Ameaça de greve faz TAP liberar troca de bilhetes sem taxas

Denis Carvalho 6 · junho · 2011

Passageiros que vão viajar pela TAP devem ficar atentos à greve dos funcionários da empresa, que pode paralisar várias rotas durante dez dias em junho e julho. Para evitar problemas para os clientes, a companhia autorizou a troca dos bilhetes sem custo adicional nas datas em que haverá a greve – 18, 19, 20, 25 e 26 de Junho e 1, 8, 15, 22 e 29 de Julho.

Segundo a empresa, os clientes poderão optar por alterar a data ou o percurso de sua viagem, desde que mantenha o mesmo destino final, para dias e percursos alternativos aos afetados pela greve. As alterações podem ser realizadas através do call center da TAP, nos balcões da companhia ou pelo mural de sua página no Facebook e não serão cobradas taxas pela alteração e reemissão dos bilhetes.

A greve na empresa foi anunciada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), em protesto contra a decisão da TAP de reduzir um elemento por tripulação. A medida permitirá uma redução de 14 milhões de euros por ano nos custos da empresa portuguesa, que – comenta-se – está em vias de ser privatizada.

ATUALIZAÇÃO em 09/06: Felizmente, após reunião com a empresa agora há pouco, os funcionários da TAP decidiram suspender a greve.

Mais informações no site da TAP.

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Fabiana

    Pessoal, tenho uma passagem para o dia 18 emitida por Milhas da TAM. A atendend do facebook me informa que devo entrar em contato com a TAM, porém na TAM não conseguem resolver meu problema.

    • Denis Carvalho

      Fabiana, vc viu que a ameaça de greve é na TAP e não na TAM?

      • walber ximenes

        Ola,a Tam e a Tap tem aliança entao a emissao pode ser feita com a Tam e o voo com a Tap,os passageiros ligam para a Tam e eles desconhecem a infor!

      • Anderson Brito

        Denis Carvalho;

        Não se esqueça que as passagem emitidas para Lisboa pela TAM são operadas pela TAP…

  • Clemilson

    Irei viajar no dia 16 de julho (1 dia após a greve), será que serei afetado de alguma forma?

    • Denis Carvalho

      Clemilson, acredito que você não terá problema, mas acompanhe o noticiário para ver se nada vai mudar com relação às datas, se a greve for confirmada.

  • Felipe

    Tinham é que permitir pegar o dinheiro de volta! Absurdo!

    • rodrigo

      no site da Tap:

      Condições:

      Reembolsos: Serão reembolsados os bilhetes emitidos para viagens nos dias 18, 19, 20, 25 e 26 de Junho e 1, 8, 15, 22 e 29 de Julho de 2011. Nos casos em que a viagem já foi iniciada e como tal parte do bilhete utilizado, será reembolsado o valor correspondente ao(s) percurso(s) não voado(s). Não serão cobradas taxas de reembolso.

  • Renato

    Brincadeira heim, tenho passagem marcada de lisboa a genebra dia 26 de junho e agora to ferrado. Tenho que estar em Genebra dia 26 de junho.

    • Denis Carvalho

      Renato, talvez seja melhor você antecipar a ida para o dia 24. Mas a TAP ainda negocia com os funcionários para tentar evitar a greve.

  • wilson

    pessoal, tenho uma passagem pra londres dia 26 de junho…acho que vou esperar mais um tempo e ve se a tap faz outro pronunciamento. o que voces acham?? muito arriscado?

    • Angelo

      Por experiência anterior na família, sugiro aguardar mais um pouco, pois a negociação está correndo e há chances de que tudo se resolva. Torcida não falta.

  • Anne

    Ciente da notícia depois de ler aqui no Melhores Destinos, já que ninguém da agência de viagens sabia da greve, entrei em contato pedindo alteração. Meu retorno está programado para 29 de julho. Pois bem, a estratégia da Tap,apesar do teor de seu comunicado sobre a greve, é dizer que ninguém está obrigado a mudar. Eles se colocam como fazendo a gentileza de mudar ou reembolsar (sendo que ninguém compra passagem pra julho em outra cia a esta altura com o crédito que teria).

    Estão fazendo isso para não arcarem com despesas de estadia adicional!

    É o cúmulo. A única oferta para mim, até o momento, foi de retornar em 31 de julho, com PERNOITE em Fortaleza, chegando a Brasília somente dia 1 (eu chegaria dia 29 mesmo). Tudo por minha conta, já que "a greve não foi confirmada", eles apenas estão "aceitando" devolver o dinheiro ou fazer alterações sem multa – quanta generosidade! TAP, nunca mais.

  • Marcelo

    Me livrei viajo dia 10 de junho a zurich e volto dia 10 de setembro aff…

  • Albert

    Mais uma vez o Melhores Destinos me dando uma força: tinha uma passagem pela TAP justamente num dos dias com previsão de greve e não recebi qualquer aviso por parte da companhia sobre essa situação… Foi pelo post do MD no Facebook q eu soube. Gastei minha manhã tentando ligar pro call center da TAP, o que está literalmente impossível: só dá ocupado, nem atende a ligação pra deixar vc esperando ouvindo música. Consegui resolver à tarde pelo mural da TAP no Facebook. Essa é opção mais rápida pra resolver a questão, se alguém precisar. Mas pelo que estou vendo, quem tem passagem comprada por alguns sites específicos de viagens ou através de programas de milhas conjuntos (ex. Star Aliance)pode ter dificuldades pra remarcar a passagem, pois nesse caso a TAP não se responsabiliza pelo processo. Eles indicam que nesses casos tem que ser direto com o emissor da passagem.

  • Marina

    Estou precisando de um conselho…

    Tenho retorno marcado de Milão / Poa para o dia 26/6, um dos dias de greve. Comprei tb um trecho para Florianópolis, meu destino final. Mas comprei os trechos domésticos separados do intern. Meu vôo estava marcado para chegar em Poa às 16:45, e eu comprei o último vôo da Tam para Floripa que sai às 18:47. Dois dias atrás recebi um aviso que meu vôo TAP foi modificado e chegará uma hora mais tarde. Com esse novo horário eu provavelmente perderei minha conexão, porque em 1 hora não terei tempo de fazer a imigração, pegar as bagagens,e passar na alfand. Na minha classe tarifária terei um reembolso de sómente 40% da tarifa. Como esse é o último vôo do dia fiquei sem opção. Resolvi então comprar novas passagens pela Gol, que tem um vôo saindo à 00:20. Agora sou novamente surpreendida pela notícia da greve marcada para o dia do meu retorno ! Não sei o que fazer depois desse prejuízo das passagens nos vôos domésticos. Arcar com uma possível terceira despesa de remarcação ou cancelamento no trecho doméstico ? Somos 3 passageiros…e em caso de eu manter o dia da volta, e ficar presa em Milão ou Lisboa. A TAP é responsável pelas minhas despesas ?

  • Michele Nascimento

    Prezados, bom dia!

    Por favor, preciso de orientação, eu vi a notícia publicada a respeito da greve da TAP em junho/julho. Eu comprei passagem pela TAM para Londres com saída prevista para o dia 19/06/11, será que serei afetada tendo em vista que a TAP e TAM são parceiras? Obrigada.

  • Daniele Oliveira

    Gente, me ajudem… minha passagem ta marcada para dia 19 de junho indo para amsterdam com escala em lisboa… to em perigo nao to??? socorro… nao posso mudar o dia!!!

  • Pedro Teodósi

    Greve dos tripulantes da TAP foi suspensa, ou seja, quem tem passagens emitidas para as datas anunciadas da paralização não precisa se preocupar mais.

  • Marina

    Para a nossa sorte, a greve foi cancelada !

  • Marina

    Greve cancelada ! Yessss !!!