LATAM anuncia entrada da TAM na Oneworld no ano que vem

Leonardo Marques 7 · março · 2013

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

A Latam acaba de confirmar que a TAM deixará a Star Alliance e irá para a Oneworld.  O anúncio ocorreu durante o encontro da Oneworld em Hong Kong. A mudança, prevista pelo Melhores Destinos já na época da fusão da empresa com a LAN, deve ocorrer no segundo semestre do ano que vem. Até lá, a TAM deve prosseguir como membro da Star Alliance – a menos que haja algum posicionamento contrário da aliança global – o que é bastante improvável.

tam oneworldA chilena LAN, que já é membro da oneworld, concluiu no ano passado a fusão com a TAM e era natural que a brasileira migrasse de aliança. Contribuiu para isso, de forma decisiva, a imposição do  Tribunal de Defesa da Livre Concorrência do Chile (TDLC) para aprovar a fusão, de que a Latam teria que optar por apenas uma aliança e que não poderia ser a mesma da Avianca/Taca. Com a entrada dos colombianos na Star Alliance, o caminho da TAM estava selado.

“O Grupo Latam Airlines ingressa na Oneworld, aliança com forte presença na América Latina, nos Estados Unidos e na Europa – três dos destinos internacionais mais solicitados pelos passageiros do Grupo – e também na Ásia/Pacífico. A oneworld está presente em mais de 950 aeroportos, em quase 160 países, com mais de 13 mil decolagens diárias, transportando 480 milhões de passageiros por ano, com uma frota combinada de mais de 3,3 mil aviões e possibilitando o acesso a mais de 550 salas VIP nos cinco continentes. Assim, as companhias do Grupo LATAM Airlines seguirão levando a América do Sul ao mundo e trazendo o mundo para a América do Sul”, informou a Latam.

Segundo o comunicado oficial, a TAM e sua filial no Paraguai deixarão a Star Alliance durante o segundo trimestre de 2014, em data a ser comunicada ainda em 2013. As companhias planejam entrar oficialmente na oneworld assim que deixarem a Star Alliance. “A partir daquele momento, os passageiros da TAM passarão a acumular e a resgatar pontos em qualquer companhia membro da oneworld. Até lá, seus clientes continuarão utilizando os benefícios da Star Alliance normalmente”.

Os passageiros frequentes do Programa TAM Fidelidade manterão, durante e depois do período de transição, seus pontos acumulados em voos realizados em empresas da Star Alliance e também sua categoria no programa de fidelização. LAN e TAM informarão seus passageiros oportunamente sobre qualquer mudança nesse processo.

“Avaliamos todas as possibilidades e escolhemos a oneworld, porque é a aliança que oferece os melhores benefícios, conexões e produtos aos nossos passageiros, bem como as maiores sinergias para o Grupo LATAM Airlines. Estamos muito satisfeitos com nossa decisão”, afirma Enrique Cueto, presidente do Grupo Latam.

Marco Antonio Bologna, presidente da TAM Linhas Aéreas e da TAM S.A., destaca que “esta é uma notícia importante para os passageiros da TAM, e estamos focados em garantir uma transição tranquila para a companhia, nossos parceiros e, o mais importante, nossos clientes”. Segundo ele, a TAM “está mudando para uma aliança em crescimento, que oferecerá as melhores opções de conexão de acordo com o perfil de nossos passageiros”.

Durante o encontro em Hong Kong, também foi anunciada a entrada da LAN Colômbia na oneworld, que está prevista para ocorrer a partir do quarto trimestre de 2013. Nesta data, ela passará a fazer parte da aliança como membro afiliado, assim como LAN Argentina, a LAN Equador e a LAN Peru, além da oneworld incluir as operações da LAN no Chile.

Com informações da TAM e do leitor Fernando Sirota.

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos