniz

    Pessoal, de acordo com a legislação, o bilhete de passagem não inclui a marcação de assento. Trata-se de uma cortesia fornecida pelas empresas aéreas. Portanto, a TAM tem o direito de oferecer esse "privilégio" a somente alguns de seus clientes.

    • Natasha

      Do mesmo modo que oferecer "alimentação" não é obrigação mas sim cortesia: é um diferencial que a Tam possui (apesar de ultimamente se limitar aos sanduíches). São os diferenciais entre as companhias aéreas que oferecem mais ou menos benefícios pelo mesmo preço.

  • http://@henrique_badan Henrique Badan

    Por que proibir a marcação?

    Que coisa ridicula, isso é apenas para que os clientes fiquem insatisfeito por pouca coisa!

    E o pior é que isso não ajuda em nada no dia a dia do trabalho da TAM.

  • José Maria Fr

    Acho estranho ler esta notícia, pois sempre que tenho comprado passagem PROMO consigo marcar assento. As vezes não na frente, mas sempre tem vários assentos disponíveis.

    Pode ser que o status Fidelidade influa na disponibilização…

  • Nilson

    "Junior" não é sobrenome, é sufixo – daí o problema. Como no Brasil não existe uma cultura de sobrenome, muita gente confunde as coisas por aqui.

    Então, vamos supor, seu nome é: José Santos Silva Junior

    Você vai colocar:

    Nome: José

    Sobrenome: "Santos Silva Junior" ou "Silva Junior" ou até mesmo só "Silva"

    Fica a dica.

  • Marcos

    Tarifa barata é assim mesmo… O importante é estar dentro do avião, com relação ao assento isso não é nada demais… Quem quiser marcar previamente que compre as tarifas mais caras… Simples…

  • Junior

    Acho muito fácil…é só BOICOTAR TAM. Já usei no passado mas se continuar assim só usarei a concorrente. Se podemos escolher por que razão escolher o pior?

  • André

    A LAN também não permite marcação de assentos pra quem comprou a tarifa promocional.

    Seria muito saudável se as duas cias dessem a opção pro cliente que faz questão de marcar assento pagar um valor adicional (e justo) pra isso. Exemplo: cobrar $10 a mais por marcação em vôo internacional ou R$5 a mais por marcação em vôo nacional. Fazendo isso certamente estariam gerando mais receita e deixando o passageiro mais feliz.

    A Webjet por exemplo já faz isso aqui no Brasil a um bom tempo, e muitas outras cias no exterior também trabalham dessa forma a muitos anos.

  • Chris

    Aconteceu comigo e com meu marido, achei que era um problema no site e descobri depois de efetuar o pagamento que não era possível marcar, eu acho que o problema disso tudo é que a TAM não deixou isso claro no momento da compra pq se tivesse feito era uma opção do usuário aceitar ou não essa restrição, vai de cada um pesar se o que vale mais é pagar mais barato e correr o risco de não ir com seu acompanhante ou se prefere pagar mais caro e não correr o risco, é uma questão de escolha.

  • Jorge

    Olá, fim de março eu comprei 3 passagens, pra min, minha esposa e meu guri de 4 anos.categoria access poa-aep. E fiquei apreensivo em saber que o assento era restrito. Mas fiz o seguinte: comprei as passagens, consegui marcar pelo site, e fiz o web check-in 3 dias antes de viajar. Web check-in é uma mão na roda, nem fila enfrentei no despacho das malas. Ficadica.

    • KVSM

      O problema é exatamente este, pois nesse tipo de tarifa, não estamos conseguindo fazer web check in…

  • http://www.sepluganomundo.sairdobrasil.com Cidilan (@sepluganom

    Comprei 2 passagens pela tam na promoção 150,00 ida e volta, e não vi restrição alguma, escolhi os assentos tanto no voo de ida quanto no de volta. Mas, foi bom saber por que, eu vou aproveitar e vou chegar 3 horas antes de embarcar para não correr o risco de viajarmos separados.

    • KVSM

      Vai ver que isso só acontece em determinados voos, ou tipo de avião.

      • Ethiene

        Tb marquei os assentos na hora da compra, mas tenho quase certeza q li q não era garantia de reserva… e agora… será q estão marcados ou não???

  • CLAUDIA BALTAZAR

    to vendo um monte de gente dizendo que comprou passagem pela tam da promoção a 75,00 reais.. fiquei com uma duvida, essa não era a promoção da gol???

    e eu comprei uma passagem em junho de uma promoção da tam e não pude marcar o assento, só no check in, mas la pude escolher onde queria me sentar. acho normal.

  • Aline

    Na realidade, isso para mim não é nenhuma novidade. Em maio, última vez que viajei pela TAM, pagando tarifa cheia, diga-se de passagem, para minha supresa, em que pese ter marcado assentos no ato da compra, ao chegar no aeroporto para fazer o check in, a atendente me veio com a piada de que eu viajaria na poltrona 23E e meu marido na 15E. Trecho (AJU-BSB com escala em SSA). Na hora surtei de raiva, falei que ela se virasse e nos colocosse, ao menos, um atrás do outro… Ela mexeu para lá, para cá, e conseguiu nos colocar em assentos p´roximos no primeiro trecho e um ao lado do outro (meio e corredor) no trecho SSA-BSB. Sabe qual é o problema? Ninguém reclama. Eu ainda tive que ouvir de um senhor que nada tinha haver com minha vida e que eu nunca tinha ouvido falar da sua existência de que eu era malcriada. Pedi, muito educadamente, para ele não se meter, pois eu não o conhecia, muito menos ele a mim para fazer qq juízo sobre minha pessoa e ele sequer sabia do que eu estava tratando. Ou seja, consumidor leva dessas, pq apanha e continua comprando. Eu reclamo mesmo. E td vez, a não ser q me cientifiquem do que estou comprando, vou reclamar.

    • Carlos Eduardo

      As pessoas do check-in tem poder de "movimentar" os assentos dos passageiros como se fossem bonecos.

      Eu já dei piti por causa de assento marcado e sempre vou dar, PRINCIPALMENTE se eu pagar por ele.

  • KVSM

    Se a TAM ao menos informasse isto ao cliente no ato da compra, seria justo escolhermos se queremos viajar nesta companhia ou escolher outra. Mas o caso é a má fé de sempre desta companhia que somente informa algumas limitações da tarifa após a compra já efetuada.

    • Carlos Eduardo

      Mas se vc passar o mouse em cima do ícone da tarifa promo, tá lá: marcação de assento somente no check-in.

      Eles colocam marcação de assento no check-in pq não podem despachar os tarifa-promo no porão, pq a verdade é que o pensamento da TAM é completamente voltado pro público executivo, pra quem paga mais.

  • Lumis

    Para mim isso é uma prática absurda, seja onde ocorra! Não é porque ocorre lá fora que é certo.

    Eu tenho uma filha de 7 anos. Imagina eu ser obrigado a viajar longe dela apenas para que a TAM tenha sua prática de overbooking facilitada! Eu mesmo evitarei ao máximo essas passagens e a TAM.

    • Ethiene

      Lumis… tb tenho uma filha de 7 anos… viajaremos em janeiro eu, ela, meu marido e minha mãe… imagina cada um nun canto do avião… e o pior ter q implorar p uma alma caridosa trocar de assento… super chato…

  • Anderson

    kkk esse sim, te poe no teu lugar cidadao, tu eh passageiro e nao dono da cia aerea, tomara q um dia te cobrem pra ir ao banheiro durante voo!! coitado de ti, pensamento mesquinho

  • Leandro Neves

    BOM, NÃO É QUERENDO DEFENDER NÃO, MAS NA SEMANA PASSADA COMPREI QUATRO PASSAGENS (02 IDAS C/ RETORNOS) PELA TAM DO RIO DE JANEIRO PARA FLORIANÓPOLIS (PROMO – R$ 69,00) PARA O PERÍODO DA OKTOBERFEST, E EM TODOS OS TRECHOS, TANTO DE IDA QUANTO DE VOLTA CONSEGUI MARCAR OS ASSENTOS.
    ESPERO QUE NÃO TENHA SIDO SOMENTE O FATOR "SORTE", POIS TAMBÉM ACHO UM ABSURDO MAIS UM COMPANHIA AÉREA AGORA COBRAR PARA VOCÊ MARCAR UM ASSENTO.
    DATA VÊNIA OS SERVIÇOS, VEJAMOS O EXEMPLO: SE CHEGARMOS À UMA RODOVIÁRIA E COMPRARMOS UMA PASSAGEM E O FUNCIONÁRIO DA EMPRESA VIRAR E FALAR "SENHOR, ESCOLHA O ASSENTO…LEMBRANDO QUE SE O SENHOR ESCOLHER É R$ 10,00 – EX. POIS É O VALOR COBRADO PELA WEBJET EM ASSENTOS NA PRIMEIRA FILEIRA)…UM TANTO SURREAL, CONCORDAM ?!!!
    EXISTEM DIVERSAS OUTRAS FORMAS DE SE AUMENTAR A RECEITA DE UMA COMPANHIA AÉREA, AINDA MAIS DE UMA POTÊNCIA COMO A "TAM".

    LEANDRO NEVES.
    MACAÉ (RJ).

  • Marlon

    Péssima decisão,

    Meu irmão pagou o valor total de R$ 2000,00 reais em passagens para ele, a esposa e o filho de 2 anos para viajar entre Congonhas-Marabá-Congonhas. Apesar de altíssimo o valor, ele não teve direito à marcação de assento. Ele ficou revoltado e questionou como é que uma família que paga mais de R$ 2.000,00 reais em passagens não tem direito à marcar assentos?

    Além de ter as piores promoções, a TAM agora começa a ter os piores serviços para os clientes.

  • Alessandra

    Aconteceu comigo também com uma passagem que comprei para viajar em julho. Paguei mais caro e fiquei muito chateada ao saber q não poderia marcar os assentos. Não façam promoção então! Isso é ridículo! A Gol não tem essa restrição. Por isso, para as próximas viagens, comprei passagens da Gol e já marquei meus assentos. Viajo com duas crianças e não quis correr o risco de ficar dependendo da boa vontade dos outros passageiros. Isso é uma coisa que a empresa deveria garantir, afinal conta muito para o conforto da viagem.

  • André

    Não vejo absolutamente problema algum em sentar numa poltrona distante de meu acompanhante desde que as tarifas sejam mais em conta.

  • Ivan

    Fiz uma viagem recente com minha esposa e a passagem dela foi comprada por uma tarifa do tipo PROMO e não consegui reservar o assento.

    O problema é que isso não estava claro em nenhum momento… mudança de política deveria ser sinalizada no momento da compra, e não depois. Só fui descobrir quando liguei lá tentando marcar o assento. Solução? Esperar pelo checkin e contar com a sorte para sentarmos juntos.

  • Gabriel

    Então cancela a passagem!

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia,…

  • Leticia

    também já descobri isso só depois de comprar. minha sorte é que normalmente viajo sozinha, mas é bem desagradável não poder viajar onde gostamos por uma política que parece n ter benefício nenhum para a TAM

  • Paulo Cesareu@

    kkkk mais um motivo para nao comprar TAM !!!

    fiz várias viagens aos EUA , sabem quando consegui ir de TAM === NUNCA! !!

    sempre a tarifa mais cara !! mais mais cara MESMO!!!! comprei pela Copa US$ 958 na TAM adivinhem uS$ 1600 !!!

    na AA 1070 … na Delta 1190… todas mais barata !!! tô torcendo pra GOL fazer EUA !!!

  • Cibele Melo

    Esse tipo de situação aconteceu comigo ao comprar passagem para SP. Só não entendi o porque disso, achei que o site estava com problemas mesmo. O que me revolto é que a própria TAM coloca essas promoções, escolhemos nossos voos por preferir aquele e PAGAMOS por isso! Para mim, o que parece é que a empresa em questão está fazendo um favor, como se estivéssemos viajando de graça. Estou indignada.

  • Marcia

    Eu comprei sexta feira 3 passagens direto no balcão pra Brasília Ida e Volta na tarifa PROMO por R$ 75 o trecho e eu consegui marcar os 3 assentos na MESMA HORA. Não entendi esse post de vocês.

  • Lua

    Sou totalmente Contra a postura da TAM, eu também sempre prefiro pagar um pouco mais para viajar pela companhia, por gostar do atendimento da TAM.

    Mas não poder escolher o assento? Ou seja, excluindo uma classe tarifária, QUE FEIO!!!

    Em um país que prega A Igualdade.

    Pensem nisso TAM, gostaria muito de poder continuar viajando com vocês!!!

  • Dudu

    O que notei e não gostei tentando comprar uma passagem nessa promo foi que eles não aceitam mais o HIPERCARD no site da Tam. Não gostei.

  • Guilherme

    Recentemente fui para Santiago pela Tam e Lan e paguei PROMO, R$ 906 reais pela passagem. Fui colocado no meio do 767 da Lan.

    Descobri só depois que a tarifa que eu havia pago não permitia marcação de assentos. Eu acho isso muito chato, especialmente em voos internacionais ou de longa distância. Na minha opiniao, independentemente de ser Promo, foi uma passagem e uma viagem longa demais para ter essa proibição.

  • Alexandra

    Pois comprei a promoção para SP pela GOL e ainda que houvesse essa restrição, preferia ter comprado pela TAM, pelo simples fato de ser possuidora do Fidelidade. Não sou fã da GOL em nenhum aspecto, pode-se ver. Ainda que ela ganhe o mérito na marcação de assentos antecipada, duvido que isso também dure, pois como disse um colega acima, estamos num "duopólio". Não vejo problema (ainda) nessa impossibilidade, tendo em vista que sempre faço o check in online, tão logo seja possível e sempre consigo bons lugares. Obviamente que se puder escolher antes, melhor, mas não é algo que me faça escolher a companhia (no meu ponto de vista, claro). Além disso, isso é praxe mundial, além dos outros costumes como pagamento por bagagem, lanches pagos, etc. É uma tendência (infelizmente ou não). É um "custo" a se pagar pelos preços mais em conta (embora no caso da GOL não tenha essa restrição).

  • Iza

    Alguns brasileiros assim como você que estão mal-acostumados a sempre vir com esse papinho de "lá fora é assim ou assado" com vista de que são sempre os melhores ou fazem td da melhor forma. Pois então mude e compre mais caro para escolher seu assento no exterior. Pq ter Direito nunca é demais.

  • Fabio R.

    comprei ontem pra dezembro, 3 pessoas, reservei na fileira 10 na ida e 9 na volta, as três pessoas juntas.

  • Hellen Priscilla

    Agora eu entendi o porque fiquei que nem bocó tentando marcar os assentos da minha mãe…Não gostei disso não, se a empresa se compromete em fazer promoções, não há motivo para de certa forma "punir"!

  • andrea

    Ou a TAM coloca a escolha livre de assentos ou perderá seus clientes. Como aconteceu na webjet, anteriormente tínhamos que pagar um valor a mais para marcar a poltrona e agora eles estão deixando fazer a marcação sem cobrar nada!

  • Ricardo

    Comprei 2 passagens pelo site da TAM (GRU-RAO) recentemente, e consegui marcar os lugares. Faltando uns 10 dias para a viagem, entrei novamente no site para conferir os detalhes e, para minha surpresa, haviam alterado os dois lugares, separando-me da minha esposa. Então, marquei os lugares novamente, e deu tudo certo no voo. Nao entendi o motivo da alteracao, sendo que o voo estava vazio. E pq no momento da compra nao fui informado que eles poderiam alterar as poltronas sem aviso previo? Acho falta de consideracao.

  • Ethiene

    Cesar, eu tb marquei… mas acho q em algum lugar dizia q era apenas informação da preferência e não garantia o assento…

  • Carol

    Tb comprei passagens para 6 pessoas e consegui marcar todos os assentos, tanto ida qto volta! Gosto muito da TAM!!!

    • Yuri

      A mesma coisa comigo. Comprei 4 passagens agora nessa última promo pra viajar em dezembro e janeiro – R$ 75,00 cada trecho – conseguiu marcar em todos os voos.

    • Eduardo Zamparetti

      Carol, também gosto muito da TAM e paguei R$ 30,00 a mais para viajar por ela, mas sem poder marcar o assento como SEMPRE fiz essa preferência vai mudar. Fiquei bastante decepcionado.

  • Carlos Eduardo

    Só pra lembrar que a tarifa PROMO da TAM não existe SÓ quando tem promoção…Ela está lá em MUITOS trechos, e na maioria deles o preço é o que corresponde a tarifa Programada na Gol (que dá 1.000 milhas).

    Em breve a Gol deve lançar a cobrança de marcação de assentos, o site já está preparado pra isso (uma espécie de "se toca que em breve vamos cobrar pra marcar assento"), e eu prefiro que seja cobrado a ser proibido de assegurar meu assento. Desde que, claro, seja um valor AGREGADO, e não uma renda extra (como o assento conforto da TAM)

  • walber ximenes

    Azul e Gol so tem a ganhar,e esperamos a cia aerea Voe mais e setembro!

  • Vinicius

    O problema deste tipo de estratégia é que fica um pouco como se a empresa estivesse tentando dar um jeito de você pagar mais, sem oferecer nenhum benefício em troca.

    É o mesmo caso da taxa de serviço da webjet, e da taxa para marcar assento da mesma empresa. Diferente do lanchinho de bordo, cobrar por estas coisas (ou pior ainda, não permitir como no caso da TAM) não gera nenhuma economia real para empresa, é apenas uma estratégia antipática e caça-níquel.

  • Ethiene

    Comprei 4 passagens Bsb-Rio na promo e na hora consegui marcar os assentos… mas tenho quase certeza q li q não era garantia… e agora… estão marcados ou não??? É possível marcar os assentos fazendo check-in pela web??? E eu achando q ia sair ganhando escolhendo a Tam pelo mesmo preço da Gol…

  • Diogo

    Depois da quebra da Varig a TAM se tornou grande e arrogante demais… essas pequenas mesquinharias não a levarão a lugar algum.

  • Eduardo Zamparetti

    A impossibilidade de escolha não ficou clara no momento da compra Maycon. Deveria aparecer em destaque. A empresa sabia que essa decisão causaria desgaste e imagino que por isso mesmo implantou essa política de forma quase secreta.

  • Moises

    So por ser comum, não se torna uma pratica aceitavel. Muitas coisas são comuns em diversos paises, nem por isso são aceitaveis, desejaveis, e muito menos um bom marketing neste caso para a empresa.

  • Eduardo Zamparetti

    Decepcionante o comentário do Cesar Souza. Uma simples reclamação sobre impossibilidade de marcação de assentos na compra de tarifas PROMO e o cara me vem com o assunto "política" e "cotas". Acho que ele não entendeu nada.

  • Bárbara

    Eu recebi o aviso da Tam por e-mail assim que isso começou e meu noivo comprou uma passagem depois disso mas não teve problema pra escolher seu assento no check in pq ele estava sozinho e tinha boas opções de lugar, mas particularmente não concordo com isso, mesmo sendo prática comum em outras cias do mundo afora. Isso irrita caso você tenha que viajar durante horas separado de alguém com quem viaje e já que só a Tam tem feito isso aqui ela vai acabar perdendo clientes com isso. Gosto muito dessa cia mas não acho isso legal.

  • Rafael Alves

    Gente, não é bem assim nos vôos internacionais, não! Eu acabei de comprar um passagem pro México, em Dezembro, na classe Access e marquei minhas poltronas tranquilamente. Comprei ontem e já está tudo marcado. Até larguei mão de voar pela TACA pq o preço deles era o mesmo, porém, tinha escala e… não era possível marcar as poltronas (só pode durante o check-in). Por isso q acabei fechando com a TAM.

  • Marcelo Correia

    Impedir a marcação de assentos em um vôo e dizer que isso eh um serviço adicional eh o mesmo que impor dificuldades para vender facilidades. Todo passageiro terá direito a um assento, assim não permitir a reserva previa eh um "des-serviço". Restringir o acesso a alguns assentos (na frente da aeronave, por exemplo) eh compreensível. Mas, impedir a marcação eh uma afronta ao passageiro. Vale lembrar que a empresa aérea também ganha com a marcação do assento, fazendo um embarque mais rápido.

    Mas, a questão não eh só essa. A TAM não esta cobrando pela marcação do assento, mas sim impedindo tal pratica. Recentemente achei uma passagem para NYC por cerca de R$ 750 cada trecho. Para ter direito a marcação de assento a tarifa subia para R$ 1300 por trecho. Assim, não eh razoável que o valor da marcação do assento custe quase o mesmo que a passagem em sim e atinja a quantia de R$ 650. Lógico que mudei de CIA para fazer a viagem.

    Alem disso, em julho viajei pela TAM com a tarifa nobre em outro trecho internacional e fiz a reserva de assentos antecipada. Quando cheguei no check in fui informado que não tinha reserva feita. Após apresentar os comprovantes o atendente me informa que a marcação feita no site eh apenas uma pre-reserva de assentos e que a mesma não precisa ser honrada pela TAM. Com isso, viajamos cada um em uma parte do avião mesmo com a tarifa cheia.

    Resumindo: na verdade as praticas comerciais das empresas brasileiras deixam muito a desejar no que diz respeito ao consumidor!

    Para aqueles que defendem o direito das aérea sob o argumento de que lá "fora" elas fazem isso, vale lembrar que lá fora elas são rigorosamente fiscalizadas e punidas quando desrespeitam os consumidores. Enquanto que aqui elas comandam todo o setor aéreo e seu único direito será o de pegar a fila do Juizado em um aeroporto…

  • Roberta

    Não facilita o overbooking ! Não adianta fazer a reserva no site, pois se o voo estiver lotado essa reserva cai, é somente uma pré reserva de assento, o que confirma o assento é somento o check in !!

  • http://twitter.com/diegospaiva Diego Paiva

    Cesar, nessa última também consegui marcar tranquilamente, inclusive fiquei surpreso com a quantidade disponível. Praticamente o avião todo vazio para o Rio de Janeiro no réveillon (saindo de Brasília) e só R$75 a passagem! :)

    • Cesar

      Olha, comprei nessa mesma data p/ esse mesmo destino, saindo da mesma cidade, e quando comprei não havia nenhuma poltrona marcada. hehe.

  • Oscar Luiz

    Azar o do resto do mundo. No Brasil, transporte aéreo é concessão federal. E quando a TAM diz que os assentos são de livre escolha é o quê?

  • Katarina

    Olha,posso ter dado sorte também,mas fiz ponte Rio-SP-Rio neste fim de semana por 46,00 cada e consegui marcar os assentos…

    demorou um pouco ,fiquei tentando tentando ate que abriu!!

  • Katarina

    Nao,seu assento esta assegurado.

  • Vitor

    se a TAM quiser vender passagem com qualquer restrição .. que venda… mas avise antes pq eu se eu soubesse antes teria comprado pela GOl no mesmo preço. aff

    • Vitor

      e ainda fiquei igual um mané achando q o site tava com erro…

  • Juan

    Yo, hace rato que dejé de volar con TAM-erda. GOL es mejor en todo sentido: precios, conexiones rápidas, marcación de asientos, programa smiles, promociones, TODO !

  • karen

    eu tambem comprei duas passagens promo pelo site e consegui marcar os assentos semana passada. inclusive acabei marcando somente no voo de volta e esqueci o de ida, entrei em contato com a tam e marquei sem problemas :D vai entender!

  • KVSM

    No meu não apareceu isto.

  • Tarcísio

    A diferença, Maykon, é que na Webjet:

    1) O preço das passagens são BEM mais baratas

    2) A Webjet deixa claro na hora de comprar a passagem que a marcação de assentos (que custa míseros R$ 5) é pago. E não como a TAM que além de não avisar, pra ter esse simples recurso teria de pagar a tarifa normal que COM CERTEZA não é apenas R$ 5 a mais =)

    Sei que a aproximadamente 1 ano eu acompanho as passagens de Recife para São Paulo, e curiosamente as 4x que fui, foram pela Gol. a TAM sempre está com preços mais altos, e quando fazem promoção, fazem uma cagada dessas…

  • Aline

    Idem. E até pq eles fazem essas coisas pq são poucos os que reclamam. Por isso muitas vezes tratam a gente feito "carga".

  • Andréa Siquei

    Gostaria de saber qual é o código promocional da Tam?

  • Francisco Sergio Per

    Eu acho uma ABSURDO isso se tiver que escolher vou para o concorrente . A TAM cada dia que passa inventa uma novidade não cumpri seus horários de voos atende mal a agora faz propaganda enganosa vende mais barato e temos que ficar a mercê desta politica idiota e mesquinha O Brasil está precisando de mais empresas aereas para termos concorrências decentes . A campanha atual é faça sua viagem bem pela concorrente da TAM

  • sergio

    Isso tem que acabar aqui no Brasil, pois a Tam e outras empresas, fazem o que querem conosco e nao temos como reclamar.. ficamos no vazio. O pouco que eles fazem, e feito porque sao obrigados. eles so sabem sugar o nosso sangue? Cade a filosofia do bom atendimento, da parceria, da preocupacao e comprometimento com o cliente? Tudo balela…..

  • Fernando

    Bem, eu como estusiasta da aviação gosto de viajar sempre na janela, então como as possibilidades disso acontecer no check in são mínimas, prefiro optar por outra cia aérea. Como também o caso de quando viajar com a esposa e ficar em assentos afastados. Nota zero pra TAM. E falando em Smiles, nos últimos anos, em meados de agosto sempre começava promoções a 4mil milhas, este ano nada, até o momento.

  • Gustavo Vilela

    Numa viagem q fiz ao Rio de Janeiro comprei a PROMO e consegui marcar os assentos… Mas de como paguei barato demais.. nao acharia estranho, caso não houvesse a marcassão… na europa quem viaja com algumas low cost tb nao tem direto a marcar…. so q ninguem marca… quem chega vai sentando…

    • Gustavo Vilela

      put´s grilo… pessoal…. desculpe alguns erros grotescos na digitação. marcassão para marcação…. doeu em mim essa rs

  • http://www.euvoei.blogspot.com Yuri

    Esse é o jeito TAM mau caráter de voar.

  • Misael

    Comigo também, comprei 5 passagens Curitiba Fortaleza, em promoção, e já marquei os assentos, tanto nos vôos de ida quanto os de volta.

  • Miriam

    Lumis, seguindo o seu raciocínio, daqui a pouco sera um absurdo o passageiro que paga menos querer viajar na cabine. Que tal no porão? Temos nossas regras, nossa cultura e tudo mais, não precisamos sempre olhar "lá fora" para achar o que é correto, o que é legal, temos capacidade de decidir e escolher como será aqui no BRASIL e o que é melhor para nós. Não somos subordinados as regras de outros.

  • PabloCB

    Primeiro o aumento de 50% no numero de pontos fidelidade pra am. do sul, agora essa? Qual é a intenção desta empresa? meus pontos do cartão ela não leva mais nada.

  • http://www.tarifabaixa.com Aecio

    Eu tambem consegui! promo de gru pra fln por 75 reais

  • http://www.ranerio.info Ranerio Vieira

    Mas Jesus, quanto mimimi, se a empresa oferecia o serviço, era por liberalidade. Agora se resolve cobrar todo mundo fica bravo. Querem as passagens baratas, mas quer lanchinho, quer marcação de assento, quer o que da vida?

    E não entendi o motivo do desespero, quer viajar 2, 3, 4 juntos, chega cedo no check in e faz com o avião ainda vazio, não é nada difícil, agora quer pagar tarifa promocional e levar benefícios de TOP? Não quer pagar a TOP chegue cedo.

    Tem hora que tem choro demais e sentido de menos.

  • Rosângela

    Olá, Viajantes,

    Comprei passagens pela TAM, em julho/11 para viajar em ago/11, na super megapromo a R$30,00 (o trecho)+ taxa, para 3 pessoas, num total de R$290,00 ida e volta. Apesar de no momento da compra surgir um aviso com indicativo de que os assentos não poderiam ser escolhidos, o mecanismo de compra do site me possibilitou fazer a escolha tanto na ida quanto na volta e o fato se efetivou na prática.

    Fizemos o check in no balcão e tudo seguiu conforme o pré estabelecido no ato da compra.

    Outro ponto positivo foi a alimentação servida a bordo. Como o voo de ida foi cedinho, o comissariado informou que seria servido o "nosso café da manhã" e realmente veio uma bandeja com torradas, wafer de morango, geléia, polenguinho, guardanapos e faquinha descartáveis e eram servidos refri, sucos a escolha.

    Na volta, a noite, foi oferecido um lanche quente de 2 queijos e as msm bebidas. Ah, e tb balas. Por ser um voo curto de 1h considero que foi bem adequado.

    Ficamos satisfeitos com o serviço prestado.

    Só um senão, o tempo de colocação das malas na esteira para nossa retirada, isso excedeu um pouco.

    Vlw!

  • Tom

    Cesar e Carol fui a SP esse final de semana comprei na PROMO e marquei meu assento também numa boa!

  • Paulo Oliveira

    Pois é… tem de deixar claro! Em junho estava tentando comprar GIG/VIX/GIG na PROMO e como não conseguia marcar lugar, achei que era problema no site e terminei não comprando pela TAM. Perderam!!!

    No caso da WeBJet, que se paga pela escolha do assento -> dou preferência pra outra companhia, mesmo que tenha preço um pouco acima, já que na WebJet nem dá pra cruzar as pernas, de tão apertado que é o espaço entre poltronas. E eu sou baixinho.

  • RABUGENTO

    Não entendi porque não postaram meu comentário.

    Ontem, quando soube via Twitter, imediatamente perguntei à TAM o porquê e até agora não tive resposta.

    Já aconteceu de, em outra empresa > TAP , com passagens muito bem pagas, me obrigarem a ficar distante da pessoa que viajava comigo em uma viagem entre São Paulo e Lisboa.

    Eu sou daqueles que respeita fila mesmo não precisando.

    A escolha do lugar, no ato da compra ou na fila do check inn, é a maneira mais democrática de fazê-lo.

    Em breve estarão pesando as bagagens de mão como já foi comunicado. Ai de quem ultrapassar o peso pré determinado.

    • Leonardo Marques

      RABUGENTO, estamos apurando. Só isso. Não queremos criar polêmicas em vão. Se for real vamos postar.

  • Tatiana

    Adriano,

    Não venha comparar as práticas que ocorrem no Brasil com outras empresas ao redor do mundo, pois se a gente não paga pela bagagem como extra, o preço das tarifas geralmente bem mais alto certamente já inclui esse custo da companhia.

  • Marcos

    A TAM não tem respeito nenhum ao cliente. Só tive péssimas experiências com o atendimento deles.

    Agora, quem tem criança pequena, como é que faz sem marcação de assento ? Ridículo.

  • Djou

    Então se alguem for com sua Filha de 10 anos, vc. irá admitir ela sentar longe de vc ??

    A GOL tem arrasado nas promoções, e a TAM de vez em nunca faz uma.

  • Marcio Cattini

    Sem querer ser chato com os outros leitores mas por acaso vcs leram os termos de serviço ao optar por essa passagem?

    Só fico triste pelo governo não dificultar esse tipo de prática… deveria ser obrigatório que esses "detalhes" fossem claramente expostos de antemão.

  • Alexander

    Se antes conseguia-se comprar PROMO e marcar o assento, não tem pq acabar com o privilegio, ja que acabaram, deveriam colocar um aviso bem grande antes da confirmação da compra. Se é pratica em outros países, não justifica, já que tem muita coisa boa que é pratica e ninguém oferece por aqui!

  • Paula

    É por estas e outras que só compro passagens pela Gol e Azul!!

  • http://maclima.blogspot.com Marco Lima

    Comprei 2 passagens GIG-MAO-GIG no domingo pra viajar em Dezembro, tarifa Promo, e marquei assentos tranquilamente.

  • http://www.neoage.com.br Daniel

    Acho que podem cobrar a mais em tarifas promocionais para marcar o assento. Mas isto deve ser bem claro para o cliente e não pode ser um valor abusivo. Tipo para eu poder marcar assento teria que pegar uma outra tarifa em que o valor seria R$ 100,00 mais caro.

    Estou vendo na pratica que cada vez está mais difícil marcar passagens pelo tam fidelidade.

  • http://maclima.blogspot.com Marco Lima

    Acho que você se equivocou. Escolha de assentos é não é meramente uma prática de cortesia, mas também de proteção ao cliente. Com assentos marcados, o preenchimento da aeronave é organizado, seu lugar é assegurado e – teoricamente – acaba o risco de overbooking.

    Já viu overbooking em partidas de Copa do Mundo, baseball, NBA e grandes campeonatos europeus? Não: ingressos contados e assentos marcados. Ninguém compra ingresso pra uma partida e na hora de entrar no estádio espera pra entrar na outra – a não ser que compre ingresso falso e mesmo assim, fica na mão, sem direito a ser transferido (como se isso existisse).

    É óbvio que tudo isso é jogado no lixo quando a organização e respeito aos usuários são subvertidos pela cultura gananciosa das companhias e a falta de educação dos usuários – independente do país.

  • Nicole

    Comprei duas passagens pela TAM tarifa Promo neste mês de agosto e pude escolher assento, diferentemente do publicado… Estou escrevendo apenas constar que há casos em que a marcação é possível nesta tarifa.

  • Isabella

    Eu comprei várias passagens na promo e consegui marcar lugar em todas elas. Acho que dei sorte.

  • Necy

    Ao meu ver, tarifas promocionais são lançadas com o intuito de ocupar melhor o avião e/ou aumentar o faturamento, em geral na baixa estação. Prestem atenção na GOL que anda fazendo promo direto dps que comprou outra empresa. Tipo, vamos fazer caixa geeente. Agora querer tudo ao mesmo tempo é muita ganância. Tipico de empresa brasileira que foca o enriquecimento para o próprio e não para a geração seguinte…

  • Ricardo Ramalho

    Prezados, me desculpem a ignorancia, mas pergunto: se as outras tarifas marcam assento, e se a promo não, na hora do embarque, como fico sabendo onde vou sentar? Outra, e se estou acompanhado, como saber se poderemos sentar junto?

    • Denis Carvalho

      Quem compra a tarifa promo só pode marcar o acento na hora que faz o check-in, entre os assentos que sobraram. Se der sorte pode pegar uma boa poltrona e sentar junto.

      • claudio sampaio

        A vc sr Leonardo Marques. Não lhe dirigi a palavra. Não lhe concheço e nem sei qual o seu interesse em proteger essa atitude da TAM.
        Portanto respeito é bom e RABUGENTO COMO DISSE É VC SEU — editado –.

        • Leonardo Marques

          Claudio, você tá falando besteira. Nem sabe o que foi dito e fica usando palavras desse nível. O Rabugento disse que a TAM vai passar a pesar as bagagens de mão. Isso é verdade? Nós temos responsabilidade e estamos buscando mais informações.

          Editei os xingamentos do seu comentário e se fizer isso novamente vou deletar o comentário todo. Seja educado.

          Rabugento é o codinome que o leitor usar pra fazer comentário. Eu não falei com você, falei com um leitor chamado Rabugento.

          E Rabugento, já te avisei uma vez e vou avisar novamente: para de usar esse apelido e usa um nome senão vou ser obrigado parar de publicar seus comentários.

  • Demétrius

    Sorte ou não, mas acabei de comprar duas passagens na tarifa PROMO e consegui marcar 6D para ambos os voos. Será que eles resolveram mudar?

  • Vinicius Costa

    Eu comprei uma passagem dia 11 de setembro agora pra vitoria-es e consegui marca meu assento

  • Necy

    Isso mesmo. Empresas aéreas e Bancos são todos farinha do mesmo saco.Querem sempre a proteção do governo e qd "fazem" algo pelos clientes é pq estão precisando fazer dinheiro ou tb estão levando vantagem. Aquelas famosas promos da GOL de 50, foram apenas trabalho de marketing p acostumar os clientes a comprar na internet e enfraquecer as vendas e alterar o comissionamento das agências.

  • Tales

    Marcbina e Adriano, vcs são funcionários da TAM .

    Nem se ela informar isso pode fazer , temos q ser contra. Se ela não tem competência comercial pra disputar tarifas com a Gol então q feche as portas. Pois daqui a pouco na tarifa PROMO eles vão dizer que só poderá levar bagagem de mão e então para vocês se ela deixar claro isso, então não tem problemas. Isso é restringir direitos, a ANAC tem q entrar pesado nisso e garantir os direitos dos consumidores, não estamos numa ditadura capitalista .

  • DanielSR

    Interessante mesmo é a TAM cobrar R$20 pelo assento da saída de emergência (que deveria ser usado com cautela e não como uma forma de ganhar uma grana extra) e não dar desconto para aquela poltrona q fica logo na frente da saída de emergência, que não tem reclínio. Não q o reclínio seja a última maravilha do mundo mas é revoltante vc ter de pagar a mais pra ter espaço e quem não tem o reclínio não ser beneficiado em nada… Deveriam dar R$20 de desconto pros q fossem naquelas poltronas sem reclínio… Não vejo problemas em cobrarem a mais, desde que dêem algo em troca para aqueles que vão na poltrona que é pior em relação as poltronas ocupadas pelos outros passageiros, que pagaram a mesma coisa… Taí uma solução: liberar as poltronas sem reclínio para as tarifas promo… Seria justo…

  • Edwagner

    Leva um banquinho pro aeroporto, se você fizer o checkin e não tiver vaga senta no banquinho ali entre a ultima poltrona e a casinha das comissárias… Quem sabe até sobra um lanche extra pra você!

  • Wilson Ferreira Borg

    Sem dúvida, é constrangedor para uma família que programa sua viagem ter que viajara separada, por causa de restrições da Companhia!! Só para lembrar, que é a Companhia que oferece a promoção!! é ela que está te vendendo um serviço!!! Portando venda um serviço de qualidade!!! Ou seja, sem restrições.

  • Fabrício Reis

    Absurdo, mas não vindo da TAM. Não me surpreende.

  • Danilo Ribeiro

    Se antes eu já não tinha simpatia pela TAM, agora pior ainda!!!!!

  • Viviane

    Ao redor do mundo se cobra marcação de assento porque as passagens têm preços módicos, inclusive para voos internacionais… (já vi até por um euro!)Nesse caso, até se entende que quem quiser qquer tipo de mordomia, tenha q pagar. Creio que se as cias brasileiras quiserem implantar essa política, deveriam ter SEMPRE um grupo de tarifas módicas também, aí sim poderia ser considerada tal opção. Senao, é desrepeito com o consumidor, querer aplicar somente o lado da regra que beneficia a cia aérea, mas o lado que beneficia o cliente é deixado de lado…

  • Regis

    É muito choro por pouca coisa… Um monte de gente comentando que comprou passagem a R$ 75,00 e ainda reclamam da TAM? Quando é que vocês conseguiam comprar passagem a esse preço no tempo da Varig? Provavelmente muitos dos que estão reclamando nunca haviam voado de avião há uns anos atrás, quando as tarifas eram absurdas… A TAM já me levou para vários países devido aos pontos Fidelidade, não tenho o que reclamar da empresa.

  • Mariana Dias

    Comprei passagens pra ir pro Rock in Rio: NAT-RIO por 480 ida/volta… nem foi tanta promoção assim, tendo em vista os valores das promoções que saíram a pouco tempo.. mas mesmo assim não tive direito de marcar meu assento por ela estar classificada como promo! Achei um absurdo, ainda mais que isto não estava claro no site. Como o leitor descrito na matéria, tive que entrar em contato com a TAM, achando que o site estava com problemas, pra saber que não seria possível a marcação. Não quero viajar separada do meu namorado!

  • claudio sampaio

    Sempre procuro comprar passagens através das tarifas promocionais, e em 90% dos casos só consigo tarifas mais baratas pela GOL e WEBJET.

    Assim, diante de mais uma restrição da TAM, com esse tratamento desrespeitoso para com o cliente é que não vou nem consultar essa cia.

    Aliás tenho notado que a maioria dos problemas que acontece nos aeroportos com certeza se diz respeito a TAM, que vem atropelando tudo diante da pouca concorrência do mercado. Já está na hora da ANAC sair da mesmice e tomar atitude de agência reguladora, impondo penalidades a essa empresa. Solicito aos MELHORES DESTINOS passar essas informações à direção da TAM e convocar a todos que sejam prejudicados com mais essa vergonhosa atitude da TAM a tomar as devidas providências legais previstas no CDC e CC.

    NÃO DEIXEM ESSA CIA FAZER O QUE QUER. DÊ UM BASTA A MAIS ESSA ATITUDE RIDÍCULA.

  • Luana

    opta por outra coompanhia! A GOL não tem essas frescuras.

    • claudio sampaio

      Prezado LEONARDO MARQUES.

      Peço mil desculpas pelo equívoco, mas tem sua razão de ser. Na minha página não saiu nenhum comentário de "RABUGENTO",e sim o seu comentário logo após o meu. Assim, ficou evidenciado que vc estava me xigando de "RABUGENTO". Agora com o seu novo comentário pude observar que existe um codinome "RABUGENTO". Perdõe-me pelo ocorrido, mas parece até piada está situação.

      Pude também agora perceber que vc é o responsável por esse Blog de RELEVANTE IMPORTÃNCIA para todos que viajam e necessitam de apoio. Como é a primeira vez que posto aqui, coloque-me à disposição para qualquer colaboração.

      Atenciosamente

      • Leonardo Marques

        hehe… tranquilo claudio, está tudo esclarecido agora. Esse apelido também não colabora mesmo. Espero que ele deixe de usar.

        []'s

      • Denis Carvalho

        Claudio, uma dica: quando a resposta é para a pessoa, ela aparece dentro da mesma caixa, como essa aqui! =)

  • ethiani fraga

    tbm comprei passagens para meu filho e esposo que irão depois de mim para poa/gig,estou com medo de que fiquem separados …a não ser que cheguem muito cedo para fazer o check – in.

    é um absurdo…pelo menos se tivesse a opção de marcar o acento mesmo pagando,como estou acostumada a fazer na webjet.

  • Franklin Guerra

    OLHA EU COMPREI 4 PASSAGENS E CONSEGUI MARCAR O ASSENTO, SÓ ESPERO QUE NÃO TENHA MUDANÇA..POIS SE MARQUEI É PQ ERA POSSIVEL ..SIMPLESMENTE ASSIM.. E NÃO HÁ COMO MUDAR POIS SOMOS FRAGEIS PERANTE O PODER ECONOMICO DE UMA EMPRESA AEREA.

  • ethiani fraga

    daqui uns dias quem comprar PROMO não terá direito a lacre tbm !!!!!!

  • http://www.portalflightpictures.blogspot.com João Paulo

    Eu acho isso RIDÍCULO, a TAM vem a cada dia decepcionando mais ainda. Eu mesmo, que achava a tam a melhor empresa aérea do brasil, acabei nao gostando da empresa, nao sei pq. Sorte minha que na epoca paguei 200 reais, ida e volta ja com taxas incluso para guarulhos saindo de goiania, e consegui marcar um assento pelo próprio site, mas nao tinha opção de trocar de assento e se eu quisese eu teria que PAGAR ¬¬/

    a GOL tem bem menos burocracia, ja voei varias vezes, inclusive, fui a brasilia de GRAÇA com milhas, e tive todo conforto para escolher ou modificar um assento. gol ganha de 10 azero para a TAM.

  • Augusto

    Por isso que agora sempre opto (nesta ordem) por GOL / Avianca / Azul / Trip e dificilmente vôo pela TAM, primeiro quando viajei em fevereiro para o Chile com a TAM, fiz minha compra da passagem 3 meses antes (com Pontos) quando fui fazer meu check-in no aeroporto em BSB minha marcação havia sumido, e o atendente disse que isso acontece direto pois eles "derrubam o sistema", mas na verdade descobri que um vôo para o Chile da TAM antes do meu havia sido cancelado e que eles estavam dando prioridade de embarque para este pessoal, só consegui embarcar porque eu ia para GRU e fiz o check-in em BSB 4 horas antes do Vôo, mas eu vi muita gente indignada no balcão da TAM neste dia.

    Eu uso o Smiles + Cartão de Crédito, e direto vôo com custo de 4.000 / 1.000 milhas sem problema algum, nunca tive problema para pontuar, já na TAM tive que enviar o comprovante 2 vezes. Nunca tive problema para emitir, na TAM quando fui emitir para o Chile uma confusão com esse tal de Multiplus.

    E se eu quiser ir para europa/america/etc… posso ir de AirFrance, American Airlines, KLM, e quem sabe futuramente de Qatar (a GOL está em negociação para code-share, inclusive com milhas).

    Eu quero mais é que a TAM vá a falência e que a AZUL entre forte no mercado =).

    Abraços,

  • Bárbara

    Deveriam então restringir "os piores assentos" para serem marcados, pelo menos assim você teria como viajar perto dos acompanhantes.

  • Bárbara

    Deveriam então restringir “os piores assentos” para serem marcados, pelo menos assim você teria como viajar perto dos acompanhantes e evitar aquele troca-troca de assentos entre os passageiros querendo juntar uma família de 8 pessoas que estão espalhados pelo avião.

  • marcelo

    Eu comprei um bilhete aéreo PROMO pela tam (semana passada), e fiz a marcação normal.

  • vicente saboia

    A tam é mestra em sacanear o cliente. Isso já é prática dessa empresa do "tapete vermelho". depois que ela te vende a passagem tudo fica difícil para o cliente.

    eu vou de gol!!!

  • Karina Boson

    Eu tenho tido muitos problemas ou muito azar com a Tam. Neste final de semana fiz um vôo Curitiba-Rio com meu marido e duas crianças (1 e 4 anos). Na ida colocaram a gente em outro vôo da gol, na volta a gente veio em assentos separados porque minha reserva havia sido simplesmente cancelada. Por pouco não perco o próprio Voo. Me deparei com funcionários despreparados e indiferentes ao problema que eles (TAM) haviam criado. Uma falta de respeito inacreditável.

    A viagem anterior que eu havia feito com a Tam (marco) atrasou 3h sem qualquer justificativa. Para quem esta com criança pequena é uma eternidade.

  • alex

    Sem querer fazer trocadilho com a situação, mas acho que a situação permite: Se a TAM faz isso ela está sendo muito RABUGENTA com todos nós!!!

    kkkkkkk

    Abraços.

  • Juliana

    Achei um absurdo fazer isso, sem avisar os passageiros com antecedência. Deveríamos reinvindicar os nossos direitos.

  • Elizangela

    Voce pode ganhar dinhiero com isso, mas perde tempo, tem que chegar bem cedo para fazer o chekin para ter a chance de viajar com a pessoa q conhece.

  • Henrique

    Cobrar com refeição também é uma prática corriqueira em companhias pelo mundo. Nem por isso, Tam e Gol cobram.

    É questao de competitividade. Eu, se for preço igual, prefiro a tam pelo serviço de bordo. A medida que esse tipo de atitude vai surgindo, com certeza vou preferir a Gol. Comida ruim por comida ruim, melhor estar um assento melhor.

  • Araujo

    Dentro da aeronave…

    -Sras e Srs, bem vindos ao voo nº 9786…da TAM, peço por gentileza que afivelem seus cintos, ei senhor, sim, o senhor aí no fundo do corredor, poderia tomar seu assento para que o voo prossiga?

    -É..é que eu não consegui marcar meu assento, moça, ops, areomoça, ne?! Daí que no tal checkinho me deram a poltrona 30 e tantos, e eu tava procurando…

    -Meu senhor, qual o número e a letra?

    -Quem, o que? Eu não conseguir marcar no tal site! Num tinha a opção. Ah, parece ser 32F ou 32E, não sei, ta meio apagado e meu óculos ta um pouco embaçado.

    -Deixa eu ver para o senhor (e vai pegando o bilhete da mão do viajante…)

    -Hmm, estranho, o senhor é FIDELIDADE!

    -Sou o quê?

    -Disse que o senhor participa do Programa de FIDELIDADE da empresa.

    -Ah, tá, mas isso é bom ou ruim?

    -Veja bem…de acordo com a nova política de marcação de assentos…

    -Mas senhora, você acabou de dizer que sou fiel (na verdade sou santista, rs), isso não vale de nada?

    -Senhor, nós vamos estar realocando-o em uma poltrona da sua preferência!

    -Realoc…? Ah ta, bom mesmo, porque dá próxima vez, se eu não puder marcar minha vaga vou entrar e ir direto pra assento no fim do corredor à direita, certo?! Irei sentado no Trono, toda a viagem, pra me respeitarem melhor!!

  • Igor – Poa

    Fui comprar POA-GIG e não tinha opção de escolher.Ia direto para pagar e dizia que só no check-in.Dai cancelei tudo e comprei na GOL!

  • http://www.twitter.com/brunao05 Bruno Renato Felicia

    Concordo totalmente com você. Isso não era direito adquirido e sim uma concessão da companhia.

    Não gostou que vá voar de Gol, Azul, etc…

  • Aluska

    Acho que essa decisão é mais antiga ainda.

    Viajei em Dezembro na minha lua de mel pela TAM. Marquei os assentos tudo direitinho pois afinal quem quer viajar separado em plena lua de mel não é verdade.

    O problema é que quando cheguei pra fazer o check-in os lugares eram completamente diferentes. A gente teve que ficar se humilhando lá com as comissárias pra sentar lado a lado. E olha que nossas passagens nem promocionais eram.

    Agora imagina você em plena lua de mel sentando bem distante um do outro. A sorte é que em todos os voos a gente arrumou um jeito de sentar junto.

    A TAM pelo que eu vejo está cada vez pior e desorganizada…

  • Leandro

    Não. Se fizerem isso, acabam com o programa. A ideia é fidelizar o cliente e como prêmio pela FIDELIDADE você não marca assento!?

    Em tempo, estou com um voo com milhas e com os assentos devidamente marcados.

  • http://www.gustakatori.com Gustavo Takatori

    Como fazer para diferenciar as regalias de quem compra a tarifa normal da promocional?

    Alternativa 1: Melhorar os benefícios do que paga preço cheio.

    Alternativa 2: Piorar as condições do que pega a promoção.

    Nesse país é óbvio que a menos custosa para a empresa é a que ganha.

  • eduuardo pereira net

    É ridículo,vou evitar comprar pela TAM agora,´só se não tiver outras opções. Grato!!

  • Fernando MM

    Cara, por este e outros motivos eu que era um cliente tam assiduo tenho cada vez mais viajado apenas na gol por varios motivos:

    1 – a remarcacao na TAM eh absurda…eh tanta taxa/tarifa que voce nem sabe o que esta pagando

    2 – O servico cada dia piora nas lojas de aeroporto e check-in

    3 – Os atraso sao frequentes

    4 – Cada hora inventam uma restricao/moda diferente, nao comunicam aos clientes e fica tudo por isto mesmo…ridiculo

    5 – Nao sou otario e venho sendo tratado como tal pela TAM kkkkk (so para por um pouco de humor)

    Valeu galera, eh isso aeh, quem mais da comodidade ao cliente merece nossa fidelidade como usuario e com certeza a TAM esta na contra-mao do sucesso. Abs.

  • http://www.cuscuzcomovotravel.com Gislaine Soares

    Aconteceu comigo quando viajei para Mato Grosso pela GOL. Fiz igual a Lady kate jogando a bolsa no chão de tão indignada, porque fiz a reserva dos assentos no próprio site, levando impresso uma cópia e só percebi que o funcionário do check in havia mudado meu assento quando já estava sentada dentro do avião e outro passageiro veio reclamar. Chamei a comissária que não soube resolver o impasse e esta chamou outro superior que disse que minha escolha através do site não tinha valor nenhum. Reclamei dos meus direitos como consumidora, que não viajaria no corredor, etc. A sorte deles é que havia outros assentos vazios e o outro passageiro decidiu ficar noutra janela. http://www.cuscuzcomovotravel.com/p/direito-do-co

  • Andréa Siquei

    Pessoal, por favor, qual é o código promocional da Tam? É a segunda vez que eu posto, não obtendo resposta. Obrigada!

    • Leonardo Marques

      Oi Andéa,

      Você não precisa preencher esse campo, deixe ele em branco. Ele está aí porque um dia a TAM pode lançar algum código promocional aí ele será digitado neste local.

  • Fernando

    Olha que coisa engraçada. Acabei de comprar uma passagem de São Paulo para o Rio de Janeiro para sexta agora pelo site da decolar por R$ 117, já as taxas. A busca dizia que o melhor preço seria da TAM. Fui ver no site para tentar comprar por lá sem os encargos e para minha surpresa a passagem segundo o site da TAM estava R$ 734, e dizendo ser a mais barata, hauahuahauha, essa TAM é uma piada mesmo!!!

  • mario

    acho que voce deve concordar então que devemos partir para completa desregulamentação ,com autorização para companhias low cost como a ryan air,poderem ter linhas regulares

  • GILMAR

    ISSO SERVE DE ALERTA PARA A CONCORRENTE GOL,IMAGINE VC VIAJAR NO ASSENTO 3A E SUA FILHA MENOR DE IDADE NO ASSENTO 24B, QUE POUCA VERGONHA EM TAM, RESPEITEM NÓS PASSAGEIROS PORQUE NÃO SOMOS CARGAS, INCLUSIVE O SUCESSO OU O FRACASSO DE VCS DEPENDE EXCLUSIVAMENTE DE NÓS, PASSAGEIROS.

  • Guilherme

    Se queremos então outros serviços embutido junto com a compra de passagem então não poderemos reclamar que as passagens lá fora são tão mais baratas do que aqui. Quando querem diminuir os preços tirando os serviços reclamam.

  • Guilherme

    Neste caso era só você ter pago um pouco a mais e ter direito a reservar o assento. Com certeza você chegou no mesmo lugar se tivesse reservado o assento. Só não pode é querer pagar a melhor tarifa e ter tudo incluso.

  • Cristina

    ABSURDO!!!O que mais poderia achar de uma coisa dessas? Não sabia disso porque ultimamente não tenho voado pela TAM, que nem tem apresentado tarifas tão boas assim. Minha intenção é não procurar por essas tarifas no site da empresa, né. Vamos voar com quem nos respeita como cidadãos e consumidores que somos…

  • Carlson Weber

    A TAM já é antipática por natureza, agora com esta medida ridícula, e discriminatória, vai ganhar o oscar da antipatia.

    Eu entendo isso como uma humilhação ao cliente que opta pela promoção. Tipo assim: Se você não tem cacife para comprar uma passagem ao preço normal, você não tem o direito de escolher onde vai sentar.

    Viajo ate de Viação Cometa, mas não compro uma passagem promocional da TAM. Espero que muito mais gente faça isso.

  • Armando

    É sim um absurdo mudas as regras do jogo assim, como consumidor, acho inaceitável. Caros colegas consumidores desse serviço, ficar defendendo uma companhia milionária que está prestando um serviço pra nós da forma que ela quer, também é inaceitável. Comprei uma passagem pra minha noiva e se soubesse disso, teria comprado na concorrente.

  • Carlson Weber

    Guilherme, pelo visto você é funcionário da TAM também. Isso é desrespeito ao consumidor e ponto. Acho que o Procon deveria acionar esta empresa.

  • Ingrid

    O combinado não é caro nem barato. Tem que deixar claro se pode ou não marcar assento pagando quase nada… Ah, você faz questão de viajar juntinho ? A família toda ainda ? É daqueles que faz barraco se tiver que ficar separado durante algumas horas ? Sem problemas, compra uma passagem mais cara para todos, oras !!! O que a companhia aérea vende é o transporte de um lugar X para outro lugar Y numa determinada classe. Só !

    • Rogério Silva

      O problema é que esse "mais caro" na TAM é normalmente o dobro ou o triplo do preço promocional. Seria mais justo se adotassem algo como a Ryanair ou Webjet faz: uma taxa justa para marcação de assento, ou seja, mais receita para a empresa e passageiros felizes, além de mais agilidade no check-in. Ninguém sabia que, por exemplo, a Webjet foi a mais pontual nos últimos 6 meses? Creio que o esquema dela de simplificar as coisas tenha ajudado. Até o excesso de bagagem já pode ser pago previamente. Isso agiliza os procedimentos de embarque.

  • Armando

    Infelizmente, Carol e César, no momento do Check-in vc vai perceber que pode estar em outro assento. A TAM diz que essa é uma "pré-marcação" de assentos, que eles podem mudar na hora do embarque. Aconteceu comigo.

  • Renata

    Em toda europa, as passagens baratas não dão direito a escolher lugar… Brasileiro quer preço barato e mordomia. Pague mais caro! Qual problema de passar 2h sentado separado? Se for criança, idoso, etc, eles vão arrumar lugar junto no check in. Eu, hein.

    • Rogério Silva

      O problema é que no Brasil isso não funciona assim. Na hora do check-in até os passageiros se irritam com outros passageiros em relação a esse problema de não-marcação. Atropelam outros na fila, os atendentes não conseguem colocar os passageiros juntos, má-educação etc. Veja depoimentos em mensagens acima. Seria mais justo e vantajoso se a TAM cobrasse uma taxa de marcação de assentos facultativa como exatamente várias companhias na Europa já fazem.

  • Fernando

    Lembrem-se como consumidores temos inumeras opçoes de companhias…..concorrencia que nao vai faltar…..seria bonito pelo menos deixar claro ao cliente e nao colocar asteriscos pequenos ou nem avisar em midia….paixao por atrapalhar a servir

  • http://www.sepluganomundo.sairdobrasil.com Cidilan (@Sepluganom

    Ethiene, pelo sim ou pelo não… é chegar mais cedo, e fazer o check in. :)

  • Gabrielle

    A própria TAM diz no final de seus vôos: "Sabemos que a compania áerea é uma escolha do cliente. Obrigado por escolher a TAM airlines". Em outras palavras, vá de GOL.

  • Rogério Silva

    Sou do tempo da VASP, Varig. Não havia marcação de assento, exceto em classe executiva ou na primeira classe, quando era o caso. Ao abrir os portões de embarque era como o estouro de uma manada. Espero que a TAM não chegue a esse nível, embora já vejo gente chegando duas horas antes nas filas de check-in da TAM para tentar marcar assentos que satisfaçam melhor suas necessidades. E não se esqueçam: Europa é diferente. Lá tem conceito de cidadania formado. Aqui ainda não.

  • http://www.criacaoe.com.br Rodrigo

    Acho que não poder escolher é uma forma de discriminar o cliente como já aconteceu no caso dos assentos mais confortáveis no começo do ano, desta forma a Tam perde ponto se não parece se preocupar com seu cliente.

  • ju

    Não temos que copiar tudo da Europa/EUA. Os aeroportos destes lugares tem melhor administração que o Brasil. Ficar no check-in com crianças não é fácil. Quando o aeroporto esta lotado ninguém respeita passageiros especiais, inclusive na escolha de assentos.A empresa aérea não tem nenhum custo em permitir a marcação de assento. Não concordo com a proibição.

  • ju

    Dou preferência para empresa que permite a reserva de assento. Este é um diferencial na escolha da passagem, que pode ser explorada pelas concorrentes.Já tinho notado isto no site da TAM a poucos dias, por este motivo estou pensando em optar pela GOL.

  • Weide Souza Barcelos

    Não concordo com a TAM, comprei da GOL na PROMO por menos e marquei os lugares. Nunca voei de TAM mas nessas condições prefiro não voar, até porque tenho criança pequena.

  • Beto Freitas

    Também fiz como você, Weide. Fiz valer o meu direito de escolha como consumidor. Pesquisei na TAM e na Gol antes de comprar e encontrei voos praticamente no mesmo horário, para o mesmo destino e com o mesmo valor de tarifa. Naturalmente, optei pela Gol, que me oferece a possibilidade de reservar o assento que eu bem entender. Com essa restrição, a TAM se tornou uma espécie de Webjet para mim. Uma companhia em que só viajo na última hipótese, somente se oferecer um preço bastante competitivo. Porque em companhias assim o custo é baixo, mas o benefício é quase zero.

  • Beto Freitas

    A TAM, se pudesse escolher, não atenderia a passageiros que só viajam com tarifas promocionais. Ela atende porque costuma ter muita ociosidade em trechos e horários que não são utilizados pelo público corporativo, que é o alvo da Companhia. A GOL, a Azul e a Webjet, por sua vez, surgiram pra atender a esse nicho e, portanto, não veem quem paga tarifa PROMO como "intruso" em suas aeronaves. Ao restringir a escolha do assento, a TAM apenas reforça sua vocação elitista, herdada de uma época em que apenas os mais afortunados podiam cruzar os céus desse país de avião. Varig e Vasp também estiveram presas a esse passado e acabaram falidas.

  • RENATA

    Acho isso um absurdo,pois nos compramos e pagamos, acho que seria o minimo que eles poderiam fazer.Afinal eu e meu marido querem viajar junto obvio, mas sera que na hora vam nos colocar juntos.

  • Roberto Santos

    Prezados amigos,

    Desculpe a falta de informação, mas acabei comprando 2 passagens (ida e volta) para 2 pessoas pela Tam e também não tive a opção de marcar o assento. Sendo assim, eles podem cancelar minha passagem, ou só vão colocar eu e meu pai em lugares diferentes? Porque não vejo problema em viajar separado, só vejo problema é em não viajar, cancelarem ou cederem minha passagem à outra pessoa e fazerem eu cancelar o voo, essas coisas grotescas que ocorrem no Brasil. Alguém poderia me explicar, por favor, se o meu lugar na aeronave

    e garantida, independente assento? Ou eles podem cancelar a passagem? Obrigado!

    • Denis Martins

      Calma, Roberto! Mesmo sem marcar o assento o voo está garantido desde que você compra a passagem. Agora quanto a viajar separado, vai depender da sorte mesmo, pois vc vai marcar na hora do check-in. Um adica é chegar mais cedo ao aeroporto ou fazer o check-ín pela internet para garantir assentos juntos.

  • macros

    É quando tem criança de 4 anos, se eles separarem as poltronas da mãe e filha, fica muito dificil..

  • Tatiana

    Essa postura da TAM é um absurdo! Uma falta de respeito. Eu por exemplo estou viajando com uma criança de 4 anos e um bebê de 9 meses. Corro o risco de ver minha filha de 4 anos viajando sozinha, e ir separada do meu marido, sendo que ele me ajuda nos cuidados com as crianças. A TAM não tem solução para o meu problema. O PROCON, o Juiza de Menores, a Infraero deveriam tomar alguma atitude contra essa prática abusiva e irresponsável da TAM. Como posso deixar um incapaz viajar sozinho????

  • Tatiana

    Tudo bem, pode ser uma cortesia. Mas e no caso de você estar com crianças, vai deixá-las viajar sozinhas…. isso é abandono de incapaz. É crime, é uma tortura com a criança. Um absurdo!

  • Nildo

    Bom, a empresa teriam por obrigacao comunicar ao cliente na hora da compra de tarifas promocionais que o assento so seria marcado no chekin, pois apos a compra nao tem como voltar atras, e fica uma pulga atras da orelha se vai ou nao conseguir embarcar, eu fico receoso com isso, mas ainda que incomoda quando voce vai tentar marcar o assento e aparece a palavra RESTRITO, poxa eu comprei o bilhete, nao foi de graca, mesmo que e na promocao, dada pela propria TAM, nao viajo mais nesta companhia.

  • Adriana

    Acho isso um absurdo eles nao comunicarem, direitos são iguais para todos.

  • Tania Brsk

    Não deveriam ter restriçoes de escolha dos assentos. Pois a tarifa PROMO é oferecida pela própria TAM Outrossim caso use os pontos de fidelidade, também já pagamos por isso nas taxas dos cartões. Enfim, a administração e a politica da empresa é retrógrada e antiquada.

  • Cristiane

    Nunca havia conseguido comprar passagens promocionais da TAM até o momento, e só descobri no site de vcs que não poderia marcar o assento (perdi quase uma hora tentando em vão achar algum link no site da TAM para marcar assentos. Achei que o site estivesse com algum problema). ABSURDO!!! Quanto custa para eles deixar o link habilitado??? O que não fazem para deixar o cliente (in)SATISFEITO!

  • rogerio

    AXO UMA NORMA ABUSIVA QUE DESCRIMINA AS PESSOAS QUE NAO TEM DINHEIRO PARA PAGAR UMA PASSAGEM MAIS CARA FDS SE NO MUNDO ISSO NORMAL MORAMOS NO BRASIL E NAO PODEMOS ABAIXAR A CABEÇA PARA ESSAS PALHAÇADAS DESSAS COMPANHIAS AEREAS.

  • Edelson

    Fiquei extremamente decepcionado com a TAM. Escrevi no "fale c/ o Presidente" e a reposta foi sínica: "compre outra tarifa". Pois bem: sempre viajo com a minha esposa e neta. Alem de viajar separado, ainda estou arriscando que um membro da família fique para trás. Adeus TAM. Nossa última viagem será em novembro para a Formula 1. Já tenho outras duas passagens compradas, mas em outra companhia. A TAM só em caso de extrema urgência.

  • Julio Cezar

    Adriano e Marcbina

    Deu para perceber que vocês são funcionários da TAM.

    Como já falaram, no site da companhia não tem nada claro avisando sobre isso. E faço de minhas palavras as mesmas dos outros colegas que não gostaram dessa mudança que fere os diretos do consumidor, já postei minha reclamação no Reclame Aqui e farei bem mais do que imaginam. Se é guerra que vocês querem, então guerra vocês vão ter.

  • Julio Cezar

    Eu como achei um absurdo essa atitude da TAM. Já fiz um pouco mais cedo minha reclamação no site Reclame Aqui, semana que vem irei entrar em contato com a Anac, Procon, o que for para ferrar a TAM nessa atitude. Se a TAM não acabar com esse absurdo, será a última viagem que farei pela TAM. Passarei a viajar pela TRIP ou GOL.

    Este é o link da minha reclamação no Reclame Aqui: http://www.reclameaqui.com.br/2500907/tam-linhas-

  • Rodrigo Aquino Lopes

    BOICOTE A EMPRESA TAM. NÃO VIAJEM MAIS POR ESSA EMPRESA QUE DESRESPEITA O DIREITO DO CONSUMIDOR.

  • Enio

    Realmente estamos no 3o mundo ! O mundo dos espertos. No caso as cias aéreas…

  • Fernanda

    Deixei de voar com a TAM para Buenos Aires por não poder escolher os assentos. Preferi um voo da gol.

  • Fernanda

    Hoje vou deixar de comprar passagem da TAM para Buenos Aires por não poder escolher os assentos. Preferi um voo da gol.

  • Luiz Brandão

    Acho uma falta de respeito. Se coloca á venda um produto para angariar clientes, acaba perdendo-os, por atitudes antipáticas.

  • José Maria Co

    Credo! Se o presidente da TAM responde assim, imagino que a coisa vai de mal a pior com essa cia, que cada vez é mais decepcionante. Ela oferece as vantagens e depois cria as dificuldades, sem contar as mudanças repentinas de regras e pontuações para viagens. De uma hora pra outra ela decide que a pontuação para os trechos tem que aumentar. Inflaciona até pontos!! Nunca vi isso!

  • Geomir Alysson

    É por essas e outras que eu só voo pela Azul…

  • tania

    é mesmo ridiculo vou viajar com meu marido e minha finha fiquei preucupada ela é grudada no pai e se colaocarem ela separada de nos dois? noss! absurdo isso!

  • sandra costa

    Fiquei super trite com a Tam sempre voei por ela mas agora fiquei decepcionada em não poder escolher o assento ,comprei 5 passagens para o fim de ano 3filhas,eu e meu marido corremos o risco de irmos todos em assentos separados só pq é tarifa promo eu acho que não tem nada a ver

    uma empresa tão boa como a tam fazer isso com seus clientes, estou indignada se isso não mudar vai ser a ultima vez que viajo pela tam.

  • sandra costa

    sim aconteceu com minah irma~que veio de fortaleza para o rio

    com os dois filhos ela achou que tinha marcado assento e resultado na hora do check_in descobriu que um estava deslocado do outro ela pediu para as pessoas se conseguiam trocar e graças a solidariedade de alguns passageiros eles conseguiram vir todos sentados jun tos que horro.

  • Clécio Antoni

    Gostaria que me informassem se posso fazer o check-in com bastante antecedencia, como por exemplo quando da compra da passagem aérea,como por exemplo com 3 meses de antecedência ao voo.

  • francisco

    Ridiculo, deixei de comprar 06 passagens por uma diferença R$ 70,00 de outra companhia, para poder voar com a tam, sendo que no final tenho esta surpresa RESTRIÇÃO DE ASSENTOS, falta de respeito com o cliente….

  • antonio marcos

    Acho um absurdo não poder marcar o assento, vou viajar com meus filhos e esposa e não gostaria de viajar separados, fui pego de surpresa nessa, a companhia vai perder muitos clientes por essa simples decisão.

  • elisangela

    até o momento de confirmação da compra nada é falado…isso é uma enganação .Quero ver o problema que terão de separar filhos menores de idade dos responsáveis…cabe processo aí….

  • Andréia Barro

    Estou viajando com meu filho que tem 3 anos. Me informaram, DEPOIS DA COMPRA DAS PASSAGENS, que com 72 horas antes do voo poderiamos marcar os assentos. Como não consegui fazer pela internet estou tentando pelo telefone faz mais de 2 horas e nada! Quero ver na hora da viagem se me deixarem numa poltrona beeem distante do meu filho, se as comissárias que irão cuidar dele!!!

    Indignação total com essa TAM

  • Jessica

    essa é a pior política da TAM! se a diferença não for tão grande no preço comparado a outras operadoras, excluo a possibilidade de voar pela TAM!

  • jôao domingos

    bom dia!minha opiniâo tira a promoçâo,casal nenhum merece viajar separado, por calso de uma mixaria, a Tam cria o problema e claro, que todo mundo familias e amigos, querem sentar juntos.De novo tira a promoção acabou a briga.Vamos viajar em paz.

  • Adan Oliveira

    a Gol tem seus problemas mas sempre que compro passagens promocionais de Boa Vista-RR / Rio de Janeiro eu posso marcar os assentos… depois que comprei a passagem e finalizei a compra percebi essa restrição fiquei decepcionado com essa empresa…

  • Vitor

    Estou numa situação similar a essa (na verdade pior). Fiz uma reserva na loja da TAM viajes ontem e a atendente não me informou que eu não teria possibilidade de marcar assentos. Estou indo para Orlando com meus 2 filhos e minha esposa porem meus dois filhos tem 2 e 4 anos. Não existe a menor possibilidade de eles sentarem separados. Estou tentando cancelar a passagem mas existe uma multa de U$ 200 por pessoa. Acabei de enviar uma mesnagem apra o presidente pedindo bom senso e estou no aguardo da resposta.

  • Rodrigo

    Estava comprando as passagens pela TAM, quando me dei conta que tinha essa estúpida restrição de reservas de acento. Suspendi o processo de compra, entrei no site da GOL, comprei a passagem e reservei meu acento. Quando se tem opções e a concorrência é acirrada, medidas BURRAS afastam o cliente. Desde então nunca mais voei pela TAM!

  • Frederico Laufer

    Prezado, concordo com você. Alias normalmente quando se paga mais barato é porque o bilhete foi comprado com muito mais antecendencia, ou alguem ja comprou bilhete promo 5 dias antes da viagem? é uma decisão antipatica demais. e se os passageiros forem crianças viajando juntas, não se pode escolher os assentos? ja pagamos muito caro por tudo e einda alguns defendem que é politica mundial. então que seja politica dos voos no brasil não atrasar, reduzir tarifas e torna-las acessiveis a TODOS, ter informações claras no site no momento da compra, etc.

  • Naiza Jota

    É um absurdo a falta de respeito para com os clientes, além de taxas de embarque e muitos impostos acoplados as passagens, ainda temos que nos subordinar a viajar separado de nossa família, um aburdo, pra quem viaja sozinho beleza! Mas, quem vai com a família, não dá. Fora Tam!

  • Roni

    Penso ser incabível a iniciativa da TAM. Porque devo ser tolhido de um direito se os voos atendem unicamente ao interesse comercial da TAM? Isso não faz nenhum sentido.

    A TAM deveria ter bom senso e declinar da iniciativa equivocada o mais rápido possível.

  • Josimar Alves

    DEIXO AQUI TAMBÉM A MINHA INDIGNAÇÃO POR NÃO ESCOLHER O ACENTO QUANDO COMPREI A PASSAGEM. VIAJO SEMPRE PELA GOL ONDE SEMPRE ESCOLHO O ACENTO ESTA É A PRIMEIRA VEZ NA TAM E ESTÁ COM ESTA PALHAÇADA. SE EU PAGUEI, EU TENHO O DIREITO DE ESCOLHA. NÃO HAVERÁ SEGUNDA VEZ DESTA FORMA.

  • Boladona

    Estou passando pelo mesmo problema, comprei uma passagem com conexoes para punta arenas no chile. Com trecho nacional tam e internacional lan arlines. Simplesmente marquei os assentos na hora da comprar e quando imprimi o bilhete nao apareceu. Ou seja, só vou saber meu assento na hora. Acho isso uma falta de respeito com o cliente. Meu voo é super cansativo ainda vou ter que ficar me estressando com isso.

  • Darcílio

    Sempre viajamos pela Gol. Em janeiro de 2012, resolvemos experimentar os serviços prestados pela Tam. Ao dirigir-nos ao balcão de Check-in, fomos orientados a fazê-los naquelas máquinas eletrônicas instaladas nas proximidades dos balcões (onde começa toda bagunça). Como não sabíamos manusear aquele aparelho, a funcionária o fez para nós. Ao conferir o bilhete, para a nossa surpresa (na Gol sempre viajamos juntos), minha esposa ia viajar na frente, meu filho no meio e eu lá nos fundos da aeronave. Ao ser questionada a funcionária alegou que não erma mais possível pois, o check – in já havia sido realizado. Inssisti, dizendo que queria viajar junto com minha esposa e meu filho. Fui conversar com a gerente de balcão, e essa por sua vez, disse que nós pedíssemos às comissárias, para agilizar assentos juntos. Ao questionar a desordem desse serviço, ela olhou na minha cara, e falou: – o sr. tá viajando na classe econômica…. Achei uma grande falta de respeito. Vamos viajar em janeiro novamente, comprei em outra classe; quero ver o que vão falar, agora. Abraços a todos do Forum

  • Marcos Gomes

    Acabei de obter esta triste constatação. Comprei passagem para os meus pais que virão me visitar em junho, inclusive, nessa época, viajarei alguns dias antes pra lá pra vir com eles, porque minha mãe tem muito medo de avião, mas se sente mais segura entre mim e meu pai… Qual a surpresa ao saber que poderemos vir os três separados. De nada adiantou eu comprar a passagem na TAM. As passagens na GOL estavam com preços semelhantes, mas acabei optando pela TAM. As passagens estão em promoção, mas praticamente não usufrui pq escolhi voos com ida e volta durante o dia, também por causa da minha mãe, que estão bem mais caros, pelo visto tudo em vão. Acabei de ligar pra TAM e acessei com meu cartão fidelidade, ouvindo a gravação dizer que teria prioridade de atendimento. A mesma gravação disse que eu seria atendido em 30 minutos. Deixei o celular no viva voz, esperando pra perguntar justamente sobre marcação de assentos promocionais, quando encontrei este post no MD, aos 42 minutos de espera… Tenho certeza que se continuasse esperando, a ligação cairia, como caiu nas três vezes anteriores que eu tentei. É simplesmente um desrespeito ao cliente. Não me importaria de pagar pela remarcação, contato que tivesse o direito de vir próximo aos meus pais. Deixo aqui registrado minha indignação. Caso não consiga vir no mesmo bloco de poltronas dos meus pais, irei mover uma ação contra a TAM.

  • roberto andrade

    Comprei um trecho de São Paulo para Nova York em uma loja TAM VIAGENS e não fui informado deste procedimento pela vendedora de bilhete que segundo ela não poderia marcar o assento pois o site da TAM estava fechado.
    TAM NUNCA MAIS.