TAM simplifica seus perfis de passagens. Conheça as novas classes de tarifas

Leonardo Marques 06/09/2012 às 15:35h 36 Comentários

De tempos em tempos as companhias aéreas reorganizam seus perfis de passagens aéreas. Essas categorias  definem os direitos que o passageiro têm ao adquirir seu bilhete e definem o preço da passagem: quanto mais alto o perfil mais flexibilidade e benefícios, mas maior tende a ser a tarifa.  Dessa forma, podemos entender como opções de contratos que o passageiros pode escolher quando vai comprar uma passagem.

A TAM anunciou nesta semana a implantação de novas classes tarifárias. Até então, a companhia tinha cinco opções para voos nacionais: PROMO, LIGHT, FLEX, MAX e TOP. Com a mudança, a empresa passa a ter três: BÁSICO, FLEX e TOP e eventualmente pode ter também a MEGAPROMO. As diferenças entre eles são a pontuação no programa TAM Fidelidade, taxa de remarcação, atendimento prioritário e franquia de bagagem diferenciada

Nos planos Básico e Megapromo , a taxa de remarcação é de R$ 100 antes da decolagem e R$ 150 depois. Sem outros benefícios. A tarifa básica tem duas vantagens a mais, que são o reembolso de 50% do valor pago em caso de cancelamento e  o crédito de no mínimo 500 pontos no Multiplus Fidelidade.

O perfil Flex custa R$ 60 a mais que o Básico e oferece 10 kg a mais de franquia de bagagem reembolso de 70% da tarifa, o dobro de pontos Fidelidade e menores taxas de remarcação (R$ 80) e no show (R$130).

Por fim, a tarifa TOP oferece franquia de 43 kg de bagagem, isenção nas taxas de remarcação e no show, reembolso de 90% da tarifa paga e atendimentos prioritários no check-in, despacho de bagagem e embarque. O perfil, que custa R$120 a mais que o Flex, oferece ainda no mínimo 1.500 pontos Multiplus Fidelidade. A TAM não informou apenas qual tarifa dará a possibilidade de escolha antecipada de assentos.

Mais detalhes no site da TAM.

36 comentários para “TAM simplifica seus perfis de passagens. Conheça as novas classes de tarifas

  1. Paulo

    Finalmente ela aumentou a pontuação. As vezes a passagem era super cara e vc ganhava 200 pontos.

    Falta agora e mudar as regras de pontuação internacional, em Julho comprei um Bilhete da Africa do Sul Para a Tanzania e percorri mais da metade do continente por U$ 750,00 e iria receber apenas 1000 pontos por isso, então mandei tudo para a United.

    Responder
  2. Rodrigo Luna

    Legal essas novas tarifas da TAM, ainda mais dando essa opção de pagar uma diferença de R$ 60,00 para ter uma franquia de bagagem maior. O ruim é a pontuação para quem vai viajar na tárifa básica. Mas muito interessante a postura da TAM. Parabéns!

    Responder
  3. Vinicius Melo

    PÉSSIMO… Pagar pelo básico e ter só 500 pontos é uma péssima notícia… na Gol no básico você já pontua mil… e na promocional 300.

    Responder
  4. Marcelo

    Hoje pela manhã comprei quatro bilhetes pela Tam, todas com conexões. Estranhei que não tinha mais promo, mas consegui marcar assentos em apenas um trecho. Quando fui comprar o outro, já não consegui mais. Simulei a compra do mesmo trecho como Flex/Top e também não consegui marcar assento. O que será que acontece?

    Responder
  5. Igor

    Acredito que ficou mais fácil entender. Embora eu não use TAM Acho o site deles complicado.Imagina quem não é acostumado a comprar passagens, se perde com as informações.

    Responder
  6. Leonardo

    Eu queria entender essa tarifa TOP. Ela realmente vale a pena para a grande maioria ou só para aqueles que quer ser tratado de forma diferenciada e no fim as vantagens não valem o preço pago.

    Excesso de bagagem é 0,5% do trecho viajado por quilo excedente, não sairia R$180 a mais. Exceto se a pessoa já pensa em remarcar com o direito da isenção, mas por outro lado, ela permite remarcar para a tarifa básica? Ou tem que remarcar só para a TOP, o qual sairá em geral mais cara tendo que arcar com a diferença tarifária?

    Ela garante ao menos 1500 milhas de mínimo, dependendo da distância, a vantagem não é tanta assim.

    E entrar primeiro não muda nada, é só entrar por último, não pega a bagunça das pessoas no corredor.

    Talvez ter a bagagem chegando na esteira antes de todos seja legal, se você for um ator, evita de ficar lá esperando e correr o risco do povo pedir para tirar fotos.

    Sei lá.. para mim e para a grande massa, não vejo vantagem, são benefícios muito simples.

    Ela deveria vender cada "vantagem" a parte, dando a opção das pessoas escolher qual vantagem é melhor. Eu talvez pagaria para escolher uma poltrona, ou para ter minha bagagem chegando primeiro. Mas nunca compraria um pacote com tudo.

    Responder
  7. Felipe

    O mais legal é que nenhum perfil de tarifa faz o que a lei manda, que é cobrar 5% se cancelar até 15 dias antes da viagem e 10% depois disso? Como não? A lei já mudou? E mesmo se houvesse tal perfil não ia ser o que a lei autoriza porque ela proibe venda casada. Então, pra não ser abusiva tal tarifa teria que ter como benefício extra somente a taxa justa (legal) de cancelamento, sem bagagem extra e sem ponto fidelidade extra, senão é venda casada. Eu só quero pode cancelar se houver um imprevisto, só levo mochila e quero ganhar 0 pontos e uma passagem barata.

    Responder
  8. Nádia

    Pois é, como o PROCON não vai atrás disso com as companhias? Esse ano eu já gastei o gato remarcando passagem, pq viajei muito entre Curitiba e Natal, e volta e meia acontecem imprevistos. Não tenho nada contra os benefícios extras, nem a pontuação – afinal, já ganhei muito com a Gol, em milhas; embora entenda que é venda casada. Assim que eu tiver tempo, vou entrar na justiça pedindo de volta cada centavo que paguei a mais cancelando ou alterando uma passagem. Muitas vezes a gente paga mais que o valor da passagem, eles sequer tem esse ajuste, de cobrar um valor X ou o X% do valor da passagem, o que for menor.

    Responder
  9. Renaldo

    Alguém sabe como ficam as regras para bilhetes emitidos antes da mudança? tenho três bilhetes promo, que antes rendiam pelo menos 200 pontos, como será que fica agora?

    Responder
  10. Tarcisio Medeiros

    Eu também acho bizarro essa diferença de preço, na TAM tem passagens que chegam a ser 4x mais cara no TOP. e os benefícios são ridículos… As vezes é melhor comprar uma tarifa básica minutos antes, do que TOP com antecedência…

    Responder
  11. Dênis

    Esse papo de bagagem prioritária é mera ficção.

    Perdi a conta de quantas vezes minha bagagem estava com o tag de Prioridade/Bagagem Especial e demorou para aparecer na esteira.

    Acho que o check-in prioritario seja o diferencial, CGH pela manhã é um inferno, mas se você possui TAM Fidelidade Vermelho ou Cartão de Crédito Tam Platinum você utiliza mesmo na tarifa MegaPromo.

    Responder
  12. Oscar

    Cada vez a TAM piora e abre espaço para outras companhias, que crescem no vácuo de suas maluquices.

    Agora a TAM é a única companhia aérea do mundo que a classe Y, que é a econômica cheia, que não reembolsa 100% da tarifa. Além disso, a tarifa normal (que antes era a FLEX) virou BASIC, e pontua metade.

    Isso sem falar que a PROMO que antes ainda dava uma merreca, agora não dá nada.

    E, assim, a antes melhor companhia aérea do Brasil vai se tornando a pior. Eu já me inscrevi no Mileage Plus e vou trocar o meu cartão de crédito pelo Itaucard United e cancelar o Itaucard TAM, pois logo não conseguirei nem sequer usar as minhas milhas.

    E que a Avianca Brasil entre logo na Star-Alliance!

    Responder
  13. Luiz Eugênio

    As modificações importam em supressão de quase metade dos pontos. A tarifa light substituída pela básica pontuava 900 ao invés de 500. O Comandante Rolim continua a rolar no túmulo.

    Responder
  14. Luciano Bortoluzzi

    Piorou.

    Trechos FOR / GRU por 701,00 no perfil básico e só ganha 500 pontos…1 dia antes da mudança esse valor era na light e dava 900 ponto.

    Como minhas passagens são emitidas por agências e há um programa específico e este só captura as menores tarifas, ganharei sempre 500 pontos. Nos trechos que vôo muito raro haver opção promo de 200 pontos. Imaginem ir de FOR / POA pagar bem caro e ganhar 500 míseros pontos… GOL no mínimo 1000…e como há conexão em trechos longos, vc ganha dobrado…..vai entender a TAM…Depois está reclamando que os passageiros executivos estão voando menos…não é isso….estão migrando de companhia…ex.: Azul, Avianca….

    Responder
  15. Philippi

    É só maquiagem para retirar beneficios dos usuários. Embora seja a pratica mundial na aviação comercial, nós tinhamos até então o direito, nos voos domésticos, a 2 bagagens. Ai aparecem essas "ïnovações"pra na verdade pra tarifar a segunda bagagem. Onde estão os órgõas reguladores?

    Responder
  16. Aline

    Não, você entendeu errado. A bagagem é somente a que eles informam ali na tabela. Sendo a megapromo e a básica de apenas 23kg, a flex 33 e a top 43.

    Responder
  17. Liana

    Eu só não gosto da Gol porque a minha gata precisa ser despachada como uma mala, na Tam pelo menos ela pode viajar comigo. Mas essa nova pontuação é ridícula mesmo!

    Responder
  18. silvania

    Cade as promoções com milhas da baixa temporada eu e minha familia compramos Hotel em fevereiro para Porto Seguro contando em comprar passagem com 5 mil pontos como já estavamos acostumados a vários anos viajar para Nordeste com promoções muito boa em milhas ou tarifas com valor lega!!!!!

    Responder
  19. Augusto

    essa tam tá uma vergonha.. Aliás, todas estão. Fui olhar passagem para novembro FLN-CGH, e não encontrei TAM ou GOL por menos de 480 reais! na gol dá incríveis 1000 reais!! como assim? preço de passagem pros EUA?

    Responder
  20. Carlos Henrique Meir

    Olá. Tenho uma dúvida: se eu for cadastrado no programa Mileage Plus da United e realizar os voos pela TAM, qntos pntos eu adquiro no Mileage Plus? E outra…para emitir passagens na TAM com o Mileage Plus dentro do Brasil eu gastaria qntos pontos? Alguem sabe me responder?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>