TAM confirma entrada na Oneworld no dia 31 de março, mas mantém parcerias com 11 companhias da Star Alliance

Denis Carvalho 14 · março · 2014

Agora é oficial. A partir do dia 31 de março, a TAM fará parte da Oneworld, a mesma aliança da parceira LAN. A boa notícia é que companhia anunciou hoje que manterá acordos com onze das atuais parceiras da Star Alliance, mesmo deixando a aliança.

A partir de abril, além das companhias da Oneworld, os clientes do TAM Fidelidade ainda poderão pontuar e resgatar bilhetes com as parceiras Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines. 

“Da mesma forma, os associados dos programas de fidelização dessas companhias também poderão acumular e resgatar pontos ou milhas ao voarem com a TAM, respeitando suas respectivas regras”, explicou a companhia em um comunicado à Imprensa hoje. 

Na Oneworld, os associados do TAM Fidelidade poderão resgatar e acumular pontos na Airberlin, American Airlines, British Airways, Cathay Pacific Airways, Finnair, Iberia, Japan Airlines, LAN Airlines, Malaysia Airlines, Qantas, Qatar Airways, Royal Jordanian, S7 Airlines e outras 30 afiliadas – confira todas as opções no site da Oneworld.

A TAM informou ainda que com a mudança, apenas os pontos acumulados em voos TAM, LAN ou das companhias membro da Oneworld serão válidos para upgrade de categoria. 

A expectativa agora é para qual companhia brasileira irá substituir a TAM na Star Alliance. Comenta-se que é certa a entrada da Avianca Brasil na aliança em abril, mas há rumores de que a Azul também poderia ser convidada.

Mais informações no site da TAM.

Dica dos leitores Josimar Ambrósio, Marcelo Sanches Nishimura, Marcio Lamana e Lucas Beggiato.

Publicado por

Denis Carvalho

Editor chefe

  • Danielsson

    Bom, pra outra empresa ser convidada pra substituir a Tam na SA, teria que ao menos possuir uma malha internacional né? Por enquanto Azul e Avianca Brasil não possuem. Não sei se seria interessante para a aliança um membro que só oferece rotas domésticas…
    Alguém sabe sobre isso?

    • Danielsson

      Inclusive deve ser por isso que a Gol ainda não foi oficializada como membro da SkyTeam, embora seja praticamente um membro "off" por possuir acordos com várias empresas dessa aliança. Mas a Gol só possui em sua malha internacionais Miami, Orlando, Nova York, Santo Domingo e algumas na América do Sul. É pouco.

    • Malha internacional a Star Alliance tem de sobra. O que vai faltar com a saída da TAM são voos para as principais cidades do Brasil, já que a maior parte das estrangeiras só voam para GRU e GIG.

      • Lázaro

        Denis, o ruim é que a Star Alliance, dessa forma, acaba obrigando a quem não é de SP ou Rio (meu caso) a usar sempre Tap e Copa, justamente por não operarem só em GRU e GIG, e não poder usar as milhas desses voos Tap/Copa para "aquele feriadão com passagem promocional em Belém", por exemplo…
        Até poderia com a Avianca Brasil, mas as opções são tão restritas…

        • Viajei TAP, Rio x Lisboa x Roma e volta: Paris x Porto x Rio e super recomendo em todos os sentidos. Uma pena a TAM ter terminado parceria com a TAP pq mesmo tendo comprado pela TAP pontuei na TAM

      • Anderson

        Denis Carvalho, irei voar pela UNITED em Abril.
        A UNITED ficou e fora?
        Poderia me ajudar?

  • O que mais interessa à Star neste momento é a malha nacional, para que passageiros da Aliança possam voar dentro do Brasil. Vôos na América do Sul também seriam importantes. A malha internacional intercontinental já é bem atendida pelos membros europeus que voam para o Brasil.
    Quanto à Tam, Parabéns pelas parcerias! Apesar que senti falta de alguns membros como TAP e Agean.

  • Tiago

    Já está confirmada faz tempo a entrada da Avianca Brasil na Star, bem como a entrada da TAM na OneWorld também já estava confirmada oficialmente há quase um ano.

  • Anderson Rodrigues

    Denis Carvalho, irei voar pela UNITED em Abril.
    A UNITED ficou e fora?
    Poderia me ajudar?

    • Jean

      Pois é, tambem tenho voo na pascoa com a united, havia informado o numero do tam fidelidade na hora da compra, mas to vendo que eles vao se negar a pontuar….

    • Thiago Everton

      A United não tem mais passagens nacionais via TAM, fazem dias que tento agendar com milhas e não consigo, já liguei para o atendimento e nem eles saber dizer por que, só me informaram que só poderei usar milhas na TAM até 31/03 devido a saída dela. Também segundo a United ele não tem acordos com outra companhia no Brasil, tentei também emitir via TAP mas não foi possível.

      • guilherme

        Thiago, de repente, uma saída é tentar de novo com outro atendente. A principio até a saída eles é posível emitir em qualquer cia SA. Eu consegui emitir bilhetes para setembro.

  • Fabio

    Como membro Star Alliance Gold soh posso ficar muito satisfetio pela saida da TAM da Star Alliance.
    Ela nao presta um servico a altura dos outros membros da alianca. Espero que a Avianca venha a prestar um servico melhor.

    • Ricardo

      Estava longe de ser das melhores, mas com certeza é melhor do que não ter opção alguma. A Avianca pode prestar melhores serviços, mas sua malha ainda é muito reduzida, ainda mais se considerarmos vôos partindo de GIG. E a Azul está na mesma situação: malha muito pequena em GRU; operações concentradas em VCP, que só recebe vôos da TAP (a história talvez seja outra se o plano de atrair novas cias. para Campinas, com o novo terminal, der certo.)

    • Hermes

      Demorou para a TAM sair da SA. Tbm concordo plenamente que a CIA é péssima com atendimento péssimo e com certeza a Avianca irá se adequar aos poucos na malha nacional. A vantagem da Avianca é após a sua entrada a unificação com a Avianca internacional que tem rotas internacionais para muitos países e já faz parte da SA. Adeus TAM e que com os péssimos serviços fique na One World, juntamente com American Airlines, iberia e cias com o mesmo nível de serviço dela.

  • inicio

    ficaram de fora as parceiras que são ´concorrentes´ diretas da tam tais como united e tap. Basta agora saber se vão alterar a quantidade de emissão de prêmios para as parceiras, desde que a saída da *A foi anunciada elas dobraram.

    • Everton Basilio

      TAP é concorrente direta da tam?

    • Ricardo

      Errado. Se fosse assim a TAM teria cancelado o codeshare com a Lufthansa (já que ambas servem GRU-FRA.
      A United foi excluída por motivos óbvios. Agora a TAM tem a American Airlines (OneWorld) para trabalhar no mercado americano.
      Quanto à TAP, provavelmente o motivo foi a Iberia (OneWorld), já que esta serve a península ibérica e pode facilmente servir Portugal com uma escala em MAD sem grande backtracking. Além disso, a TAP já serve muitas cidades secundárias no Brasil, ao contrário da Iberia (oportunidade da TAM transportar pax em conexão através de GRU)

  • Lorena

    Gente, tenho uma dúvida: se eu comprar antes do dia 30 de março uma passagem TAP só que para viajar somente em julho, ainda pontuo na TAM? Fui simular hoje uma compra e eles ainda tem a TAM Fidelidade na hora de informar o programa de milhagem…alguém saberia me esclarecer?

    • pelo visto se embarcar depois da data não garantem nada,ainda mais que vc voa em julho comprou agora!!vc viu no momento da compra da passagem se dava pra pontuar faz uma simulação se ficar com duvida liga lá na tam e aja paciencia

    • sabbathbh

      Não interessa a data da compra. Só ponta se viajar até 30 de março.

  • esse codeshare não vai ficar muito tempo não pessoal e a milhagem pontuação sinto que não via ficar assim não a LH só fica com a JJ até aparecer uma no lugar da JJ e pronto bye bye/ alias Dênis recebeu meu e-mail hoje sobre o futuro interline entre Azul e Air Europa?e sobre o setor de achados e perdidos da Ibéria pelo site?

  • Curioso para saber a tabela de resgate usando multiplus nas parceiras Oneworld

  • Alexandre

    Denis, gostaria de uma informação pra não deixar dúvida: se eu COMPRAR passagens em qualquer uma destas parceiras da TAM (seja da Oneworld ou Star Alliance), eu posso depois transferir normalmente os pontos para o Multiplus ou essa parceria é apenas para emissão de passagens (por exemplo, eu tenho que acumular comprando pela TAM e posso retirar passagens por outra)? Caso eu possa transferir pro Multiplus os pontos ao comprar em qualquer uma delas, então eu não preciso priorizar a compra de passagens pela TAM, certo? Abraço.

    • Ricardo

      Sim. As cias. citadas acima manterão/criarão o acordo de codeshare e do programa de milhagem. Você poderá pontuar no TAM Fidelidade voando qualquer uma dessas cias:
      Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines; todas da OneWorld.
      E isso significa que você não precisa priorizar a emissão de bilhetes com a TAM (supondo que você queira pontuar no TAM Fidelidade). De qualquer forma, por se tratar de acordos de codeshare, a maioria dos vôos dessas cias. parceiras terão o código JJ também, voando ou não com aviões da TAM.

  • Particularmente gostei muito dos codeshares que foram mantidos com algumas *alines. A Lufthansa e Swiss prestam um ótimo serviço para a Europa. Acredito que a American vai suprir bem a falta da United, com a facilidade de se conseguir voos diretos para Miami, coisa que a UA não fazia. Em termos de quantidade de assentos, acredito que a AA tenha algo bem parecido com o que tinha a UA. Migrei meus pontos voados *aliance para o MilleagePlus e não me arrependi. Dava muito mais pontos em voos domésticos. O problema maior que achei com a troca é o fato de a AA pontuar só 50% das classes promocionais, enquanto a UA pontuava 100%. Internacionalmente, ambas pontuam 100%.
    O codeshare com a maravilhosa Singapore também é uma grande vantagem para as nossas emissões.
    Não vejo como outra cia suprir a malha internacional da TAM. Se falarmos de malha interna, talvez a Azul fosse a melhor ideia para a *aliance, mas não acredito nisso também. Acho mais fácil a Avianca Brasil (que também tem uma malha doméstica reduzida) ser "fundida" no mesmo esquema TAM/LAN (em razão do respeito de 20% de participação estrangeira em cias nacionais) para unificar operações com a Avianca/TACA e incluir os assentos de vôos nacionais, já que a Avianca tem boas rotas na parte norte da América do Sul…

  • re178

    E se eu voar numa dessas empresas membro da Star Alliance (exemplo:Turkish), eu pontuo no Tam Fidelidade em qualquer voo que eu fizer com ela ou só sendo code-share?

  • ranerio

    Com a parceria com a Turkish o meu status gold na turkish serve ainda na TAM ou é somente para acúmulo de milhas e resgate??? Alguém sabe?

  • Eliane

    Vou viajar pela Qatar em julho…será q vale pontuar na própria Qatar, ou na Tam ou na AA? Pois minha duvida seria onde consigo melhor pontuação e facilidade de resgate. Parece q a AA é mais fácil emissão de passagens com milhas…

    • EDUARDOPGALVAO

      Eliane, sou um usuário do programa da AA há muito tempo, para mim é o melhor programa que existe: as milhas não vencem, é fácil de resgatar, não tem a burocracia dos programas tupiniquins, e assim vai…

    • sabbathbh

      A minha opinião é: pontue no programa onde você vai conseguir acumular mais depois para somar com esses pontos dessa viagem e poder usar em algo. Estou supondo que os pontos dessa viagem próxima não serão suficientes para usar (geralmente são 12 a 15mil) então pra mim não vale a pena jogar pontos em vários programas e depois não ter suficiente pra usar.

    • sabbathbh

      Outro detalhe que esqueci: veja se a tarifa da sua passagem pontua realmente em cias parceiras e quantos % pois algumas tarifas muito promocionais não pontuam nada em programas de cias parceiras ou só 30% ou 40% por exemplo. Um exemplo prático: peguei uma promo aqui do MD na Iberia para Roma e poderia pontuar 100% na própria Iberia (12mil) ou 40% na British (4.800) ou 30% no Smiles ou LAN (3.600). Preferi pontuar 12.000 na própria Iberia e depois juntar com a conta da British (as duas são do mesmo grupo de empresas e permitem isso) e na British consegui usar os pontos além do que o Santander comecou a enviar pontos para Iberia então posso juntar com os pontos do cartão de crédito. Nesse caso foi bem melhor enviar pra própria Iberia do que enviar uma mixaria para o Smiles…

  • Marcelo

    Mas ainda não foi informado o quadro de pontuação da TAM com as cias da Oneworld por fare type? Gostaria de saber qual vai ser a pontuação por fare na Qatar.

    Alias, vai aí uma sugestão ao MD, incluir informação do tipo de tarifa nos posts pra saber qual a pontuação de cada passagem pra quem gosta de acumular milhas.

  • Luiz Ferreira

    Pena que nas empresas OW, nem todos os benefícios dos cartões Fidelidade serão honrados.
    Por exemplo: cartão azul da Tam dá direito a uma mala extra em voos internacionais da Tam, mas quando se voa American, não existe este benefício.

  • Marcos

    Vai ser possível emitir bilhetes na TAM com milhas da AAdvantage?

    • pedrohuback

      Sim!

      • Marcos

        Bom saber disso…
        Eu, minha esposa e meu filho temos 15 mil milhas cada na AAdvantage que dificilmente seriam usadas na AA.

        • sabbathbh

          Por $177.50 a AA te vende os 5mil que faltam para completar os 20 mil necessários para emitir um trecho Brasil/EUA. Talvez valha a pena pra você…

          • Marcos

            Olá sabbathbh. Outra hipótese que cogitei é que posso transferir as milhas para uma única conta e emitir um bilhete de ida e volta para os EUA. Daria cerca de USD 284,00 para fazer isso. O problema é que sempre viajamos em 3 pessoas…seria necessário adquirir os outros 2 bilhetes. Por outro lado, com 15000 milhas, seria possível emitir um bilhete doméstico na TAM para cada um dos 3.

  • Sergio

    Alguem pode explicar como se faz, e se é possível usar milhas da AAdavantage em outras companhias aérias?

  • Doriane

    Não entendo uma coisa, se a AA ainda não tem parceria com a TAM (pelo que li aqui), por que podemos voar com pontos multiplus na AA? Eu liguei pra TAM e eles cotaram pra mim passagens pela AA com pontos.

    • Pamela

      bem…a Tam vai entrar na Oneworld que é a mesma da AA…

    • Ricardo

      AA e TAM tem sim codeshare e compartilhamento de passagens entre Multiplus e AAdavantage.

  • Andrea

    Alguém pode me ajudar com uma explicação? Não entendo sobre milhas.
    Voei para Africa do Sul pela South African, saindo de Bsb. A quantidade de pontos que ganhei na TAM foram 3mil. É isso mesmo?
    Obrigada!

  • Ana

    A TAM diz que vai continuar pontuando voos de outras cias? Eles mal fazem isso hoje. Voei pela Air China em setembro/outubro do ano passado, fiz o pedido de resgate pelo site mas só pontuaram um trecho (detalhe, o trecho de volta) e disseram que o outro trecho não haviam encontrado registro. Mandei um e-mail com o ticket scaneado e deram a mesma resposta: NÃO econtramos seu registro. Meu marido fez a solicitação também das passagens dele e não houve resposta.
    Andrea, os voos das parceiras é pontuado de acordo com uma tabela que tem no site da TAM. Quando eu consultei da Air China era 3mil milhas cada trecho.

    • Danielsson

      Procon.

  • Com a tam na oneworld, sera que smiles vai continuar emitindo pra voos da Qatar?

  • Aline

    Gente, estou com uma dúvida. No post, diz que: "A partir de abril, além das companhias da Oneworld, os clientes do TAM Fidelidade ainda poderão pontuar e resgatar bilhetes com as parceiras Air Canada, Air China, ANA, Austrian, Brussels Airlines, Lufthansa, Shenzhen Airlines, Singapore Airlines, South African Airways, Swiss e Turkish Airlines."

    Mas no informe no site da TAM diz que: "você não poderá acumular ou resgatar pontos no TAM Fidelidade em voos realizados em companhias aéreas membros da Star Alliance após 30 de março de 2014."

    Fiquei sem entender. Vocês podem esclarecer, por favor?

    Obrigada!

    • Aline, a TAM vai sair da Star Alliance, então não terá mais nenhuma parceria com as companhias pela aliança. Mas a empresa fez acordos independentes com estas que são listadas, então elas continuam a ter parceria com a TAM mesmo estando em alianças diferentes.

  • Nelson de Barros

    Avianca Brasil tem encomendados cinco Airbus A330-243 – os cn 1492, cn 1506 e 0 cn 1508 já estão em linha de montagem na Airbus. Alguém sabe em que linhas esses aviões vão servir ou se a Sinergy mudou a entrega para a Avianca Colombia?
    MSN 1492 (Airbus A330-200)
    Início da construção: 19 de Setembro.
    Entrega: Fevereiro de 2014.

    MSN 1506 (Airbus A330-200F) Cargo:
    Início da construção: 22 de Outubro.
    Entrega: Março de 2014.

    MSN 1508 (Airbus A330-200):
    Início da construção: 27 de Outubro.
    Entrega: Março de 2014.

  • Silvana

    Tenho milhas na AA e na tam fidelidade , poderei juntar os pontos para resgatar passagens na AA ?

  • Leticia

    Estou com uma dúvida desde que comprei minhas passagens para Chicago em julho. Comprei pelo Decolar, por um preço baixo em relação as minhas outras pesquisas.
    Vou até Orlando com a Tam, e de lá pego a United até Chicago. Na volta é a mesma coisa, mas a conexão é em Cidade do México.
    Aí surgiu minha dúvida se serei prejudicada quanto se vou fazer um único check in ou dois, pesos e quantidades de malas. Estou muito preocupada e não consigui ainda achar uma resposta para essas perguntas.
    Vocês poderiam me ajudar?