TAM fecha sala VIP do Aeroporto de Curitiba

Denis Carvalho 18 · agosto · 2014

Os clientes da TAM que tinham acesso à sala VIP do Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foram surpreendidos com o fechamento do lounge. Com o fim do serviço, a companhia mantém agora somente a Sala VIP doméstica no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, além das três salas internacionais em Guarulhos e outra no Galeão. A companhia não divulgou o fechamento do lounge em seu site nem nas redes sociais, mas disse que enviou um comunicado por e-mail aos clientes.

Ao contrário de 2012, quando a TAM fechou as salas VIP de Florianópolis e Recife e informou seus passageiros por meio de notas curtas em seu site na sessão TAM Informa, dessa vez a companhia não divulgou o fechamento com antecedência. 

Nosso leitor Maxvilano lima de Macedo só ficou sabendo que não teria acesso à Sala VIP ao dar de cara com a porta fechada, apenas com um aviso de que o serviço havia sido encerrado no aeroporto.

Questionada pelo Melhores Destinos, a TAM informou que o encerramento do serviço se deve à Redução do tempo de espera nas conexões: “Em virtude das melhorias de processos nos aeroportos e da consequente redução dos tempos de conexões, informamos que as atividades da Sala VIP TAM no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em Curitiba, foram encerradas no dia 31 de julho”.

A companhia reforçou que os clientes das categorias TAM Fidelidade Black, Vermelho Plus e Vermelho, seguem contando com acesso às salas VIP das companhias membros da aliança Oneworld, independentemente da classe de assento em que estiverem voando.

No site da TAM a sala de Curitiba já foi retirada da lista de salas vip domésticas, permanecendo agora somente a sala do aeroporto Santos Dumont.

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Nos sites da companhia parceira LAN e da Oneworld, contudo, o serviço continua a ser listado como opção aos passageiros que voam à capital paranaense em codeshare com a TAM.

A Infraero confirmou que a TAM solicitou o fechamento da sala VIP de Curitiba e que já está providenciando uma nova licitação para ocupar a área. A sala do Santos Dumont, contudo, permanece em funcionamento.

Atualizado às 16h48

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Marcos Reis

    É o respeito e a transparência que a empresa tem com o cliente…

  • Larissa

    Infelizmente mais uma sala vip que é fechada…a TAM poderia pelo menos ter avisado seus clientes.

  • nem sabia que havia isso naquele aeroporto!!enfim da JJ não espero nada Gol também é outra

    • re178

      Eu também!

  • italo

    Nesse caso não faz mais sentido ter o cartão tam itau card platinum, né isso? Vou cancelar o meu!

    • O meu cancelei em momento parecido, com o fechamento da sala de Confins. Cartão que só servia para ter esse tipo de acesso, já que não gera milhas extraordinariamente, além de remete-las diretamente ao Fidelidade! Tem que gostar muito da companhia pra continuar com o cartão!

      • É, e o pior; eu pouco viajo na tam. Viajei uma vez e achei ruim.Enfim, vou adiantar as faturas e cancelar. Anuidade cara, beneficios não atraentes e não faz mais sentido mantê-lo.

    • Gustavo Lima

      Só serve para aumentar as milhas, check-in na fila do TAM Vermelho e acesso antecipado no embarque (isso se não embarcarem todos juntos)! Fica a dica : faz um cartão DINERS! (salas Vip em todo o mundo, as mesmas do Priority Club, VIP Club – Brasília, excelente)!

      • Andre Felipe

        Concordo com o Gustavo, se você quer um cartão que tenha acesso a salas VIPs, a melhor opção é o Diners.

        • Pamela

          Tenho o Diners mas a sala de GRU foi fechada…estou pensando em cancelar…pois era a sala q mais usava.

      • Ricardo

        DINERS cortou a sala VIP do SDU e de GRU e o serviço de van (ia do Hotel Maksoud na Av Paulista ao aeroporto e vice-versa). A sala VIP de GRU era uma salvação naquela bagunça de aeroporto e eu já utilizei o serviço de van. Agora só compartilhando a sala do Smiles. No meu caso, DINERS não traz mais nenhuma boa vantagem.

    • Sergio

      Cancelei faz tempo. Virou um cartão normal.

  • Eder

    Faz mais sentido esse tipo de sala em aeroportos com conexões internacionais mais movimentados. Nenhum cliente da empresa (não os pseudo-clientes de promoção como eu) vai deixar de viajar pela Tam por causa disso.

    • Andre Felipe

      Errado, sempre que viajo a trabalho mesmo em vôos domésticos, uso a sala VIP para trabalhar. Para cliente corporativo, a sala VIP é uma mão na roda.
      E mesmo se você estiver com a família, sala VIP é uma comodidade por ter menos muvuca.
      E há clientes que deixariam de viajar na TAM, sim. Quando a companhia aérea tira seus diferenciais e se torna igual as outras, a escolha por ela deixa de ser prioridade.

  • Para quem é cliente do Banco do Brasil tem a sala do BB, que acho que é a unica no Braisl. Tem um lugar mais confortável e nespresso.

    • Larissa

      No aeroporto de Curitiba?
      Onde fica? Qualquer cliente BB tem acesso?

      • Fica no andar de cima. Eu já entrei várias vezes, simplesmente apresentando o cartão do banco.

      • Carlos Alberto

        A sala fica no 3º andar, onde está localizada também a sala Vip do HSBC. Ela está intitulada BB Turismo.
        Para ter acesso, precisa ter cartão Ourocard a partir do Gold. É uma sala bem simples, com apenas o mínimo de estrutura e não dispõe nem de internet.
        Veja mais informações aqui: https://foursquare.com/v/sala-vip-bb-turismo/4f30

  • Paulo CWB

    A TAM está decepcionado… comprei uma passagem para NY na black friday e já alteraram o bilhete duas vezes para outros voos com tempo de conexão muito desfavoráveis, também trocaram a aeronave e as poltronas reservadas. Contudo, a minha primeira opção de compra continua sendo vendida! Estou há quinze dias tentando resolver e não consigo: tenho que viajar como e quando a TAM deseja.

    • Luiz Felipe

      Da próxima vez use uma agência de viagens 🙂

      • Diego

        Concordo com o Luiz, em uma agencia você não paga nada a mais pelos serviços e eles resolvem tudo no mesmo ou menor tempo que a Cia Aerea. Mesmo que custe um pouquinho a mais vale a pena pagar e não se preocupar.

        • Andre Felipe

          Na agência de viagens você não paga a RAV?

        • Mah

          Não paga a mais pelos serviços?
          Eles vivem de que então, de luz?

          Comprei minha primeira passagem internacional por agência, e paguei separadamente 5% de comissão.

          Desconheço essa de fazer serviço de graça rsrsrs

        • gabriela

          Nao sei em que agencia vcs andam comprando a passagem de vcs, mas na que eu compro (Lord Turismo, em BH) eu nao pago 1 centavo a mais pra eles.. quando acho uma passagem com preço bom na internet eu ligo e peço pra eles comprarem.. é uma vantagem principalmente quando a companhia aerea nao divide ou faz a cobrança em moeda estrangeira. Pela agencia eu consigo dividir no cartão e nao pago IOF.
          Certa vez perguntei na agencia de viagens qual era o lucro deles se eles cobravam de mim o mesmo preço da passagem da internet, e ela me explicou que eles conseguem tirar as passagens com preço melhor do que a gente, (em torno de 7% mais barato) então a Agencia que cobra a mais tá aumentando os lucros.

          • Caio Massami

            Gabriela, essa comissão está em extinção. Em 2011, a KLM e air France adotaram comissão zero nas passagens para as agências aéreas, desde então cada vez mais companhias como Iberia, TAP, American Airlines, zeraram suas comissões. Não é só no Brasil, mas no mundo todo! Isso porque as agências não são mais necessárias e as companhias podem vender diretamente para os passageiros. A tendência é que no futuro não existam mais passagens bonificadas e todas as agências cobrem comissões para se manter!

          • Jeannie Klein

            Gabriela esta certissima. Acabei de comprar passagem p Orlando com o msm preço do Site da AA, parcelado em Reais sem IOF.

      • Paulo

        Concordo…

      • Caio Massami

        Agência de viagens é coisa do século passado, quando podiam cobrar a mais pois o passageiro não tinha acesso às companhias aéreas, hotéis e informações de destinos. Por isso o setor vive uma crise enorme e os agentes de viagem são uma classe profissional com futuro incerto: http://www.infomoney.com.br/carreira/emprego/noti

    • Antonio

      Paulo, se vc faz questão de ir nesta data, faça o possível para conseguir um horário favorável… Caso contrário vc tem direito a remarcação do bilhete para qqr data a sua escolha… Fiz isso ano passado qdo mudaram um bilhete meu e remarquei para passar o Natal por lá…

  • Jorge

    Existem algumas empresas com as quais não simpatizo: J&Johnson, Coca Cola, Sousa Cruz, Globo. Agora a TAM??? ODEIO!!! PAGO O DOBRO EM OUTRA MAS NUNCA MAIS VIAJAREI TAM!!!! e olhem que eu viajooooo.

    • Diogo

      Pagar o dobro não pagaria, mas faço de tudo para não voar com a TAM. Em minha viagem para NY eles cancelaram o meu vôo de volta – não avisaram e ainda trocaram a minha passagem para MIA. No meu retoro sumiram itens de minhas malas e eles não se responsabilizaram. Já me cobraram por excesso de bagagem em Floripa quando não deveria… Entrar em contato com eles sobre qualquer problema eles sempre dizem: "a TAM nao tem a responsabilidade de informar isso ao cliente". Parecem que eles estão me fazendo um favor…. Também não recomendo essa cia aérea!

      • Tony

        Concordo com o Diogo, faço tudo para não voar de TAM. Cancelam sem aviso, também já tive muitíssimos problemas com o atendimento deles aqui em Floripa. São grosseiros e não sabem as regras básicas de limite de peso e malas. Algumas vezes acho que recebem comissão pelos excessos cobrados (indevidamente).
        Fui cartão vermelho, já passei por constrangimentos e até roubo quando tivemos que evacuar um A320 PT-MZL por tobogã sem bagagem de mão que saiu da pista em 2003 e nunca me reembolsaram.
        Empresa que não respeita seus passageiros não merece meu respeito. Já fui de ônibus para SP para não usar TAM.

  • O Brasil parece que segue os passos de um caranguejo, sempre andado pra trás, enquanto as companhias internacionais brigam pra tentar dar mais conforto aos seus clientes as companhias brasileiras parece que só visam prejudica-los.

  • Só uso o cartão Tam por causa do embarque prioritário, acho que vou cancelar também. O Infinite dá muito + milhas q o Platinum da Tam. Além disso, as passagens no Tam Fidelidade estão cada vez + caras em milhas. Antes, a desculpa era o dólar baixo. E agora, com o dólar alto?

  • EU cancelei o meu a pouco. Adiantei 4 mil e pouco em fatura e pedi o cancelamento. Não faz sentido algum pagar 400 reais de anuidade e não ter nem uma sala vip ou beneficio atraente. Hoje, o smiles está melhor que o multiplus…

  • gosto da respostas padrao da TAM, sem sentido, sem analise como "" A companhia reforçou que os clientes das categorias TAM Fidelidade Black, Vermelho Plus e Vermelho, seguem contando com acesso às salas VIP das companhias membros da aliança Oneworld, independentemente da classe de assento em que estiverem voando."" ..como se no Brasil os outros membros Oneworld operam salas VIPs….nacionais…

  • Sou Fidelidade Black..recebi email nenhum sobre fechamento de Sala VIP…..

  • Josimar

    Eles realmente não fizeram uma comunicação muito eficiente.. mas eu lembro de na época da Copa, procurando onde mais a TAM tinha salas VIPs, lembro de ter visto um asterisco na sala de Curitiba, e dizia em um anuncio super pequeno, quase impeceptível, que a sala iria estar disponível apenas até o dia 31 de Julho, não entendi, e duvidei se realmente era verdade porque não tinha mais em lugar nenhum tal aviso. Porém no dia primeiro de Agosto, fui crente que ia trabalhar por umas duas horas naquela sala, e quando fui entrar, me dei de cara com a porta fechada, com um aviso dizendo que devido as "conexões eficientes" não havia necessidade da sala lá… uma pena.. mas devo adimitir que muitas vezes vi aquela sala vazia.

  • Ricardo

    A imagem da TAM do tapete vermelho está virando mais para capacho que tapete.

  • Oscar Luiz

    Vocês perdem tempo com a TAM. O que esperar de uma empresa que troca de presidente como quem troca de roupa? A Tam não valoriza nem seus clientes especiais, o que dirá os clientes ordinários como nós. Ah, e ainda tem os chilenos…

    • César

      Oscar, eu particularmente considero o serviços da Lan Chile infinitamente melhores do que o da TAM, e espero que com a fusão das duas cias, a TAM absorva o que a Lan tem de melhor!

  • arno

    TAM: Transportes Aéreos da Maldade….

  • Vini

    Menos um motivo de "benefício" pra manter o itaucard Platinum. Um absurdo. Vou cancelar fato.

  • A LAN tá demorando para intervir na TAM…

    • Jeannie Klein

      Será q essa já não é uma intervenção da LAN, visando eficiência na gestão despesas, dado os resultados apresentados nos exercícios anteriores?

  • Eu recebi um e mail avisando do fechamento em Curitiba há umas 3 semanas.

  • Alexandre

    "Nada está tão ruim que não possa piorar".

    Mantra das aéreas brasileiras.

  • Rute Scheliga

    A Tam fechou a sala. Mas inaugurou DIA 20/08/2015, A SALA VIP ADVANTAGE, aonde era a sala da TAM. Para acessar, precisa ter o cartao Priority Pass, Diners e alguns Master Black.
    Duvidas, 41-3381-1638