Veja como são as novas poltronas da frota doméstica da TAM

Leonardo Cassol 21 · julho · 2015

Se você for voar pelo Brasil com a TAM nas próximas semanas pode se deparar com um novo modelo de estofado e de acabamento das poltronas. Os primeiros aviões Airbus A320 e A319 com os assentos reformados já estão em operação nas rotas domésticas. O Melhores Destinos voou em uma dessas aeronaves e apresenta, em primeira mão, as imagens e a avaliação da novidade. Confira!

Quem voa atualmente pela TAM nos voos domésticos tem a impressão de que o avião encolheu de tamanho. Os assentos ultrafinos são apertados e com o pior espaço entre as poltronas do mercado, de acordo com os critérios de avaliação da ANAC. As poltronas, além de apertadas, são duras, desconfortáveis e com uma reclinação limitada, com exceção dos novos Airbus A321, onde foram implantadas algumas melhorias. No entanto, essas aeronaves representam uma parte muito pequena da frota doméstica da empresa.

Poltrona-TAM-A320-antiga

É como se a TAM tivesse parado no tempo nos últimos anos, enquanto a Azul e a Avianca investiram pesado em novas aeronaves com um acabamento interno de alto padrão (com TVs individuais e maior espaço entre as poltronas, por exemplo), e a GOL, que em 2014 retirou fileiras de assentos de seus aviões para implantar o GOL+ e o GOL+Conforto, e recentemente anunciou uma nova investida para melhorar o nível de serviço, com poltronas com acabamento em couro ecológico, Wi-fi a bordo, entre outras novidades.

Nesse sentido, era de se esperar que a TAM apresentasse alguma novidade, conforme chegasse a hora de reformar os assentos que apresentam uma idade mais avançada. Seriam os mesmos assentos em couro que ela apresentou nos novos Airbus A321 (foto)?

assento-slim-TAM-A321
Assentos ultrafinos em couro dos Airbus A321 da TAM

Na verdade, era esperado algo mais. Uma reação à altura da concorrência, com mudanças estruturais na configuração das atuais aeronaves. Ou ainda, ao menos, o aumento da disponibilidade de assentos no “Espaço +”., para os consumidores dispostos a pagar por mais espaço. Mas não foi o que ocorreu, pelo menos até agora…

Os aviões reformados tem a mesma configuração de antes, apresentando apenas novos estofados e acabamento das poltronas. Confira as imagens:

novos-assentos-TAM-A320
Poltronas reformadas que estão sendo implantadas na frota doméstica da TAM (Airbus A320/A319)

Novo-assento-tam-A320 Novo-assento-TAM-A320-LATAM

De fato, houve uma evolução. O novo estofado é um pouco mais confortável (ou menos desconfortável) que o anterior. O acabamento em tecido melhorou bastante o visual e trouxe um aspecto mais contemporâneo ao interior da aeronave. Mas, apesar da surpresa positiva que se tem inicialmente, a sensação de aperto permanece, da mesma maneira que antes…

A TAM informou que iniciou em maio a substituição das capas de poltronas das suas aeronaves de um único corredor para o novo padrão – nas cores cinza chumbo e vermelho carmim. “Essa troca teve como objetivo ampliar a sensação de bem estar dos passageiros durante o voo e harmonizar a experiência dos clientes ao voar com as companhias do Grupo LATAM. A previsão é que a substituição das capas das poltronas seja finalizada até o final do ano”, destacou a companhia.

 

Gostaram do novo acabamento? Alguém já voou nas novas poltronas? Deixe o seu comentário ou as suas impressões sobre as poltronas de voos domésticos da TAM.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.
  • Rafael Lisboa

    Tam também uma vergonha. Vendo essa oferta de assentos lixos me faz pensar em desistir de usar a Tam em voos internos…

  • A TAM continua sendo uma das minhas últimas opções para viajar no Brasil.

    • Cleiton STk

      pura verdade…..

  • Deyvisson F. R. Almeida

    Vão continuar passando a sensação de estar sentado em um pedaço de madeira e imprensado? Se sim, então continuam pessimas. São disparadas as piores do Brasil.

    • Ricardo Braga

      Estamos de olho! 😛

      • Deyvisson F. R. Almeida

        Kkkkkkk, meu consultor de causas sociais.

  • Ítalo Alencar

    Foi a pior empresa que já viajei na minha vida. Atendimento é bruto, avião velho e reembolso demorado. Eu não aconselho a ninguém essa empresa. Tenho a impressão que ela não tem Diretoria nem donos.

  • Fernando

    Não gostei. Era de se esperar que a TAM, como uma das líderes do mercado saísse na frente. Será que tem a ver com o corte de custos anunciado essa semana?

  • Daniel T. Santos

    Evolução? Desculpe mas eu acho que ficou mais desconfortável. Por ser mais fino, diminuiu a espessura do enchimento tornando o assento mais ‘duro’ e portanto desconfortável. Eu considero a Azul a melhor cia aérea na questão qualidade do assento, mas os preços da Azul também são bem maiores, então nem dá pra reclamar tanto…

    • Nino Sobrinho

      verdade os preços da azul são absurdamente caros… é uma empresa de elite. Que pena que em muitos aeroportos regionais, como o de Parnaíba. só tem azul… ela monopoliza e coloca o preço que bem deseja.

      • Bruno

        Ela não monopoliza. Ela atende destinos que ninguém quer. Simples assim!
        A empresa objetiva o lucro, senão tem concorrência é evidente que o preço cobrado será alto.
        Ao invés de culpa-la, deveria culpar a concorrência.

        • Thalitta Sousa

          Concordo com Bruno, em vez de reclamar da Azul que disponibiliza um vôo para uma cidade que sequer possui um aeroporto descente, reclamem das outras que não se importar de disponibilizar voo para o local

      • Nino Sobrinho

        mas a Azul nunca entrou na aviação regional de graça, foi a base de muito incentivo e redução de impostos… claro que nessa atual conjuntura econômica é mais fácil fecharem rotas do que abirrem. Não sei que milagre a TAM ter aberto a rota REC-JDO-BSB… claro que o Cariri fica muito feliz pq agora o JDO opera as 4 principais companhias e mais concorrência diminui o preço (ou não)!!

  • Nino Sobrinho

    Gente é um horror esses micro-espaços entre poltronas nas rotas domésticas e sul-americanas da TAM. A perna dói, é um desconforto tremendo… só mudar capa de poltrona não resolve nada.

  • Gabriela

    Engraçado, o pessoal metralha a Gol, mas eu acho a Tam uma vergonha. A Gol tem aeronaves mais novas, mais confortáveis e o site dela é 100 mil vezes melhor que o da Tam. A Tam é uma empresa que parou no tempo e espaço, não investe em conforto, em entretenimento, em tecnologia, em nada. Mas muita gente dá um valor enorme ao saquinho de equilibri com suco de 03a categoria e coca-cola quente que a Tam serve “de graça”.

    • jetnba

      concordo em gênero, número e grau!!!

  • Andrew Bueno Piolli

    TAM no caminho certo para virar a pior companhia do Brasil.
    A Gol apesar de ruim, pelo menos tem preços baixos.

    Em Outubro pelos preços tenho que escolher entre Gol e TAM para Foz, mas acho que a Gol será mais confortável e mais barata

    • philip

      Eu fui há um tempo atrás de Gol para Foz foi horrível. O voo chegou umas 6 horas atrasado por causa de forte chuva (não é culpa deles, ok). Mas eles não deram uma comida pelo inconveniente, só um pacotinho de amendoim. Teve um pessoal fazendo abaixo assinado, mas sei lá no que deu no final.

  • Jonatas Elias

    Gol na liderança em 3, 2, 1…

  • Leonel Avila

    É simples. Os Airbus tem custo de aquisição maior, e com custos de manutenção e motores ainda que próximos, pra tirar essa diferença no valor tem que colocar mais assentos.
    Aí vem um e diz: Avianca.
    Aí eu digo: compara o preço médio do tíquete da TAM com o da Avianca…
    A TAM só consegue competir em preço com a GOL colocando mais gente por aeronave…

    • André Felipe

      Nos vôos de BSB a AVIANCA tem tido custo inferior ao da TAM na maioria das rotas. Acho que você falou asneira. Não é pelo fato das maiores low cost preferirem a Boeing que sua informação procede.

      • Leonel Avila

        Eu falei preço MÉDIO do tíquete, e isso envolve MÉDIA de TODOS os trechos. A questão não é achar, mas sim a realidade, por isso é uma INFORMAÇÃO: baseada em fatos. Acho que não fui eu quem falou asneira…

      • Leonel Avila

        Por acaso tu achas que a maioria das empresas de baixo custo não estão preocupadas com o CUSTO?????????

      • Xen Xu Tian

        Concordo com o fera aí. Nos trechos BSBxGIG e BSBxSDU, praticamente só encontro preços bons na Avianca e às vezes na Gol.

        Na TAM, mesmo dia de semana e em horários fora de pico (tipo uma quarta-feira à tarde), a TAM perde.

    • Gabriela

      A easyjet é lowcost e só possui Airbus na frota. Vueling tb. Não entendi o ponto…

      • Leonel Avila

        Eu não disse que lowcost tem que comprar Boeing. Só falei que uma empresa que compra um avião que custa alguns milhões de dólares a mais (no caso a TAM) só consegue competir (com a GOL) colocando mais gente/m² dentro do avião, entre outros custos. Sem contar também que a GOL é uma das maiores operadoras de 737 fora do mundo (e deve ter conseguido bons descontos por isso). Não sei como é o mercado da Easyjet, mas ela opera com mais de 200 aviões da família A320…

  • Vinicius

    Em questão de conforto e atendimento ao usuário (tripulação) a TAM é a pior das companhias. Definitivamente as menos piores são a AVIANCA e a AZUL. GOL não é ruim, as pessoas metem pau no SMILES pq é um programa lixo e não na GOL propriamente dita. As poltronas da GOL são OK, mas o GOL+ conforto é ótimo, deveria ser estendido a todo mundo, o espaço para perna é ótimo. As aeronaves são novas.
    A maioria das aeronaves da TAM parecem que vão desmontar, tudo velho. A maioria peca em limpeza. Não duvido encontrar barata daqui uns dias.

  • André Felipe

    A TAM está caminhando a passos largos a perder a liderança…

  • Rique Mhor

    Só escolho voar com a TAM por causa do programa de milhagem. Todo ano viajo de férias com a família sem comprar passagens aéreas nacionais ou internacionais. No geral, prefiro a GOL e a Azul que tem aviões mais novos e tripulação mais simpática. Eu detesto a filosofia da TAM de mercantilizar o interior dos aviões com adesivos com propaganda nas bandejas reclináveis (arranco quando posso), feltro protetor de cabeça (dobro o da poltrona da frente pra não ter que ficar vendo propaganda), propagandas no sistema de som (ponho fones de ouvidos) e propagandas nas TVs (levo sempre jornais e revistas). E se for possível, faço questão de não comprar os produtos ou marcas anunciadas. Não estou lá pra ser bombardeado com propaganda que a TAM está lucrando sem diminuir em nada o preço da passagem que eu pago. O que custa deixar o passageiro em paz como as outras fazem. Quanto aos assentos, tudo que eu quero é um assento mais canfortável e se possível com uma tomada.

  • Duarte

    A TAM mudou para ficar igual. O mais engraçado que a antiga WEBJET começou com a piora dos acessentos. Gol e TAM seguiram. A finada, antes de ser incorporada pela GOL, já tinha começado a melhorar no quesito. A GOL resistiu mas também mudou. A TAM continua insistindo nessa receita. No quesito cabine, Azul e Avianca continuam muito a frente.

  • luis

    A GOL continua sendo a pior no Brasil,mas TAM não está longe para chegar ao mesmo nível.

  • Wallace Santos

    Faz tempo que a TAM deixou de ser aquela empresa que o Cmt Rolim fundou. É uma pena!

    • Marcelo Correa

      Acabo de desembarcar e a poltrona é igualmente ruim !!!
      Continua desconfortável e com espaço mínimo entre poltronas. Para um vôo com duração de 3 horas de São Paulo à Recife, torna-se muito desconfortável !!

  • Renan Santos

    São só domésticas ou internacionais tbem? Semana que vem tenho um vôo pra Santiago num A320, ai minhas costas 🙁

  • HERIK

    Achei que fossem colocar poltronas de couro, como são os aviões da Lan.
    Já tive oportunidade de fazer trechos nacionais e internacionais com a Lan. Que atendimento!!! Pena que na Tam, não se implantou o atendimento da Lan.

    • philip

      Eu voei recentemente com a LAN e achei horrível o atendimento. Voos super atrasados, check-in mega desorganizado, isso em Buenos Aires, em Santiago e em Auckland. Já nas últimas vezes que voei com a TAM foi quase perfeito. Check-in super rápido em vespera de feriado. E TAM tem entretenimento em voos para Santiago de São Paulo, enquanto a maioria dos aviões da LAN não tem.

      • HERIK

        Bom, pela freqüência com que viajo, consigo avaliar bem a evolução dessas cias. Talvez vc tenha pegado um dia ruim com a LAN. Recomendo voar mais vezes por essa cia.

        • philip

          Eu até que voei bastante, em um ano, voei 6 trechos com eles: AKL-SCL, 2X SCL-GRU, BUE-USH, USH-AEP, PUQ-SCL. Desses estava com fila quilometrica no check-in e extremamente desorganizada nos em 4 dos 6 voos (Em Santiago, Auckland e Buenos Aires). Em todos esses os voos atrasaram entre 30 minutos e 1 hora nos 4 primeiros. E não contentes com o atraso em uma das vezs quando voltei de Santiago para GRU, ainda quase extraviaram minha bagagem, que apareceu depois de 1 hora que o voo tinha chegado quando já tinha preenchido o formulário de extravio de bagagem.

  • Teresa Santiago

    Vim dar minha opinião de acordo com minhas experiências com a Tam.
    Fiz duas viagens com essa companhia (GRU-MAO-MIA) e (CGH-SDU) e não me arrependo. Fui muito bem atendida nas duas. Escolhi a Tam inclusive pelo preço nas duas situações. Paguei um valor bem menor que nas concorrentes.
    O avião do trecho nacional realmente precisa melhorar muito! Tem poltronas quebradas e desconfortáveis.
    Espero que a Tam volte a ser como era antes (pelo que ouvi, muito melhor que agora). Mas se considerar o preço inferior e o atendimento que tive, continuarei voando com eles.

    • Tiago Torresani

      Reitero aqui a opinião da Teresa. Sempre encontrei os menores preços com a TAM, e sempre fui muito bem atendido por todos os funcionários, seja em solo ou na aeronave. Porém, concordo que a mesma deve tomar algumas providências quanto as poltronas, pois no momento, tá só piorando.

    • Everardo Menezes

      Concordo Teresa, eu sempre viajo pela TAM e nunca tive problemas! Agora com a GOL já tive problemas. O meu sonho é viajar pela Azul, mas a Azul é só para ricaços, como sou professor da UFC, portanto funcionário público, não tenho condições de viajar pela Azul.

  • Thalitta Sousa

    Nunca entendi o puxa saquismo que já vi muito pela Tam, não dá pra entender

  • Lorena Monteiro

    Eu realmente gosto da TAM. É sem dúvida a companhia do meu coração e minha favorita por vários aspectos e por me atender muito bem, mas tenho que concordar que os assentos são terríveis até para mim. Na oportunidade que teve de surpreender e melhorar, foi muito mal. Os assentos estão, ou melhor, continuam péssimos!! Uma pena!

  • Ricardo Inocencio

    Meu post não tem relação direta com o tópico, salvo o fato do pivô de todo o desgaste que passei ser a TAM.Tenho junto a TAM a reserva de uma viagem (Localizador 7S7YTY) realizada através do resgate de pontos de meu plano de fidelidade (Multiplus). Entretanto alguns dias depois fomos agraciados com a notícia de que seríamos pais pela segunda vez, sendo assim a data reservada para nosso voo ficou incompatível com o momento, pois conforme orientação médica não poderíamos realiza-la na data prevista.

    Então entrei em contato com a TAM/Multiplus para tentar realizar a antecipação dessa viagem. Lembrando que ofereci ao atendente a possibilidade dele escolher QUALQUER DATA que fosse conveniente para a TAM dentro do prazo de 75 dias (dois meses e meio). O atendente Dênis foi bastante solícito e atencioso, porém as informações por ele repassadas a respeito da política da TAM para alterações de voo foram muito frustrantes:

    1º – Cobrariam US$ 300,00 (em torno de R$ 1.000,00) pela alteração;
    2º – Cobrariam também a diferença de pontos do meu plano “fidelidade” e a diferença era grande, em torno de 80.000 pontos;
    3º – Me foi dada a alternativa de pagar US$ 200,00 para ter devolvidos nossos pontos.

    Ou seja, o sistema de alteração de voo parece que foi concebido unicamente com o intuito de você realmente desistir de sua viagem, pois quaisquer das alternativas são completamente desrespeitosas, intolerantes e sem fundamento, para não dizer coisa pior.

    Se o objetivo é forçar seus clientes a desistirem da viagem e a TAM ficar com o dinheiro e meus pontos, parabéns pois conseguiram.

    Porém, dada a opção de escolha, jamais utilizarei novamente quaisquer serviços dessa empresa, seja com propósito profissional ou a lazer. Aprendi também que a melhor forma de retaliação a uma empresa tão desrespeitosa como infelizmente está sendo a TAM, não é PROCON tão pouco qualquer outro meio legal, mas simplesmente gastando nosso dinheiro em outro lugar.

  • Nino Sobrinho

    menino é verdade fui de A320 da TAM de GRU-MVD e sofri duras penas com minhas pernas enlatadas naquela lata de sardinha… fora que tinham dois passageiros muito acima do peso do meu lado e isso me espremeu cada vez mais…

  • Eduardo

    Aquele “papelzinho” para a cabeça poderia melhorar também hein…..

  • re178

    Já voei em um avião da TAM com esses assentos no dia 31 de Maio (aliás foi primeiro voo dessa aeronave com as novas poltronas segundo a tripulação), não achei muita novidade, só a nova aparência que dá um tom de “novo” na aeronave, no mais…

  • Felipe Kaufmann

    Vamos combinar uma coisa: POLTRONA = um lugar confortável que vc senta e se sente extremamente comodo e aconchegante. Isso ai da foto sao simples assentos de avião. Entendeu? Assentos de avião, e na TAM sao super ruins BTW!

  • marcelo

    nunca posso falar nunca….porem nunca viajei com a tam e acho que nao vai ser desta vez………tem cia que me surpeendeu como a TAca/avianca,,, agora vou esperementar a GOOL

  • Alan Souza

    Em verdade vos digos há tempos não voava na Gol mas ela me supreendeu positivamente na minha última viagem (PMW SDU) não peguei nenhuma aeronava caindo aos pedaços e na conexão Congonhas Santos Dumont teve até lanche grátis… A TAM parou no tempo e pela sua própria soberba está se acabando (essa semana pediu cancelamento de algumas rotas) e não serve mais as heinekens (mesmo quentes ) no serviço de bordo .. espero ver outras cias nacionais crescendo e mais abertura pras cias aéreas gringas. Oremos 😉

  • Gabriel Fernando

    Não sei o que esse pessoal tanto fala que AZUL é a melhor. Voar nos ATR’s é sofrível, muito aperto e desconfortável.

  • Fernando Esperidião

    Bola fora da TAM.

  • Augusto

    Eu gostei muito , sensação de tranquilidade….
    Parabéns a TAM