TAP poderá ter voos de Lisboa a Belém e Manaus

Denis Carvalho 6 · setembro · 2013

Manaus e Belém podem estar perto de ter uma ligação direta para a Europa. De acordo com o site português Presstur, a TAP está planejando a abertura de voos para as duas capitais na região Norte. De acordo com a publicação, a expectativa é que a companhia concretize em breve um reforço em sua frota para iniciar os novos voos, que já estariam praticamente definidos.

A TAP é a companhia que voa de mais cidades brasileiras para a Europa e também a que mais transporta passageiros do Brasil ao Velho Continente. O governo português avalia que este é um dos mais valiosos ativos estratégicos da companhia, que está em processo de privatização.

Segundo o Presstur, o desejo da TAP de chegar ao Norte do Brasil não é recente, e há alguns a companhia planeja voos a Manaus. Para isso, a TAP estaria incorporando dois aviões de longo curso e dois de médio curso e as autorizações legais para que iniciar as vendas na rota do Norte.

Isso, porém,  não quer dizer que os voos venham a se concretizar ainda este ano, pois a abertura das vendas têm que ocorrer sempre com uma antecedência de meses. De acordo com o site português, a TAP costuma iniciar novos voos em junho, aproveitando o início do verão na Europa, o que fará ainda mais sentido no caso de Manaus e Belém, já que algumas fontes da companhia acreditam que “será uma rota com procura significativa nos mercados emissores europeus, pelo crescente interesse que demonstra em destinos de ecoturismo e turismo de aventura”. 

Leia a matéria no Presstur

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Maravilha de notícia, hoje a menor tarifa para sair de Manaus com destino a Europa é fazer uma ponte em Miami o que toma o tempo da viagem maior e mais cansativa.

    • Adriana

      Diogo, me conta qual a cia que vc está pesquisando, fazendo manaus-miami-europa

      • a american faz, manaus – miami – londres / manaus – miami – madri ( e conexões ) o preço vai de 2200 em diante…fui recentemente pra londres de american em alta temproada foir 3300

        • Adriana

          Bruno, vc sabe me explicar como faço para fazer aquela parada em Lisboa, sem pagar extras, quando voo pela TAP? Meu trecho é Manaus-Milão

  • Marcos Sobral

    Ótima notícia. Melhora as ofertas nestas regiões. Pena que a TAP seja tão cara.

  • Ainda acredito que a melhor opção seria um voo da Condor ligando o Norte à Europa. As possibilidades de conexão em Frankfurt são inimagináveis, além do preço ser super competitivo (considerando o valor aplicado nas rotas até Recife e Salvador). Ao meu ver, seria também o melhor retorno para o turismo local, já que é impressionante o número de turistas alemães que visitam a Amazônia todos os anos.

  • Vantagem mesmo a TAP sendo careira, para visitar a Europa temos que ir ao sudeste ou nordeste, dependendo da empresa aérea um dia inteiro de viagem é perdido, aconteceu comigo, eliminar um trecho será vantagem no tempo e dinheiro.

  • Amarildo Rodriguez

    Acho a iniciativa excelente para os milhares de passageiros de Belém que viajam à Europa, mas precisam deslocar seus embarques para outros centro do Brasil. Além disso, cria um canal muito positivo para o turismo local, que além da floresta amazônica o Pará oferece outras possibilidades para os estrangeiros como prais de água doce e salgada, o turismo religioso, o cultural e outros.

    • Gustavo Saltini

      Antes de atrair turistas estrangeiros Belém precisa ter o básico de infraestrutura. A cidade tem padrão África de saneamento, apenas 6% dos domícilios estão ligados à rede de esgoto. Estive em Belém ano passado e fiquei chocado, mesmo nos bairros ditos nobres tem esgoto correndo a céu aberto pra todo lado.

      • Moura

        Tanto esgoto quanto como tem em Manaus, Recife e
        Fortaleza, e nem por isso deixa de haver procura de turistas para aquelas cidades e para Belém tb. Só para vc ter uma idéia, um dos cruzeiros que passam por aqui todos a anos, teve um problema técnico e precisou ficar parado. Foi então oferecido voo de volta. Resultado? Só metade dos passageiros resolver ir embora, a outra metade gostou tant da cidade que preferiu ficar por aqui e aproveitar o que tem de bom. A noite de Belém e uma das melhores do pais, temos excelentes ambientes para todo o gosto. Sofisticados tb. Não e a toa que entre os 50 melhores restaurantes da América Latina Belém foi a única capital a figurar na lista fora do eixo Rio-São
        Paulo como "Remanso do Bosque".
        Resumindo, aqui tem estrutura sim, que significa serviços com vários supermercados 24 horas, perto do centro, coisa que Curitiba não tem e nem Paris, entre outros equipamentos afins, como a Estação das Docas, complexo turístico portuário que foi inspirado mas ficou muito superior ao Puerto Madero de Buenos Aires, e que está inspirando a revitalização do Porto do Rio.
        Ademais, além do mais bonito e imponente skyline do Norte e um da mais bonitos do Pais, se esperar toda a cidade ficar um brinco com as obras em andamento mesmo sem copa, vai ficar ainda melhor. Só falta mais pessoas prestarem atenção ao que rola sobre e na capital histórica e cultural do Norte.
        Venham ver a maior festa cristã do Mundo por exemplo, que se chama Círio de Nazaré e reúne mais de dois milhões de pessoas num só dia.

  • Ivete Alves Sotero

    Oi Léo e/ou Denis voces estão sabendo da nova da TAP VICTORIA pois aí vai.
    A TAP VICTORIA para cada bilhete premio a partir do Brasil, somente em voos TAP, será cobrado o Adicional de Serviço Victoria, que inclui o valor adicional de serviçoi de emissão de bilhete Euros 5 se for emissão online e Euros 25 pelo Centro de Assistência Victoria mais o adicional de combustível Euros 200 sim é isto mesmo duzentos euros além das taxas usuais de embarque e etc.
    O adicional de Serviços Victoria será cobrado em um documento separado do bilhete.
    Recebi está informação da TAP VICTORIA em 6 de setembro.

    Parabens para voces e sua equipe.Admiro o trabalho de voces e tenho aproveitado as dicas quando posso.
    Uma sugestão que acho valiosa em relação as comentários postados no MD é em relação ao lugar em que a pessoa reside isto é; as vezes a informação é valiosa mas não sei se me serve pois resido em Maceio-Al. Outra é em relaçao a siglas de aeroportos que geralmente não identificam o lugar. Grata.

    • Essas tarifas de emissão da TAP Victoria são abusivas. Nunca mais mandarei meus pontos pra lá.

    • luiz

      realmente e um abuso essa taxa cobrada pela tap estou meio preso pois tenho 80.000 pontos que vecerao em 28/09 e tenhoi que trocar por uma passagem mpara nao perder a milhagem
      o que estou em duvida e se havera cobrnca caso eu solicite uma passagem para uma cia coligada que figurem na star aliancee MD SABERA DESTA RESPOST alguem tem conhcimento

  • E uma vergonha essa tapcvictpria. O Mp deve abrir um inquérito civil contra a companhia, pela abusividade dessas taxas.

    • luiz

      concordo com vc pensei em postar essa reclamacao no reclame aqui o que acha

  • Tava mais do que na hora! É um absurdo sair de Belém, descer pra São Paulo (p. ex.) pra depois subir novamente pra Portugal, perde-se no mínimo 8h nessa brincadeira.

  • Vasques

    Ótima noticia, espero que as tarifas venham com um preço justo. Moro em Manaus, onde encontramos tarifas mais baratas pra Miami do que ir para o sul do Brasil. Três anos seguidos indo pros U. States, ano que vem vou respirar ares europeus.

  • Rogério

    Maravilha!!! Vai ser uma excelente rota para explorar toda Europa partindo da região norte!!!

  • Manaus agradece… Já tava mais do que na hora… Europa aí vou eu…

  • luiz

    esse valor de cobranca de taxa pela TAP e um absurdo em epocas de promoicao e quase o prece de uma passagem o que podemos fazer??????

  • luiz

    Caro Denis
    A respeito da nova cobranca que a tap esta cobrrando 200 euros para emissao de bilhetes no programa tapvitoria,ele sera cobrado caso venhamos a solicitar um voo em cia parceiras da Tap ou sera somente voos operados por ela
    Vcs sabem algo a respeito

    • Luiz, por enquanto não sabemos nada a respeito. Vamos verificar

    • Ivete Alves Sotero

      Oi Luiz eu liguei para o Centro de Assistência Victoria e êles me confirmaram que a cobrança é sòmente para os voos da TAP. Ivete.

  • luiz

    Ontem fiz uma indagacao sobre a taxa cobrada pela TAP 200 euros para emissao, vcs nao publicaram infrmando qua a adminsitracao do site iria ver????
    hoje postei outra a respeito e ela tambem nao foi publicada
    qual o problema poderia saber

  • edney

    Fiz esse a pouco tempo manaus/madri de american com conexão em miami e nova yprk minha conexão em miami foi rápida em nova york foi de um dia aina deu p conhecer a bela cidade…procurando no sistema se acha bons vôos..

  • Mateus

    Já está confirmado o início das operações da TAP de Belém para a Europa. A ligação será Lisboa-Manaus-Belém-Lisboa. Fazendo essa triangulação. É uma excelente notícia para nós nortistas, pois não teremos que absurdamente "descer" para depois "subir"!!!