TAP começa voar para Porto Alegre no dia 12 de junho

Leonardo Marques 10 · janeiro · 2011

A TAP anunciou hoje que começará voar para Porto Alegre no dia 12 de junho. Serão quatro voos por semana entre Porto Alegre e Lisboa em aviões Airbus A330.

O primeiro voo parte de Lisboa no dia 11 de junho, já o primeiro de Porto Alegre parte no dia seguinte. Os voos terá duração de 10:30h.

A empresa ainda aguarda autorização das autoridades para iniciar a venda de passagens, mas como ela já anunciou até a data de início, certamente as negociações já estão bem avançadas.

A TAP já tem voos no Brasil nas seguintes cidades: São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Recife, Fortaleza e Natal.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Carlos

    Há um tempo, se falava de um vôo da TAP aqui pra Curitiba. Agora, acho difícil que isso venha a acontecer.

  • Pedro

    quero ver como que o Salgado Filho vai ficar com um A330…… impossivel e vergonhoso!

    E outra, com aquela pistinha de 2250m….

    • Eduardo

      A pista é curta mas da conta. a Tam opera aos finais de semana com A.330. A Aerolineas faz fretamentos POA/MIA com A340 já operou 747.

      Mas se a pista fosse maior outras opções seriam criadas.

      • Paulo Rosa

        Exatamente. A pista curta não impede operações com A330, A340 ou 747, mas impõe restrição de carga. Mesmo com a atual pista curta, o A330 da TAP tem capacidade para voar de POA até LIS com lotação completa de passageiros e com alguma carga.

        Eu acho que até que a pista de POA seja ampliada, o lucro da TAP com esta rota vai ser pequeno. Eu vejo isto como um investimento da TAP para o futuro. Em 2013, quando a ampliação da pista de POA estiver concluída, outras empresas européias e norte-americanas vão querer voar direto para POA. Só que aí a TAP já vai estar há dois anos operando a rota, já vai estar com seus slots e espaço no pátio garantido. Além disto, certamente quando as outras empresas chegarem aqui, a TAP vai ter a preferência do público por ter sido a primeira empresa a voar direto de Porto Alegre para a Europa e pela comodidade de voar numa empresa qaue fala a nossa língua.

        • Leandro

          Muito bem colocado teus argumentos Paulo. Concordo com você.

          Acredito que melhoras mesmo só irão acontecer quando a pista for realmente Ampliada.

          Enfim, acho que teremos que esperar ate Junho para vermos o preço.

          Calculo que irá girar em torno de uns 2000 reais ou 650 Euros

          • Pedro

            se for 650 euros é bem barato. É quanto a iberia ta cobrando saindo do rio ou SP.

            Acho que vai para mais de 870 euros. +-2000 reais, para mais…

            vamos ver!

          • Igor

            Esse negócio da pista é mentira!

            A Varig Operava com 747, a Aerolineas opera aqui com 747, Kalita Air já posuou aqui com 747.

            Sem falar nos gigantescos aviões de cargas!

        • Pedro

          Sem duvida o A330 pousa la, e decola também.

          Quando a Varig tinha um 747, ela complementava rota, do Galeão para POA.

          O A330-200, que é o da TAP e da TAM, precisa de 2220m de pista, com MTOW(o que significa avião cheio). A pista do Salgado Filho é de 2280m. Suficiente. Mas sem margem para muita manobra. Eu acho que o avião não vai sair com capacidade máxima por que ninguém é louco. Mas cheio de combustível vai ter que sair, pois é um voo muito longo. Logo am alguma coisa vai ter que ser cortado peso!

          Infelizmente a capital gaúcha tem um aeroporto que não condiz com a sua importância.

          Está previsto um aumento de pista para o salgado filho? Tem sítio aeroportuario para isso? Uma das cabeceiras acaba numa avenida não é?

          De qualquer forma a TAP é muito boa com novos mercados. Fez isso com muito sucesso em BH e BSB. Inovou indo pra Campinas, e agora POA. Fora o Nordeste que ela está a muitos anos.

          São 70 voos semanais de Portugal para o Brasil. 35mil assentos por semana!

          Tomara que de certo em POA e que a Infraero ajude o aeroporto a se desenvolver, por que com um pouco mais de infra estrutura terá mais voos, pois mercado tem!

          • Regis

            A avenida e a favela que ficam na cabeceira da pista já estão sendo removidas. A ampliação da pista vai sair em breve.

    • Igor

      Isso é mentira! A Varig Operava com 747 e nunca teve problemas!

  • Igor

    É a melhor notícia do dia!!!!!!!

    Sem falar nas conexões para Roma (entre outros) em Lisboa!! UhuLL

  • MLP

    Num lado tem a BR116 e no outro uma rua com favela. Já estão removendo as "casas" da favela.

    Até a copa tem que estar pronta.

  • Paulo

    Leandro, acho que dificilmente a tarifa vai ser de R$ 2.000. Acho que vai ser um pouco mais cara. Atualmente, a TAP cobra este valor para voos de GRU ou do GIG até Lisboa ou até o Porto. Saindo de POA, com a atual conexão em GRU ou GIG, a tarifa sobe para R$ 2.250. E isto na baixa temporada.

  • Luis Carlos

    Avenida removida?

    heuheuheuheh

    Nao Não..ha 2 anos ja estão as negociações com a Vila Dique e agora algumas familias estão saindo. Mas é isso aí..3 anos p/ Copa e 2280 de pista. Brasil néh!

  • Pedro

    nunca em MTOW.

    que a varig operava 747 todo mundo sabe. Mas para essa aeronave operar com MTOW em altitude 0, precisa de 3200m de pista.

    que o A330 vai operar ninguém está duvidando.

    Mas que é na risca para essa aeronave isso é.

    Tanto é que o plano inicial era Curitiba, mas a pista de lá é de apenas 2215m, e pior com altitude de 900m acima do nivel do mar. Logo os A330 da tap nao poderiam operar em capacidade máxima para lá.

    Ótima nóticia com certeza é. Mas ótima mesmo seria essa reforma de pista sair. Estou torcendo por isso. Não só em POA, mas em 90% dos aeroportos brasileiros. Se não me engano só temos 7 aeroportos com pistas acima dos 3mil metros no Brasil. Fora os terminais ridiculos, sistemas de patios acabados, falta de taxiways como em Floripa, nenhum equipamento decente para aproximação e pouso de aeronaves e total falta de infraestrutura aeroportuaria no país.

    É complicado com a burocracia estatal, e uma empresa de capital fechado, e que comanda mais de 60 aeroportos no Brasil, que é a Infraero. Ninguém consegue ter grana rpa investir tanto…..

    vamos ver!

  • Elaine

    Gracas a Deus q a TAM vai ter uma concorrente em POA.Moro na Alemanha e temos(eu e meu marido)q viajar para o Brasil +- de 6 em 6 meses,depois q a Varig deixou de voar para europa,estamos viajando muito ruim com a TAM! Os servicos deles de terra sao mais ruins q o voo:telefones,mudanca de horários de voo e nao comunicam,lugares já marcados sao desmarcados e outras mais…sao tao desorganizados!Depois q vc compra a passagem vira refém deles!nunca mais consegue falar com ninguém!Aqui na Alemanha ainda tem um telefone q vc consegue falar com eles e tem tb um 0800…para compra de passagens q atende na hora,mas no Brasil este 400..é um caos a gente paga muito esperando e nao se resolve nada;é um passa para passa para outro,cai a ligacao,faz novamente,nao é a mesma pessoa q atende,se conta novamente a história q quase sempre nao consegue resolver.E ainda se paga aligacao e perde tempo e se estressa.Nós se a Tap entrar, já estamos trocando e tomara q seja para melhor.

  • Anderson

    Se falava tanto em que a TAP ia iniciar sua rota em Curitiba, mas agora que vai p POA, CWB fica de fora, vergonha para nossa cidade e estado. Curitiba que também é uma cidade importante para a economia e o desenvolvimento do Paraná e para a região sul do Brasil.

    Tem uma MMM. DE PISTA CURTA!!! Afonso Pena, aeroporto do interior! metem la agora burros de carga!!!

  • Anderson

    Pois é Carlos, mais uma vez ficamos para depois. Vergonha para Curitiba e Paraná, vivo em Lisboa ha 7 anos e é sempre a mesma coisa quando vou p Curitiba, escala em São Paoulo ou Rio. Agora com essa rota p POA é que tão cedo a TAP não vai para CWB.

  • Eduardo

    Igor operar operam atém em pistas menores. O problema de operar estas aeronavez 747, A330 em pistas "pequenas" com menos de 2500 metros é que há necessidade de restrição de carga. Um 747 não decola de Porto Alegre com a mesma quantidade de cargas que decola de Campinas. Isto ocorre porque não há pista suficiente para que a aeronave possa decolar com carga total.

    Mas em voos de passageiro é só restringir carga e se for necessário número de passageiros.

    Estas restrições ocorrem também em alguns aeroportos do Brasil onde a Gol opera o 737-800 e não pode operar com numero máximo de passageiros e carga.

  • Frederico Naves

    Leo,

    Estou precisando de um preço bom para o trecho Brasília – Bruxelas, entrando por Portugal. A viajem será no final de junho. Vc acha que terá boas promoções até lá? ou é melhor comprar agora??

    Obrigado mais uma vez!

    • Leonardo Marques

      Como ainda tá longe eu esperaria mais um pouco até fevereiro pelo menos.

      • Frederico Naves

        Blz.

        Valeu!!

  • Eu procurei o site da TAP e só encontrei voos de Porto Alegre para Lisboa, no segundo semestre, com conexão no Rio ou em São Paulo. Está certo isso?

  • igor – poa

    Segundo análise e reportagem da RBS TV podem operar sim os A330 em MTOW!

  • igor – poa

    A empresa panamenha Copa Airlines foi autorizada a voar para Porto Alegre a partir do dia 11 de junho de 2011. Os voos ocorrerão diariamente com o Boeing 737NG e a rota ligará o Panamá a Porto Alegre no voo CMP821 pousando às 00h27 e decolando no voo CMP822 às 01h32. O tempo de voo entre as duas cidades é aproximadamente 7h10. Apenas para comparação, o voo do A319 da TACA entre Lima e Porto Alegre tem duração aproximada de 4h30. O voo de Miami a Porto Alegre com o Boeing 767-300F tem duração aproximada de 8h20.

  • Igor – POA

    Quando começarem a venda de passagens por favor avise, estou aguardando para comprar bilhetes para Janeiro! ali por Junho já preciso me organizar!

  • Luis

    se vcs acham os terminais brasileiros ridículos, tenho que concordar com vcs, principalmente o “novo” terminal 2 de Porto Alegre. Não dá pra acreditar. Aquilo sim é uma vergonha pra POA, que não merecia um Lixo tão grande dado aos passageiros. Há até um video no youtube que mostra o terminal (http://www.youtube.com/watch?v=WhPJAaLe9Hg) Agora, quanto a chegada da TAP em solo gaúcho, acho sim que vai ser ótimo. A TAM precisa de concorrência pra entrar no rumo certo

  • maria José Fe

    Fiquei super feliz, com os voos diretos de Lisboa para Porto Alegre

    pois são horas a fio que se perde no Rio ou S.Paulo para se apanhar os voos nacionais. Estão de Parabens,o Rio Grande do Sul merece, nós merecemos.

  • jorge krug

    Jornal Zero Hora de 02/03/2011. Finalmente, deu entrada na ANAC pedido da TAP para + uma linha entre o Brasil e Portugal, ontem. Serão quatro voos semanais com idas nas quartas e domingos as 21h40min e segundas e sabados às 18h25min, com retorno às segundas,quartas,sabados e domingos às 05h40min. Boa viagem a todos.

  • dEIS

    Início confirmado, POA/LIS 4 vôos semanais, seg, qua, sab e dom a partir de 12jun.

    Tarifa inaugural USD 799,00 (SLPOABR)