TAM anuncia fim dos voos entre Rio de Janeiro e Londres a partir de março

Denis Carvalho 13 · janeiro · 2014

A partir de 17 de março, a TAM vai suspender nossos voos diretos JJ8088 e JJ8097 entre o Rio de Janeiro e Londres, que hoje operam três vezes por semana. Os passageiros com origem no Rio terão que viajar via São Paulo para a capital inglesa. As passagens deixaram de ser vendidas hoje.

“Neste ajuste, levamos em consideração a demanda, eficiência e os custos da rota, buscando aumentar a taxa de ocupação e a rentabilidade dos nossos voos internacionais. Além disso, organizamos a operação no nosso centro de conexões em São Paulo para que a escala impacte o menos possível a experiência de viagem de nossos passageiros”, afirmou a TAM em seu comunicado.

Segundo a companhia, quem tem  passagens compradas para viagens nessa rota a partir de 17 de março deverá entrar em contato com a Central de Vendas, Fidelidade e Serviços, nos telefones: 4002 5700 (capitais brasileiras), 0300 570 5700 (demais localidades no Brasil) ou 44 (0) 208 741 2005 (na Inglaterra).

A companhia afirmou, no entanto, que pretende retomar as três frequências semanais entre o Rio de Janeiro (GIG) e Londres no período de 3 de junho a 19 de julho, para atender à demanda no meio e da Copa do Mundo.

O fim dos voos do Galeão a Londres é mais um passo no processo de centralização das operações da TAM no Guarulhos, que terá o espaço ampliado com a inauguração do novo terminal 3. No ano passado a companhia já havia cancelado os voos da capital carioca a Paris e Frankfurt, além de outros destinos internacionais.

Dica dos leitores Marcio Lamana e Diego Ferreira

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Leonardo

    Pelo menos dessa vez foram sinceros nos comentários e não usaram algo do tipo: "as mudanças visam favorecer os clientes frequentes da empresa".

  • clovis

    Infelizmente pelo jeito teremos mais problemas de atrasos no aeroporto de guarulhos, qual o motivo de centralização apenas nesse ? Tendo em vista que o Rio de Janeiro , ou ate mesmo aeroportos como o de Recife podem servir bem em desafogar os aeroportos que em todo feriado ja ficam completamente cheios de problemas feito guarulhos?

    • DGBR

      Apenas um motivo, dinheiro…
      É muito mais barato manter apenas um hub, vc só precisa ter aviões e equipes reservas em um aeroporto.

      • clovis

        Como sempre quem leva a pior são os consumidores

  • DGBR

    Ainda bem que temos a BA fazendo a mesma rota…
    Quem sabe, com a inauguração do T3 em GRU me anime para fazer escala/conexão lá

  • Paulo

    E a falta de trato com os clientes. Não seria eles que deveria ligar para os clientes que já haviam comprado a passagem? Se a pessoa não ler essa notícia, vai descobrir na hora do check-in que trocaram o voo?

    • Célia

      Boa tarde, Paulo.
      Eles mandaram um e-mail.
      Teoricamente, chegaríamos ao Rio de Janeiro às 6:00 h e agora chegaremos às 8:16h. O problema será se tivermos que retirar a bagagem, passar pela receita e Duty Free em São Paulo. Tenho certeza que o tempo entre os voos não será suficiente: pois teremos apenas 1:45h para tal façanha. Se o problema for somente a troca de avião e mais algumas horinhas de voo, é perfeitamente suportável. Já participei dos voos de muitas companhias e gosto muito da TAM, tem um excelente atendimento e raramente atrasa (pelo menos os voos que eu fiz nunca atrasaram). Se cancelou o voo para manter os custos, como empresária, tenho que entender, porque o mercado está sempre oscilando e certas manobras são necessárias para a sobrevivência de qualquer empresa. Espero que a TAM continue crescendo, e que possa continuar nos proporcionando excelentes viagens com preços atrativos. Sou brasileira e acho maravilhoso ver o sonho de um ajudante de caminhão decolar, um empresário com visão, um guerreiro que não via passageiros como números e sim como amigos.

      • Daniel

        Prezada Célia, apenas um detalhe: atualmente, ao embarcar em voos TAM, você não está mais "contribuindo" com o fato de ser brasileira ajudando uma empresa brasileira; você está sendo uma brasileira ajudando uma empresa cujo capital social é chileno…

        Ou seja, para o exterior, de empresas nacionais, com capital social brasileiro, temos apenas a GOL, sobre a qual prefiro nem comentar.

        A TAM, como de propriedade de fato chileno, deveria sim se preocupar com o bem estar de seus consumidores, tal como VÁRIAS empresas estrangeiras o fazem. São várias as cidades que ora recebem voos da AA, TAP, AEROLINEAS ARGENTINAS, DELTA e outras, cujo interesse das cias aéreas é buscar maior comodidade ao cliente e, por conseguinte, vender mais.

        Enquanto isto, a TAM deseja que o consumidor que se adapte aos seus interesses.

        Como empresário, busco satisfação de meus clientes, e concordo com a posição das outras estrangeiras que ora expandem suas cidades de destino para buscar mais clientes com serviço de maior comodidade (voos direto ao exterior). Não fico solicitando aos meus clientes que se adeque às minhas vontades.

        • R.F.

          O própio presidente da LAN disse recentemente a um jornal chileno que em breve todos que voarem na TAM se sentirão voando na LAN…

        • Silvio Carneiro

          Só para corroborar o que vc escreveu. Estive no Chile recentemente e entrei no site da TAM e era logo redirecionado para o site da LAN. Se alguém quiser comprar, por exemplo, voo GIG/SSA em Santiago, terá de ir para o escritório da LAN, o que não acontece caso alguém queira comprar aqui, por exemplo, Santiago/Punta Arenas, pois é possível fazer isto via Internet.

      • melissa b

        so deveriam ter mais respeito com o cliente.cancelar menos voos e sobretudo proporcionar mais conforto e bons preÇos.o que na tam ja da um bom tempo e so uma lembranÇa do passado.

  • Menos oferta, maior preço!!! A matemática é clara!!!

  • Pedro Mello

    a unica vez que peguei um voo longo da TAM foi Rio-Paris
    Achei muito ruim e so viajaria denovo se fosse muito barato.
    Hoje em dia tendo que ir a GRU para tudo tem que ser mais barato ainda! O que não é o caso!
    Por sorte estamos bem servidos das estrangeiras no Rio!

  • Fernanda

    Pode até ser mais conveniente, já que em 40min vc está em Guarulhos pelo Rio mas vamos só lembrar que Guarulhos foi considerado o PIOR aeroporto em todo o mundo. Qdo voltei de Londres c escala em Guarulho qse que eu perco minha conexão p o Rio por causa da falta de preparo dos funcionários TAM. Uma pena! Agora atender p a Copa (= ganhar mto dinheiro) eles querem.

    • Pela minha experiencia.. prefiro muuito mais GRU a GIG. o rótulo de pior é relativo 😉

    • R.F.

      Em GRU eu não me lembro de nenhum apagão…

      • Caio

        Em GRU eu lembro de uns 20 minutos esperando numa fila, dentro do avião, para encontrar um finger ou posição remota para desembarque de passageiros e outra 1h esperando bagagens na esteira (voo doméstico)..

        • Everton Souza

          Véspera de Natal de 2010 e tivemos que esperar 50 minutos por uma escada na remota para desembarcar em GRU.

    • jorge

      Com certeza o pior aeroporto é o Galeão.

      • Fernando-rj

        Disparado !!.. Ar condicionado péssimo, banheiros imundos, lanchonetes horríveis…

      • Daniel

        GIG não é aeroporto … é rodoviária.

    • Juliano

      GRU só é o pior aeroporto do mundo porque GIG é hors concours. Ou vice-versa.

  • fred k. chagas

    E como sempre começam as ofensas bairristas. Ou SEMPRE acaba nisso ou nas questões político-partidárias. Se GIG é pior do que GRU ou vice versa, interessa? são duas m.e.r.d.a.s (ou tô exagerando??). Se tem coisa que faz lembrar à classe alta de que vive em um país de terceiro mundo são nossos aeroportos (naturalmente às outras classes há diversos elementos que demonstram isso, no dia a dia). Mas para viajar, não tem jeito. Pode ser de executiva, pode ser 1a classe. Tem que encarar esses puxadinhos que o brasil chama de 'seus aeroportos'. E vou ficar mais P da vida em breve já que vou a Dubai em fevereiro. (Palavrão censurado) !!!!!!

    • Fernando-rj

      Aqui no Rio, a Rodoviária é muito mais agradável do que o GIG. Mas como vc mesmo diz, não tem jeito, seja prá onde for, tem que encarar…

    • re178

      Na verdade nem se pode chamar de aeroporto o aeroporto de lá. Aquilo é uma mistura de shopping center , hotel, tem até uma (ou várias) cachoeiras no terminal da Emirates, que tem 1800m de comprimento mais "miseros" 800 metros do "puxadinho" que fizeram para comportar o A380. Quem sabe estaremos vivos quando no Brasil tivermos um aeroporto daquele nível…

  • Rogério

    Para que tanto drama? isto vai afetar apenas os cariocas, para o restante dos brasileiros não muda praticamente nada. E dou razão para a TAM, o Galeão é um lixo, GRU mesmo em obras nunca apresentou deficiência para os clientes.

  • Oscar Luiz

    Que se dane a TAM, depois de 30/03 não vou voar mais com eles mesmo.

  • Quem liga, as estrangeiras tão cheias de ligações do Rio pra Europa e em 99% das vezes com preços melhores!

    • Danielsson

      Eu ligo. As estrangeiras tem preços melhores por terem concorrência. Acabando com a única nacional que fazia a rota, o preço vai la pra cima, já que a BA vai dominar a rota.

      • Adriano

        Sei não…. Tenho que ir frequentemente a trabalho para Alemanha, já voei algumas vezes com BA GIG x LHR x MUC, e todas as vezes o voo estava vazio, batendo lata, com menos de 50% de ocupação. O mesmo também era frequente nos voos da TAM para Paris…

        Numa das vezes, conversando com um comissário da BA, o mesmo comentou que havia boatos de que a BA estava pensando em cancelar o voo para o Rio depois da copa caso a ocupação não melhore. Segundo ele os voos saindo do Rio tem uma demanda muito sazonal, nos períodos de férias os voos partem lotados, mas no restante do ano ficam batendo lata…

        Infelizmente a demanda de turistas não é suficiente para manter o voo rentável no GIG, pois turista "só compra" passagem de promoção, o que realmente dá dinheiro são os passageiros viajando a negocio, que pagam mais caro, e eles estão concentrados em SP.

  • Danielsson

    Tam vai acabar com todos os voos internacionais saindo do Rio. E tome de sobrecarga no aeroporto de GRU. Triste ver o Rio sendo largado assim. E não é só a Tam que tem cancelado voos internacionais daqui. Mesmo com vários eventos importantes, o Rio de Janeiro tem péssimo investimento no setor aéreo, um aeroporto sem vergonha e pequeno e por consequência, está virando um aeroporto doméstico. Tem nem transporte público de massa pra chegar lá também…

    • Mari

      O Rio virou um lixo, isso é só o reflexo.

  • Danielsson

    Eles alegam que a demanda não tem compensado o custo operacional. Também, cobrando o preço que eles cobram, bem acima das internacionais que muitas vezes prestam um serviço bem melhor, como querem ganhar clientes?

  • Marcos Sobral

    Como sempre, passei aqui para dizer duas coisas: "eu sabia" e "eu falei". Já estou preparado para levar "negativos" aos montes. Mas a verdade é uma só.

    A Tam completava esse e outros voos (que foram cancelados e que ainda estão em operação) com passageiros de todo o Brasil. Ela escoava os passageiros usando a malha nacional para os HUBs internacionais. O Rio não tinha demanda para tantos voos internacionais e a TAM acabava por completar o avião com passageiros do Norte, Nordeste e Sul.

    Só para constar: até o ano passado a TAM não tinha nenhum voo internacional partindo do Nordeste e somente um (de Manaus) da região Norte. Ocorre que as estrangeiras passaram a abrir rotas no Norte e Nordeste (TAP, Air Europa, Condor, Alitalia, American Airlines, Copa Airlines, dentre outras). A consequência disso foi que muitos passageiros pararam de "descer para subir". As rotas (em especial a carioca) minguaram.

    Agora estão correndo atrás do prejuízo, abrindo um voo de Fortaleza e outro em Belém em um intervalo de menos de um ano. Neste caso a logística e o mercado venceram o lobby. Bom para muitos, ruim para alguns.

  • eu vim de Londres no dia 26/12 para o Rio e retorno no dia 8/02. Felizmente nao precisarei trocar passagem! Mas sem duvida o voo Rio x LHR é de longe muito pior do que o SP. Em Abril fiz SP x LHR e o avião, serviço, comida, TUDO era infinitamente! O avião pro RJ é pequeno (mesmo que lotado) VELHO, quase sem sistema de entretenimento, sem mapas .. nada mesmo! Só vale por ser direto, e "barato" já que se comparar com a British, ainda vale a pena. Infelizmente, mas espero que assim tentei melhorar o serviço. Mais um motivo pra nao se voar de TAM hehe

  • Fernando

    Particularmente mingas experiências no GIG sempre foi mto pior q GRU. Não me afeta pous GRU APESAR DE BAGUNÇADO funciona melhor q GIG. Da última vez q fiz escala no Rio de um vôo internacional ficamos duas horas parado. Problema? Radar… Enfim… Lamento!

  • Eu sai de SP para o Rio onde fiz GIG x LHR. O A330 saiu para Londres com um mega atraso pq estava esperando (assim como eu) vários outros passageiros de dezenas de vôos vindos de outras cidades brasileiras. Acho que poucas pessoas naquele vôo eram cariocas ou tinham embarcado no Rio. Vendo aquele cenário, é perfeitamente compreensível que tenham cancelado o vôo direto para LHR.

  • Caio C.

    Entendo que em SP se concentra a maior área de negócios do BR, mas não acho necessário tirar de vez a rota do ar, deixava um voo semanal pelo menos. Do jeto que a tam ta tirando voos do RJ (Montevidéu, Paris e agora Londres) vai ter voo GIG-SDU

  • Ederson

    Fui para LHR via FRA e foi muito bom. Preço imbatível, serviço de bordo muito bom, avião limpo e relativamente novo, comissários sorridentes e prestativos. A TAM já vai tarde, porque entre fazer conexão em SP, prefiro fazer conexão em qualquer capital europeia, ainda mais que algumas das companhias permitem um stop over gratuito.

    • Mariah Rafaela

      Concordo plenamente!

  • Wagner Belo

    Esta noticia vai na contra-mao de todas as noticias. Enquanto empresas do mundo inteiro solicitam a autorizacao para voar para o Brasil, a nossa "tao querida" TAM suspende operacoes. Parabens Tam!!!!

  • Held

    É simples: como a TAM entrará no OneWorld, deixará as rotas para a British. Simples.

  • Mariah Rafaela

    O bairrismo dos paulistas é algo simplesmente deprimente, lastimável… eles querem se acham melhores/superiores em tudo! GIG é merda, GRU é uma merda… enfim NOSSOS aeroportos são uma merda! Parem de escamotear a verdade! Se nós, BRASILEIROS, não fizermos nada (como de costume) continuaremos pagando preços altíssimos para termos os piores serviços em relativamente tudo! Se a TAM está concentrando seu HUB em SP, melhor para vocês paulistas que tem mais opções e não precisam vir ao Rio… Eu não conheço cariocas que façam conexão em SP, a não ser por dois motivos: ou a empresa comprou a passagem via GRU ou estão usando milhas, aliás eu não conheço brasileiros que queiram fazer conexão em GIG ou GRU, se o fazem são por tais razões! Deixem de ser soberbos, porque turismo de negócios não enche a barriga da maioria de vocês, pelo contrário! Essa lenga-lenga discursiva de que SP é melhor de RJ só demostra o quanto vocês são recalcados e precisam de pequenos dispositivos como esse para inflarem como pavão, grandes tolos! Isso, na prática, não muda em nada a vida de vocês! Não sejam infames! A VERDADE É QUE OS AEROPORTOS BRASILEIROS SÃO TODOS PIOR QUE RODOVIÁRIA, a única diferença é que o Tietê fede muito muito mais!

    • Mari

      Acho que quem está incomodada com isso é você, hein…. não estou vendo nada bairrista.
      O turismo de negócios pode não encher a barriga do povo aqui, mas os negócios enchem!
      P.S.: Não sou paulista, sou mineira (talvez o estado mais bairrista do Brasil), mas vivo em SP porque, apesar dos problemas, é onde tem mercado para a minha área. O dinheiro do país está em SP, é onde os maiores negócios são fechados. Isso é fato, não é bairrismo.

    • R.F.

      No meu caso que moro em MT, geralmente todos os voos que vão para o RJ tem preços abusivos, sem contar que todos eles fazem escala em Brasília ou Campinas, no mínimo. Para mim, isto influencia muito entre escolher SP ou RJ, além de SP ter 16 companhias estrangeiras que não operam no RJ, algumas, como a TACA Perú, LAN Perú e a Air Europa, além de SP, voam para Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Salvador, respectivamente. Por Que estas duas empresas escolheram estas cidades ao invés do RJ? Ouvi um boato de que estavam "acabando" com a imagem do GIG no exterior. E além disso, SP e Brasília são as duas únicas cidades que tem voos para todas as capitais brasileiras.

    • FABIO

      Concordo plenamente, acho os dois aeroportos superlotados, o Rio por causa do turismo e Sampa pelos negócios. Como não existe alta temporada nos negócios…

    • fred k. chagas

      peraí… sou carioca mas procuro ser imparcial. SÃO PAULO tem inúmeras coisas positivas e, em boa parte, é o centro do brasil.
      O Rio tem suas qualidades, SP idem, o sul idem, minas também, o NE ok, etc etc. O MAIOR PROBLEMA é que todas essas regiões e cidades estão inseridas em um país MAL ADMINISTRADO e há séculos vilipendiado de todas as formas. Aí o que se tenta, o que se faz, é mais difícil ou mais mal feito. E/ou mais caro. Bem mais.
      Mariah, relaxe. E viaje. Ainda que por GRU ou GIG . . .

      • Thais

        concordo plenamente

    • Thais

      Relaxa Mariah, os aeroportos brasileiros são péssimos, sem exceção, RJ, SP, Recife, SSA… nem de longe e nem em qualquer quesito, não dá para NEM para comparar com os aeroportos europeus, asiáticos, americanos… GRU é tão escuro que parece fúnebre kkk, GIG sem comentários, Brasília parece rodoviária , enfim, o Brasil tá mal servido de aeroportos… não é bairrismo e nem nada, o BR tá uma m… mesmo, só tá bom para quem votou no PT..

  • melissa b

    iso e so vem a confirmar a pessima situaÇao da empresa..cancelamentos,pessimo serviÇo de bordo.preÇos absurdos da nisso.acho dificil alguem preferir tam a BA.

  • fred k. chagas

    e lembrem-se como bem disseram acima: a TAM É CHILENA !

  • Thais

    Concordo com os comentários acima que dizem que QUEM deveria ligar para visar o cliente é a TAM e não o inverso, enviar email, oras e se for um idoso que não acessa internet?Que falta de respeito, e com o comentário de que é a empresa quem tem que se adequar aos clientes e não não vice versa…

  • Carlo

    O mais completo absurdo isso! Depois que a TAM deixou de ser brasileira e virou chilena, estamos expostos a isso. Resultado: agora o Brasil não tem mais nenhuma companhia aérea nacional que faça voo direto do Rio para Paris, Londres e Frankfurt…. O carioca que deseje ir em voo direto para esses lugares, tem que usar companhia estrangeira. Absurdo total. Nunca mais viajo de TAM!…