TAM reformula pesquisa/venda de passagens no seu site

Leonardo Marques 6 · maio · 2011

O site da TAM amanheceu hoje (06/05/2011) com o sistema de pesquisa/reserva de passagens totalmente reformulado. Claro que o Melhores Destinos não ia deixar de fazer uma avaliação detalhada. Vamos lá! Estamos ansiosos para elogiar pela primeira vez um site de companhia aérea brasileira 🙂

As mudanças de uma forma geral foram muito positivas, a empresa buscou deixar as informações mais claras e facilitar a navegação. Aliás, esse sistema que estava no ar até ontem já havia sido avaliado pelo Melhores Destinos quando foi colocado no ar em novembro de 2009, na época reclamamos do excessivo número de telas até finalizar a compra. Isso foi corrigido!

Outro problema irritante do sistema antigo que foi melhorado é a questão de expirar a sessão. Você tava ali lendo as informações e quando ia clicar em algo a sessão tinha expirado. Você então ia para uma tela que pedia para escolher o idioma e tinha que começar tudo do zero. Agora é exibido um aviso quando faltam 2:30 minutos para a sessão expirar e mesmo que ela expire, você volta para uma tela com os dados preenchidos. Parabéns TAM, mandaram bem! Mas isso é básico 😉

Na tela inicial do site já percebe-se algumas mudanças: a lista de destinos e o calendários mudaram e não tem mais a opção “sou flexível em datas”, ela agora é “automática”. Melhor assim.

A grande mudança que houve foi mesmo na tela que lista os resultados da pesquisa. Aqui a TAM caprichou, há muito mais informações e opções que no site antigo e as informações estão bem mais organizadas. Está fácil localizar os menores preços, está fácil alterar a busca e os dados dos voos selecionados ficam em destaque no lado direito da tela.

 

Depois do resultado dessa pesquisa (tela acima) é que começava a luta no site antigo: eram várias telas solicitando confirmações até chegar ao pagamento. Agora são apenas mais duas telas, uma com as informações do passageiro e outra para pagamento.

Outra novidade bem interessante é essa tela vermelha que está logo abaixo. Ela é exibida em todos os passos da pesquisa/compra da passagem. Você pode preenchê-la a qualquer momento e não precisará começar tudo de novo como era antes. Se você preenchê-la, ela muda para esse “retângulo” branco e se você clicar no link “quer pagar com os pontos Multiplus Fidelidade” será redirecionado para uma tela de emissão de passagens com milhas, já com os parâmetros de pesquisas que você estava utilizando. A parte ruim é que isso já será no “site velho”.

Nossos testes foram feito em três navegadores (Firefox, Google Chrome e Safari) e o site funcionou perfeitamente nos três. Dessa vez a TAM fez um ótimo trabalho e deixou a pesquisa e compra de passagens no site, como deve ser.

Esperamos que a TAM aplique essa mesma idéia no sistema de emissão de passagens com milhas e que as demais companhias sigam esse exemplo.

Como falamos no post com críticas aos sites do Smiles e do TAM Fidelidade: teremos o maior prazer em fazer um post elogiando sites de companhias aéreas e programas de fidelidade. Só precisam fazer eles funcionarem! 🙂

Autor

Leonardo Marques - Diretor do Melhores Destinos
  • Andre Ribeiro – @and

    Está na hora da TAM disponibilizar um App para Android.

  • Jose Lito

    É piada? O site ta fora do ar agora. hahahaha

  • Pedro Zinn

    Aí Sim!!

  • Jean

    O problema e que tentei comprar duas vezes hoje uma passagem para BSB no meu Hipercard e não autorizou. Liguei no Hipercard e ele esta OK com limite tudo certinho e não passa no site da TAM. Será que e problemas relacionado a Implantação do novo sistema?

  • A priori achei o site um pouco confuso, todavia bem mais eficiente. Acredito que em semanas todo mundo vai poder utilizá-lo sem maiores problemas.

  • Sisi

    Fui lá testar com os os meus próprios olhos, ficou realmente bom.

    Mas quero ver se a qualidade do site tb melhorou na hora de fechar uma compra com cartão de crédito em dias de promoções, esse é um momento que sempre me estresso, rs.

  • Avâny

    Fantástico!

    Obrigada!

  • Gabriella de Bem

    Estou fazendo uma compra no novo site da tam e quando sou direcionada para o pagamento ele pergunta se desejo sair do site, se respondo não ele fica na tela de aguardando e se respondo sim ele me envia para a url: https://asp.bpag.com.br/bpagTAMIntegration/servle
    que de qualquer forma nao me permite realizar o pagamento. Alguem verifico isso? ou é só comigo que esta acontecendo?

    Estou usando o firefox 4.

    Abraços

    • Gabriella,

      Não sou especialista em informática, nem sei se é seu caso, mas eu também atualizei meu firefox pra versão 4 e encontrei problemas com alguns sites no início, pois os complementos necessários, principalmente Java e Flash (que são utilizados pela maioria dos sites), tem que ser atualizados também.

      Verifica isso.

      Tenta em outro navegador com versão anterior (que já é mais estável) como o Explorer 9 ou o Chrome.

  • Paulo

    Infelizmente, não alteraram a busca para várias cidades, que continua apresentando as tarifas apenas após à escolha dos vôos.

  • Jorge

    Horrível o site da TAM para compras com milhas!!!

    • Paulo

      Horrível é pouco. Se quiser alterar alguma coisa na busca depois de ter os resultados na tela, tem que digitar tudo de novo!

      • Ronaldo G Schmidt

        NOVA CONSULTA

        Realmente existe uma falha grande, apos selecionar "De" "Para" na primeira tela, vem as sugestões de voo, mas na "NOVA CONSULTA" esta em branco, necessitando refazer tudo, ACHO QUE O SISTEMA NOVO NAO FOI TESTADO CORRETAMENTE ANTES DE LIBERAR PARA OS USUARIOS.

    • Sandra

      Não consigo de jeito nenhum entrar no Fidelidade!! No site da Tam entra normal, aparece meu nome e extrato naquele quadrinho vermelho normal, aí, quando clico no link "ver meu extrato" e entra na página do Fidelidade Multiplus ele não aceita meu login de jeito nenhum! Diz que minha senha esta incorreta e que se eu tentar mais de 3 vezes vão bloquear minha conta!! O que devo fazer?? Alguma ajuda?

      • Sandra, no site do Múltiplus Fidelidade o seu login é o nº do seu CPF e não o do fidelidade como no site da TAM.

        A senha é a mesma para acessar no site da TAM.

        🙂

  • Lívia

    Leva um tempo até acostumar, mas ficou bem melhor mesmo!

  • Rodolfo Guidi

    Testei agora. Nao houve integracao ao fazer o login do Tam Fidelidade posteriormente. Alem disso, o login para as milhas logo na home do site esta falhando, como em 99% das tentativas. Melhoria parcial.

  • Ótimo post.

  • Fabiano Louzada

    Há +- 2 meses lí um artigo (acho que foi aqui no Melhores Destinos) que tratava sobre a falta de acessibilidade para deficientes visuais nos sites das Cias Aéreas e se não me engano o site da Tam deixava a desejar nesse quesito. Saberiam dizer se o problema foi resolvido com essa última mudança feita no site deles?

  • Pode ter ficado o site mais lindo do mundo, porém a Tam continua descriminando os deficientes visuais. Acho que mais uma vez os grandes programadores da Tam esqueceram da norma w3c de acessibilidade.

    Para mim não mudou em nada e como adoro viajar, deixo sempre a Tam fora das empresas que consulto tarifas.

    O dia que a Tam se preocupar com a acessibilidade no site, pode ter certeza que serei o primeiro a elogiar e comprar passagens por ela.

    Abraços,

    Arthur Minniti

  • JOHN

    Esta piada da Multiplus não agrega valor a nada.Para que serve exatamente?

  • Dalo

    No geral ficou muito bom. Só achei ruim que não é mais possível utilizar a tecla "tab" para selecionar o aeroporto desejado na lista de aeroportos quando se digita o nome da cidade nos campos Origem e Destino. Isso deixou a entrada de dados um pouco mais devagar.

  • claudio

    Ta na hora de a TAM levar a programa de Fidelidade a serio. Isso sim!!!

  • Dani

    Tudo bem….o site tá lindo….mas continua a persistir na falta de acessibilidade para os deficientes visuais. Se comprometeram a melhorar isso no novo site e percebi q nada foi feito…triste….

  • Olá amigos do blog, visualmente pode ser que a página ficou melhor. Mas para nós deficientes visuais continuam sem acessibilidade. Cadê as normas W3C? Abraços

  • Dai

    Finalmente! Parabéns, TAM

  • Vinicius

    O novo site da Web Jet ensinou ao da Tam como se faz buscas por dias e preços mais baixos. É so comparar, a Tam buscou se inspirar no site da Web Jet. Mas realmente ficou bem melhor!!

  • Roberto

    Falta disponibilizar pesquisa de passagens com pontos na Star Alliance pra não termos de esperar varios minutos no call center e ainda pagar 30,00.

  • Gisele

    Nunca consegui compreender por que razão as companhias aéreas não permitiam a compra de passagens para diversos destinos ao mesmo tempo. Todas as vezes que tenho que comprar mais de uma viagem diferente, é o mesmo estresse de ter que pagar uma por uma. Se o novo layout da TAM foi inspirado na Webjet (conforme comentou alguém acima), por que não disponibilizaram a opção "colocar no carrinho", possibilitando que eu salve aquela viagem e volte ao site para fazer mais compras, posteriormente efetuando o pagamento de uma única vez?

  • Milton Carvalho

    Infelizmente a Tan age com total desrespeito Com a acessibilidade e, consequentemente, com uma boa parcela da população, que também viaja de avião. Simplesmente vergonhoso!

  • Anny

    Parabéns Melhores Destinos, por mais um post! É bom saber que voces criticam quando precisa mas também fazem elogios quando necessário.

    Sábio é aquele que reconhece o trabalho do próximo!

  • Gostei demais do novo site!

    Um outro detalhe que também gostei foi a possibilidade de ver mapa de assentos ainda na página onde se seleciona o voo. Quando clica em cima do número do voo aparece essa opção (apesar de não aparecer em absolutamente todos os voos). É possível ver a ocupação e as poltronas que ainda estão desocupadas. Achei demais isso!!! =D

    Parabéns à TAM pela mudança!

    • Corrigindo: Aparece em todos sim! Mas para ter acesso ao mapa de assentos você precisa selecionar algum perfil de tarifa no horário que deseja ver antes de clicar no nº do voo para aparecer essa opção.

      Até em voos das cias aéreas parceiras é possível ver o mapa. Show!

  • Larissa

    O site ficou bem legal apesar que ainda está um pouco lento.

    Mas o grande problema que tenho com o site: não conseguir comprar passagens em meu nome, não foi solucionado.

    Sempre que tento comprar uma passagem aparece um comunicado dizendo que o nome digitado é diferente do que consta no meu CPF, eles até te passam um link para que você acesse o site da Receita Federal, que fiz questão de entrar e conferir se por acaso tinha algum erro, mas isto só confirmou que não havia nenhum problema nesse sentido. Sendo assim, por mais que o site melhore visualmente, existem coisas básicas que precisam serem consertadas.

    Sempre adorei a TAM mas ultimamente somente vôo de Gol já que é impossível comprar pelo site da compania.

  • Renan

    Também senti falta daquela seleçao de ordenaçao que tinha antes onde dava pra ordenar por horario de saida, chegada, tempo de voo, etc…

  • Marcos Abreu

    Ficou muito melhor para pesquisar, só falta agora vender passagens em promoção com prazo maior para viajar.

  • Sandra

    Poxa Diego!! Salvou minha vida!! Como eu ia adivinhar isso se ninguém me falasse nada?? Rs… valeu mesmo!

    • Sandra

      Fui lá e tentei com meu CPF e resultado: bloquearam minha assinatura eletronica :o! Que problema! E no caso do meu filho menor de idade (ele não tem cpf) como faço?

    • tive problema tambem, liga pro Multiplus ou pra TAM…primeiro pro Multiplus, se nao resolver liga pra TAM.

      Fica tranquila q vai ficar tudo certo.

      Esta semana comprei 4 passagens com milhas, e usei o novo site ontem. Tah otimo!!! Amei! eu sou a primeira a falar mal da TAM, mas eles mandaram bem, e tah mt mais facil e pratico emitir passagens, seja por grana ou por milhas.

  • Maurício

    Não consegui ver a marcação de assentos, como faz?

  • dayana

    Aparti de que data vai fucionar pra valer este site?

    to aguardando resposta.

    day

  • Eric

    Parabéns a todos deste site!

    Vocês fazem um ótimo trabalho (hobby) neste site! Que vai além!

    Abraço

  • Alexandra

    Verifiquei alguns problemas nesse sistema: 1) Não funcionou bem no Chrome. 2) Não achou o aeroporto que eu estava procurando pelo nome da cidade. 3) A página de pesquisa deu erro e pediu pra tentar novamente.

    • Daniel

      Qual o nome da cidade?

  • Daniel

    Clica na coluna de horario e de cada perfil de tarifa que ele ordena.

  • Samara

    Estou há mais de uma hora no site da TAM tentando comprar passagens Brasilia-Miami e TODA vez, repito TODA VEZ que chega tela que pede data de aniversário,quando clicamos em COMPRAR dá um erro na página e a próxima tela não carrega.

    Já usei sistema operacional MAC, com navegadores SAFARI e FIREFOX e WINDOWS, com EXPLORER e FIREFOX e acontece o mesmo problema.

    Liguei no atendimento por telefone da TAM e eles falaram que não há problemas no site! COMO ASSIM?

    Tive que comprar as passagens por telefone e paguei 70 reais a mais! ABSURDO, estou indignada!

  • Luiz

    Infelizmente, embora a interface tenha ficado mais agradável, algumas coisas não funcionam.

    Estou tentando fazer uma compra para múltiplos destinos, mas sempre dá erro, dizendo que estão com dificuldade para realizar a busca. E olha que são lugares para onde a Tam oferece vôos diretos…

    Uma pena…

  • Alessandra

    Alguem sabe dizer em que parte da compra aparecer em quantas vezes da pra dividir a passagem???Tentei fazer uma compra nesse novo site da tam, mais nao aparece essa opção, só pede o numero do cartao e as outras informações…

  • Pingback: TAM reformula emissão de passagens com milhas no seu site()

  • Antonio Gomes

    Não adianta a TAM divulgar que o seu site melhorou. Não melhorou em nada e sim está horrivel a gente ter acesso na emissão das passagens. Tenho que mudar as minhas viagens para outras companhia. Nós queremos facilidades e não dificuldades é o vem ocorrendo. Espero que a direção da TAM tome severas providências no sentido de sanar essas situações.