TAM cobra taxa para escolher poltronas com mais espaço

Denis Carvalho 22 · março · 2011

A escolha de poltronas próximas às saídas de emergência é uma dica comum quando o assunto é conseguir um pouco mais de conforto em voos na classe econômica. Algumas companhias aéreas veem nisso uma forma de arrecadar mais um pouco, por meio de taxas para quem quiser reservar os tais assentos. Inicialmente não demos muita atenção ao assunto, mas como tem gerado muitas dúvidas e polêmicas, resolvemos abordá-lo.

A TAM resolveu partir para este caminho e inventou o “Assento Conforto” – nome bonito para as poltronas localizadas nas portas de segurança e nas primeiras fileiras do avião ou da classe econômica. Quem quiser garantir seu lugar ali precisa desembolsar R$ 20 em voos nacionais. Nos internacionais, o valor maior e varia de US$ 30 a US$ 70 – quase R$ 120.

Vale lembrar que nem todos podem reservar os assentos – de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) os das saídas de emergência não podem ser utilizados por clientes que tenham problemas de locomoção, deficiência visual ou auditiva, idosos, gestantes, clientes que não conseguem ler ou entender as instruções de segurança.

Já os assentos da primeira fileira são preferencialmente reservados para passageiros com crianças em berço, menores desacompanhados e clientes com cão-guia. Em sua página, a TAM informa que eles só são comercializados quando não estão sendo ocupados por estes clientes ou por outros passageiros prioritários. “Caso o assento conforto seja vendido e no último momento do embarque exista a necessidade de utilização por um passageiro listado acima, o cliente que efetuou a compra do assento conforto será reacomodado em um assento comum e o valor reembolsado integralmente”, garante o site da empresa.

A TAM é a primeira empresa brasileira a adotar a cobrança exclusivamente para as fileiras de emergência. A Azul oferece algumas fileiras com o “Espaço Azul”, configuradas na frente do avião com mais espaço e vendidas com preço diferenciado, além das saídas de emergência. Será que a moda pega entre as demais?

Saiba mais no site da TAM

Autor

Denis Carvalho - Editor chefe
  • Jayme Pires

    Acho válido, principalmente pra quem tem um pouco mais de altura, como é meu caso. Só não sei se estaria disposto a pagar mais por um trecho internacional. Acho que dependeria do tempo voando.

  • Felipe

    Isso é um grande absurdo! O que me deixa mais revoltado é a Webjet com as novas distâncias entre assentos. Tenho 1,77m e fiz um vôo Curitiba BH que simplesmente era IMPOSSÍVEL viajar sem ter de abrir as duas pernas, a distância entre os assentos era de exatos 15cm!!!!! Isso é permitido pela ANAC???

    • Victor

      Imagina eu que tenho 1,85

      • Camila

        Meu namorado tem 2m e NAO CABE nos assentos comuns. Quando nao tem saída de emergencia sempre rola briga na aeronave pois a pessoa da frente fica impossibilitada de deitar o assento. Palhaçada isso da Tam..

  • Daqui a pouco elas vão querer inventar a poltrona em que o passageiro viaja em pé. Para assim poder colocar mais gente no avião. Essas cias aéreas só querem lucrar… melhorar o serviço efetivamente… ah, isso é difícil.

    • Leonardo Marques

      O pior é que já inventaram e já tem empresa lá fora querendo usar 🙂

      • Tiago Cardoso

        Querendo usar lá fora? A United já usa isso tem pelo menos 5 anos – desde a primeira vez que fui aos EUA em 2006 isso já existia lá.

  • Diogo marcelino

    A TAM, que já tem as tarifas mais caras do mercado, agora está cobrando por "serviços" como se fosse uma low cost que vende passagens a 10 dólares, absurdo isso! Pelo jeito teremos em breve na TAM a taxa para usar o banheiro, taxa para despacho de bagagens, taxa para fazer check in…

  • gustavo

    Só acho que deveria ter esta opção de escolha no momento da compra da passagem.. facilitaria muito. Tenho 1.90 e nunca encontro este assento disponível para comprar quando viajo para os EUA pela TAM.

  • Rodrigo

    Mas isso não é nada de novo. A Air France vende, em vôos internacionais, a saída de emergência mais cara. Nos EUA até para embarcar antes você paga US$9,00 (grupo 1).

  • Delleon

    Acho válido em alguns casos, como esse da Tam e da Azul, aonde o passageiro escolhe assentos com um espaço maior, já no caso da Webjet acho a cobrança absurda, já que não temos opção de escolher um assento com maior espaço, também sou contra a cobrança da Webjet, pois nos voos em que eu voei depois que a cia começou a cobrar pelo assento em NENHUM foi respeitado os assentos que eu escolhi no dia da compra.

  • carolnl

    Não acho um absurdo não. Já paguei por assentos comfort quando voei de united (era 1 palmo a mais de espaço!)

    Mas, sinceramente, eu fujo de assento de emergência! Sério, reclinar a cadeira pra mim é fundamental! Mas pagaria pra ir na 1ª fileira sim, principalmente em trechos internacionais mais longos.

  • Marcelo Chaul

    É um absurdo, pois a TAM ou qualquer empresa aérea não podem impedir que o cliente sente na poltrona de emergência, caso ela não tenha sido vendida, que é o que mais acontece!! Isto é discriminação de consumidores, vedada pelo CDC!! Além disso, sentar numa das cadeiras de emergência impõe um ônus, uma obrigação ao cliente, de manusear a janela em caso de acidentes, o que agrava ainda mais a discriminação, pois além da obrigação, deve pagar mais para sentar numa poltrona que não será ocupada!!! Cadê a ANAC HEIN!!

  • Quando fui comprar a passagem na webjet tinha a opção(serviço) para escolher as poltronas, porem não sei se estão disponíveis as poltronas de emergência. O preço é de 5 reais o trajeto.

  • itamar rodrigues bri

    Não sabia da opção de venda do confort seat , ai sentei em uma poltrona vazia de emergencia durante o voo e fui convidado a me retirar , levei numa boa mas foi meio constragedor.

    Será que estes assentos nao deveriam ser sinalizados para que ninguem sentasse e fosse obrigado a levantar??!

  • Marcos

    ridículo! cobrar por uma coisa que deveria ser OBRIGAÇÃO deles! lamentável…

  • alex

    A TAM busca cobrar tudo sempre mais caro. E um absurdo sabendo que a diferencia de espaço é minima. Infelizmente concorrencia no Brasil é algo que näo existe, o consumidor é refem

    O Dolar baixa e o preco das passagens em Reais aumenta. Um absurdo

  • Thales

    "A TAM é a primeira empresa brasileira a adotar a cobrança."

    Não entendi o que você quis dizer… A Azul já não cobra pelo Espaço Azul há muito tempo?

  • Denis Carvalho

    A TAM é a primeira a cobrar pelas poltronas nas saídas de emergência. A Azul criou fileiras com disposição diferente para dar mais espaço. Não é a mesma coisa!

    • Thales

      Mas o Espaço Azul também compreende as saídas de emergência.

      • Denis Carvalho

        Você tem razão, a Azul também inclui as poltronas das portas de emergência!

        • Igor – poa

          Sim, Azul,inclui as saídas de emergência!

        • Andressa

          Mas eu não paguei a mais pela poltrona de saída de emergência e eu ocupei ela no avião da Azul!

        • Leandro

          A webjet já cobra 10 reais pelos assentos nas saídas de emergência…por trecho.

        • Thales

          Sim, se estiver livre você pode usar de graça.

  • Pedro Zinn

    Maluco, vou até plantando bananeira se o preço for bom!!

    Quer conforto moçada???

    COMPRA UM HELICóPTERO ou FICA EM CASA

    • Jorge Nassar

      Esse Pedro Zinn podia nos poupar de seus comentários inúteis. Conforto é obrigatório, afinal de contas você PAGA para viajar e não recebe nenhum favor. A cobrança só se torna lícita se não provier de uma necessidade básica, como altura e peso do passageiro. Qualquer situação assim gera discriminação ou tratamento diferenciado, o que é crime.

    • Paulinha

      Pôxa, eu to com o Pedro, hj em dia a gnt encontra passagem por 29 reais em trechos em que o ônibus custa mais de 100…Há tenha dó, né?!

    • Lucas

      E esse tipo de pessoa que as companhias aereas gostam, e isso faz com que elas nos explorem cada vez mais. Mudando de assunto aqui no Brasil bem q cabi um companhia a aerea que seja um pouco mais caraem relaçao as demais, mais que tenha bom serviços.

    • Leandro

      Também concordo!! Se a passagem for bem barata e o trecho curto. Agora, me diz se há isonomia em um cara muito obeso ocupar 2 poltronas e pagar por 1? Altura não tem o que fazer, mas por comida…

    • Andrea

      E viva a estupidez humana, não é Bruno? Impressionante ainda existir esse tipo de gente como esse tal de Bruno!

  • Igor – poa

    Vou ficar neutro pois não vou usar mesmo, não gosto de ficar muito na frente, nem nas fileiras de saídas.Mas esse negocio de reembolsar , acho brabo isso acontecer, o que vai dar é briga mesmo na hora do embarque só para atrapalhar! Deviam deixar fileiras da frente disponível para quem precisa mesmo e evitar confusão!

  • Oscar Pires

    Não entendo porque preço diferenciado, o vôo continua classe econômica, sem conforto nenhum.

  • Daniel

    Não dá idéia!!!…

  • Denise – santo andr&

    Eu tb não sabia, como comprei passagens na mega promoção para mim, meu marido e minha mãe estavamos ate pensando como vamos, pois as poltronas são muito estreitas e nos todos somos um pouco gordinhos, estamos pensando como vamos os 3?

  • Fabiano

    Do jeito que as coisas vão indo, daqui a pouco as aéreas vão cobrar "também" o ar que respiramos dentro do avião! Realmente… onde esta a ANAC, que não faz naaaaaaaaaaaada pelo passageiro, somente para as cias. aéreas?????

  • Braulio

    Palhaçada isso da TAM, se fosse uma low cost tudo bem, mas…. cobrar preços de cia TOP e cobrar novamente coisas que cia LOW COST cobra é palhaçada….. e o TAM FIDELIDADE? não existe pra nada, podia oferecer pra quem tem os melhores cartões,… quanto a devolver o dinheiro, tinha q ser em dobro como o código civil obriga..

  • Nilza

    Ótimo essa, preferem viajar com a poltrona vazia a deixar utilizar após a decolagem? Só pode ser piada!

    Não consigo compreender essa lógica, devo ser burra demais…

  • Marcella

    Sinceramente, não concordo. No caso das poltronas com saídas de emergência, o passageiro fica com a responsabilidade de manusear a tal janela e ainda tem que pagar a mais por um espaço que deve ser mantido por regra? E quanto aos assentos da frente, as operadoras tmb estão cumprindo determinações da anac, pois se não fosse regra com certeza o espaço já teria sido retirado em virtude de se criarem mais poltronas apertadas e desconfortáveis. Julgo simplesmente uma tremenda cara de pau das operadoras começarem a cobrar uma taxa por tais assentos…

  • RABUGENTO

    Precisavam é voltar às antigas configurações das poltronas onde todos os passageiros conseguiam respirar.

  • Gabriel Dantas

    Se os assentos de emergência são os assentos conforto, isso indica que os demais são o desconforto?

    • Carlos Eduardo

      Carlos Eduardo curtiu isso.

  • Ricardo Oliveira

    Acho um pouco de abuso, mas ok. Mas seguindo a mesma linha deveria haver desconto para os assentos que não reclinam o encosto porque são mais desconfortáveis que os outros. Se cobram pelo conforto, podem dar desconto pelo desconforto.

  • Felipe

    Mas seu namorado também é um gigante né, realmente precisa de assento especial.

    • rosye

      kkkkk

      Realmente 2 m…

      kkkkk

  • anderson

    CONCORDO COM VOCE ACHO QUE SE É UMA VIAGEM MUITO LONGA VALE A PENA CASO CONTRARIO…

  • Matheus

    Olá pessoal eu acho um absurdo cobrar em voo nacional, eu questionei a TAM muito por isso, eu perguntei e se ninguem desejar comprar e o voo estiver cheio etc…..

    MINHA SUGESTÃO TODOS ENVIEM UM EMAIL RECLAMANDO PARA O FALE COM O PRESIDENTE, EU JÁ ENVIEI DOIS.

    ESTOU MUITO INDIGNADO

    • CLAU

      Mais que absurdo, é um contr-senso. Sempre existiram e agora são "cobrados"? ABUSO.

      Assim comoé um abuso voar feito sardinha em lata tanto em voos nacionais e internacionais…

  • emanuel messias

    NINGUÉM PODE COBRAR PELA SAIDA DE EMERGÊNCIA,ELA NÃO PODE SER VENDIDA COMO ESPAÇO EXTRA,TEM QUE SE COLOCAR NESSES LOCAIS PESSOAS COM CONDIÇÕES DE MANUSEAR AS SAIDAS SE HOUVER UMA NESSECIDADE.A AZUL INVENTOU ESSA PALHAÇADA, EU JÁ ARRUMEI MUITA CONFUSÃO POR SER FEITO DE BESTA POR CIA AEREA.ALÉM DE TUDO QUEM FICA NAS POLTRONAS PREFERENCIAIS,É POR MOTIVO QUE A PALAVRA JÁ DIZ.UMA COISA BOA É NÃO ACEITAR,E UNS GRITOS NÃO FAZEM MAL A NINGUÉM,E DEIXA OS PULMÕES MAIS LEVES.SÓ UM DETALHE EM AVIÃO SÓ SE BRIGA EM TERRA.

  • Marcos Fonseca

    Tomara que a moda não pegue viu !!! Acho interessante esses assentos serem direcionados para quem necessite, tanto para pessoas com um peso acima ou pessoas altas… mas a cobrança a mais não deve ser feita, isso é sacanagem para quem realmente precisa desses assentos…

    • Fabricio Reis

      Eu tenho 1,94m. Sempre tenho problemas com espaço, mas não pagaria a mais por isso. Acho que é obrigação que se tenha um espaço decente entre os assentos. Na Webjet eu sempre consigo trocar de lugar e passar para a primeira fila sem chateação, depois que o avião decola e caso não haja alguém nesses assentos. Quando não rola, sento na cadeira corredor e coloco as pernas lá no meio da passagem.

  • Leandro

    Psiuuu! Cara! Não dá idéia não, que os caras acabam cobrando!!! Tá louco?!?!

    • Leandro

      E vocês acham que a webjet vai demorar quantos meses pra cobrar os banheiros? ahahahahah

  • Mario Silva

    Considero que a empresa se expõe ao ridículo mesmo … parece-me uma mesquinharia desnecessária tratar esse assunto dessa forma. Aeronaves não são Van/Kombi de lotação para se enfiar tantas fileiras de bancos e colocar tanta gente em altura com desconforto máximo. Considero que a solução correta seriam aeronaves com menos fileiras de bancos, mesmo que a passagem fosse pouco mais cara e as pessoas tratadas como gente e não como bagagem.

  • waldo

    RIDÍCULO!!!!!!!!!!!!!!!

    Tenho 1,88 e um filho de quase 3 anos que não tem paciência para viagens de + de 1 hora de duração… como toda criança, óbvio!!

    Pois eu estava viajando de Florianópolis p/ Brasília, pernas espremidas, passageiro da frente a poltrona rebaixada, filho chutando o encosto do passageiro da frente, esposa de TPM, filho andando entre os bancos (a falta de espaço não impedia ele)… de repente eu vejo uma luz… a fileirra 1 estava vazia!!!! A saída de emergênncia tb, mas com criança não pode, né!

    Pois é pedi à aeromoça p/ eu mudar p/ 1 com meu filho e…. NÃãããããããooo!! "Ali são os assentos confort da empresa e possuem uma tarifa diferenciada que varia de R$10 – R$20"

    e eu…. BELEZA, tá aqui o "vintão"… e ela "o senhor teria que ter pago no embarque, agora não pode"…

    resumido, de 6 – 8 pessoas ficaram incomodadas por causa desta imbecilidade!!!

    Querem cobrar? beleza! mas se está vazia não podem realocar durante a viagem, para o bem de vários passageiros? não podem cobrar na hora??

    ALIÁS, NÃO PODE NÃO!!! QUE MESQUINHARIA!!!!! Até mesmo em voos internacionais, qd a executiva ou a 1º classe estão vazias, eles escolhem um sortudo para fazer um upgrade sem ônus… e em um voo doméstico ficam aquelas "poltronas confort" ridiculamente bloqueadas com as mesinhas de alimentação, p/ q ninguém sente sem a permissão da comissária!

    Para mim, só tem esses adjetivos: RIDÍCULO! MESQUINHOS!!

    • Braulio

      Quando eu digo que TAM e Gol são iguais tem gente q me questiona q acha que não, acho q realmente são iguais, se continuar mudando assim, a TAM vai ficar é pior..

  • Jefferson

    "Assento Conforto" ?!? Parabéns a esta formidável empresa que é a TAM e a todo o seu departamento de marketing. Nós, clientes estúpidos, dócies consumidores brasileiros, continuremos a valorizar a marca TAM, que, além de negligenciar nossa segurança , ainda nos trata como idiotas…

    • Braulio

      é ASSENTO CONFORTO sim.. pq os demais são ASSENTOS DESCONFORTO! kkkkkkkkkk

  • Eduardo

    Salvo engano no contrato de transporte aéreo a empresa se compromete a levar o passageiro do ponto A ao ponto B, certo? A bordo ela tem 3 "tipos" de assentos: janela, meio e corredor. Caso o passageiro queira algum assento específico acho certo que seja cobrada uma taxa sim, todavia, ela é opcional, paga quem quer! Vc não deixará de viajar senão pagar pois o seu espaço dentro do avião está garantido, seja ele (novamente): janela, meio e corredor. Concordo que seja uma característica de empresas low cost como a Webjet e que é irônico a TAM se aproveitar da "onda" e tbm faturar com isso sendo que ela não dá o retorno nos preços das passagens. As empresas low cost precisam cortar gastos "supérfulos" para baratear as passagens e não me venham com chôrôrô dizendo que viajar por 29 reais numa poltrona de meio é um absurdo, que pagar menos não quer dizer que o serviço deva ser ruim e que a ANAC precisa multar a empresa!

    • Carlos Eduardo

      O problema não é viajar por 29 reais…O problema é quem viaja por mil, 2 mil no mesmo voo de quem viaja por 29 reais…

  • CORRETO

    POR ESTE ANDAR QUALQUER DIA PARA IR NO LAVABO VAI TER QUE PAGAR OU ENTÃO LEVA PENICO PARA QUANDO SE APERTAR SE SERVIR ECONOMICAMENTE DO MESMO. PARA ONDE VAMOS? TUDO, SÓ TUDO EXPLORAÇÃO JÁ QUE NINGUÉM PROÍBE TAL ABUSO.

  • Carlos Eduardo

    Dando minha opinião resumidamente, concordo com a Azul, que CRIOU fileiras com espaço maior entre as poltronas.

    Concordo com a Webjet, que é low-cost e oferece preços baratíssimos.

    NÃO CONCORDO com a TAM, que é metida a ser TOP e só vai ladeira abaixo. Espero que a Gol supere a TAM de vez no doméstico pra ela se tocar de que não tá agradando e que só tá liderando o internacional POR FALTA DA VARIG!

  • Ney Virgilio

    Saudade do tempo em que haviam tres classes nos voos domésticos …. Opções e satisfação garantidas … E lembrem-se que a UNITED reserva uma parte da aeronave para poltronas com mais espaço a Economy Plus – e cobra por isto!

    Abraços !

  • Daniel R

    Concordo!

    Tenho 1,87m e simplesmente nao caibo na poltrona da TAM.

    Sentei na poltrona "confort" sem saber que era cobrada, porque estava VAZIA.

    Alias, todas as saidas de emergencia estavam vazias.

    Mesmo assim, o comissario mandou eu sair dali, porque deveria pagar mais pelo assento. E mole???

    Agora eu pergunto: quem vai abrir a porta de emergencia se for necessario?

    Voces que sao a favor disso estao colocando a vida das pessoas a bordo em risco.

    Solucao? Boicote sempre que possivel, ANAC, carta ao presidente e tudo o mais.

    Depois tem o seguinte: se resolveram vender passagem a 29 reais eu nao tenho nada com isso. E a esse preco so ha alguns assentos, a maioria paga bem caro!

  • Luiz

    O que é errado é o espaço entre as poltronas comuns, muito juntas que faz a grande maioria dos passageiros sofrer com o aperto. Deveria haver uma distância mínima entre os assentos que provesse algum real conforto para os passageiros. Manter essa distância mínima e cobrar pelos lugares privilegiados é o mesmo que criar dificuldades para oferecer facilidades, como é tão combatido para as repartições públicas.

  • Eduardo

    Ué, quem tem balha na agulha para pagar

    mil, 2 mil numa passagem tbm tem 5 reais trocados para o precioso assento, né?

    • Carlos Eduardo

      O que não justifica a cobrança. Ou você acha que justifica?

      Assim penso: quanto a TAM lucra em cada voo intl e doméstico com os assentos conforto?

      É justo a TAM ganhar dinheiro em cima de um assento com espaço a mais que não foi criação dela, e é um PRÉ-REQUISITO DE SEGURANÇA!?

      Bateria palmas se a TAM criasse um Espaço Conforto dentro da Y em seus voos. Mas vender assentos do avião cuja estrutura obriga deixá-los com um espaço a mais POR SEGURANÇA, não aprovarei NUNCA.

  • Marcelo

    Talvez meu comentario seja repetido, mas acho que vale o relato…. antes de tudo, acho ridiculo isso, chego a achar ateh uma mesquinharia, coisa de empresa sem nivel. Alem de ridiculo, em se tratando das poltronas na saida de emergencia, ainda acho que deveria ser ilegal, afinal no caso de emergencia, a empresa espera que voce 'trabalhe' para eles estando nestas poltronas.

    Alem disso, tirando a parte que se restringe a minha opiniao, ja vivi casos no minimo constrangedores….. Viajo com frequencia a negocios e, morando na Europa, vou sempre ao Brasil – assim como minha familia. Nos ultimos 2,5 anos, minha esposa ficou gravida e depois tivemos nosso filho. Por 3 oportunidades, viajamos de TAM e sempre parecia que estavam nos fazendo um favor em ceder a poltrona de primeira fila (que eh preferencial a idosos, gestantes e bebe de colo) depois de um stress desnecessario no check-in – isso porque sempre antecipadamente contactei o 'Fale com o Presidente' e a central de reservas. Em uma das vezes, nao conseguimos as poltronas que a final foras destinadas aos clientes com cartao vermelho.

    Acho imoral e, de novo, coisa que empresa que nao sabendo administrar os negocios, usa essa mesquinharia pra arrecadar poucos dolares a mais.

    Acredito que para estas poltronas, o bom senso deveria ser usada (como em relatos de pessoas acima que tem 2m, por exemplo) e, qdo nao tiver nenhum cliente preferencial, sim fazer um agrado aos clientes com status de milhagem ou outro criterio que a empresa usar, porem, antes de tudo, bom senso – algo que tem faltado ha ja uns 5 ou 6 anos a TAM.

    Marcelo

  • Tiago Couto

    … E SE UMA PESSOA NÃO APTA A VIAJAR NA PORTA DE EMERGENCIA COMPRAR A PASSAGEM?? VAI PAGAR MAIS CARO E NAO VAI LEVAR!?!?!?

    • Carlos Eduardo

      não, vai receber o dinheiro de volta.

  • Gustavo lellis

    Já paguei 70 euros usando TAM para ir de SP a Milão, mas lembre-se de que as saidas de emergencia sempre tem assento mais apertado nas laterais e em aviões grandes faz um frio danado! Porém no meu caso que tem mais de 2m de altura é minha unica opção. Por que eles não fazem uma categoria de clientes que realmente não caibem nos assentos super-mega apertados de hoje em dia, tá uma dica…

  • Vivian

    O assento conforto é bem melhor quando voce pega janela e corredor.

    Voltando de Paris peguei uma das poltronas do meio, e mal dormi, de tanta gente que passava na minha frente, pisava no meu pé, e muitas vezes se apoiava na minha cadeira, ou mesmo na minha tela.

    Quando consegui dormir, acordei com um cidadão bem na minha frente fazendo alongamento!

  • Carlos Eduardo

    Os assentos da saída de emergência custam 10 reais.

  • Paulo

    É nessas e outras horas que eu sinto vergonha de ser brasileiro. Via de regra, as passagens da TAM são caras e agora deu para cobrar taxa em assentos que seriam reservados para fuga em caso de emergência. O problema é que os consumidores brasileiros acham isso normal e até tolerável. Tenham dó….

  • Kaique

    Da última vez que voei pela TAM, eu pensei em pagar o espaço, o trajeto era SSA-BPS JJ3602. Ainda bem que não paguei, seria em vão, pois todos os assentos confortos estavam VAZIOS. Obs.: Esses coonfort seats foram inventados apartir do ano passado, quando a tam percebeu que poderia faturar, já que a busca por estas poltronas estavam absurdas. Talvez para vôos internacionais seja uma boa opção.

  • Jaeny Leal

    è um absurdo o desconforto nas poltronas das aeronaves, e o pior é pagar um valor alto pelas passagens, limpeza dos avioes sendo feita com passageiros a bordo como na trip, dia 15/o3 numa escala em Manaus, No voo de Porto Velho/Belém.Concordo com o Carlos Eduardo quanto os preços diferenciados no mesmo voo, já aconteceu comingo pela tam, paguei caro e tinha pessoas que pagaram R$29,00.Cade a ANAC^e os caras lá de Brasília.

  • Gustavo

    Primaz BSK???!!

  • Juliano

    Essa é uma tendência mundial, e estava demorando para chegar no Brasil. O maior problema é o seguinte. Os comissários não estão devidamente treinados, e assim que fecham as portas, se tem assento livre na saida de emergencia, os mesmos são ocupados por outros passageiros sem que sejam informados sobre a necessidade de pagamento adicional. No final, quem pagou fica com cara de palhaço. Deveria ser mais divulgado no check in, ou efetivamente bloqueados os assentos, e liberados mediante a confirmação do pgto. É assim que finciona nos voos internacionais da TAM e de outras cias interrnacionais

  • IRACI ALVES DA COSTA

    SINCERAMENTE, ME RESERVO A NÃO FAZER COMENTARIO NENHUM, POIS, ULTIMAMENTE TENHO VIAJADO MUITO PELA TAM, MAS AS DECEPÇÕES TAMBÉM SÃO MUITAS, E NUNCA COMPREI PASSAGEM EM CONTA. E O MAIS DECEPCIONANTE É VOCE FALAR COM O PRESIDENTE DA TAM, ELES INFORMAREM O NUMERO DO PROCESSO ADMINISTRATIVO E NÃO VOLTAREM A DAR UM RETORNO. É COMO SE NÃO LEVASSEM EM CONTA A NOSSA RECLAMAÇÃO.

  • Halison Bruno

    Ok. hj há passagens de 29,00 mas também há passagens para o mesmo trecho por 200,00 e com a mesma falta de espaço entre as poltronas. Parabéns por serem comprados por promoções baratas.

  • Daniel

    Fui comprar uma passagem para Curitiba, pela Webjet, e me surpreendi com a cobrança pela marcação de assentos – R$20,00 por assento. Achei ridículo por parte da ANAC regulamentar isso, pois viajo com frequência e nunca me deparei com tal cobrança, mas essa foi a primeira vez que voei de Webjet. Os assentos são apertados (tenho 1,85m), o serviço de bordo é horrível etc. Ultrajante esta cobrança, tendo em vista a qualidade no serviço.

  • Chris

    Acho que o preço tem que ser único já que todos fazem parte da mesma classe, ou seja, econômica. É nos fazer de OTÁRIOS cobrar pra que, quem é um pouco maior, cobre mais….afinal, ninguém ganha mais $$$ por ser mais alto que outra pessoa. Então, acho ridículo essa cobrança. Igualdade é tratamento desigual aos desiguais e igual aos iguais. Acomodar os passageiros da melhor forma possível deveria ser uma preocupação da empresa, mas neste mundo onde o que importa não é o ser humano e sim o dinheiro, essas coisas se tornam corriqueiras e até defendidas por alguns.

  • nhego

    então também devemos ter descontos pelas poltronas com defeito, saida de ar que nao funciona, saida de audio que nao funciona, vídeo que trava o tempo todo… segregação por segregação desta forma eu concordo

  • Fran

    Quando li "assento conforto" pela primeira vez num anúncio da tam oferecendo o novo serviço, até imaginei que seria implantada uma área de assentos com mais conforto de fato(além do espaço entre poltronas), como uma maior largura do assento e maior reclinação da poltrona, no mínimo. Aí quando fui investigar no site da empresa vi que esses assentos eram os da primeira fileira e os das saídas de emergência e, como outros leitores comentaram, o espaço maior é obrigatório por razões de segurança.

    Cobrança abusiva!

    Se fosse justo cobrar por esses assentos, deveria haver também uma cobrança diferenciada, com desconto, para os assentos que ficam a frente das saídas de emergência, que não possuem reclinação do encosto, também por razões de segurança!

  • é mentira da TAM. Na minha volta de Orlando pedi pra ficar na poltrona que faz a divisa com a executiva, porque precisava do berço pro meu filho e eles cobraram não uma, mas 3 tarifas "conforto" porque estávamos meu marido, eu e minha filha. Achei um abuso, mas o cansaço falou mais alto e pagamos por esse benefício que sempre foi grátis pra pessoas que viajam com bebês, como era o nosso caso.

  • eu também fui convidada a me retirar da saída de emergência no voo da tam pq não havia pago a mais pra isso. Piiiiiiada

  • Márcio Robert

    Creio que a TAM posicionou o lucro antes da segurança; imagine se ninguém aceita pagar esta taxa e as cadeiras ficam vazias. Em caso de acidente, quem vai operar a janela de emergência? será que a vida de alguém ou de várias pessoas só vale R$ 20,00? vou enviar os e-mails para a TAM protestando. Outra medida que tomarei é a escolha de outra companhia aérea, pois como eles mesmos dizem, escolher a companhia aérea é uma decisão do cliente.

  • Jefferson

    putz, eu tenho 1,93, não é possivel, viajar de avião está ficando horrivel!

  • Marcos Antonio dos S

    Isto de assento confort é simplesmente uma palhaçada, coisa de empresa pequena, que saudade do comandante.

    Continuar assimm, brevemente teremos mais uma Vasp, Varig, Cruzeiro do Sul, etc

  • Carlos Collares Meir

    Um absurdo! Estava viajando com meu filho de 1 ano, obviamente uma criança de colo, e fui PROIBIDO de ocupar tais assentos, pois a atendente me informou que estes assentos só poderiam ser ocupados mediante o pagamento. Onde está o respeito pela prioridade de assentos proclamada pela TAM?

    Ridiculo…

  • Christian Restivo

    A empresa aérea Tam foi autuada ontem (5) pela Fundação Procon de São Paulo pela cobrança diferenciada, em taxas que chegam a R$ 40, por “assentos-conforto” – aqueles cujas poltronas têm distância de 80 a 90 centímetros para as pernas, enquanto nas restantes, em rotas regulares dentro do Brasil, a média na aviação não ultrapassa os 76 cm. Os assentos "conforto" da Tam ficam localizados na primeira fila das aeronaves e também junto às saídas de emergência.

    De acordo com a assessoria do Procon, a empresa terá prazo para recurso, o qual, se não for aceito, implicará em multa que pode variar de R$ 400 a R$ 6 milhões.

    O órgão afirma que a cobrança diferenciada fere o Código de Defesa do Consumidor uma vez que esse espaçamento maior já existe nos aviões.
    Fonte: Espaço Vital http://www.espacovital.com.br/noticia_ler.php?id=

  • Denis Carvalho

    Engraçado que eles estavam cobrando há meses sem ninguém perceber. Ainda bem que o Melhores Destinos levantou o assunto, porque ninguém estava falando mais disso!

  • Helen

    Pessoal, acho ridículo essa cobrança, tbm sou alta e minhas pernas não cabem no assento regular. Estou revoltada, mas não quero ficar só na revolta e comentários. Precisamos fazer algo, um protesto pela internet, uma ação jurídica, sei lá, gostaria de opiniões de vcs. Tenho necessidades especiais, minhas pernas não cabem no assento…

  • Viajante baixinho

    Não gosto dessas saídas pq elas não permitem q vc coloque o item de mão embaixo da cadeira da frente e não preciso do espaço extra. Mas a cobrança é sim absurda.

  • Evandro

    Tenho 1,93 tbm… acho uma Palhaçada isso Aeee… é foda andar de Busão… pago 3 reais na passagem para ir apertado num busão lotado batendo a cabeça no teto…

  • É realmente uma tristeza que essa tendência mundial por cobrarem a mais pelas poltronas com mais espaço esteja sendo maioria tmb no Brasil. Acabei de escrever um post sobre isso, e descobri que, pelo menos, tem uma companhia da Lituânia que pensa diferente. Eles lançaram um serviço que deixa o passageiro escolher ao lado de quem quer sentar, sem cobrar a mais por isso. Se quiserem saber mais sobre essa novidade, http://mochilacult.com/2012/06/18/dicas-para-esco

  • Alberto Moreno

    Voar pela TAM somente para crianças pequenas.

  • As poltronas do avião são menores que as dos ônibus, além do espaço ser minúsculo e não acomodar a perna de muita gente alta, não acho correto eles quererem cobrar a mais dos obesos porque obesidade é uma doença, existe no metrô poltrona mais larga e nos ônibus também o por que de não ser exigido por lei que 10% das poltronas do avião sejam mais largas e com espaços maiores, isso devia virar lei.

    Tania

  • Nina

    Graças as Deus pelo menos uma coisa eles não proíbem, quando sobra bancos na econômica vc poder se deitar..meu ultimo voo vindo pra Itália, a aeronave da tam tava praticamente fazia naquele dia…coisa rara de acontecer…e tinha muitas e muitas fileiras do meio com 4 poltronas vazias…n tive duvidas, tomei conta de uma…peguei várias mantinhas para fazer uma caminha, 7 travesseirinhos…depois do jantar dei boa noite e ate amanha rs…só acordei para o café da manha…é o única chance que nós pobres mortais que usamos a terrível classe econômica em voos longos…podemos ter um pouquinho mais de comforto pra dormir…eu faço 12 hrs de voo Guarulhos Milão, com 6 hras de viagem, eu já estou começando a ficar impaciente, viro pra um lado, viro pra outro…emfim chego aos frangalhos…no momento a tarifa Brasil Itália ida e volta na classe executiva…nos dias que a tarifa ta mais barata..12,973…e primeira classe 20,843…quem sabe um dia rs