TAM reformula pesquisa/venda de passagens no seu site

Leonardo Marques 6 · maio · 2011

Não perca mais nenhuma promoção!

Promoções no e-mail

Faça como 1 milhão de brasileiros. Cadastre seu email e receba as melhores promoções de passagens!

Promoções no Whatsapp

Agora você pode receber promoções direto no Zap! Escolha se quer receber todas ou só as melhores!

O site da TAM amanheceu hoje (06/05/2011) com o sistema de pesquisa/reserva de passagens totalmente reformulado. Claro que o Melhores Destinos não ia deixar de fazer uma avaliação detalhada. Vamos lá! Estamos ansiosos para elogiar pela primeira vez um site de companhia aérea brasileira 🙂

As mudanças de uma forma geral foram muito positivas, a empresa buscou deixar as informações mais claras e facilitar a navegação. Aliás, esse sistema que estava no ar até ontem já havia sido avaliado pelo Melhores Destinos quando foi colocado no ar em novembro de 2009, na época reclamamos do excessivo número de telas até finalizar a compra. Isso foi corrigido!

Outro problema irritante do sistema antigo que foi melhorado é a questão de expirar a sessão. Você tava ali lendo as informações e quando ia clicar em algo a sessão tinha expirado. Você então ia para uma tela que pedia para escolher o idioma e tinha que começar tudo do zero. Agora é exibido um aviso quando faltam 2:30 minutos para a sessão expirar e mesmo que ela expire, você volta para uma tela com os dados preenchidos. Parabéns TAM, mandaram bem! Mas isso é básico 😉

Na tela inicial do site já percebe-se algumas mudanças: a lista de destinos e o calendários mudaram e não tem mais a opção “sou flexível em datas”, ela agora é “automática”. Melhor assim.

A grande mudança que houve foi mesmo na tela que lista os resultados da pesquisa. Aqui a TAM caprichou, há muito mais informações e opções que no site antigo e as informações estão bem mais organizadas. Está fácil localizar os menores preços, está fácil alterar a busca e os dados dos voos selecionados ficam em destaque no lado direito da tela.

 

Depois do resultado dessa pesquisa (tela acima) é que começava a luta no site antigo: eram várias telas solicitando confirmações até chegar ao pagamento. Agora são apenas mais duas telas, uma com as informações do passageiro e outra para pagamento.

Outra novidade bem interessante é essa tela vermelha que está logo abaixo. Ela é exibida em todos os passos da pesquisa/compra da passagem. Você pode preenchê-la a qualquer momento e não precisará começar tudo de novo como era antes. Se você preenchê-la, ela muda para esse “retângulo” branco e se você clicar no link “quer pagar com os pontos Multiplus Fidelidade” será redirecionado para uma tela de emissão de passagens com milhas, já com os parâmetros de pesquisas que você estava utilizando. A parte ruim é que isso já será no “site velho”.

Nossos testes foram feito em três navegadores (Firefox, Google Chrome e Safari) e o site funcionou perfeitamente nos três. Dessa vez a TAM fez um ótimo trabalho e deixou a pesquisa e compra de passagens no site, como deve ser.

Esperamos que a TAM aplique essa mesma idéia no sistema de emissão de passagens com milhas e que as demais companhias sigam esse exemplo.

Como falamos no post com críticas aos sites do Smiles e do TAM Fidelidade: teremos o maior prazer em fazer um post elogiando sites de companhias aéreas e programas de fidelidade. Só precisam fazer eles funcionarem! 🙂

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos