Anac proíbe TAM de vender passagens devido ao cancelamento e atraso de dezenas de voos

Leonardo Marques 29 · novembro · 2010

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

Desde o final de semana, dezenas de voos da TAM estão sendo cancelados ou saindo com atraso. Hoje, a Anac proibiu a TAM de vender passagens aéreas em todos os seus voos nacionais até sexta-feira.

Segundo a TAM, os atrasados e cancelamentos sem devem às fortes chuvas que atingiram a região Sudeste nos últimos dias. Para efeito de comparação, o Melhores Destinos obteve às 13:45h os dados atualizados dos voos cancelados/atrados hoje, veja:

Atrasados:
Azul 0%,
Webjet 2%
Avianca 5%
GOL 8%
TAM 20%

Cancelados:
Azul 0%
Webjet 0%
Avianca 0%
GOL tem 4%
TAM 11%

Fica a impressão que a TAM pegou mais chuva que as demais empresas. Curiosamente, essa mesma chuva que molhou apenas a TAM, molhou a Webjet nos últimos 5 dias de setembro e molhou a GOL nos últimos 5 dias de julho.

Tudo indica que essa chuva, pode também ser chamada de falta de tripulação, mas as companhias não gostam de assumir isso. Só quem pode afirmar qual foi a verdadeira causa é a Anac. A agência está fazendo uma auditoria na TAM e deve se pronunciar nos próximos dias apontando a causa.

Caso se confirme que o problema na TAM foi mesmo falta de tripulantes, das quatro maiores companhias aéreas do Brasil, apenas da Azul não terá passado por esse problema nos últimos 4 meses.

Nós sempre tentamos mostrar aqui no Melhores Destinos que todas companhias têm qualidades e defeitos e jamais tentamos apontar alguma delas como a melhor ou a pior. Quando a GOL teve esse problema em julho, muitos falaram “por isso prefiro pagar um pouco mais e voar Tam”, em setembro, quando a Webjet teve o mesmo problema a frase roi repetida. E agora? Percebe-se há um problema e não é apenas de uma companhia aérea.

Como se sabe, esse problema ocorre sempre no final do mês, quando os tripulantes já voaram todas as horas permitidas e o próximo mês é dezembro…

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • André Cri-Cri

    Não é a primeira vez que acontece isso e pelo andar da carruagem não será a última. Se este país fosse sério a Tam jamais seria autorizada a operar vôos.

  • Filipe

    Merecido, meu vôo pra POA atrasou 2h30.

  • Marcos Fonseca

    Bem como já havia sido informado pelo Melhores Destinos anteriormente, a Anac já está prevendo problemas aéreos neste final do ano, e esse problema já está começando com a TAM…

  • Kleriston

    Novamente, vôos cancelados por falta de tripulação, por chuvas…. Aparecem sempre "n" motivos para justificação.

    Mas o engraçado é que agora foi com a TAM.

    No passado, a WEBJET foi acusada por alguns leitores do site que a mesma poderia "falir", deixar de operar, de vender passagens mais baratas, de ser uma companhia de quinta… Enfim, vemos agora que o problema está GERAL.

  • Antonio

    É…, meu reveillon vai ser voando ou no aeroporto, vôo TAM, com previsão de chegada as 22:00 do dia 31/12, GRU-SSA…, será q eles servirão champagne para brindarmos o ano novo??

  • Thales

    Dá-lhe Azul!!

  • Carolnl

    Pior é que a TAM continua vendendo passagens!

    Enfim, ainda bem que eu consegui 1 mês de férias! assim, viajo no começo de dezembro e volto no começo de janeiro: não terei problema de falta de tripulação o/

  • José Wanderso

    Pelo visto vou passar mais tempo no aeroporto do que dentro de um avião, vou pra Maceio dia 22/12 e são apenas 1:50 de voo, e duvido que seja essse tempo que eu esteja no aeroporto =S

  • Estou com medo da chuva que vai cair no final do ano. Tenho um voo (com conexão) no dia 24 previsto para chegar às 22:00 no destino final. Ou seja, passarei a ceia de Natal no avião ou no aeroporto. =|

  • Cristiano

    AZUL sempre perfeita!! De SP para Confins, Brasília ou Recife, só voo AZUL!

  • Glaucio de Souza

    acho que as empresas q nao passaram por esse problema ainda é pq são pequenas e tem menos voos. a azul a trip a avianca….mas acho q a medida que crescem os problemas aparecem

  • Daniela

    Eu diria, está sobrando emprego pra mim o/

    E Graças a Deus, todos meus colegas de turma vão se formar e estarão empregados!

    Desculpem pelo desabafo, mas é muito bom saber que os futuros tripulantes terão empregos garantidos até 2014.

    Beijos

    adoro esse site

  • Tarique

    Esses dados estão errados. Viajei dia 27/11 pela Azul e meu vôo atrasou mais de uma hora, o que torna inconsistente a taxa de 0% de atraso dessa companhia.

    • Leonardo (Melhores D

      Oi Tarique, esses dados foram obtidos no site da infraero. Colocamos inclusive a hora que foram obtidos. Se seu voo foi após este horário, ele certamente não foi considerado.

    • Thales

      Esses dados são de ontem, dia 29/11/2010, às 13h45.

  • jonatan

    A TAM com todos os poblemas dessa semana ainda é a melhor empresa aérea do país. Em segundo lugar a Gol em terceiro a Azul em quarto a Avianca e a pior de todas a Web jet que não viajei nela pois cheguei 30 minutos antes do embarque não mi atenderam bém, era pra mi tá em São Paulo no dia 31 de Dezembro de 2009 e só cheguei no dia 1 de Janeiro e pior passei a noite toda no aeroporto de Recife não mi deram nada nem água, i ainda eu tivi que espera a empresa aérea abri no outro dia as 4 da manha pra remarca a minha passagem que estava custando o mais do que eu tinha pagado pela passagem e fui na anac fiz reclamações tudo que pude mais a web jet nem si movem pra nada pois achei isso uma falta de respeito e de educação pois ela perdeu um cliente e si depender de mim ela não vai ganha 1 centavo meu …… johnny

    • Victor

      Com esse belo português que você tem, não deveria nem tentar fazer comentários.

    • Pedro

      Alguém liga a tecla SAP?

      • Camila

        URGENTEEEE!!!

    • Eduardo

      Voce deveria estar no aeroporto com 60 minutos de antecedência isto é claro nas regras do contrato de transporte. A não ser que você tenha feito check in pela internet terá um prazo maior.

      Sendo assim a culpa foi sua a cia não tem obrigação nenhuma em re-acomodação sem cobrar tarifas extras e muito menos custear alimentação e hospedagem.

      Não me entenda errado, mas isto é uma questão jurídica que se ocorresse o mesmo em outras cias vc teria o mesmo problema.

      Já cheguei 40 minutos antes em Congonhas sem bagagem para despachar e perdi o voo, isto na TAM.

  • Edinho

    Bom, os problemas da TAM não se resumem aos atrasos e cancelamentos de vôos. Há muito mais que ainda não foi publicado. Estou aguardando a confirmação de algumas informações para tornar público outra questão muito séria que envolve a TAM.

  • Nataly

    Isto é um absurdo!!! O que vc vai fazer com relação a isso Dona Dilma??? É bom pensar em uma solução logo…

    O Brasil não tem estrutura para suportar o crescimento que está tendo…logo logo o milagre econômico vai se transformar num pesadelo… os serviços são de baixa qualidade no Brasil pois não há investimento em educação. Agora querem investir em um trem-bala para compensar a debilidade dos outros transportes?? Quem vai pagar por isso??

    • celia

      O que vc sugere Nataly ? que paremos de crescer ? A Dilma só assume ano que vem , melhor vc cobrar de Lula antes que o ano acabe linda , e vivamos o caos no final do ano.O trem bala é uma necessidade vc deve saber que vamos em breve sediar a copa e as olímpiadas !Nós brasileiros vamos pagar , é um bom investimento !!

  • Alessandro

    Muito calor, mas o serviço é 7 estrelas.

  • kamilla

    nossa vou viajar dia 25/DEZ GRU-FOR será que vai atrasar este voou ?

    ja viajei tantas veses, e todas foram na TAM nunca tive problemas com ela, será que desta vez terei ?

    Medoo ! ….

  • messias

    a chuva só caiu para os aviões da tam,os das outras empresa devem ser impermeaveis.A tam tem que arranjar um dpto de justificativas mais eficiente.

  • Suely Ruas

    Sempre viajo de Tam e nunca tive problemas, já com as outras sim. Mas de qualquer forma expresso aqui meu medo de que a copa do mundo vai ser um fiasco, por essas e outras. O Brasil não está preparado para tal evento. Apesar de ser o melhor do mundo "no futebol", precisamos melhorar e muito, nos transportes, na saúde, na segurança e na educação.

  • Rafael

    Esse problema não e novo para ninguém, mas como sabemos e uma pratica costumeira as empresas venderem mais lugares que a aeronave suporta. A questao e, que o orgão que fiscaliza esta fazendo de maneira seria ou apenas fazendo figuração? Porque o final do ano se aproxima e sempre ocorrem os mesmos problemas, acredito que não e aceitável que um órgão com pessoas teoricamente tao capaciradas não xonsigam fiscalizar as empresas aereas de forma preventiva para que a populacao não passr por esse tipo de problema que e sempre igual e com data certa para ocorrer

  • Gelsa

    Oferecem passagens com excelentes preços mas não tem estrutura para "suportar" tantos passageiros!

    Que MEDO!!!!!!!!

  • Alex Souza

    Apagaram meu comentário. Ai, que Medo também…

    • Leonardo (Melhores D

      Apagaram em que post?

      • alex souza

        Leo, seu moderador nem publicou minha opinião. Fui censurado. só por que citei o lula e a Dilma. Voltamos á epoca da censura, Leo?

        • Leonardo (Melhores D

          Oi Alex, não achei seu comentário por aqui, nem no lixo.
          De qualquer forma eu posso ter deletado para evitar polêmicas. A moderação tem sido muito complicada, todos os dias estão sendo deletados mais de 40 comentários, tem dias que mais de 100 são deletados.

  • Eduardo

    Em dezembro a bola da vez com a "CHUVA" acho que vai ser a PASSAREDO, alguns dos voos já cancelados pela empresa entre 24 e 31 de dezembro. Curiosidade ou não é um período com maior demanda no ano e mesmo assim foram cancelados, no mínimo estranho.

    RAO/CWB 2282 – CWB/RAO 2280

    RAO/SDU 2244 – SDU/RAO 2245

    RAO/GRU 2265 – GRU/RAO 2264

    RAO/BSB 2236 – BSB/RAO 2237

    RAO/PLU 2271 – PLU/RAO 2270

    UDI/SDU 2251 – SDU/UDI 2252

    UDI/GRU 2301 – GRU/UDI 2302

    GYN/SDU 2361 SDU/GYN 2360

    GYN/POA 2373 POA/GYN 2374

    SJP/BSB 2292 BSB/SJP 2293

    SJP/BSB 2294 BSB/SJP 2293

    RAO: Ribeirão Preto

    CWB: Curitiba

    SDU: Rio de Janeiro – Santos Dumont

    SJP: São José do Rio Preto

    UDI: Uberlândia

    GYN: Goiania

    PLU: Belo Horizonte (pampulha)

    GRU: São Paulo (guarulhos)

    POA: Porto Alegre

  • Alessandro

    Ei…Falta de tripulaçao = recrutamento nas fly petrodólares. Todps tem direito de ganhar mais, não?

  • Everton

    Meu vôo de Navegantes para Congonhas na segunda (29/11) foi cancelado.

    A atendente do balcão no aeroporto, sem cerimônia nenhuma, disse que o problema foi a falta de tripulação, pois a que foi escalada para o meu vôo já havia chegado ao seu limite de horas de trabalho no mês. Ainda segundo ela, alguns tripulantes ainda com horas disponíveis não foram escalados para vôo nenhum. Sorrindo, ela mesmo concluiu que quem fez a escala fez "uma bagunça".

    Parabéns à atendente por sua sinceridade. E nota zero para a TAM, Webjet e GOL, que nos fazem passar por isso com frequência.

  • Leonardo (Melhores D

    A Azul é maior que a Webjet.

  • celia

    Se pagar come ceia , senão fica olhando o vizinho comer e beber…

  • lano araujo

    Bomm! com tudo isso, sempre quem perde somos nos consumidores.

  • marcos

    É bom sempre lembrar do võo JJ3054,chuva não é cabivel em todos os momentos.Se alguem tem medo em voar certamente esta pensando no futuro dos clientes e da sua propria vida.abraços

  • marcos

    É isso ai boa sorte pra galera nova..

    espero tropeçar em muitos pelo saguão do aero.

    abraços

  • marcos

    Atrasar??..duvido.. pode ser cancelado antes, procure informações antes da data..por ser periodo comemorativo esteja ligada..abraços

  • marcos

    A chuva é caso serio..ontem 02 de dezembro,

    uma aeronave da passaredo resvalou na pista em Curitiba, devido esse probleminha que as empresas vem emfrentando quebrou o trem de pouso, eu estava lá ficou parado a viaçao por 30 min ou mais.

    • marcos

      Não estou tornando nenhuma empresa enfame,mais quero colocar o assunto ´´chuva´´como destaque.A vida é mais importante do que qualquer coisa neste mundo,vamos analizar primeiro o porque dos cancelamentos e atrasos,só quem estava nessa aeronave sabe o poder da chuva..eo vi a face deles estavam apreencivos e gratos por estarem em solo.fuiiiiii

    • Ricardo

      Segundo informações o que ocorreu não foi problemas no trem de pouso, mas sim estouro de peneu ao tocar a pista. O que não danificou em nada a aeronave.

  • Denis

    Nataly,

    Nao sou Lula nem Dilma mas sei que cada um fizer sua parte a coisa melhora muiiiiiiiiito… Inté

    Denis

  • Denis

    Meu voo Congonhas-Brasilia estava marcado para 13:45 de hoje. Cabreiro com a noticia das chuvas, cheguei ao aeroporto 11:45h e…batata… fui informado que o voo havia sido cancelado. Fiz pressao e viajei no voo de 12:19… gostei… "se viraram nos trinta"

    Acho que problemas acontecem… o que importa é o empenho para resolver..

    Denis

  • Denis

    Tô com vc Marcos… nao da pra ser leviano com assunto tao serio…a pressao deve ser feita no congresso, com os deputados, etc… forçar a barra na hora "h" pode ser muito complicado…

    Denis

  • Denis

    Esse site é dos poucos que consigo participar… muito bom!!!!

    Denis

  • sou guilherme falcao a tam por um lado tem cupa i por outro nao