Veja como são as novas poltronas da frota doméstica da TAM

Leonardo Cassol 21 · julho · 2015

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Se você for voar pelo Brasil com a TAM nas próximas semanas pode se deparar com um novo modelo de estofado e de acabamento das poltronas. Os primeiros aviões Airbus A320 e A319 com os assentos reformados já estão em operação nas rotas domésticas. O Melhores Destinos voou em uma dessas aeronaves e apresenta, em primeira mão, as imagens e a avaliação da novidade. Confira!

Quem voa atualmente pela TAM nos voos domésticos tem a impressão de que o avião encolheu de tamanho. Os assentos ultrafinos são apertados e com o pior espaço entre as poltronas do mercado, de acordo com os critérios de avaliação da ANAC. As poltronas, além de apertadas, são duras, desconfortáveis e com uma reclinação limitada, com exceção dos novos Airbus A321, onde foram implantadas algumas melhorias. No entanto, essas aeronaves representam uma parte muito pequena da frota doméstica da empresa.

Poltrona-TAM-A320-antiga

É como se a TAM tivesse parado no tempo nos últimos anos, enquanto a Azul e a Avianca investiram pesado em novas aeronaves com um acabamento interno de alto padrão (com TVs individuais e maior espaço entre as poltronas, por exemplo), e a GOL, que em 2014 retirou fileiras de assentos de seus aviões para implantar o GOL+ e o GOL+Conforto, e recentemente anunciou uma nova investida para melhorar o nível de serviço, com poltronas com acabamento em couro ecológico, Wi-fi a bordo, entre outras novidades.

Nesse sentido, era de se esperar que a TAM apresentasse alguma novidade, conforme chegasse a hora de reformar os assentos que apresentam uma idade mais avançada. Seriam os mesmos assentos em couro que ela apresentou nos novos Airbus A321 (foto)?

assento-slim-TAM-A321
Assentos ultrafinos em couro dos Airbus A321 da TAM

Na verdade, era esperado algo mais. Uma reação à altura da concorrência, com mudanças estruturais na configuração das atuais aeronaves. Ou ainda, ao menos, o aumento da disponibilidade de assentos no “Espaço +”., para os consumidores dispostos a pagar por mais espaço. Mas não foi o que ocorreu, pelo menos até agora…

Os aviões reformados tem a mesma configuração de antes, apresentando apenas novos estofados e acabamento das poltronas. Confira as imagens:

novos-assentos-TAM-A320
Poltronas reformadas que estão sendo implantadas na frota doméstica da TAM (Airbus A320/A319)

Novo-assento-tam-A320 Novo-assento-TAM-A320-LATAM

De fato, houve uma evolução. O novo estofado é um pouco mais confortável (ou menos desconfortável) que o anterior. O acabamento em tecido melhorou bastante o visual e trouxe um aspecto mais contemporâneo ao interior da aeronave. Mas, apesar da surpresa positiva que se tem inicialmente, a sensação de aperto permanece, da mesma maneira que antes…

A TAM informou que iniciou em maio a substituição das capas de poltronas das suas aeronaves de um único corredor para o novo padrão – nas cores cinza chumbo e vermelho carmim. “Essa troca teve como objetivo ampliar a sensação de bem estar dos passageiros durante o voo e harmonizar a experiência dos clientes ao voar com as companhias do Grupo LATAM. A previsão é que a substituição das capas das poltronas seja finalizada até o final do ano”, destacou a companhia.

 

Gostaram do novo acabamento? Alguém já voou nas novas poltronas? Deixe o seu comentário ou as suas impressões sobre as poltronas de voos domésticos da TAM.

Autor

Leonardo Cassol - Editor Editor e especialista em programas de fidelização do Melhores Destinos.