TAP volta atrás e continua a operar em Campinas, mas Pluna só retorna em dezembro

Denis Carvalho 29 · maio · 2012

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Após anunciar que deixaria de operar em Campinas a partir de outubro, a  TAP voltou atrás na decisão. Em comunicado à imprensa, a companhia aérea portuguesa informou que continuará operando seus voos, partindo do Aeroporto de Viracopos, no período de baixa temporada entre o final do mês de outubro de 2012 ao final do mês março de 2013. Por outro lado, a companhia uruguaia Pluna comunicou o adiamento de seu retorno ao aeroporto paulista. Antes previstos para junho, os voos só devem retornar em dezembro.

“A decisão de suspender temporariamente os voos no Aeroporto de Viracopos foi examinada cuidadosamente e após uma série de reuniões e compromissos firmados envolvendo a companhia, autoridades e diversas entidades prestadoras de serviços do aeroporto, chegaram a um consenso positivo que permitirá a manutenção destas frequências”, informou a empresa em seu comunicado.

A TAP não detalhou os termos dos acordos, mas a empresa estava insatisfeita com a infraestrutura de Viracopos e exigia, entre outras medidas, novas instalações para armazenamento de alimentos utilizados em seus voos e a abertura de um free shop.

“A TAP fica feliz com o desfecho, não só pelo fato de manter todas as reservas já realizadas por seus clientes assim como pelos compromissos previamente assumidos com os agentes e passageiros de toda a Região Metropolitana de Campinas. A expectativa da companhia é, de acordo com os compromissos firmados, que em breve todos os serviços efetivamente condizentes a uma operação aeroportuária internacional estejam em operação”, afirmou a companhia.

No anúncio anterior, no início de maio, a TAP anunciou que suspenderia os voos a partir do dia 28 de outubro e as operações seriam retomadas  apenas no dia  30 de março de 2013, quando termina a baixa temporada dos voos para o Brasil.  A TAP opera três voos semanais de Campinas a Lisboa.

Pluna

Se as notícias são boas para os clientes da TAP o mesmo não se pode dizer com relação à Pluna. A companhia uruguaia anunciou que continuará pelo menos mais seis meses longe de Viracopos.  A empresa suspendeu as operações na cidade paulista no dia 11 de abril, alegando “razões de ordem operacional (manutenção de algumas aeronaves) e necessidade de compactação da malha”.

A previsão era que os voos entre Campinas e Montevidéu fossem retomados no dia 30 de junho deste ano, mas a empresa anunciou hoje que as operações foram adiadas para dezembro. Com isso, crescem as especulações de que a saída da Pluna de Viracopos seja definitiva – ou pelo menos dure mais do que a empresa deu a entender de início.

Com informações da TAP e da Pluna

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe